SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Advertisements

Governo Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica A Resignificação do Ensino Agrícola Rio do Sul - SC 11 e 12 de.
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Seminário de Melhores Práticas de Desenvolvimento Regional I
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
AÇÃO GOVERNAMENTAL DE PLANEJAMENTO A Lei Complementar 381/2007, art. 10, dispõe que a ação governamental obedecerá a um processo sistemático de planejamento.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
PLANO DE GESTÃO.
MODELO DE GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
Adriano Smarzaro Siqueira Guilherme Henrique Pereira
PLANO PLURIANUAL SOCIEDADE JUSTA E SOLIDÁRIA
Passos para Revisão do PPP
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Planejamento e Orçamento
Sistema Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Plano Plurianual: desafios e perspectivas
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Universidade Federal de Santa Catarina
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional Setembro 2012
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Programa de Educação Ambiental da Bahia
Teorias Modernas de Gestão
DOCUMENTOS UTILIZADOS
ESTRUTURA DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
Premissas Dados das Microrregiões.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
PAINEL ASSECOR PPA : ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS E DESAFIOS METODOLÓGICOS Brasília, 03 de março de 2015.
PLANO CATARINENSE DE DESENVOLVIMENTO
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Planejamento Estratégico
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
O que é o PPA ? É o instrumento constitucional de planejamento governamental que espelha as diretrizes do governo para um período de quatro anos Previsto.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
SALVADOR-BA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO Coordenadoria Central de Tecnologia de Gestão.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
PLANO PLURIANUAL (PPA ).
twitter.com/funasa José Antonio da Motta Ribeiro CGESA/DENSP/Funasa Poços de Caldas, 27 de Maio de 2015.
Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais.
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA Prof.ª Kelly Magalhães.
Sergipe: ENFRENTANDO Desafios. A inovação é o instrumento específico do empreendedorismo. É o ato que dá aos recursos uma nova capacidade de criar riqueza.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Clique aqui para iniciar!aqui ESC interrompe a apresentação Crescimento Sustentável, Emprego e Inclusão Social Crescimento Sustentável, Emprego e Inclusão.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL BANCO MUNDIAL PRAPEM/MICROBACIAS 2 SEMINÁRIO Manejo de.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES Encontro EUROsociAL para a formação de membros das Secretarias de Conselhos Econômicos e Sociais.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015

...Seu Índice de Desenvolvimento Humano é o maior entre os estados brasileiros... IDH 0,822 UNDP - 2000

Seria a 10ª economia da América Latina* Sendo a 7ª economia nacional, de acordo com os números do FMI, BACEN, MP e IBGE, se fosse um país SANTA CATARINA Seria a 10ª economia da América Latina* *Dados comparativos de 2001

Planejamento década - 60 PLAMEG - Plano de metas Instrumento ativo de política econômica usado para implantar e ampliar a infra-estrutura social básica Criou toda a estrutura que faltava ao desenvolvimento Catarinense: Banco Universidade Energia Orçamento Plurianual Escolas e Ginásios

Implementou-se o estabelecido no PLAMEG Planejamento década - 70 Implementou-se o estabelecido no PLAMEG

Planejamento na década de 80

Planejamento na década de 90

O resultado da relativa falta de planejamento após Celso Ramos Disparidades Regionais Litoralização

Descentralização do Governo Regionalização do Desenvolvimento Proposta da Administração Luiz Henrique e Eduardo Moreira para a retomada do controle sobre os rumos do crescimento e desenvolvimento: Planejamento de Longo e Médio Prazos Descentralização do Governo Regionalização do Desenvolvimento

IDH

Planejando o Futuro O futuro não é o lugar para onde estamos indo. É o lugar que estamos construindo e que dependerá daquilo que fizermos no presente. A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.     Toda glória é fruto da ousadia. A ousadia de tentar ser sempre melhor.

VISÃO de FUTURO Ser REFERÊNCIA em desenvolvimento sustentável nas dimensões ambiental, econômica, social e tecnológica, promovendo a eqüidade entre cidadãos e entre regiões e melhorando a qualidade de vida da população.

PLANO CATARINENSE DE DESENVOLVIMENTO Visa reintroduzir o processo de planejamento de longo prazo na Administração Pública de Santa Catarina. OBJETIVOS: Estabelecer os fundamentos para que se possa promover o desenvolvimento sustentável e equilibrado do Estado; Identificar as áreas e diretrizes estratégicas do Estado; Formular estratégias para que as diretrizes possam ser alcançadas.

PLANO CATARINENSE DE DESENVOLVIMENTO É uma ação de Estado, desenvolvido com base na metodologia de construção de cenários, para o período 2006 a 2015. Princípios de elaboração: Se concentra em ações de responsabilidade do Estado; É um instrumento de coordenação dos programas e ações setoriais e regionais considerados prioritários; Leva em consideração programas e projetos em andamento; Cria condições para o desenvolvimento de programas e projetos regionais, intersetoriais; Está estruturado em torno de quatro (4) dimensões e nove (9) áreas de atuação, a partir das quais são definidas diretrizes e estratégias.

Dimensão: ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macrodiretriz : Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado. Áreas de Atuação: Infra-estrutura. Iniciativas Empreendedoras. Agricultura e Meio Ambiente.

Dimensão: SOCIAL Macrodiretriz : Promover a eqüidade entre as regiões do estado e a inclusão social de todas as pessoas no processo de desenvolvimento. Áreas de atuação: Saúde. Assistência social, trabalho e renda. Educação e cultura. Segurança.

Dimensão: TECNOLOGIA e INOVAÇÃO Macrodiretriz : Apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico como forma de promover o desenvolvimento sustentável do estado. Áreas de atuação: Ciência, Tecnologia e Inovação

Dimensão: POLÍTICA PÚBLICA Macrodiretriz : Consolidar a gestão pública ética baseada em resultados e comprometida com a qualidade dos serviços e com o bem público. Áreas de Atuação: Gestão Pública

Desafios Plano Catarinense de Desenvolvimento é um marco importante na seqüência de esforços que possibilitarão o alcance do Futuro desejado. Gerenciamento sistemático da implementação das estratégias que permitirão cumprir as diretrizes traçadas. Alinhar os instrumentos de planejamento: Plano Catarinense de Desenvolvimento; Planos Regionais de Desenvolvimento – PDRs; os Programas Setoriais; Planos Plurianuais - PPAs; as Diretrizes Orçamentárias - LDOs; e os Orçamentos Anuais – LOAs; suportados por modernas ferramentas de gestão.

Reginete Panceri Diretora de Planejamento Secretaria de Estado do Planejamento reginete@spg.sc.gov.br