REDE SINODAL – Gramado - RS Processo ensino-aprendizagem no lidar com múltiplos protagonistas Egídio J. Romanelli - Curitiba
Essência da aprendizagem Animal: Homem: LOGO: aprendizagem é ESSENCIAL para a sobrevivência Qualidade de vida Instinto Aprendizagem Aprendizagem Instinto
O que é aprendizagem? Processo ... lento e contínuo Aquisição ... assimilação Conhecimentos ... novos Mudança ... acomodação Comportamento ... manifestação Mediação da aprendizagem
Alimentação x Aprendizagem 1 – FOME 2 – COMIDA 3 – COMER 4 – MASTIGAR 5 – ENGOLIR 6 – DIGERIR 7 – ASSIMILAR (SACIAR)
Alimentação x Aprendizagem 1 – FOME 1 – CURIOSIDADE, NECESSIDADE, MOTIVAÇÃO 2 – COMIDA 2 – CONTEÚDO, PROGRAMA, ASSUNTO DA AULA 3 – COMER 3 – ASSISTIR AULA, CAPTAR O CONT. DA AULA COM OS SENTIDOS 4 – MASTIGAR 4 – PRIMEIRA SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS E COMPARAÇÃO INTELECTUAL 5 – ENGOLIR 5 – APREENDER O QUE É MAIS SIGNIFICATIVO 6 – DIGERIR 6 – SELECIONAR (O QUE SERVE E O QUE NÃO SERVE) 7 – ASSIMILAR 7 – APRENDER (ENTENDER) SACIAR NECESSIDADE
Fatores da aprendizagem foco secretária significado Atenção Memória Compreensão
Atenção Centrar num ponto Inibir os outros Distração: dispersão e super concentração Estímulos que se impõem Variação do estímulo Atenção sensorial x intelectual
Atenção Memória Atenção Atenção Aprendizagem Sem não há Sem não há MAS não não é nem Ritmo e intensidade da atenção Atenção Aprendizagem Atenção Memória Aprendizagem
? ! Memória Engrama: reação química Fixação: reter, arquivar, conservar, guardar Evocação: lembrar, rememorar, recordar Memória RECENTE - LONGO PRAZO
Memória Memória Aprendizagem Aprendizagem Sem não há MAS não é Avaliação não pode se basear na memorização Exemplo: “idiot savant” – Forrest Gump Memória Aprendizagem
REDE SINODAL – Gramado – RS OBRIGADO!!! egidio@romanelli.net