Prof. Suely Lamarão Corrêa

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Transcrição da apresentação:

Prof. Suely Lamarão Corrêa COMPORTAMENTO HUMANO E ORGANIZACIONAL Prof. Suely Lamarão Corrêa

Níveis de atuação na Empresa Organização Grupo Indivíduo

AS ORGANIZAÇÕES Pessoas Estrutura Organizacional

Quem é o Homem?

Quando falamos de pessoas não podemos esquecer que: As pessoas têm características de personalidade, expectativas, objetivos pessoais, histórias particulares, etc... Nas relações que o homem estabelece com o trabalho devemos considerar os aspectos indivíduo-indivíduo, indivíduo-grupo, indivíduo-organização, grupo-grupo, grupo-organização.

CARACTERÍSTICAS: O HOMEM É PRO-ATIVO: o comportamento é orientado para a satisfação das necessidades pessoais e para alcançar objetivos e aspirações. O comportamento na organização depende das práticas organizacionais e de seus objetivos pessoais.

O HOMEM É SOCIAL: as relações sociais determinam a natureza do auto conceito das pessoas. As pessoas procuram manter sua identidade e seu bem estar psicológico. Em sua relação com as outras pessoas procuram obter relações sobre si e sobre o ambiente em que vivem.

O HOMEM TEM NECESSIDADES DIFERENTES : o comportamento humano é motivado por um grande número de necessidades que têm valor e quantidade diferente. Um fator pode motivar uma pessoa hoje e pode não ter o poder de motivar seu comportamento amanhã.

O HOMEM PERCEBE E AVALIA: o homem seleciona os dados dos diferentes aspectos do ambiente, avalia-os de acordo com suas vivências passadas e avalia o que está acontecendo de acordo com seus valores e necessidades. O HOMEM PENSA E ESCOLHE: o seu comportamento é proposital, pro-ativo e cognitivamente ativo. O homem pensa, escolhe e executa para alcançar seus objetivos pessoais.

O HOMEM É COMPLEXO: é complexo em relação a sua natureza, às suas características, às suas necessidades e ao seu potencial. O homem é diferente de seus semelhantes e diferente de si mesmo em relação ao tempo. O homem tem muitas motivações em vários níveis de importância, que mudam de acordo com a situação e o momento.

PERSONALIDADE O que é PERSONALIDADE? Latim: Persona soar através. conjunto de valores e termos usados para caracterizar o indivíduo. Estrutura interna, formada por diversos valores em interação. Pode ser muito ou pouco valorizada. conjunto dos traços e características típicas de uma pessoa, e que, portanto, distinguem-na das demais.

Segundo Ferreira de Aguiar: Personalidade é um conjunto de traços psicológicos com propriedades particulares, relativamente permanentes e organizadas de forma própria. Se revela na interação do indivíduo com seu meio ambiente e individualiza a maneira de ser, de pensar, de sentir e de agir de cada pessoa.

COMPONENTES DA PERSOANLIDADE Herança Biológica: o que herdamos. Meio Ambiente: o meio social e que influencia nossa maneira de ser. A Personalidade pode ser melhorada? depende de nós melhorá-la ou não.

COMPONENTES DA PERSOANLIDADE (cont.)  A personalidade é um todo organizado e individual, é produto de fatores biopsicossocial.  Fatores Físicos e Biológicos: imagem física, o sistema glandular e o sistema nervoso.  Fatores Psicológicos: grau e características de inteligência, as emoções, os sentimentos, os valores e vivências humanas, etc...  Fatores Sociais: a família, a igreja, o clube, vizinhança,....

WILLIAMS (1992): O caráter se origina a partir de fatores como: integridade, fidedignidade e honestidade. Está associado àquelas nossas ações que satisfazem ou deixam de satisfazer os padrões aceitos da sociedade e que são, conseqüentemente, julgados como “certo” ou “errados”. O temperamento é um aspecto inato, biológico da personalidade. As qualidades relacionadas com o temperamento incluem entre outras, excitabilidade, impulsividade, passividade, otimismo, pessimismo, etc.

Roger Gould: “O caráter, em sua acepção mais ampla, engloba a personalidade, e não apenas a parte da ética. O caráter é mais importante que o intelecto. Foi assim na história humana recente. Hoje, isso é uma realidade predominante”.

PERSONALIDADE Características da Personalidade: Cada pessoa tem um padrão único de características psicológicas: duas pessoas não são iguais; Para se compreender a personalidade não basta identificar os traços psicológicos, é necessário compreender a sua organização, como estão relacionados e como interagem; Cada pessoa mantém certa consistência psicológica que permitirá sua identificação;

Comportamento Organizacional O comportamento organizacional refere-se aos atos e atitudes das pessoas nas organizações. Investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o intuito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

FATOR HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES 3 Pontos principais: 1 - Adaptação do Homem ao Trabalho; 2 - Adaptação do Trabalho ao Homem; 3 - Adaptação do Homem ao Homem. Adaptação do Homem ao Trabalho: identificar as pessoas em função de aptidões, interesses e personalidade; aproveitamento de pessoal interno para promoção; proporcionar repouso intercalado; eliminar movimentos inúteis.

Adaptação do Trabalho ao Homem: Adaptar ao homem o ambiente físico, maquinas, instalações em geral. avaliação ergonômica do local do trabalho. Adaptação do Homem ao Homem: Ambiente de trabalho deve ser feito de respeito e confiança mútua; Promover reuniões periódicas; criar sistema justo de promoção e remuneração; Treinar gerentes, diretores, chefes. É necessário que os temperamentos combinem.

COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA: Dentro dos grupos de trabalho existem laços de amizade, simpatia ou antipatia, que podem reforçar a coesão ou destruir sua eficácia. PRODUTIVIDADE: quando duas pessoas simpatizam e colaboram mutuamente a produtividade tende a ser maior. Quando existe antipatizam a produtividade tende a ser menor. Nos grupos maiores existem subgrupos que são um átomo social. Esses grupos podem ter entre si simpatia ou antipatia. Nas empresa encontramos pessoas que não gostam de trabalhar com ninguém, e que ninguém gosta de trabalhar com elas – são um problema.

O Indivíduo / O Ser Humano O êxito do grupo de trabalho depende das pessoas que o compõem. SIMPATIA: é uma condição indispensável para o trabalho coletivo. PREPARO DA PESSOA: Ponto de vista lingüístico: é necessário que os termos em uso no trabalho sejam conhecidos; Ponto de vista psicossocial: devem conhecer-se suficientemente para que não ocorra problemas provocados por causa de temperamento ou complexo. Ponto de vista econômico-administrativo: devem ser esclarecidos a hierarquia, as condições de trabalho, o salário, etc...

O que as pessoas esperam da organização Reconhecimento e recompensas; salário,benefício e incentivos Oportunidade de crescimento; educação e carreira Um excelente lugar para trabalhar Participação nas decisões Liberdade e autonomia O que as pessoas esperam da organização Apoio e suporte; liderança renovadora Empregabilidade e ocupabilidade Qualidade de vida no trabalho Divertimento, alegria e satisfação Camaradagem e coleguismo

O que as organizações esperam das pessoas Foco na visão de futuro da organização Foco no cliente Foco na missão organizacional Foco em metas e resultados Foco em melhoria e desenvolvimento contínuo O que as organizações esperam das pessoas Foco no trabalho participativo em equipe Comprometimento e dedicação Ética e responsabilidade Aprendizado e crescimento profissional Talento, habilidades e competências