Educação na sociedade da informação

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Transcrição da apresentação:

Educação na sociedade da informação BRASIL. MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. O Livro Verde da Sociedade de Informação no Brasil. Brasília, set/2000. Capítulo 4 (pp.44-56). http://www.socinfo.org.br/livro_verde/download.htm OPEC III - LUCILA PESCE - LIVRO VERDE CAP. 4

OPEC III - LUCILA PESCE - LIVRO VERDE CAP. 4 Do que se trata A educação como elemento-chave na construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e no aprendizado. Educar em uma sociedade da informação significa muito mais que treinar as pessoas para o uso das TIC. Trata-se de investir na criação de competências que lhes permitam: OPEC III - LUCILA PESCE - LIVRO VERDE CAP. 4

OPEC III - LUCILA PESCE - LIVRO VERDE CAP. 4 Do que se trata ter uma atuação efetiva na produção de bens e serviços, tomar decisões fundamentadas no conhecimento e operar com fluência os novos meios e ferramentas em seu trabalho. trata-se também de formar os indivíduos para “aprender a aprender”. OPEC III - LUCILA PESCE - LIVRO VERDE CAP. 4

Educação para a cidadania Qual o papel das TIC na construção de uma sociedade que tenha a inclusão e a justiça social como uma das prioridades principais? Para além da visão reducionista da educação como capacitação tecnológica, na sociedade contemporânea. Democratização dos processos sociais, para fomentar a transparência de políticas e ações de governo e para incentivar a mobilização dos cidadãos e sua participação ativa nas instâncias cabíveis. OPEC III - LUCILA PESCE - LIVRO VERDE CAP. 4

OPEC III - LUCILA PESCE - LIVRO VERDE CAP. 4 Pontos importantes Infra-estrutura de Informática e Redes para Educação: Computadores e software educacional nas salas de aula e/ou laboratórios das escolas, Conectividade em rede. O Brasil enfrenta desafios: Os preços de equipamentos, software e telecomunicações são muito mais altos do que nos países mais avançados. Não há tradição de envolvimento ativo do setor privado em suporte a causas educacionais e/ou sociais. OPEC III - LUCILA PESCE - LIVRO VERDE CAP. 4

OPEC III - LUCILA PESCE - LIVRO VERDE CAP. 4 Impacto das TIC na educação OPEC III - LUCILA PESCE - LIVRO VERDE CAP. 4

Novos meios de aprendizagem O que se pode fazer com TIC em educação? Propiciam uma rápida difusão de material didático e de informações de interesse para pais, professores e alunos. Permitem a construção interdisciplinar de informações produzidas individualmente ou em grupo por parte dos alunos e o desenvolvimento colaborativo de projetos por parte de alunos geograficamente dispersos. OPEC III - LUCILA PESCE - LIVRO VERDE CAP. 4

Novos meios de aprendizagem A Internet fomentou o interesse em Educação a Distância como mecanismo complementar, substitutivo ou integrante de ensino presencial. O aumento considerável da audiência de um curso ou palestra, tanto no tempo como no espaço, através do uso de meios eletrônicos. A oferta de oportunidades de aprendizado para estudo em casa ou no trabalho, em qualquer horário, ampliando as possibilidades de oferta de educação continuada. A individualização do processo educativo, mesmo em esquemas de grande escala, devido à maior interatividade propiciada pela Internet. A organização do trabalho em equipe de intensa cooperação, mesmo envolvendo pessoas geograficamente dispersas e trabalhando em horários distintos. OPEC III - LUCILA PESCE - LIVRO VERDE CAP. 4

Novos meios de aprendizagem Potencializar a EaD: Investir no seu aperfeiçoamento; Regulamentar a atividade; Definir e acompanhar indicadores de qualidade. Breve histórico: Década de 60 – UNESCO: TIC como vetores de desenvolvimento econômico e social. Décadas de 70 e 80 – planos nacionais de capacitação tecnológica. Década de 90 – geração (transferência para o setor produtivo), aplicação (em novos bens e serviços) e uso das TIC. OPEC III - LUCILA PESCE - LIVRO VERDE CAP. 4

OPEC III - LUCILA PESCE - LIVRO VERDE CAP. 4

O desafio da formação tecnológica A alfabetização digital precisa ser promovida em todos os níveis de ensino, do fundamental ao superior, por meio da renovação curricular - LDBEN/96. A geração de novos conhecimentos - em nível de pós-graduação, também viabilizada pela formação profissional em nível de graduação: engenharia de computação, telecomunicações, ciências da informação, comunicação social, cinema e animação, etc. A aplicação de TIC pode ser objeto de formação desde o nível médio, sobretudo no âmbito de cursos técnicos em informática, eletrônica, etc. A aplicação é também o foco central de cursos de graduação e pós, em TIC. A aplicação de TIC em quaisquer outras áreas tais como saúde, transportes, biologia etc. OPEC III - LUCILA PESCE - LIVRO VERDE CAP. 4

OPEC III - LUCILA PESCE - LIVRO VERDE CAP. 4 Novos currículos Um reposicionamento dos Parâmetros Curriculares Nacionais deve ser considerado. Alguns pontos a ponderar: No nível médio, novas profissões surgiram com a difusão de TIC, particularmente a Internet. Por exemplo: projetista de web, especialista em arquitetura de informações; administrador de redes, etc... (os Centros Federais de Educação Tecnológica, Senac) No nível de graduação: alguns currículos estão obsoletos e os cursos de formação de professores necessitam de formação em TIC. No nível de pós-graduação em TIC: necessidade de se acelerar a formação de especialistas, não somente para fazer face às necessidades do mercado, mas para se adequar à velocidade de evolução das TIC. OPEC III - LUCILA PESCE - LIVRO VERDE CAP. 4

OPEC III - LUCILA PESCE - LIVRO VERDE CAP. 4 Onde estamos Informatização em escolas: maior nas regiões Sul e Sudeste; Proinfo (1997, 223 NTE – 2484 esclas = aquém da proposta original). Professor universitário: usuário de TIC, mas pouco a incorpora no aumento de eficácia do aprendizado. Currículos escolares: não incluem formação sobre o uso e discussão sobre os principais aspectos e problemas da sociedade da informação. OPEC III - LUCILA PESCE - LIVRO VERDE CAP. 4

OPEC III - LUCILA PESCE - LIVRO VERDE CAP. 4 Onde estamos - EaD TV Escola (SEAD - 1996) – 29 milhões de alunos da ed. básica. Telecurso 2000 (Sefor, CNI, Sesi, Fiesp – 1998) – formação no ensino fundamental e médio. UFSC – lato e stricto sensu. Consórcio Unirede – 62 universidades públicas brasileiras. OPEC III - LUCILA PESCE - LIVRO VERDE CAP. 4

Onde estamos – Capacitação Avançada em TIC Microeletrônica: USP, Unicamp, UFRGS etc. Damanda por profissionais qualificados - ampliação da pós-graduação no país. Tempo médio necessário para formação completa é longo (56 meses para doutorado e 30 para mestrado). Ampliação da pós-graduação e aceleração do tempo de formação. Atualização sistemática dos profissionais formados gera necessidade de ampliação do lato sensu e de formação continuada. A pesquisa no Brasil é predominantemente desenvolvida nas universidades (países desenvolvidos – forte articulação entre os setores acadêmico e industrial – projetos mobilizadores). OPEC III - LUCILA PESCE - LIVRO VERDE CAP. 4

OPEC III - LUCILA PESCE - LIVRO VERDE CAP. 4 Para onde vamos Aumentar drasticamente o nível de alfabetização digital do país. Buscar modelo de conectividade amplo de escolas públicas e privadas. Qualificar minimamente novos profissionais de nível técnico e superior de todas as áreas nas TIC. Aumentar significativamente a formação de especialistas nas TIC, em todos os níveis. Fazer uso em grande escala das TIC em EaD. Laboratórios virtuais de apoio à pesquisa interdisciplinar por parte de especialistas geograficamente dispersos. Utilizar como tema transversal nos níveis de ensino fundamental e médio a leitura crítica e a produção de informações no meio promovido pelas TIC. OPEC III - LUCILA PESCE - LIVRO VERDE CAP. 4

Questões para discussão Em que medida as ações propostas no item “o que fazer”, do texto Educação na Sociedade da Informação atendem às demandas sociais delineadas no texto? Considerando que o documento é de 2000, quais das ações propostas já tiveram algum avanço? Qual o impacto das demandas sociais da contemporaneidade na organização dos novos espaços de construção do conhecimento? OPEC III - LUCILA PESCE - LIVRO VERDE CAP. 4