“O papel social do profissional bibliotecário”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovens Investigadores: que Futuro?
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
PAPEL SOCIAL DO BIBLIOTECÁRIO NA EDUCAÇÃO MÉDICA Francisco das Chagas de Souza Papel social: identidade ocupacional Trabalho: ocupação / profissão.
Professora Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá 2003
Letramento: um tema em três gêneros
Profa. Adriana Diaféria
Inclusão digital inclusão social
Regina Célia Baptista Belluzzo
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
LINGUAGEM E ÉTICA NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA Fabíola de Oliveira Universidade do Vale do Paraíba – Univap Associação Brasileira de Jornalismo Científico.
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
1 de 18 Federação de Bibliotecas Digitais em Ciências da Comunicação: uma experiência lusófona com base no protocolo OAI Sueli Mara S.P. Ferreira UNICAMP.
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação A Patente na Universidade: Contexto e Perspectivas de uma Política de Geração de Patentes na Universidade.
INFORMAÇÃO EM SAÚDE PARA O CONTROLE SOCIAL
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Desafio das novas tecnologias
Faculdade de Medicina de Marília Disciplina de Informática em Saúde 1/20 O papel do Bibliotecário Frente às Tendências Tecnológicas e sua Relação com a.
SÉCULO XX.
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Liderança – Elemento Chave da Gestão por Programa
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Governo Eletrônico.
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
Universidade Federal de Santa Catarina
Rose Marie Sabatini de Oliveira Santiago Rosa
FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo
Letramento Informacional
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Percurso da Comunicação Aplicada
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Talentos para Inovação
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
Instituições responsáveis:
Tema Gestão do Conhecimento:.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
A crise não é o fim do Mundo! O Papel das redes na transformação social Carlos Azevedo :: Lisboa :: 29/Outubro/2013 ::
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Histórico Comitê de Empreendedorismo e Inovação em 2005, com o objetivo de fomentar empreendedorismo e a inovação na região. Rede Gaúcha de Tecnologia.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Ensaio Sobre a Economia da Cultura: Modelo Econômico do CINE PE.
Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
Metodologia Científica
DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Analfabetismo Tecnológico
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
PROGRAMA INTERMINISTERIAL DE CAPACITAÇÃO DOS TELECENTROS COMUNITÁRIOS.
Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
Modos de produção do conhecimento Simon Schwartzman IETS.
Atuação dos agentes de Controle Social
Fluência Digital: Estratégias Pedagógicas e Planejamento
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO GERADO PELA RIIEE - CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS Profª. Dr.ª ANGELA MARIA ALVAREZ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRESIDENTE.
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
1 Ciência e Tecnologia para a sociedade: um casamento difícil Simon Schwartzman Seminário Rio além do petróleo: conhecimento e desenvolvimento 12 de junho.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

“O papel social do profissional bibliotecário” Comemoração “Dia do Bibliotecário” “O papel social do profissional bibliotecário” Sueli Mara S.P Ferreira Universidade de São Paulo, Brasil 12 Março de 2004 – USP/SIBI

Agenda Contexto: Inclusão digital Inclusão informacional Inclusão social

Contexto Scientific literacy Computer literacy Information literacy Inclusão digital Cidadania digital Alfabetizado digital Info-alfabetização Inclusão informa-cional Inclusão educacio- nal Cidadania Inclusão social Indivíduo Computer literacy Scientific literacy Information literacy

Contribuições – Inclusão digital (1) Computer literacy ser fluente em TI implica ter habilidade suficiente para reformular conhecimentos, expressar-se de forma criativa, inovadora e apropriada para produzir e gerar informação.

Contribuições – Inclusão digital (2)  Aumento da visibilidade da produção científica nacional  Transparência do processo de busca e recuperação da informação  Ponto de acesso único e centralizado  Agilidade e velocidade Capacitação no uso dos recursos informacionais Atua no problema da dificuldade de identificação de material relevante Desafio – aproximar a indústria dos estudos universitários e a universidade das demandas da indústria

Contribuições – Inclusão informacional(1) Information literacy: Habilidade para reconhecer: - quando existe a necessidade de se buscar a informação, - estar em condições de identificar, - localizar e utilizar efetivamente para um objetivo especifico e pré-determinado. - o desenvolvimento da sociedade com responsabilidade, ética e legalidade

Contribuições – Inclusão informacional(2)  Apropriação do conhecimento - competência informacional Redefinição da produção e distribuição da informação Melhoria dos recursos informacionais, científicas e da produção científica Cultura da pesquisa – acesso e uso da informação Sistema de avaliação pelos pares Ferramenta de política: financiamento de revistas, avaliação de áreas não cobertas, parcerias/consórcios e avaliação complementar de interesse local COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA - EDUCAÇÃO – ACESSO INTELECTUAL

Contribuições – Inclusão social Scientific literacy - Analfabetismo científico – ignorância sobre os conhecimentos mais básicos de ciência e tecnologia que qualquer pessoa precisa ter para sobreviver razoavelmente em uma sociedade moderna. Popularização da ciência => Produz cidadãos ingênuos, propensos a acreditar facilmente em fatos pseudo-científicos, potencialmente prejudiciais a si próprio.

Contribuições – Popularização da ciência  Redução de conceitos complexos: linguagem comum Autenticidade da fonte: dispersão em muitas fontes e em vários níveis de complexidade Cultura da pesquisa – registro de patentes Ciclo da informação científica: criação do conhecimento, criação da documentação, popularização Análises bibliometricas e infométricas  Agentes do processo: cientistas, indústrias e representantes do governo

Obrigada Sueli Mara S.P Ferreira smferrei@usp.br