IX SEMANA DA ENGENHARIA DE PESCA – UFAM- CAEP-DEPESCA-SEPA/SEPROR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Advertisements

Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
Investigação de Surtos
A Pós-Graduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos na formação do Engenheiro de Pesca na Amazônia Antonio José Inhamuns – Coordenador do PPG-CIPET Novembro.
OGMs na Agricultura Mundial e Brasileira
CAMPANHA HANSENÍASE, TRACOMA E GEO-HELMINTÍASE
A Experiência do Grupo Plantar
SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE Gestão de Gases de Efeito Estufa MUDANDO O FUTURO - FEA/USP, 24/08/2006 Vicente H. Schmall.
Treinamento GP3 USP – GEFIM Abril de 2004 Alcides Pietro, PMP.
A MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA BRASILEIRA
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Economias de Escala e Comércio Internacional
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs)
Tema: Implementação do Cartão Cultural. Jefferson da Silva Carolina São Paulo Rodrigo Quintanilha.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
PROGRAMA MINHA CASA, MINHA
Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura nos Municípios
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
Sociedade e Energia.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
A Indústria de Intermediários de Síntese Desempenho em 2006 Isaac Plachta Presidente do C.A. da IQT 21 de novembro de 2006.
A INDÚSTRIA QUÍMICA CONSTRUINDO A RIQUEZA DO BRASIL Apresentação de Nelson Brasil de Oliveira no I Encontro Regional de Química – RJ/ES Agosto/20051/10.
Supply Chain Management

Programa de Incentivos a Investimentos no Setor de Tecnologia da Informação na Cidade do Rio de Janeiro Wanderley Mariz Secretário Municipal de Trabalho.
Divisão de Processamento de Imagens Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico 2008 DPI/OBT – 2007.
A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
Opções Estratégicas para o setor de portas, janelas e esquadrias de madeira de União da Vitória/Porto União: visões estratégicas para construção de uma.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
Secretaria de Comunicação
TA 713 ANÁLISE DE ALIMENTOS PROF. RESPONSÁVEL: Dra. HELENA GODOY AUXILIARES: MARCELO PRADO.
ATUALIZAÇÃO 2004 Aula sobre estatísticas de produção, consumo e exportação Prof. Pedro E. de Felício.
Organização e Redução de Custos
“Novas Tecnologias para a Produção de Refeições Coletivas: Recomendações de Introdução para a Realidade Brasileira” Revista Nutr. Jan/Abr 1999 Estela Deyrmendjan.
Segurança Alimentar e Justiça Social Walter Belik.
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise do Meio Ambiente
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
Eduardo José Oliveira Dias
Disciplina: CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Marketing de Relacionamento
PECO PROGRAMA DE EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DA CAPRINOVINOCULTURA NA REGIÃO SUDOESTE PAULISTA.
Impactos Sócio-econômicos causados pela substituição do STPP por outro builder.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
Destinação Adequada de Pneus Inservíveis
Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
José Eduardo Bevilacqua Divisão de Qualidade das Águas
Gestão estratégica de custos: utilização do método de custeio UEP – Unidade de Esforço de Produção como ferramenta estratégica para redução do custo unitário.
A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA COMO GARANTIA DA QUALIDADE E REGULARIDADE DA OFERTA José Luis Rufino Pesquisador da Embrapa Café Consultor do Projeto Educampo/Sebrae-MG.
ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO - SEAGRI.
INDÚSTRIA DO COURO / MEIO AMBIENTE
Superintendência de Serviços Públicos Roberto Pinto Martins Salvador, 19 de agosto de
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Sistema de Planejamento da Produção
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
E.
Planejamento Estratégico do MPA e a Questão da Amazônia Palmas-.Tocantins, - 24/02/2011 Geraldo Bernardino - ABRAq.
Transcrição da apresentação:

IX SEMANA DA ENGENHARIA DE PESCA – UFAM- CAEP-DEPESCA-SEPA/SEPROR MESA REDONDA – IMPORTÂNCIA DO ENGENHEIRO DE PESCA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESCA E AQUICULTURA NA AMAZONIA IX SEMANA DA ENGENHARIA DE PESCA – UFAM- CAEP-DEPESCA-SEPA/SEPROR MANAUS – 22/11/2010 GERALDO BERNARDINO – SEPA/SEPROR gbernardino@sepror.am.gov.br

A engenharia de pesca é um ramo da engenharia e da biologia que desempenha atividades referentes ao aproveitamento dos recursos naturais aquáticos, através da aquicultura, da pesca e do beneficiamento do pescado, bem como da preservação dos estoques pesqueiros e da fauna aquática. Aplica conhecimentos básicos da biologia e das ciências exatas (física, matemática e química) para desenvolver técnicas que permitam melhorar os resultados das atividades pesqueiras DATAS IMPORTANTES PRIMEIRATURMA E PROFISSIONAIS – UFRPE : 1970/ 1974 CURSO DE ENG. DE PESCA – RECONHECIDO DEC. LEI 78.464 – 22/9/1976 ASSOCIAÇAO DO ENGENHEIRO DE PESCA DO CEARA – 26.12.`77; DE PERNAMBUCO – 20.01.78; DO AMAZONAS – 08.06.1978 FEDERAÇAO DAS ASSOCIAÇOES DE ENG. DE PESCA – FAEP =26/7/1979 I CONGRESSO DE ENGENHARIA DE PESCA – ICONPEB – 1979 ( BRASILIA) MANAUS ( III CONPEB-1983; XV CONPEB 2007); XVI CONPEB–2009 (NATAL); e XVII CONPEB (PARA) DIA DO ENGENHEIRO DE PESCA – 14 DE DEZEMBRO .  

Saber como estruturar um agronegócio a partir dos recursos pesqueiros; Administrar e gerenciar os recursos aquáticos para a produção sustentável e contínua de bens e serviços; Possuir sólidos conhecimentos sobre os principais ecossistemas aquáticos, possibilitando o uso tecnológico racional, integrado e sustentável desses ecossistemas; Possuir sólidos conhecimentos nas áreas de aqüicultura, gestão de recursos pesqueiros, beneficiamento e industrialização do pescado; Saber como estruturar um agronegócio a partir dos recursos pesqueiros; Desenvolver condutas e atitudes que o capacitem para contribuir positivamente na mudança da realidade social e econômica atual na sua área de abrangência.

Conceito de agronegócio “ ... conjunto de todas as operações e transações envolvidas desde a fabricação de insumos agropecuários, das operações de produção nas fazendas, até o processamento, distribuição e consumo dos produtos agropecuários in natura ou industrializados”.

Brasil – ranking mundial Principais produtos Ranking mundial Part. no Com. mundial Produção Exportação Açucar 1º 42% Café 32% Suco de Laranja 85% Álcool 2º 100% Complexo de soja 28% Carne bovina 26% Carne de franco 3º 44% Milho 8% Carne suina 4º 12% O agronegócio brasileiro é responsável por 33% do PIB (Produto Interno Bruto), 42% das exportações e 37% dos empregos do país. Uma atividade que envolve tantos números positivos só poderia ser considerada o setor mais importante da economia do Brasil.

Os dez maiores problemas para a humanidade nos próximos 50 anos AGRICULTURA Energia Água Alimentos Meio ambiente Pobreza Educação Democracia População Doenças Terrorismo & Guerra Fonte: Alan Mac Diamond, em São Carlos, SP, Abril de 2005

DESAFIOS IMPOSTOS PELO AGRONEGÓCIO “DO HOJE” E “DO AMANHÔ SÃO: Produzir mais, degradando menos e a custos competitivos; Gerar capacidade de diferenciação de produtos e de mercados; Abrir novas oportunidades para produtores; Prover condições de renda e trabalho socialmente mais justas; Enfrentar os novos requisitos competitivos de mercados interno e externo; e Adaptar-se para atender aos novos padrões de consumo.

Demanda Mundial por Alimentos Fonte: Banco Mundial - 2.000 4.000 6.000 8.000 10.000 12.000 1750 1800 1850 1900 1950 2000 2050 Países em Desenvolvimento Países Desenvolvidos milhões de habitantes O crescimento da população mundial aumentou a partir de 1950 e deve manter o ritmo Será necessário aumentar a capacidade mundial de produção de alimentos

CURIOSIDADES – planeta água Proporção de Água no Corpo Humano igual a no Planeta Terra O Brasil detém 11,6% da água doce superficial do mundo. Os 70 % da água disponíveis para uso estão localizados na Região Amazônica. Os 30% restantes distribuem-se desigualmente pelo País, para atender a 93% da população.

A Aquacultura poderá ser uma das mais importantes indústrias das próximas décadas, certamente a mais revolucionária.” “Ao mesmo tempo, novas e inesperadas indústrias vão surgir, sem dúvida alguma e rapidamente. – Uma delas já está entre nós: a biotecnologia. Outra é o cultivo de pescado. Nos próximos 50 anos, a aqüicultura pode nos transformar de caçadores e coletores marinhos em pecuaristas marinhos”. Peter Drucker Revista EXAME 22/03/2000 “ Peter Drucker faleceu aos 95 anos, em 2004, agraciado com o Nobel de Economia, foi o grande ideólogo da administração moderna. Escreveu 38 livros, 12 deles nos últimos 10 anos.

A aquicultura já contribui O maior Agronegócio do mundo US$ 600 bilhões Responde por 16% da oferta mundial de proteina animal; Soma US$ 55 bilhões em exportação anuais ; Mercado duas vezes maior que do complexo soja; Sete vezes maior que do negócio da carne bovina Nove vezes maior do que o da carne de franco 20% maior do que o de calçados A aquicultura já contribui com mais da metade (54%) do pescado consumido no mundo fornece 9 de cada 10 ostras; 2 de cada 3 salmões, trutas e similares; 3 de cada 4 tilápias e, 1 de cada 2 camarões consumidos no mundo. No consumo mundial de carnes, o pescado representa 35%, enquanto que no Brasil o pescado corresponde a apenas 5% das carnes consumidas.

PRODUÇÃO BRASILEIRA DE PESCADO ( MIL TONELADAS ) PRODUÇÃO DE PESCADO DA AMAZONIA CONTINENTAL (TONELADAS ) 7

98,0% da extensão das terras indigenas A Amazônia Legal – “Um Continente” A bacia Amazônica, com 6,1 milhões Km², envolve oito países sul-americanos. A Amazônia Legal (área de atuação do PAS) ocupa 5,22 milhões km² (60% do território nacional),abrange 9 estados e 771 municpíos . Abriga 23 milhoes de habitantes, 12,8% da população do País ( 4,12 hab/ km² ) 98,0% da extensão das terras indigenas O bioma Amazônico possui cerca de 20% da disponibilidade água doce mundial; 30% da diversidade biológica mundial e subsolo com enormes reservas mineral 5 mil espécies de peixes , sendo 2,5 mil catalogadas, 75% dos peixes do Brasil ;

PLANO AMAZÔNIA SUSTENTÁVEL: EIXOS TEMÁTICOS ORDENAMENTO TERRITORIAL E GESTÃO AMBIENTAL PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL COM INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE, INFRA-ESTRUTURA PARA O DESENVOLVIMENTO; E, INCLUSÃO SOCIAL E CIDADANIA

b) fomento da produção pesqueira e aquícola; a) política nacional pesqueira e aquícola, abrangendo produção, transporte, beneficiamento, transformação, comercialização, abastecimento e armazenagem;  b) fomento da produção pesqueira e aquícola;  c) implantação de infraestrutura de apoio à produção, ao beneficiamento e à comercialização do pescado e de fomento à pesca e aquicultura;  d) organização e manutenção do Registro Geral da Pesca;  e) sanidade pesqueira e aquícola;  f) normatização das atividades de aquicultura e pesca;  g) fiscalização das atividades de aquicultura e pesca no âmbito de suas atribuições e competências;  h) concessão de licenças, permissões e autorizações para o exercício da pesca e aquicultura :   

PROGRAMA AMAZÔNIA AQUICULTURA E PESCA METAS 2015 LANÇAMENTO - 3 DE DEZEMBRO DE 2009-BELÉM/PA Macro indicador Situação atual Situação-2015 % %/ano Postos de trabalho 920.000 1.350.000.000 46,7 5,8 Prod. de pesca –ton 280.000 380.000 35,7 4,5 Prod. aqüicultura-ton 45.000 505.000 1.022,2 127.8 Produção total 325.000 885.000 172,3 21,5 ESTRATÉGIA AUMENTO DE PRODUÇÃO DA PESCA E AQUICULTURA Reservatorios Area total -ha 0,5% -Area-ha Produção Est. –ton Atual-Ton Tucurui –Pa 301.423 1.507 105.498 2.557 Balbina - AM 443.772 2.219 155.320 7.713 Jatapu – RR 1.500 7,5 525 Manso – MT 42.700 213,5 14.945 20.090 Lajeado-TO 104.010 520,0 36.404 5.443 Coaracy Nunes - AP 3.070 15,4 1.075 716 Samuel- RO 65.560 327,8 22.846 6.637 Total 962035 4.810,2 336.712 49.361 1

EVOLUÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DO PESCADO NO AMAZONAS - 2003/2010 INDICADORES UNIDADE 2003 2006 2010 Produção total do Pescado Toneladas 143.080 152.750 161.740 Produção da pesca de subsistência 80.470 86.700 88.400 Produção da Pesca comercial 59.300 59.890 63.500 Produção da Aquicultura 3.310 6.160 10.500 Produção de Pìrarucu-Manejo 82 795 891 Produção de Peixes Ornamentais Milhões 14.5 24.0 25.0 Pescadores profissionais Associados Pescadore 13.500 48.000 68.000 Pescadores Registrados no RGP/MPA Pescadores 7.000 33.500 61.000 Pescadores com ¨Salário Defeso¨ Unidade 4.750 21.200 51.500 Embarcações Registradas no MPA 550 674 890 Numero de Aquicultores 859 1.660 2.890 Produção Total de Alevinos 5.6 10.5 16.7 Produção de Ração Comercial 3.660 7.940 11.800 Estação de Piscicultura Pública / Privada 1/2 2/4 2/12 Unidade de Alevinagem Pública/Privada 6/25 17/36 Capacidade de Armazenagem – SIF 6.150 7.250 10.200 Produção Industrializada - SIF 9.800 12.500 20.200 Organizações de pescadores/aquicultores organizações 54/6 68/12 87/23 MPA, 2010, IBAMA, 2007,SEPA/SEPROR – 2010

Enfoque de Cadeia Produtiva: Por Quê? Aumenta a competitividade. Permite distribuir melhor os benefícios gerados nos vários segmentos. Viabiliza harmonizar o trinômio: pesquisa-qualificação-transferência tecnológica Assegura a qualidade do produto final. Agrega o nome da propriedade à marca, e o nome do produtor ao alimento. Viabiliza o rastreamento e a certificação. Representa uma alternativa de produção organizada: Foco principal é a qualidade, em cujo conceito estão incorporados, além das características intrínsecas, as percepções ambiental e social Kepler Euclides Filho(2009)

ENFOQUE DA CADEIA PRODUTIVA DA PESCA E AQUICULTURA ARTESANAL AQUICULTURA PEIXES ORNAMENTAIS PESCA ESPORTIVA PESCA EM ÁREAS MANEJADAS

PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CADEIA PRODUTIVA DA PESCA E AQUICULTURA - PRODEPAM Gerenciamento / do programa ordenamento ambiental e fundiário Associativismo/ cooperativismo Apoio a Pesquisa e desenvolvimento tecnológico PROGRAMA DE PESCA E AQUICULTURA Capacitação; Assistência técnica Eixos temáticos ordenamento territorial e gestão ambiental produção sustentável com inovação e competitividade infra-estrutura para o desenvolvimento sustentável Assistência tecnica credenciada e credito qualificado inclusão social e cidadania Defesa Sanitária Insumos e equipamentos Infra-estrutura e Logistica Crédito especifico Centro de Difusão de tecnologia Promoçao e marketing Distribuição e Comercialização Tecnologia de Pós Captura Mudanças climáticas 7

Imagine um mundo onde não haja fome e todos vivam em harmonia Nada é impossivel para quem tem a capacidade de sonhar NÓS ENGENHEIROS DE PESCA PODEMOS CONTRIBUIR PARA ACABAR COM A FOME E A MISÉRIA OBRIGADO PELA ATENÇÃO