Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu O Processo de Avaliação na -
Introdução
APRIMORAR a articulação da Universidade com a Sociedade. APERFEIÇOAR os procedimentos institucionais de ação cultural e extensão universitária. Diretrizes da PRCEU – 2002 a 2005 REQUEREM AVALIAÇÃO
O processo de avaliação é, portanto, parte constitutiva das diretrizes da PRCEU, e se integra em questão maior, balizada pelo projeto da universidade e seu papel em nossa sociedade, ou seja, seu sentido como bem público.
A Linguagem
A doutrina e a legislação: passo fundamental para organizar o sistema de referência comum e construir uma linguagem. O sistema de registro (APOLO). Começou a funcionar em Está sendo criticado e aperfeiçoado.
O Diálogo Interno
A questão ética: respeitar as diferenças. Quais devem ser os objetivos da Cultura e da Extensão na Universidade? Quais são as especificidades da Unidade em relação às atividades de cultura e extensão? Avaliação como incorporação de juízos de valor. Avaliação como processo de auto conhecimento e indicador de caminhos. Construção de indicadores verticais e transversais (qualitativos e quantitativos).
O Diálogo Externo
Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas. Incorporação de elementos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. avaliação dos impactos das atividades acadêmicas no desenvolvimento regional e nacional. articulação com os setores público, privado e o mercado de trabalho.
Resultados Preliminares da Avaliação de 2003
Tendências Identificadas. Aumento na consistência dos conceitos definidores das atividades de cultura e extensão. Aumento da integração das atividades de pesquisa, ensino e extensão. Crescimento de ações multidisciplinares e implantação de rede de relações. Emergência crescente de práticas em âmbito de atuação internacional. Crescimento de parcerias, contratos e convênios com outros órgãos da esfera pública e com a iniciativa privada.
PRCEU DADOS
PRCEU DADOS Público de apresentações, espetáculos, concertos e sessões de cinema
Público presente em eventos PRCEU DADOS
Público atendido em visitas orientadas PRCEU DADOS
Público presente em palestras e conferências PRCEU DADOS
Cursos de Difusão ministrados PRCEU DADOS
Alunos de Cursos de Difusão PRCEU DADOS
Tiragem de revistas, livros e boletins informativos PRCEU DADOS
Tiragem de catálogos, calendários e outros materiais de divulgação PRCEU DADOS
Público presente em exposições PRCEU DADOS
Alunos presentes em oficinas culturais e de extensão PRCEU DADOS
Projetos Aprovados pelo Fundo de Cultura e Extensão
Dados de Cursos da USP
Cursos de Aperfeiçoamento ministrados
Alunos de Cursos de Aperfeiçoamento
Cursos de Atualização ministrados
Alunos de Cursos de Atualização
Cursos de Difusão ministrados
Alunos de Cursos de Difusão
Cursos de Especialização ministrados
Alunos de Cursos de Especialização
O futuro
Avaliação da avaliação. Medir não é avaliar, pois a avaliação envolve sempre juízo de valor. A avaliação deve ser: útil, viável, ética e precisa. A avaliação se constitui em processo de descoberta e de auto-descoberta, por isso é que a PRCEU ao proceder a avaliação das ações culturais e de atividades de extensão também se auto-avalia.