ações formativas na Cibercultura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA
Advertisements

SISTEMA MUNICIPAL DE SANTA MARIA – RS
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
Extreme Programmig Programação em Duplas Dificuldades e Benefícios.
ENTRE EDUCAÇÃO, ECOSOFIA, INVENÇÃO: OUTROS MUNDOS SÃO POSSÍVEIS Emerson Biernaski Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) Orientadora: Kátia Maria Kasper INTRODUÇÃO:
Treinamento GP3 USP – GEFIM Abril de 2004 Alcides Pietro, PMP.
1 Proposta para Discussão do Plano de Carreira dos Funcionários da USP.
UAB UFSC.
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
26/03/2017 DRE - ARAGUAÍNA Avançar.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Os dez mandamentos para o bem planejar
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
ENEM REDAÇÃO.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
OBJETIVOS Proporcionar aos alunos das escolas da Rede Estadual de Ensino da Capital, da Grande São Paulo e do Interior, um contexto significativo para.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Os 20% de disciplinas virtuais em cursos universitários Cedido por Mauro Pequeno – UFCE (2002)
Formação de Docentes de Educação Profissional na área de Saúde na modalidade a distância Resultado do esforço conjunto do Ministério da Saúde, Escola.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Stoa A Rede de Colaboração da USP Ewout ter Haar Instituto de Física – USP dezembro de 2012.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Núcleo de Educação a Distância Campos de Jordão Janeiro de.
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O REGIME DE COLABORAÇÃO
CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
COLÓQUIO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica Uma Escola do Tamanho do Brasil.
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
JORNAL NA EDUCAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DA REALIDADE BRASILEIRA.
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
Secretaria de Comunicação
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
LDB 9394/96 Art A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades.
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
Programa de Capacitação em Projetos Culturais. O QUE É? Capacitação continuada de agentes culturais dos setores público e privado, para a elaboração e.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. A TEIA É O ENCONTRO DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA, QUE REVELA AO BRASIL A RICA PRODUÇÃO CULTURAL DOS PONTOS.
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO PARA A PAZ: Perspectivas na Formação Docente
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Matusalém dos Santos Advogado, Especialista em Direito Previdenciário, sócio-administrador da Matusalém e Castelan Advogados Associados. Tubarão/SC
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Seleção de conteúdos Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

ações formativas na Cibercultura Mesa temática: Apoio ao aluno na EAD: docência e tutoria, inovações pedagógicas e didáticas Docências: ações formativas na Cibercultura Adriana Rocha Bruno Universidade Federal de Juiz de Fora – FACED/PPGE adriana.bruno@ufjf.edu.br GRUPAR-UFJF IV Seminário de Pesquisa em EAD 28 e 29 de junho de 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Universidade Aberta do Brasil

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno De que lugar em falo GRUPAR-UFJF Formadora de professores (TICs) desde 1995; Pesquiso as TICs na Educação e a cultura digital desde 1998; Professora da Faculdade de Educação e do PPGE-UFJF Coordenadora de Inovação Pedagógica no Ensino Superior - CIAPES-PROGRAD-UFJF Coordenadora de tutoria a distância - FACED-UAB – Curso de Pedagogia Lider - Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede - GRUPAR Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno Pontos em foco GRUPAR-UFJF Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno Mediação Partilhada/ Docências APRENDIZAGEM EM REDES Cibercultura Redes Rizomáticas Plasticidade Social Educação online

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno O contexto atual Denominada: do conhecimento, da aprendizagem colaborativa, autoral, cibercultural, neoliberal, pós-moderna, neurocultural, líquida etc.  Pontos fortes: excesso de informações, o apelo imagético e audio-visual, incorporação de tecnologias e da cultura digitais. sujeitos: se relacionam por redes sociais presenciais e virtuais / intersticiais (Santaella -2011) – são consumidores e produtores do conhecimento. O devir associa-se ao híbrido, à multimídia, ao multiverso, e especialmente à diferença e à multiplicidade. GRUPAR-UFJF Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno Não existe igualdade ou verdade, somente diferença.

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno GRUPAR-UFJF O cenário atual Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno  Utilização de novos aparatos tecnológicos no contexto escolar: convergência de mídias e tecnologias         profissionais que atuam na educação e necessitam de formação.    Educação  demanda de formação na área educacional de todo o país Aumento das ofertas de cursos de formação de educadores online e a distância - tanto por iniciativa pública como privada.   Divergências sobre Educação a Distância (EAD) grande solução para o problema de formação de profissionais X modalidade cheias de fragilidades.  Redes socias, Ple, AVAs, games, cibercidades, Web 2.0, Web 3.0, etc…

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno Redes, novos conceitos e cocriação: eixos de sustentação GRUPAR-UFJF Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno Cibercultura  a cultura contemporânea em que são potencializadas as múltiplas formas de interação e comunicação emergentes no cenário tecnológico da sociedade atual. (LÉVY, LEMOS) Com o advento dos equipamentos móveis “ciberespaço e a cibercultura vieram adquirir uma natureza híbrida na constituição de espaços que tenho chamado de espaços intersticiais”. (SANTAELLA, 2008, p. 21)

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno GRUPAR-UFJF Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno A Educação online X Educação a distância (Santos) Plasticidade social (Bruno); Redes rizomáticas (Deleuze, Guattari, Bruno); Mediação partilhada (Bruno); Aprendizagem em rede (GRUPAR) Docências na pós modernidade  cocriação de redes plásticas e rizomáticas de aprendizagem

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno GRUPAR-UFJF Quem Ensina hoje e para quem? Como aprendem os estudantes, jovens e adultos, nesta sociedade? Que redes estão se constituindo nestes espaços de formação mediados pela cultura digital? Como se desenvolvem as docências e, por conseguinte, a mediação, nos espaços de aprendizagem na sociedade pós moderna? Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno nsina E uem Q ? GRUPAR-UFJF 1) Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno Em EaD: Quem ensina em EaD é uma Instituição (Keegan, 1983) – Será? Peters (1993) já falava sobre a divisão do trabalho e objetivação do processo de ensino por especialidades (e especialistas) no ensino a distância: autor de materiais, editor, designer instrucional, artista gráfico, programadores, roteiristas, designer de web etc. Mas, e o professor??? Fragmentação (ou multiplicação, plurificação) da docência: formador; conceptor ou realizador de cursos e materiais; pesquisador; tutor; monitor, mentor etc. Daí falarMos em “Transformação de uma entidade individual (presencial) em uma entidade coletiva (virtual)” (Belonni, 1999) DOCÊNCIAS  PROFESSOR COLETIVO

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno GRUPAR-UFJF Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno - Professor: assume-se como parceiro do aprendente; Professor coletivo: a figura do professor pode corresponder não a um indivíduo, mas a uma equipe de professores e especialistas. Relações são dialógicas  todos são também aprendizes. desdobramento docente  múltiplas funções do professor visto como parceiro dos estudantes e sempre integrado com a equipe multidisciplinar.  Polidocência – Daniel Mill (2010)

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno GRUPAR-UFJF Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno E O TUTOR? Novo professor? Docente? Tutor UAB (Portal Capes) Tutor é o profissional selecionado pela IPES vinculada ao Sistema UAB para o exercício das atividades descritas a seguir. No entanto, cabe às instituições de ensino determinar, nos processos seletivos de tutores, as atividades a serem desenvolvidas para a execução dos Projetos Pedagógicos, de acordo com as especificidades das áreas e dos cursos.

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno GRUPAR-UFJF São atribuições do Tutor: Mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e os estudantes; Acompanhar as atividades discentes, conforme o cronograma do curso; Manter regularidade de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA e responder às solicitações dos alunos no prazo máximo de 24 horas; Estabelecer contato permanente com os alunos e mediar as atividades discentes; Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno GRUPAR-UFJF Colaborar com a coordenação do curso na avaliação dos estudantes; Participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pela instituição de ensino; Participar do processo de avaliação da disciplina sob orientação do professor responsável; Apoiar operacionalmente a coordenação do curso nas atividades presenciais nos polos, em especial na aplicação de avaliações. Apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades docentes. Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno Ora, mas tudo isso não é docência? Tudo isso não é também função de um professor?

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno GRUPAR-UFJF Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno A “tutoria” também nos cursos presenciais FONTE: UFSC – [2010] http://www.slideshare.net/uriank/bolsas-reuni

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno GRUPAR-UFJF Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno FONTE: UFSC – [2010] http://www.slideshare.net/uriank/bolsas-reuni

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno GRUPAR-UFJF Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno Programa de Bolsas de Pós-Graduação do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) ... para alunos de mestrado e doutorado atuarem como tutores. O programa visa à destinação de tutores para disciplinas teóricas com, no mínimo, 30 alunos matriculados. No caso de disciplinas práticas, o mínimo é de 10 estudantes. FONTE: UFJF – 2012 http://www.ufjf.br/secom/2012/02/16/inscricoes-abertas-em-bolsas-do-reuni-para-tutoria-na-pos-graduacao/

1.1) Prá quem ensinamos?

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno GRUPAR-UFJF Jovens, adultos Nativos Digitais? – Prensky Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno Fases de aprendizagem do adulto (Kolb, 1984, Bruno, 2007): especialização e integração Tendência da formação de adultos educadores em ambientes de aprendizagem online: manutenção do adulto na fase de especialização

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno GRUPAR-UFJF 2. Como? Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno “Quando uma minoria cria para si modelos, é porque quer tornar-se majoritária, e sem duvida isso é inevitável para sua salvação (por exemplo, ter um estado, ser reconhecido, impor seus direitos)”. (DELEUZE – Conversações - 2010, p. 218) Híbrido, hibridismo, hibridação e hibridização são os atributos que mais freqüentemente têm sido utilizados para caracterizar variadas facetas das sociedades contemporâneas. Essas palavras podem ser aplicadas, por exemplo, às formações sociais, às misturas culturais, à convergência das mídias, à combinação eclética de linguagens e signos e até mesmo à constituição da mente humana. (SANTAELLA, 2008, p. 20) Daí pensarmos: educação híbrida, aprendizagem híbrida, redes híbridas, didática híbrida, mediação híbrida...

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno GRUPAR-UFJF Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno Mediação - a partir da interação - como uma ação coletiva fundada por meio da partilha e da colaboração interativa entre os sujeitos imbuídos na constituição de redes plásticas de aprendizagem.

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno GRUPAR-UFJF Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno A interação convite ao movimento e à ação colaborativa e participativa entre os seres humanos, não pode prescindir do diálogo como fator preponderante à promoção do encontro com o outro.

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno GRUPAR-UFJF Plasticidade social Plasticidade sináptica: grupos de neurônios assumem funções de outros podendo restabelecer ou formar redes No social: reorganizações, desdobramentos, rearticulações, reações – relações emergentes – não há padronização, fixação Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno MEDIAÇÃO PARTILHADA GRUPAR-UFJF Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno Escher, Drawing Hands

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno GRUPAR-UFJF MEDIAÇÃO PARTILHADA partilha não no sentido da permissividade/inclusão  todos já estão no e são o processo em si Partilhar  movimento de produção coletiva e colaborativa de devires, olhares, percepções Espaço de coconstrução e coautoria Alunos assumem regências emergentes  mediação partilhada docente: mediador de mediadores e participante Criam-se redes de aprendizagem Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno GRUPAR-UFJF 3. Que redes são essas? Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno Sobre redes e rizomas: formação de redes sociais plásticas a partir da educação online Redes hoje Sociais, neurais, virtuais, de significado, de aprendizagem, comerciais etc. Indicam conexões, links que integram, ligam temas, assuntos, olhares, idéias, conceitos, políticas Web: recursos para comunicação síncrona ou assíncrona

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno GRUPAR-UFJF Rede Pulsa e se alimenta de novas informações, contatos, trocas, compartilhamento, socialização e também conhecimento produzido e consumido Abriga todas as tribos (redes nas redes) e deste ponto é democrática, inclusiva, aberta Em sua maioria, se constituem pela semelhança e não pela diferença. Redes que se formam dentro de redes, que cedem aos apelos do consumo de novidades Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno Figuras de Redes – Adaptadas de Baran, 1964)

Redes rizomáticas – plásticas GRUPAR-UFJF Redes rizomáticas – plásticas Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno GRUPAR-UFJF Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno Como desenvolver essa atitude em contextos em que ainda persiste a centralidade da docência? amadurecimento do grupo; descentralização de fato do “poder” do professor; cocriação de redes sociais online  constituição de redes abertas, rizomáticas Redes rizomáticas mapas abertos; múltiplas entradas e saídas (linhas de fuga); pontos de conexão  rompimento de nós; Desterritorialização  Educação online.

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno GRUPAR-UFJF As redes sociais podem ser utilizadas para: Criar uma comunidade de aprendizagem para a escola, classe ou disciplina Compartilhar informações e idéias com outros profissionais e especialistas nos temas que são estudados pelos alunos em sala de aula Aprender sobre redes sociais Criar um canal de comunicação entre estudantes de diferentes instituições e com interesses em comum Criar um canal aberto com o docente em espaços para além da sala de aula ampliar, potencializar relações plurais! Me relacionar, aprender, interagir! Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno Mas nunca para INVADIR o espaço criativo e produtivo dos alunos ou funcionários de uma empresa!!!!

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno 4. PISTAS PARA DOCÊNCIAS NA PRÁTICA – Processos mediativos GRUPAR-UFJF Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno Conhecer o contexto: quem são os alunos? Como chegaram ao curso? Acolhimento: desde o início, permeando todas as relações. Uso de uma linguagem que aproxime, que crie vínculos Navegação: facilidade ou fluência para navegação - familiaridade com a tecnologia não garante facilidade de navegação  abrir canal de comunicação Organização do tempo: prioridade e disponibilidade / adesão ao curso: criar documentos que ajudem o aluno a estudar, a se organizar Trabalhando com as informações: documentos longos; excesso de informações; textos / artigos  criação de biblioteca virtual e ou mídiateca / orientações sobre o trabalho no fórum. Ausência: o que é presença e o que é ausêencia em aula? Alunos tarefeiros: ajudá-los e acompanhá-los no processo de trabalho colaborativo

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno Orientações claras: Cuide da linguagem Você deve ser sempre muito claro e objetivo  excesso de informações podem confundir; Crie rotinas: para acesso à programação: semanal? Quinzenal? Sempre às 2ªs feiras, às 6ªs? para entrega de atividades para participação em fóruns para encontros presenciais e online Cuidado com a poluição visual nas apresentações Objetivos claros: diga sempre o que espera dos alunos e retome os objetivos durante e ao término de cada unidade temática trabalhada  avaliação GRUPAR-UFJF Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno GRUPAR-UFJF Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno Produções colaborativas: o adulto já possui condições plenas para efetuar escolhas, se agrupar e desenvolver atividades coletivas e colaborativas Nos fóruns de discussão: Os fóruns são espaços para o diálogo e não para postagem de mensagens. O uso adequado déste espaço deve ser ensinado por meio da mediação - criar salas temáticas, criar grupos de trabalho (por região, por pólo, por aderência etc.) - trabalhar com cenários (cases) – simular situações afeitas ao cotidiano (a partir dos conteúdos trabalhados) e problematizá-las. Os alunos devem buscar encaminhamentos para os problemas - estimular que todos acessem e leiam as propostas dos colegas e, de preferência, comentem – ensinar a comentar: não é só falar que está tudo lindo! - criar grupos de debates, seminários etc.

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno GRUPAR-UFJF Uso do Wiki Essa é uma das ferramentas mais difíceis de usar  escrita colaborativa Uso do fórum pode ajudar Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno Para qualquer produção de texto, mesmo no word, SEMPRE indique a formatação adequada (fonte, espaçamento, tamanho da fonte, número de linhas etc)

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno GRUPAR-UFJF Uso de textos  longos – sempre que possível optar pela impressão ou pelo uso do recurso/ferramenta LIVRO - Moodle  curtos – como complementos, para ilustrar uma atividade preferência por charges, história em quadrinhos, letra de música, poesia, notícias de jornal etc. Uso de audio e vídeos  produzidos pelos professores:  produzidos e disponíveis em sites (porta curtas, youtube etc)  produzido pelos alunos Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno GRUPAR-UFJF Uso de Chats - possibilidade de interação síncrona - para tirar dúvidas – plantão - aberto para os alunos se comunicarem entre si - para debater assuntos da aula – chat temático - deve ser realizado com poucos alunos - uso de co-mediadores/ monitores Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno Uso de Blogs - possibilidade de criar espaços de interação e desenvolver autonomia na Web iniciem orientando pesquisas sobre blogs temáticos montem bancos de blogs temáticos a partir dessas pesquisas ofereçam “passo a passo” para que os alunos criem seus Blogs espaços colaborativos

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno GRUPAR-UFJF Uso de Recursos da Web 2.0 - Hotpotatos - Redes Sociais - Games - Depósitos de conteúdos e apresentações – slideshare, prezi, Justin TV etc - Pesquisa – sites fidedignos para pesquisa – ensinar a pesquisar - Portais de áudio e vídeo: podcast, youtube, JustinTV - Webconferências Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno Atividades individuais e coletivas: saber dosar/ as duas são importantes. Porém, tendo em vista o número de participantes, há uma dominuição do número de atividades individuais. Proposta: uma atividade a cada bimestre. Encontros presenciais: importante para o desenvolvimento do grupo. buscar integração por meio de oficinas O olhar e a prática da investigação: pesquisa, por envolver problemáticas de causalidade e soluções múltiplas, por desenvolver capacidades, por enriquecer conhecimentos e por despertar a criticidade e a criatividade  os cenários (cases) poderão dar conta deste ítem, Nos cenários/cases: propor que sejam feitas análises do contexto propor ações de intervenção específica. Mediação: investigação temática; tematização e problematização do conhecimento Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno GRUPAR-UFJF Alguns frutos do Curso de Pedagogia-Faced-UAB Tutor a distância atua em área específica e em uma turma em um pólo Cursos de formação continuada (online e presenciais) para professores e tutores a distância do curso; I Fórum Regional de Tutores em EaD – UFJF – 2010; Diversos tutores ingressaram na Pós-Graduação em Educação – UFJF e vice versa; Aprovação em concursos: Especialista em educação básica - supervisão pedagógica 06 Alunos Pedagogia/UFJF (2º; 3º; 8º; 11º, 15º, 16º) Professor de educação básica - anos iniciais do ensino fundamental 04 Alunos Pedagogia/UFJF (1º, 4º, 5º, 20º) - Analista educacional - inspeção escolar - inspeção escolar - 05 Alunos Pedagogia/UFJF Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno

Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno GRUPAR-UFJF Profª. Drª. Adriana Rocha Bruno O progresso científico e tecnológico que não responde fundamentalmente aos interesses humanos, às necessidades de nossa existência, perdem, para mim, sua significação. Paulo Freire

Obrigada. Adriana. https://sites.google.com/site/arbruno adriana.bruno@ufjf.edu.br Obrigada. Adriana.