Curso de Graduação em Ciências Contábeis Modelo Pedagógico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADE METROPOLITANA
Advertisements

Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
Bacharelado em Sistemas de Informação
O Curso de Bacharelado em
Universidade de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação 10/11/2004 Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação A USP e a Internacionalização da.
Curso de Graduação em Ciências Econômicas
EDITAL DE SELEÇÃO Universidade Federal do Ceará
2009.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
Curso de Direito.
Bacharelado em Sistemas de Informações
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
Cursos de Graduação a Distância da UFSC
Curso Pedagogia UFSC: reforma curricular
SEJAM BEM-VINDOS!.
Atividades Complementares no âmbito do ENG
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Tipos de Tutoria.
Curso de Especialização em Educação a Distância
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
2007 ANO DE MUDANÇAS.
UFPB Virtual: histórico e operacionalidade do curso
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
OBJETIVOS Objetivo Geral
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DA NOVA RESOLUÇÃO DAS ATIVIDADES TEÓRICO- PRÁTICAS (ATPS) RESOLUÇÃO CCP Nº. 001/2013 COLEGIADO DE PEDAGOGIA.
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
ACOM – Atividades Complementares
Atividades Complementares Coordenação de Administração
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação A Docência na USP : Desafios e Inovações O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS.
Gestão Pública Municipal APRESENTAÇAO DO MODULO ESPECIFICO Prof. Edison Rodrigues Barreto Junior coordenador Setembro de 2011.
Orientações Gerais do PPGPSI -UFJF
Universidade Federal de Uberlândia
BSI – UFRPE uma nova proposta
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
Ensino Médio e Educação Profissional
Introdução a Engenharia de Alimentos
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Coordenadora: Profª Msc.Neuma Simões Professores do NDE: Dr. Joselito Abrantes Msc. Prof.Ana Cristina Msc. Marcia Galindo Esp. Nazaré.
Curso: bacharelado em ciências contábeis
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
1. 2 Bem-vindos à UFRGS!! 3  Faculdade de Educação/UFRGS  Faculdade de Educação/UFSC  Secretaria de Educação a Distância- SEED/MEC LICENCIATURA EM.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Diretrizes de Aplicação Atividades Complementares –
Prática como Componente Curricular
O papel do educador no processo de formação da criança especial
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Contribuir para a formação de cidadãos críticos e participantes, como fator de desenvolvimento humano e social, por meio da construção do conhecimento,
Questionário do Estudante Enade
O papel do Estagio na Formação de Professores
Docentes Prof. Dr. Fernando Cesar de Carvalho Moraes
Matemática e Contabilidade
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
Objetivos do Curso Objetivos gerais: Delineados com base na distribuição das disciplinas em subáreas nos três primeiros anos de formação do biomédico.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Cursos do Proinfo Integrado Introdução à Educação Digital Redes de Aprendizagem Elaboração de Projetos Tecnologia na Educação 2° Semestre 1° Semestre,
Transcrição da apresentação:

Curso de Graduação em Ciências Contábeis Modelo Pedagógico Este curso adota como princípios norteadores: a articulação entre teoria e prática; a introdução de disciplinas e questões técnicas e humanísticas desde o início; a interconexão entre os diversos saberes.

Modalidades de Ensino Presencial - Ocorrerá nos pólos e por videconferência. Esta fase englobará uma pequena parte da carga horária. A distância - Representando a maior parte da carga horária do curso, ocorrerá com o uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVEA (plataforma Moodle) e demais recursos midiáticos.

As disciplinas estão agrupadas em três núcleos: Núcleo de formação básica: disciplinas de conteúdo introdutório à área de conhecimentos sócioeconômicos e humanísticos, totalizando 1.014 horas. Núcleo de formação profissional: disciplinas específicas da contabilidade, totalizando 1.260 horas.

Núcleo de formação técnico-prática: disciplinas ministradas em laboratório, com o uso de sistemas contábeis e simulação empresarial (informática), além do Trabalho de Conclusão do Curso, totalizando 504 horas. Além dos núcleos acima, os alunos deverão comprovar atividades complementares e de extensão, num total mínimo de 300 (trezentas) horas.

Disciplinas de Formação Básica Introdução à Educação a distância Legislação Comercial e Societária Teoria das Organizações Produção Textual Acadêmica I Matemática I Teoria Econômica Métodos Estatísticos I e II Matemática Financeira I e II Legislação Social e Previdenciária Mercado de Capitais Ética e Filosofia Política Pesquisa Operacional Aplicada à Contabilidade Legislação Tributária

Disciplinas de Formação Profissional Contabilidade I, II e III Contabilidade Superior Contabilidade de Custos Contabilidade Pública I e II Contabilidade Tributária I e II Análise das Demonstrações Contábeis Análise de Custos Técnica de Pesquisa em Contabilidade Contabilidade e Finanças Contabilidade Gerencial Auditoria Contábil Contabilidade Avançada Contabilidade Atuarial Perícia Contábil

Disciplinas de Formação Teórico-Prática Laboratório de Prática Contábil Sistemas de Informação Contábil Simulação Gerencial I e II Monografia Disciplina(s) optativa(s) (72 horas)

O curso está dividido em blocos e entre um bloco e outro haverá 5 dias para recuperação (alunos que não conseguiram a média final 6,00 na(s) disciplina(s) mas tenham obtido no mínimo 3,00 como média final). O professor responsável pela disciplina poderá passar exercícios suplementares, ou requerer a repetição de algumas tarefas, e uma nova prova final será aplicada àquele(s) aluno(s).

Caso o aluno ainda não seja bem-sucedido, ele continuará o curso, fazendo o próximo bloco e repetindo a disciplina em que não foi aprovado. Até o final do bloco seguinte ele terá que obrigatoriamente passar na disciplina que ficou pendente. Será, pois, permitido ao aluno repetir uma única disciplina por bloco. Se ele vier a rodar em mais de uma disciplina, será automaticamente eliminado do curso.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES: GRUPO I – Atividades de iniciação à docência e pesquisa; GRUPO II – Congressos, seminários, conferências e outras atividades assistidas. Serão enviados aos pólos DVDs com a gravação de conferências, palestras e defesas de monografia realizadas na UFSC. GRUPO III – Publicações e apresentação de trabalhos em eventos científicos; GRUPO IV – Vivência profissional complementar.

ATIVIDADES DE EXTENSÃO A) outros cursos a distância; B) cursos de curta duração, ou disciplinas cursadas em programas de extensão; C) outras atividades de extensão.

Os alunos poderão acessar o site do departamento – www. ccn. ufsc Os alunos poderão acessar o site do departamento – www.ccn.ufsc.br – link coordenadoria para obter maiores informações sobre o currículo 2006.1 e as atividades complementares e de extensão.