Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu O Processo de Avaliação na www.usp.br/prcwww.usp.br/prc -

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estudos Sociais do
Advertisements

A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Encontro com professores
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
FACULDADE METROPOLITANA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
ESTUDO DE INDICADORES DE AVALIAÇÃO
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
AVALIAR ?? determinar valor (diferentes abordagens)
Resultados e Ações Pré-Certificação
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
1 Acesso ao Conhecimento via Extensão Universitária Campinas, 12 de abril de 2006 Fórum Permanente de Extensão Universitária UNICAMP Edison José Corrêa,
Programa Especial de Treinamento
Universidade de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação 10/11/2004 Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação A USP e a Internacionalização da.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
SÉCULO XX.
PLANEJAMENTO INTEGRADO LEVANTAMENTO DE ATIVOS DEMANDAS PRIORITÁRIAS
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Identificação de Demandas Prioritárias Para Atuação da Rede Nacional de QP&C Qualidade, Produtividade e Competitividade Integração e Sinergia Rio de Janeiro,
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
CONTEXTO DE CONSTRUÇÃO DO.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
CRIAÇÃO E GESTÃO DAS ASSESSORIAS INTERNACIONAIS
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
SINAES: Concepções e Diretrizes
OBJETIVO INSTITUCIONAL Nº 13 Aprimorar a política de extensão da UFV, em consonância com o Plano Nacional de Extensão Universitária.
Assistência aos Colegiados. 1.Colegiados 2.Comissão de Pesquisa 3.Comissão de Cultura e Extensão SCASCOL.
45ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
Grupo de trabalho: Compromisso Social e Ambiental Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras Salvador – BA 27/11/09.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Promovendo Soluções Sociais
Perfil e Trajetória Acadêmico-Profissional de um Doutor
Autoavaliação Institucional e a CPA
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DAS FIO COM O OBJETIVO DE OFERECER UM ENSINO DE EXCELENCIA AS FIO, ATENDENDO AO DISPOSTO NA LEI DE 14/04/2004, FAZ REGULARMENTE,SUA.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMISSÃO.
MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE III OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTABELECIMENTO DE.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Projeto IAG Comissão de Cultura e Extensão Pró Reitoria de Cultura e Extensão atua em todas as áreas, na complementação de ações de ensino.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
IEP - NOSSA HISTÓRIA n 1881 Nasce o Colégio Piracicabano n 1964 Primeiros Cursos Superiores Ciências Econômicas, Contábeis e Administração n 1975 Reconhecida.
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
PLANO DE METAS DA EXTENSÃO DA UFAL. Extensão......é a universidade em diálogo com a sociedade por meio do ensino e da pesquisa.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu O Processo de Avaliação na -

Introdução

APRIMORAR a articulação da Universidade com a Sociedade. APERFEIÇOAR os procedimentos institucionais de ação cultural e extensão universitária. Diretrizes da PRCEU – 2002 a 2005 REQUEREM AVALIAÇÃO

O processo de avaliação é, portanto, parte constitutiva das diretrizes da PRCEU, e se integra em questão maior, balizada pelo projeto da universidade e seu papel em nossa sociedade, ou seja, seu sentido como bem público.

A Linguagem

A doutrina e a legislação: passo fundamental para organizar o sistema de referência comum e construir uma linguagem. O sistema de registro (APOLO). Começou a funcionar em Está sendo criticado e aperfeiçoado.

O Diálogo Interno

A questão ética: respeitar as diferenças. Quais devem ser os objetivos da Cultura e da Extensão na Universidade? Quais são as especificidades da Unidade em relação às atividades de cultura e extensão? Avaliação como incorporação de juízos de valor. Avaliação como processo de auto conhecimento e indicador de caminhos. Construção de indicadores verticais e transversais (qualitativos e quantitativos).

O Diálogo Externo

Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas. Incorporação de elementos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. avaliação dos impactos das atividades acadêmicas no desenvolvimento regional e nacional. articulação com os setores público, privado e o mercado de trabalho.

Resultados Preliminares da Avaliação de 2003

Tendências Identificadas. Aumento na consistência dos conceitos definidores das atividades de cultura e extensão. Aumento da integração das atividades de pesquisa, ensino e extensão. Crescimento de ações multidisciplinares e implantação de rede de relações. Emergência crescente de práticas em âmbito de atuação internacional. Crescimento de parcerias, contratos e convênios com outros órgãos da esfera pública e com a iniciativa privada.

PRCEU DADOS

PRCEU DADOS Público de apresentações, espetáculos, concertos e sessões de cinema

Público presente em eventos PRCEU DADOS

Público atendido em visitas orientadas PRCEU DADOS

Público presente em palestras e conferências PRCEU DADOS

Cursos de Difusão ministrados PRCEU DADOS

Alunos de Cursos de Difusão PRCEU DADOS

Tiragem de revistas, livros e boletins informativos PRCEU DADOS

Tiragem de catálogos, calendários e outros materiais de divulgação PRCEU DADOS

Público presente em exposições PRCEU DADOS

Alunos presentes em oficinas culturais e de extensão PRCEU DADOS

Projetos Aprovados pelo Fundo de Cultura e Extensão

Dados de Cursos da USP

Cursos de Aperfeiçoamento ministrados

Alunos de Cursos de Aperfeiçoamento

Cursos de Atualização ministrados

Alunos de Cursos de Atualização

Cursos de Difusão ministrados

Alunos de Cursos de Difusão

Cursos de Especialização ministrados

Alunos de Cursos de Especialização

O futuro

Avaliação da avaliação. Medir não é avaliar, pois a avaliação envolve sempre juízo de valor. A avaliação deve ser: útil, viável, ética e precisa. A avaliação se constitui em processo de descoberta e de auto-descoberta, por isso é que a PRCEU ao proceder a avaliação das ações culturais e de atividades de extensão também se auto-avalia.