Gestão de Crises.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão de Crises.
Advertisements

Questão 1: investigue na teoria, não tenho a menor idéia Questão 2: Há um problema de semântica no enunciado. Não entendi porque ele usa a palavra embora.
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Aspectos psicossociais da atividade física e saúde
XP x CMMI Programação Radical Prof. Luiz Fernando Melgarejo João de Amorim Junior.
O conhecimento de universitárias sobre o câncer de mama em mulheres: curso de nutrição Gisele Basso Zanlorenzi IC PIBIC/CNPQ Prof a Dr a Marilene Loewen.
O QUE MUDOU NO EXERCÍCIO DAS VENDAS?
Como Vender se o Cliente Está Fugindo de Nós? Como Vender se o Cliente Está Fugindo de Nós?
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Economias de Escala e Comércio Internacional
Balanced Scorecard (BSC)
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs)
Tema: Implementação do Cartão Cultural. Jefferson da Silva Carolina São Paulo Rodrigo Quintanilha.
Criptografia Quântica : Um Estudo
(Como implementar multiplicação e divisão uma vez só :-)
Os dez mandamentos para o bem planejar
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Objetivo Receber propriedades rurais georreferenciadas e analisar a situação da Reserva Legal - RL, das áreas de Preservação Permanente - APP e das áreas.
FUNDAMENTOS AXIOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Conceitos e Categorias Propaganda&Publicidade
A Indústria de Intermediários de Síntese Desempenho em 2006 Isaac Plachta Presidente do C.A. da IQT 21 de novembro de 2006.
Diretoria de Ensino – Região de Mogi Mirim. Questões de múltipla escolha: elaboradas por professores e analisadas por especialistas; pré-testadas; realiza.
Supply Chain Management
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Balanced Scorecard - BSC
Criatividade & Inovação
Arquitetura de Sistemas de Informação
O primeiro passo para transformação social. "...O processo de conquistar e manter clientes".... De acordo com o Dicionário de Termos de Marketing, marketing.
Técnicas de Amostragem
Experiências na Avaliação da Gestão*
BATALHA ESPIRITUAL NO LAR: IDENTIFICANDO OS PERIGOS
COMPREENDENDO E IMPLEMENTANDO MUDANÇAS AT 1, Parte 3.
Para aquelas pessoas que fazem sorrir meu coração...
Quem sou eu?.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
Organização e Redução de Custos
Tendência do Food Service: Oferecer alimentação Saudável
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
Sistemas de Informação Capítulo 3
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
ERU 520: Tecnologia da Informação Prof. José Luís Braga Doutor em Informática - PUC-Rio Pós-Doutorado em Tecnologias da Informação - University of Florida.
ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise do Meio Ambiente
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
5W1H.
FERRAMENTAS DE CRIATIVIDADE
Missão Visão Valores.
LIDERANÇA.
Conceitos e características dos Projetos
Disciplina: CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Marketing de Relacionamento
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
4 – Estudo do ITCMD.
Mensagens curtas sobre prevenção da dengue
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
OS SETE HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Contrato Pedagógico Economia e Gestão Financeira – 2 SIN A/ 06 Este contrato visa a estabelecer regras claras para utilização entre o 2SINA/ 06.
Matusalém dos Santos Advogado, Especialista em Direito Previdenciário, sócio-administrador da Matusalém e Castelan Advogados Associados. Tubarão/SC
Curso em CD-ROM Técnicas de Vendas SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
Curso em CD-ROM Como Atender Bem SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
The Data Warehouse Toolkit
Empreendedor Corporativo
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Prof. André Laurindo Maitelli DCA-UFRN
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Transcrição da apresentação:

Gestão de Crises

Pontos Chave de uma Crise Baixa probabilidade Alto impacto Incerteza = causas e efeitos ambíguos Diferentes percepções

Alto Nível de Ameaças: Segurança pessoal (aspectos psicológico e financeiros) Imagem da organização Relacionamento com os clientes Relacionamento com os acionistas Relacionamento com a comunidade

Ameaças Específicas para as Organizações: Viabilidade operacional Reputação Credibilidade Saúde financeira Atuação legal (ética, moral e jurídica)

Efeitos: Incertezas/ambigüidades Urgência de respostas Efeitos estratégicos das decisões Desgastes nas relações inter e intrapessoais

Características Comuns de uma Crise: As coisas acontecem “de repente” É preciso tomar decisões urgentes O tempo é curto Ameaças específicas são identificadas Todo mundo quer informações urgentes sobre o que está acontecendo Há uma sensação geral de perda de controle A pressão cresce a cada segundo Trabalhos de rotina se tornam extremamente difíceis São feitos pedidos descabidos para tentar descobrir quem são os “reclamadores” O “pessoal de fora” (imprensa, sindicatos, políticos, “amigos”) começa a ter um súbito interesse pela empresa A reputação da empresa se abala As comunicações ficam incrivelmente difíceis de serem gerenciadas (tanto as internas quanto as externas)

Objetivos da Gestão de Crise: Prevenção Sobrevivência Melhoria da situação geral no pós-crise

Identificando Crises Potenciais Sua empresa está aberta aos alertas e colocações de funcionários? Essas pessoas são recompensadas, ignoradas ou punidas quando expressam sua opinião? Faça um Brainstorming: Causas externas: mudança radical de uma tecnologia; crise econômica no país; comprovação de que o uso de celular provoca câncer Causas internas: queda acentuada das vendas; empresa não observou as tendências do mercado e “perdeu o bonde” do crescimento; acionistas e executivos tem idéias diferentes sobre a melhor forma de gerir a empresa; Associados perderam a crença na empresa e na “causa”

Melhor Forma de se Lidar com Crises Pode-se fazer uma avaliação de todas as possíveis crises para poder, eventualmente, enfrentá-las. Deve-se estudar os pontos onde a empresa é mais vulnerável. Estudo no Instituto de Gerenciamento de Crises, em Louisville, Kentucky, em uma amostragem de 31.500 casos, mostra: 5.700 problemas causados por falha de administração; 4.500 por acidentes.

Modelo de Gestão de Crises Condições Anteriores Crise Intrínseca Percepção da Crise Resposta imatura para a crise Gestão amadurecida da crise Revisões e Feedback

O que não Fazer “Foi um episódio isolado. Não vai acontecer novamente”. Não ignore sinais de alerta. Resolva problemas potencialmente graves da primeira vez, antes de se tornarem crises. “Não quero incomodar meus chefes”. Comunique a crise imediatamente a escalões mais altos. Tempo é chave. “Legalmente estamos cobertos”. Ter razão em crises não significa vencer. A questão é de imagem, não apenas de leis. “Foi um problema menor. Não há motivo para pânico”. Não se iluda. Uma pequena rachadura num dique pode significar catástrofe.

Três Critérios para Avaliar o Sucesso na Gestão da Crise: A capacidade da organização foi recuperada? As perdas foram minimizadas? As lições foram aprendidas?