REDE SINODAL – Gramado - RS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O CICLO DE APRENDIZAGEM E A VIVÊNCIA
Advertisements

Métodos de Estudo na Universidade
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
ESTUDANTES ADULTOS RETÊM APENAS 10% DO QUE OUVEM, APÓS 72 HORAS
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
METODOLOGIA DIALÉTICA EM SALA DE AULA
ESCOLA DO FUTURO.
Existem três tipos de pessoas: as que deixam acontecer, as que fazem acontecer e as que perguntam o que aconteceu. (John M. Richardson Jr.)
HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
> Chamamos alfabetização visual à sensibilidade à forma visual como as imagens são utilizadas e manipuladas para conter mensagens precisas e reunirem.
Memória e aprendizagem
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
ABORDAGEM SÓCIO-COGNITIVA DA APRENDIZAGEM
UNIDADE I - Metodologia Científica
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
WebQuests e o futuro O papel do professor no ciberespaço.
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
ESPAÇO DE APRENDIZAGEM, SOCIABILIDADE E INCLUSÃO
Memória e Aprendizagem
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Profª. Ms.Esp.Thais Toledo Rocha
Aprender a aprender no Ensino Superior Fga. Pierangela Nota Simões.
Determinantes da Aprendizagem
Está sujeita a três elementos fundamentais:
Planejamento Vamos recordar... Prof. Luciene Santoro.
Teorias da Aprendizagem
Aprendizagem Significativa
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Competências e Habilidades
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
PLANEJAMENTO DA PESQUISA. 1. Planejamento da pesquisa/ Fases da pesquisa (projeto). 2. Execução da pesquisa. 3. Relatório final da pesquisa. 4. Exposição.
Uma abordagem curiosa e divertida
Metodologia do Ensino de Arte
Comportamento do consumidor
Informação......é o conteúdo do que é trocado com o mundo externo na medida em que nos ajustamos a ele e o fazemos sentir nosso ajuste.... permite nos.
A PEDAGOGIA DA DÚVIDA NUMA SALA DE AULA VIRTUAL INVERTIDA
Comportamento do consumidor
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
As 7 Leis do Ensino Eliel Unglaub, Ph.D
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
Comportamento Organizacional
MEMÓRIA Foi durante muito tempo associada apenas à conservação do passado, mas considera-se hoje que está subjacente a todas as funções psíquicas e comportamentos.
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Práticas Educativas em Saúde
Marta Fioravanti Carpes
Memória Definição =>
- Dois cérebros nunca são iguais: genética e ambiente têm impacto expressivo na sua formação e especialização.
COMO ESTUDAR HISTÓRIA.
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Técnicas de Negociação -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
Sistemas de Aprendizagem
THE SEVEN LAWS OF TEACHING
CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa.
Introdução ao processo de aprendizagem
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
Veridiana Alves. CONDICIONAMENTOCOGNITIVISTAS  Aprendemos hábitos  Aprendemos a associação entre um estímulo e uma reposta  Aprendemos praticando 
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Método de Ensino.
Leitura e Documentação
Concepções de Ensino e de aprendizagem Relações com as práticas veiculadas nas aulas de física do ensino médio.
Aprendizagem da matemática
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
Matriz de avaliação processual
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Transcrição da apresentação:

REDE SINODAL – Gramado - RS Processo ensino-aprendizagem no lidar com múltiplos protagonistas Egídio J. Romanelli - Curitiba

Essência da aprendizagem Animal: Homem: LOGO: aprendizagem é ESSENCIAL para a sobrevivência Qualidade de vida Instinto Aprendizagem Aprendizagem Instinto

O que é aprendizagem? Processo ... lento e contínuo Aquisição ... assimilação Conhecimentos ... novos Mudança ... acomodação Comportamento ... manifestação Mediação da aprendizagem

Alimentação x Aprendizagem 1 – FOME 2 – COMIDA 3 – COMER 4 – MASTIGAR 5 – ENGOLIR 6 – DIGERIR 7 – ASSIMILAR (SACIAR)

Alimentação x Aprendizagem 1 – FOME 1 – CURIOSIDADE, NECESSIDADE, MOTIVAÇÃO 2 – COMIDA 2 – CONTEÚDO, PROGRAMA, ASSUNTO DA AULA 3 – COMER 3 – ASSISTIR AULA, CAPTAR O CONT. DA AULA COM OS SENTIDOS 4 – MASTIGAR 4 – PRIMEIRA SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS E COMPARAÇÃO INTELECTUAL 5 – ENGOLIR 5 – APREENDER O QUE É MAIS SIGNIFICATIVO 6 – DIGERIR 6 – SELECIONAR (O QUE SERVE E O QUE NÃO SERVE) 7 – ASSIMILAR 7 – APRENDER (ENTENDER) SACIAR NECESSIDADE

Fatores da aprendizagem foco secretária significado Atenção Memória Compreensão

Atenção Centrar num ponto Inibir os outros Distração: dispersão e super concentração Estímulos que se impõem Variação do estímulo Atenção sensorial x intelectual

Atenção Memória Atenção Atenção Aprendizagem Sem não há Sem não há MAS não não é nem Ritmo e intensidade da atenção Atenção Aprendizagem Atenção Memória Aprendizagem

? ! Memória Engrama: reação química Fixação: reter, arquivar, conservar, guardar Evocação: lembrar, rememorar, recordar Memória RECENTE - LONGO PRAZO

Memória Memória Aprendizagem Aprendizagem Sem não há MAS não é Avaliação não pode se basear na memorização Exemplo: “idiot savant” – Forrest Gump Memória Aprendizagem

REDE SINODAL – Gramado – RS OBRIGADO!!! egidio@romanelli.net