PROJETO “Aprender e Ensinar : um exercício de Cidadania” COTEC - Unesp

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Advertisements

SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
PROJETO: “ROMPENDO BARREIRAS”
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
Projeto de aplicação das TICs nas disciplinas de História e Geografia
Projeto Ensinando e aprendendo
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
Ministério da Educação
5º ano A – Artes João Paulo Bahia.
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
A turma 41 tem o prazer de apresentar a peça:
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR FACULDADES INTEGRADO INESUL
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
2012. História e Memória com apoio de Tecnologias de Informação e Comunicação Organização Alunos do Ensino Médio Orientação Profº Ivan Rodrigo Rebuli.
Generalistas x especialistas. Como formar um engenheiro? 4o. ENEMET São Paulo, julho de 2004 Ivan G. S Falleiros.
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Cja- Colégio Jorge Amado
Construindo o futuro do seu filho!
UMA PARCERIA.
ELD PROGRAMMES Rafael Rocha Camargo VP GCDP OGX Guilherme Barbosa GCDP OGX - Service Coordinator.
Esperamos que vocês gostem!!!
A inovação tem o aspecto positivo e aprender empreendendo promove mudanças nas pessoas que sonham com a conquista de uma vida melhor. Professor Armando.
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
Metodologias Instituto Unibanco
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
‘‘Um Campus completo é aquele que se propõe a oferecer uma educação integral em um espaço para se fazer amigos que durem a vida toda’’ Viviane Brito,
Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop Sistema OCB/Sescoop Jorge Augusto Trindade.
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
REUNIÃO DE PAIS 9º Ano Ensino Fundamental 2014
 A) Título da produção digital: “Festejando os “50 anos da EMEI JP PATINHO FEIO” utilizando suportes tecnológicos de comunicação”  B) Nome completo da.
Couto 2009: FORMANDO CIDADÃOS
A Vida na Cidade de Indaiatuba “E.E. Dom José de Camargo Barros” Felipe Rocha n° 16 Luana Dalla Valle n° 29 Maria Beatriz n° 32 Maysa Suellen n° 31 Sérgio.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
PADRÕES GEOMÉTRICOS 2ºs anos A/B/C 2015.
Aline de Amorim, PUIC,Licenciatura em Matemática,Ponte de Imaruim.
Professora Míria Gomes
Em Pró-Ciências Curso Extensão para Capacitação de Professores de de Física do Ensino Médio Proposta dos professores da região metropolitana. Como.
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
WEBQUEST A GENÉTICA EM SALA DE AULA
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
O CURRÍCULO ESCOLAR: UMA EXPECTATIVA DE MUDANÇA
Quando foi criado? Foi criado em 2012 na E.E “ Paulo Virgínio” para estimular o estudo de matemática, começamos com 27 alunos e 4 monitores. Justificativa:
PORQUE QUERO SER REPRESENTANTE –
Administração de Empresas
Contribuir para a formação de cidadãos críticos e participantes, como fator de desenvolvimento humano e social, por meio da construção do conhecimento,
O PROGRAMA Objetivo Desenvolver e capacitar estudantes de cursos profissionalizantes e de graduação para a realidade do mercado de trabalho, com o apoio.
Mentoring Coaching.
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
II Semana de Acolhida aos Calouros
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Aos meus queridos alunos dos 3ºs anos do Ensino Médio. Aos que agora partem para novos projetos, novas experiências, novas amizades, novas possibilidades,
EE “Profª Ruth Sá”. INTRODUÇÃO Nos dias 23 e 24 de Abril deste ano, alunos de nossa escola com idade entre 13 e 18 anos, participaram de um evento realizado.
Encontro de Pais Colégio Cenecista Mons. Antonio de S. Gens
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Mario Quintana.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
“Recomeçar. hoje é um bom dia para começar novos desafios
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
Softwares Educacionais
Visa favorecer o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais de universitários dos cursos das Áreas de Engenharia para atuar.
Transcrição da apresentação:

PROJETO “Aprender e Ensinar : um exercício de Cidadania” COTEC - Unesp (1995- 2014) TRABALHO VOLUNTÁRIO DESENVOLVIDO PELOS ALUNOS DO COTEC-UNESP

Esse projeto quer aliar aprendizagem e prática, pois quando se ensina também se aprende. O estudante compartilha seus conhecimentos e sua vida. O jovem desenvolve a solidariedade e a cidadania.

Protagonismo Juvenil Os alunos do COTEC, dos 3º anos dos cursos médio e técnico de Mecânica, Eletrônica, Eletro-Eletrônica e Informática Industrial são os protagonistas deste projeto. Recebem o apoio da Direção do Colégio e da FEG , dos Professores e da Coordenação do colégio, dos Diretores e Coordenadores das Escolas atendidas. Os alunos- monitores ministram aulas de reforço, apoiam e incentivam outros estudantes a fazerem um curso médio e técnico-profissionalizante.

Exercer a cidadania O foco principal é exercer a cidadania, pois os jovens que são incentivados ao voluntariado ampliam sua visão de mundo, compartilham mais conhecimentos e idéias, fortalecem a auto-estima e a iniciativa, exercitam o “falar em público” desenvolvendo a segurança e a liderança positiva, qualidades necessárias para a vida e principalmente para o ingresso no mercado de trabalho.

0s alunos das escolas públicas e municipais recebem o reforço escolar nas disciplinas do Ensino Fundamental (5º ao 9º ano): Português, História, Geografia, Física, Matemática, Química e Biologia. Também conhecem o ambiente do colégio técnico (laboratórios, salas, oficina mecânica) e ampliam suas oportunidades de ingressarem num curso profissionalizante, em escolas que fazem o processo de seleção, através de um Vestibulinho.

(40 alunos no período da manhã e 60 alunos no período da noite). Neste ano de 2014, o Projeto conta com 38 monitores que atendem 100 alunos de 11 escolas públicas e municipais (40 alunos no período da manhã e 60 alunos no período da noite). Têm aulas nas salas do COTEC-Unesp, três vezes por semana (das 8h às 11h ou das 18h30 às 21hs, de março a novembro de 2014).

Pensando que Exercer a Cidadania é buscar o bem comum que deve chegar a todos, o Projeto “Aprender e Ensinar: um exercício de Cidadania”, durante esses 19 anos, contribui para que muitos alunos entrem no COTEC-Unesp e em colégios públicos da região com Ensino Médio e Técnico de qualidade.

O COTEC-Unesp, colégio de ensino médio-técnico-profissionalizante objetiva formar um profissional cidadão, ético, solidário, capacitando-o a exercer sua profissão de forma competente, influenciando positivamente na sociedade onde ele vive. O estudante do COTEC pensa e investe no seu futuro profissional e pessoal.

*Fazer um ensino médio e técnico de qualidade, Ele quer alcançar várias metas em sua vida: *Fazer um ensino médio e técnico de qualidade, *conquistar uma profissão, * ter sua independência financeira, * ingressar numa faculdade, * investir cada vez mais em cursos extra-curriculares, * Ser empreendedor e alcançar seus objetivos.

Os voluntários do Projeto “Aprender e Ensinar: um exercício de Cidadania”-Cotec-Unesp desejam muito sucesso aos alunos atendidos em 2014! “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” (Cora Carolina)  

Gabriel Tabchoury 2INF /2C Ingrid Guedes 3INF /3C PROJETO “APRENDER E ENSINAR: UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA" COTEC UNESP 2014 MONITORES DA MANHÃ Aline de França 3EE / 3C Ana Cecília 2INF / 3C Brenda 3EE / 3C Felipe Averaldo 3EE/ 3C Felipe Ruzene 2INF/ 3C Gabriel Chame 2INF / 2C Gabriel Tabchoury 2INF /2C Ingrid Guedes 3INF /3C Jennifer E Santo 2EE /3A João Guilherme 2 INF / 3C José Vitor de Aquino 2INF /2C Júlia Barnabé 3 INF /3C Leonardo Machado 2Inf /2C Luca Botino 2Mec/2A Lucas Machado 2 INF / 2C Luis Felipe Barros 2INF / 3C Marina Martins 2EE / 3A Mateus João de Carvalho 2EE / 2B Mayara Bassanelli 3INF /3C Samuel Carvalho 3INF /3C

Lauriani A. Inácio da Silva 3EL/3B Leandro Kenji Fernandes 3EL/3B PROJETO “APRENDER E ENSINAR: UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA" COTEC UNESP 2014 MONITORES DA NOITE ( TURMAS A e B )   Lauriani A. Inácio da Silva 3EL/3B Leandro Kenji Fernandes 3EL/3B Lucas José de Oliveira 3EL/3B Lucas Marchi 3EL/3B Marcos Ferraz 3EL/3B Misael César 3EL/3B Renan Silva Faria 3EL/3B Thiago Camargo 3EL/3B Yuri Diniz 3EL/3B Adriano K. de Aguiar 3EL/3B Alexandre Matheus Cavalca 3EL/3B Alisson Bruno 3EL/3B Beatriz Lucena 3EL/3B Clif Linson dos Santos 1EE/3C Fabiana Fernandes 3EL/3B Fábio Fernandes 2MEC /3 A Felipe Godoy 3EL/ 3B Jonathan Oliveira 2EL/2B