VIGILÂNCIA DE ALIMENTOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Advertisements

Política Nacional de Meio Ambiente
Curso Técnico Subseqüente em Agroindústria Profª. Carolina P. Porto.
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
Qualidade de vida relacionada à saúde
Divisão de Infecção Hospitalar Centro de Vigilância Epidemiológica
INQUÉRITO POPULACIONAL SOBRE DOENÇA DIARRÉICA E INGESTÃO DE ALIMENTOS
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DAS DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DAS DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS
A ÁGUA NA EPIDEMIOLOGIA DAS DOENÇAS
VIGILÂNCIA DA SÍNDROME HEMOLÍTICA URÊMICA
Investigação de Surtos
HA DDT DIVISÃO DE DOENÇAS DE TRANSMISSÃO HÍDRICA E ALIMENTAR
DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS PERFIL EPIDEMIOLÓGICO, CONTROLE E RESULTADOS NO ESTADO DE SÃO PAULO Maria Bernadete de Paula Eduardo Divisão de Doenças.
MONITORIZAÇÃO DE DOENÇAS DIARRÉICAS AGUDAS
BOTULISMO - ESTADO DE SÃO PAULO E BRASIL -
VIGILÂNCIA DAS DOENÇAS VEICULADAS POR ALIMENTOS
Adriana Bouças Ribeiro Africa Isabel C.P. Neumann
Centro de Vigilância Sanitária
CÓLERA HA DDT Atualização em
Programa de Infecções Hospitalares - O papel do Estado - Maria Clara Padoveze Divisão de Infecção Hospitalar Centro de Vigilância Epidemiológica Secretaria.
Maria Bernadete de Paula Eduardo1
DIVISÃO INFECÇÃO HOSPITALAR HISTÓRICO E ATIVIDADES
HA DDT DIVISÃO DE DOENÇAS DE TRANSMISSÃO HÍDRICA E ALIMENTAR Atualização em 6/6/2007.
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DENGUE TRANSMISSÃO DO DENGUE.
PLANO ESTADUAL DE PREVENÇÃO E CONTROLE DAS HEPATITES VIRAIS B E C
Avaliação dos hábitos alimentares e da composição da dieta habitual dos pacientes com Diabetes Mellitus do tipo I portadores de neuropatia autonômica Thais.
ENTRE EDUCAÇÃO, ECOSOFIA, INVENÇÃO: OUTROS MUNDOS SÃO POSSÍVEIS Emerson Biernaski Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) Orientadora: Kátia Maria Kasper INTRODUÇÃO:
CERESAN/CPDA/UFRRJ e CONSEA UFF / Ryerson University
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Resolução SES 3.560/2012 Institui incentivo financeiro complementar para os municípios beneficiados pelo Programa Estruturador Travessia Duplicação do.
Arquitetura de Sistemas de Informação
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
“Missão Institucional”
Controle de Gastos Públicos
Secretaria de Comunicação
Erivelton Pires Guedes Técnico de Planejamento e Pesquisa - Ipea Brasília - DF.
Segurança de Dados no MAER.
TA 713 ANÁLISE DE ALIMENTOS PROF. RESPONSÁVEL: Dra. HELENA GODOY AUXILIARES: MARCELO PRADO.
Organização e Redução de Custos
“Novas Tecnologias para a Produção de Refeições Coletivas: Recomendações de Introdução para a Realidade Brasileira” Revista Nutr. Jan/Abr 1999 Estela Deyrmendjan.
Segurança Alimentar e Justiça Social Walter Belik.
Tendência do Food Service: Oferecer alimentação Saudável
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
I – Comunicação – Redes – Gerenciamento Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
Eduardo José Oliveira Dias
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Projeto Mapeando a Saúde Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG Dr. João Felício Rodrigues Neto Brasília - Fevereiro 2002.
Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
A Importância da Computação Científica Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CENTRO.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Transcrição da apresentação:

VIGILÂNCIA DE ALIMENTOS Maria Bernadete de Paula Eduardo Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar - CVE/SES-SP

VIGILÂNCIA DE ALIMENTOS Toda substância ou mistura de substâncias no estado sólido, líquido ou pastoso ou qualquer outra forma adequada, com a finalidade de fornecer ao organismo humano os elementos normais à sua formação, manutenção e desenvolvimento.

VIGILÂNCIA DE ALIMENTOS Vigilância Epidemiológica monitoramento das doenças de origem alimentar (perfil, causas, características, variações); conhecimento para o controle e prevenção. Vigilância Nutricional monitoramento da situação alimentar e nutrição; promoção de práticas alimentares e estilos de vidas saudáveis. Vigilância Sanitária garantir o alimento seguro, atuando na redução ou eliminação de fatores de risco que comprometam a qualidade e inocuidade.

VIGILÂNCIA DE ALIMENTOS Segurança Alimentar situação em que toda a pessoa tenha em todo o momento acesso físico e econômico à alimentos adequados e necessários para levar uma vida ativa e saudável [Morón, 1996]

VIGILÂNCIA DE ALIMENTOS Quantidade e qualidade do alimento sistema alimentar de produção e acesso superação da pobreza produção industrial e agrícola tecnologias de produção e nutrição tecnologias do controle das doenças veiculadas pelo alimento educação direito dos povos

VIGILÂNCIA DE ALIMENTOS Quantidade - Produção Políticas de Governo de Alimentação e Nutrição Qualidade e Segurança Processos tecnológicos Desafios aos controles vigentes

VIGILÂNCIA DE ALIMENTOS Tecnologias de Alimentos aplicação de métodos e técnicas para o preparo, armazenamento, processamento, controle, embalagem, distribuição e utilização, bem como todas as formas de produção e tipos destinados à nutrição e sustento da vida humana estudo, aperfeiçoamento e aplicação experimental de processos viáveis, visando ao seu emprego na obtenção, processamento, conservação, preservação, transporte e comércio de alimentos em geral. Buscar plena garantia ao cidadão de consumir produtos nutritivos, apetitosos, isentos de contaminações, e de maior vida útil.

VIGILÂNCIA DE ALIMENTOS Vigilância Sanitária de Alimentos vigilância sanitária das tecnologias de alimentos: controle e garantia de qualidade dos produtos alimentícios a serem consumidos pela população, atuando na fiscalização dos estabelecimentos que fabricam ou manipulam, verificando todo o processo de produção, métodos, técnicas empregadas até o consumo.

VIGILÂNCIA DE ALIMENTOS Panorama atual alta taxa de doenças transmitidas por alimentos doenças emergentes desafiando as medidas de controles vigentes mudança de hábitos alimentares globalização da economia alta mobilidade populacional falta de higiene no preparo/produção produção clandestina e sem controle contaminações de todos os tipos: biológica, química, física, etc.. precariedade dos sistemas de vigilâncias precariedade dos serviços de saúde pública ausência de programas de educação sanitária

VIGILÂNCIA DE ALIMENTOS Objetivos principais reduzir ou eliminar a morbi-mortalidade devida à ingestão de alimentos impróprios garantir alimentos seguros contribuir para a melhoraria dos processos técnicos de produção e distribuição dos alimentos educação promover e proteger a saúde da população

VIGILÂNCIA DE ALIMENTOS Funções cadastrar, licenciar, fiscalizar validar tecnologias/registros pesquisar monitorar responder atuando nas causas orientar e educar

VIGILÂNCIA DE ALIMENTOS SISTEMA DE VIGILÂNCIA Federal (reproduzido nos níveis estadual, municipal) VE - CENEPI/FNS/MS VS - ANVS/MS e MAA VN - SPS/MS Laboratórios de Saúde Pública outros setores do governo e da sociedade

VIGILÂNCIA DE ALIMENTOS Crítica cartorial dificuldades de atuação sem efetividade Perspectivas de Mudança Atuante, Ética e voltada para o reconhecimento de Processos e Resultados, reorganizada, referência técnica - Eficaz

VIGILÂNCIA DE ALIMENTOS Recursos Humanos VISAS - Devem estar aptos a reconhecerem os processos tecnológicos e prestarem assessoria técnica nos vários níveis do SUS e a exercerem a fiscalização; contribuir para os processos de pesquisa e validação de tecnologia na área; produzir legislação, normas técnicas, etc., que aprimorem a atuação da VS no setor.

VIGILÂNCIA DE ALIMENTOS Curso de formação/Eixos básicos conceitos métodos enfoques teóricos processos epidemiologia das Doenças os processos que alteram e comprometem o alimento as tecnologias de produção por tipo de alimentos (agro-pecuária, indústria, serviços, etc..) as tecnologias para controle e garantia de qualidade, controle de pontos críticos a análise laboratorial e o monitoramento as formas de atuação, modelos, legislação, etc.. a prática integrada, intersetorial, inovadora e voltada para o cidadão

VIGILÂNCIA DE ALIMENTOS Bibliografia consultada e para saber mais Eduardo, M.B.P. & Miranda, I.C.S - Vigilância Sanitária - para gestores municipais de saúde. Coleção Saúde & Cidadania. Ed. Peirópolis, Vol. 8, São Paulo, 1998. Eduardo, M.B.P. Segurança Alimentar - um conceito ainda novo e e uma prática incipiente entre nós. Revista CIP No. 1, Ano 1, São Paulo, Setembro 1998. Evangelista, J. Tecnologia de Alimentos. Livraria Atheneu Editora, São Paulo, 2a. Edição, 1994 Morón, C. Opciones y desafios para a seguridad alimentaria de America Latina y el Caribe. Oficina Regional da FAO. Documento para La Cumbre Mundial sobre la Alimentación. Roma. 1996.

VIGILÂNCIA DE ALIMENTOS Bibliografia consultada e para saber mais Secretaria de Políticas de Saúde/MS. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Documento Preliminar, Nov. 1998. Valente, F.L.S. Do combate à fome à Segurança Alimentar e Nutricional: o direito à alimentação adequada. R.PUCCAMP, Campinas, 10(1):20-36, jan./jun.,1997