COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO-VERBAL NO AMBIENTE DE TRABALHO – 21 HORAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEOS CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR
Advertisements

Linguagem Corporal.
COMUNICAÇÃO e FEEDBACK
Como Preparar Seminários
REVISÃO Comunicação Social.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
Comunicação verbal e não verbal
Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti
Comunicação Empresarial O processo de Comunicação
LINGUAGEM, DISCURSO E TEXTO
Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Atualidades Entrevista de emprego.
Cortesia ao Telefone.
Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira
As origens dos problemas de comunicação
Professora: Aíla Rodrigues
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Comunicação Empresarial
Oficina de Oratória Falar e Falar.
ORIENTAÇÕES PARA TREINAR A LEITURA
Teoria da Comunicação A comunicação completa e eficaz entendida como troca de informações, idéias sentimentos, escrita, oral ou de sinais é vital para.
Síntese Comunicar Componentes da comunicação Formas de comunicação Expressão Oral Dicção Expressão Corporal Gestos Linguagem corporal Linguagem facial.
Comunicar em Público António Abernú.
COMO LER BEM EM PÚBLICO.
PSICOLOGIA PARA ADM Aula COMUNICAÇÃO.
Ato de comunicar (algo) ou de comunicar-se (com alguém).
FALAR EM PÚBLICO.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Comunicação.
CAMINHOS PARA UMA BOA APRESENTAÇÃO
Linguagem Corporal – Significado dos Gestos
Dicas para Apresentações
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de comunicação A comunicação nas empresas O planejamento das tarefas O envolvimento das.
Dicção e Oratória, a arte de falar em público
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
Comunicação A palavra comunicação significa “tornar comum”, trocar informações e compartilhar idéias. É a transferência e a compreensão de significados.
Metodologia e Redação Científica
A Comunicação Escrita Antes de iniciarmos este módulo precisamos ter em mente que colocar palavras no papel não é escrever um texto! Para que a escrita.
COMUNICAÇÃO GERENCIAL.
MARKETING CONTÁBIL E O PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA
Tipos de Comunicação.
A Comunicação Escrita.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
1.3 Comunicação e indivíduo
Convívio com Igualdad es Alunas: Maria do Carmo Fagundes de Souza Valdinéia de Souza Anacleto Zilar Bolzon.
Comunicação.
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
Como Falar Bem em Público
COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
O QUE É COMUNICAÇÃO VERBAL?
Gestão de Liderança TALENTOS HUMANOS Comunicação
Comunicação e Redação Empresarial
Professora: Janine Fernandes
Técnicas de Apresentação
Conceitos Introdutórios
COMUNICAÇÃO Prof. Liciane Cechetto.
ORATÓRIA.
1.
COMUNICAÇÃO Processo Emissor transmite uma mensagem a um receptor por meio de um canal. - Emissor:. Experimenta a necessidade de comunicar algo. Elabora.
A Exposição Oral 1. Postura 2. Exposição Oral e Gestão do discurso 3. Linguagem usada.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionais,
A COMUNICAÇÃO FRENTE AOS DESAFIOS DA NEGOCIAÇÃO. MODELO UNIDIRECIONAL CONSIDERA QUE O PAPEL PRINCIPAL DA COMUNICAÇÃO É A TRANSMISSÃO DE MENSAGENS GERA.
Excelência no atendimento
Professor: Arthur William Formação: Graduação em Administração (UNP); MBA em andamento em Gestão Empresarial (UNP); Mestrando em Ambiente, Tecnologia e.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL FEED-BACK
Transcrição da apresentação:

COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO-VERBAL NO AMBIENTE DE TRABALHO – 21 HORAS COMPETÊNCIA Falar em público a partir de esboço e formas de apresentação, utilizando-se de linguagem verbal e não verbal, de acordo com os códigos culturais e a ocasião, visando transmitir a mensagem.

Atitudes/Valores Objetividade Simpatia Respeito Flexibilidade

Conceito Comunicação Comunicação é o processo de transmitir a informação e compreensão de uma pessoa para outra. Se não houver esta compreensão, não ocorre a comunicação. Se uma pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendida pela outra pessoa, a comunicação não se efetivou. Segundo Chiavenato, é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação.

Conteúdo Elementos da comunicação: Contexto, emissor, receptor, canal, mensagem, ruídos e feedback Gramática: pontuação, pronomes de tratamento e vícios de linguagem - Estrutura do esboço: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão Formas de apresentação do discurso: improviso, misto e manuscrito Discurso informativo e de ocasião

Elementos da comunicação Emissor – emite, codifica a mensagem Receptor – recebe, decodifica a mensagem Mensagem – conteúdo transmitido pelo emissor Código – conjunto de signos usados na transmissão e recepção da mensagem Canal – meio pelo qual circula a mensagem

Ruídos na comunicação Mensagem Descodifi- ção EMISSOR Meio Ruído RECEPTOR EMISSOR Codificação Meio Ruído Feedback Resposta

Tipos de Comunicação

Comunicação Verbal Comunicação Oral: são as ordens, pedidos, conversas, debates, discussões. Comunicação Escrita: são as cartas, telegramas, bilhetinhos, letreiros, cartazes, livros, folhetos, jornais, revista.

Comunicação Não-Verbal Ocorre a troca de sinais: olhar, gesto, postura, mímica. Comunicação por mímica: gestos das mãos, do corpo, da face, as caretas. Comunicação pelo olhar: as pessoas costumam se entender pelo olhar. Comunicação pela postura: o modo como nos sentamos, o corpo inclinado para trás ou para frente, a posição dos pés. Tudo isso, na maioria das vezes, é o nosso subconsciente transmitindo uma mensagem. Comunicação por gestos: pode ser voluntária, como um beijo ou um cumprimento. Mas também pode ser involuntária, como por exemplo, mãos que não param de rabiscar ou de mexer em algo. Isso é sinal de tensão ou nervosismo.

SUPERANDO-SE a) -Medo Primeiro: você não é a única pessoa que tem medo de falar em público; Segundo: é útil certa dose de nervosismo; Terceiro: a maioria dos grandes oradores jamais perderam completamente o medo de falar em público; Quarto: a principal causa do medo é o fato de você não estar acostumado a falar em público.

SUPERANDO-SE b) - Bloqueios Repreensões e cortes sofridos na formação de nossa personalidade podem ter causado bloqueios psicológicos. Primeiro: faça uma análise criteriosa de seu passado e entenda as origens e o que causaram esses bloqueios; Segundo: não culpe ninguém; Terceiro: estabeleça um plano de auto-treinamento direcionado a superar esta barreira; Quarto: transforme suas dificuldades em combustível, para cada vez ir mais longe.

POSTURA a) Sinta os pés firmes no chão, não muito afastados um do outro e avance ligeiramente um dos joelhos; b) mantenha o busto bem posto, ombros para trás, cabeça erguida para permitir ampla ventilação dos pulmões; c) relaxe todos os músculos, principalmente os do maxilar, o que dá uma sensação de bem estar; d) deixe a boca levemente aberta como se fosse pronunciar a letra "A" enquanto olha as pessoas durante alguns segundos;

ENTONAÇÃO DA VOZ O ato de levantar e baixar o tom de voz fazem com que o discurso seja agradável para quem ouve. Uma voz tediosa e pouco interessante cansa quem ouve. Isto pode ser evitado com a prática, desenvolva estas qualidades em sua voz. ÊNFASE A ênfase na voz, quando usada de forma apropriada, transmite ao ouvinte a idéia exata do que se deseja comunicar. Muitas frases são interpretadas erroneamente porque o orador põe ênfase numa frase ou palavra que não é a apropriada ou simplesmente não põe ênfase em nada e deixa a interpretação das palavras a critério do ouvinte. Estes dois aspectos: ENTONAÇÃO E ÊNFASE, contribuem decisivamente para o êxito de um discurso. Fale com um tom mais alto na palavra mais importante ou a que você quer destacar na frase

OS GESTOS a) naturais - devem estar de acordo com as idéias e palavras do orador; b) espontâneos - não devem parecer artificiais e planejados; c) somente o necessário e representar a mensagem, de acordo com as palavras que falar. (Se falar sol, o gesto é para o alto); d) pouco frequentes - não fale com as mãos. A voz é a sua arma principal. Os gestos simplesmente ajudam a destacar as idéias transmitidas pela voz. Utilize gestos significativos. Evite colocar as mãos nos bolsos ou mexer com moedas, chaves, etc. Não balançar-se para trás e para frente apoiando-se nos calcanhares. Evite utilizar gestos inúteis, como coçar o nariz, as orelhas, os olhos ou a cabeça, quando lhe faltarem palavras. Estes gestos se transformam em hábitos e diminuem o efeito de suas palavras.

O QUE AGRADA AO PÚBLICO - Trate bem as pessoas - Respeite o horário que foi determinado para você falar, terminando seu discurso dentro do tempo estipulado. - Use palavras conhecidas, mas não vulgares - Frases simples, orações curtas, com pausas frequentes. Isso permite que o público capte as idéias uma a uma. - A simplicidade deve ser seu guia - Conhecimento da matéria. Não tente falar sobre algo que não esteja plenamente familiarizado - Sinceridade. Não finja. O público percebe quando o estão enganando. - Entusiasmo. Deixe seu entusiasmo reluzir. Nunca se criticou um orador por ser muito entusiasta

SUGESTÕES PARA UMA APRESENTAÇÃO MAIS EFICAZ - Apresente-se limpo e bem vestido, caminhe com naturalidade. Mantenha-se normal. - Comece com um sorriso, dirija o olhar para várias pessoas. Não olhe para o microfone, para a janela, sobre suas cabeças ou para a mesma pessoa. Fale suficientemente alto para que todos possam escutá-Io. - Varie de vez em quando o tom e o volume de voz, bem como a rapidez das palavras. Mude de expressão. Empregue gestos naturais e esqueça-se dos demais. - Não tente decorar seu discurso. A memória pede falhar. Compreenda perfeitamente as idéias básicas do seu discurso e familiarize-se com elas. Se for necessário, escreva-as em pequenos cartões para que possa consultá-Ios, se preciso. Se você esquecer alguma palavra chave, nada a não ser "você", poderá ajudar.