Coordenação Estadual do Programa de Tabaco São Paulo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trata-se de uma apresentação feita por Sandra Teixeira no dia 17 de Agosto de 2006, no II Seminário de Desenvolvimento Gerencial e Organizacional da Secretaria.
Advertisements

Atenção ao Servidor Recife julho/2011
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer - INCA
Escola Técnica em Saúde
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
CENSO ESCOLAR 2007.
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
Tuberculose nas Populações em Situação de Rua 29 e 30 de Outubro de 2007 Rio de Janeiro.
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
PROGRAMA EDUCAÇÃO A FAVOR DA VIDA ABRIL/2010. Apresentação Entendemos que o papel da Escola é refletir, discutir e propor ações voltadas para a prevenção.
SECRETÁRIO DO ESPORTE EVANDRO ROGÉRIO ROMAN. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é considerada epidêmica. Nos Estados Unidos estima-se.
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
CÂMARA DE SAÚDE.
Programa Prevenir DER São Bernardo
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
EPIDEMIOLOGIA DO USO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS NO BRASIL
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
III Congresso da CPLP HIV/SIDAIST Formação de Recursos Humanos – O impacto do VIH sobre os Recursos Humanos em Saúde Lisboa, 18 de março de 2010.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop Sistema OCB/Sescoop Jorge Augusto Trindade.
PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
PLANO NACIONAL SOBRE ABORDAGEM E TRATAMENTO DO TABAGISMO
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Grupo :TOCANTINS. Foco: Infraestrutura Problemas: 1- Demora na execução do Programa UCA; 2- Região Norte do Tocantins não possui infraestrutura tecnológica.
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO Administração Popular Secretaria Municipal da Saúde Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Desenvolvimento.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Prefeitura do Município de Catanduva-SP Secretaria Municipal da Saúde de Catanduva Resultados obtidos pelo Programa de Cessação do Tabagismo após a implantação.
UNIVERSIDADE Clovis Botelho/UFMT.
REDE JOVEM NA PRAÇA - PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS
Política Municipal para Álcool e Outras Drogas : Plano Intersetorial de Políticas sobre Crack, Álcool e Outras Drogas Programa De Braços Abertos Myres.
Análise dos resultados da implantação do Plano de Abordagem e Tratamento do Tabagismo (MS/INCA) em Unidade de Saúde (SUS) de Curitiba- Pr Luci Bendhack.
Dr. Luiz Alberto Chaves de Oliveira (Dr. LACO)
Autores: Silva, S.R., Tayra, A., Zotto, S., Cervantes, V., Matida, L.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
COLEGIADO MICRORREGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA AMOSC Locenir de Moura Assessora em Educação
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
Tatiana Marinho de Oliveira Machado
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO Fala, Comunidade 7! Dezembro de 2006.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
SECRETARIA DE ESTADO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
Programa de Controle da Hanseníase
“Desafio de aprimoramento do Programa M AIS MÉDICOS no território local” Seminário Programa Mais Médicos na Perspectiva da Gestão Municipal para o Atendimento.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Encontro Estadual do PMAQ
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
PROJETO ANTI-TABAGISMO
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
+ + Academia Assistência Trabalhadores de Saúde Epidemiologia Planejamento das ações e serviços de saúde Educação continuada Usuários do SUS Sistemas.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
PROGRAMA ANTI- TABAGISMO Secretaria de Saúde de Herval d’ Oeste Coordenadora: Mariangela Casanova.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
AÇÕES DO PNAE DESENVOLVIDAS COM APOIO DA EPAGRI - SC 2009.
Transcrição da apresentação:

Coordenação Estadual do Programa de Tabaco São Paulo Ivone Maria Charran - Psicóloga Coordenadora estadual do Programa de Tabagismo

“ De longa data, o ser humano furta-se a sofrer os infernos da vida “ De longa data, o ser humano furta-se a sofrer os infernos da vida. Um meio vem a ser o tabagismo, gerador de paraíso artificial, pequeno, caseiro e barato” ADOLPHO HOIRISCH atuleirus.weblog.com.pt

Descontruindo crenças sobre tabagismo Nicotina é uma droga silenciosa

Mortes Tabaco X mortes acidente de transito Mortes anuais por tabaco no Brasil Mortes anuais por acidentes de carro no Brasil 200 MIL mortes anuais por doenças ligadas ao Tabagismo Ativo no Brasil. 2.655 mortes causadas por ano pelo Tabagismo Passivo. Dado do INCA 58.400 mortes por ano no trânsito brasileiro Dado da seguradora que administra o DPVAT www.camara.gov.br

Mortes anuais por tabaco Mortes anuais por álcool Mortes anuais por drogas ilícitas 6 milhões INCA www.inca.gov.br 2,5 milhões OMS www.alcoolparamenoreseproibido.sp.gov.br 263 mil mortes ONU www.senado.gov.br

INCA Coordenação Estadual DRSs Coordenadores municipais Gestores / Secretários DRSs Centros de tratamento Outras secretarias

Coordenação estadual Ponte entre INCA , DRSs, coordenadores municipais gestores, secretarias... Reuniões com articuladores / gestores Ajudar a articular serviços / Oferecer suporte para dificuldades Conhecer as necessidades de cada município/ região Capacitar profissionais da rede SUS e outras secretarias ( Educação para tratar professores)

Coordenação estadual Promover Reuniões de CAPS Criar parcerias com ONGs e associações da sociedade civil para ampliar a discussão sobre o tema e envolver população

Cada coordenador anterior deixou seu legado , estamos construindo a partir do que já foi feito.

Panorama Atual de profissionais capacitados em São Paulo

Mapa de São Paulo

Resultado de 40 capacitações Total Municípios capacitados 270 Total Unidades capacitadas 644 Total Unidades credencia das 173 Total unidades sem projeto 471 Total unidades em atendimento 169 Total profissionais capacitados 2153 Resultado de 40 capacitações

Unidades capacitadas pela Prefeitura e Cratod em São Paulo Capital 79 unidades em atendimento

Diagnóstico da situação Dificuldade de manter equipe na mesma unidade/ repor o profissional que saiu / Profissionais capacitados nem sempre ficam na rede SUS Profissionais envolvidos em outros programas sem tempo para o programa de tabaco Equipes desarticuladas, faltam profissionais Dificuldade de obter credenciamento

Diagnóstico da situação Dificuldade de preencher as planilhas do Inca Dificuldade de medicação Falta de diálogo com a coordenação

Atitudes tomadas Promover reuniões com municípios, gestores e coordenadores municipais Resgatar os profissionais capacitados e formar novas equipes. Equipes “móveis” Simplificar o processo de credenciamento Reciclagem das equipes no preenchimento das planilhas do Inca.

Ampliar o serviço para prevenção. Ainda há muito a fazer... Ampliar o serviço para prevenção.

AÇÃO COMUNITÁRIA Sob a responsabilidade de Selma R. Setani OBJETIVOS. Intervenção (Universal, Seletiva e Indicada) Capacitação de Recursos Humanos Formação de Parcerias Elaborar Perfil Epidemiológico

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO Dados Sócio demográficos Assist Rastreamento do uso de Álcool Rastreamento do uso de Tabaco Fargeström Distribuição do Kit Fissura

Saber saúde É uma metodologia continuada de ensino que vê o professor como um grande transformador... Existe desde 1998. Desenvolvido nas escolas: voltado à população jovem : ensino fundamental (de 6 a 14 anos de idade), sendo agregado ao processo o estudante de ensino médio (entre 15 e 18 anos) como agente multiplicador. Visa o controle da prática do tabagismo que é trabalhada junto a outros fatores de risco .

 

ivonecharran@hotmail.com cratod@saude.sp.gov.br