Pontifícia Universidade Católica Rio de Janeiro Empresa: RioBusTur Grupo: Fernanda Bernardes, Juliana Almeida, Luiz Felipe, Mayra Rizzi. Projetos de Empresas Professor: Luiz Brandão
Sumário Executivo Proposta de Negócio Proposta de Negócio: Uma linha de ônibus focada no público turista na cidade do Rio de Janeiro. Justificativa Justificativa: -A cidade recebe cerca 1,7 milhão de turistas estrangeiros e 5 milhões de turistas nacionais por ano. - Não há nenhuma empresa que oferece transporte de massa de maneira regular exclusivamente no perímetro que compreende as principais atrações turísticas do Rio de Janeiro.
Descrição do Serviço Funcionamento do serviço Funcionamento do serviço: -Serviço regular de transporte de passageiros entre os principais pontos turísticos da cidade; - Circularão diariamente 14 ônibus no trajeto que compreende os principais pontos turísticos da cidade. Bilhetes Bilhetes: - O preço será de acordo com a validade do bilhete: Bilhete de 24 horas: R$ 30,00 Bilhete de 3 dias: R$ 75,00 Bilhete de 7 dias: R$ 160,00 - Os bilhetes permitirão aos passageiros embarcar e desembarcar livremente em qualquer um dos ônibus da frota da RioBus Tur. - A venda ocorrerá nos próprios veículos, além dos hotéis, parceiros e demais pontos turísticos.
Descrição do Serviço Horário de Funcionamento Horário de Funcionamento: 24 horas Tempo de Intervalo Tempo de Intervalo: Segunda a Quinta: Horário: 06h às 20h – intervalo de 20 minutos 21h às 06h – intervalo de 60 minutos Sexta a Domingo: Horário: 06h às 21h – intervalo de 20 minutos 21h às 06h – intervalo de 40 minutos Percurso Percurso : 06h às 21h: Diurno 21h às 06h: Noturno
Descrição do Serviço
Missão Transportar vidas com qualidade e segurança, fazendo com que seus clientes realizem uma viagem agradável e inesquecível através dos pontos de maior destaque da cidade Maravilhosa. Visão Ser a primeira opção para aqueles que desejam conhecer os lugares de maior destaque da cidade do Rio de janeiro. Descrição do Serviço
Mercado-alvo Público-alvo: - Turistas de lazer de todas as idades; - Guias de turismo. Perfil do turista que visita a cidade: Sexo: 60% homens, 40% mulheres; Forma de hospedagem: 80% hotéis, 15% apartamentos de temporada, 5% casa de amigos; Freqüência de visita ao Rio: 80% vieram ao rio pela primeira vez, 20% já vieram ao rio pelo menos uma vez; Intenção de voltar: 95% pretendem voltar; 5% não pretendem voltar; Permanência média: 3 a 7 dias – 80%, 8 a 12 dias – 11%, mais de 12 dias – 9%; Atrativos Turístico que mais atraiu no Rio de Janeiro: 35% - Pão de açúcar, 30% - Corcovado, 25% - Floresta da Tijuca, 10% - Jardim Botânico. Pontos negativos percebidos pelos turistas: 35% população de rua, 20% falta de informação turística, 17% taxi, 12% comércio ambulante, 10% guias de turismo, 6% diversão noturna; Organização da viagem: 65% por conta própria, 35% através de uma agencia de viagens. Prefeitura do Rio de Janeiro
Mercado-alvo Riscos percebidos: Risco Financeiro: T urista pode comprar um bilhete para 3 ou 7 dias por exemplo e logo no primeiro dia não ficar satisfeito com o serviço. Risco de Desempenho: Os turistas podem perceber como um risco o desempenho do serviço oferecido pela RioBus Tur, o tempo de intervalo entre os veículos, já que o tempo é um fator valorizado pelo nosso público-alvo. Risco Físico: Existe em decorrência das altas taxas de criminalidade na cidade, os turistas são constantemente o principal alvo de assaltantes no Rio de Janeiro.
Evidencias Físicas -Veículos confortáveis, visando a satisfação do cliente. Incentivos Visuais: Tamanho: - 2 andares, tendo cada andar a capacidade de 39 pessoas (capacidade total do ônibus será de 78 lugares). - Dimensões além de obedecerem às normas de espaço interno estabelecidas pela Cotran (Conselho Nacional de Trânsito) proporcionam aos consumidores conforto. Forma / Layout: - O 1º andar terá janelas grandes para facilitar a visualização da paisagem durante a trajetória entre os pontos; - O 2º andar será aberto, estando ao ar-livre - TVs que informam o nome e a foto do próximo ponto turístico no qual o ônibus passará. Cores: - As cores externas do ônibus serão as mesmas da cidade do Rio de Janeiro (azul, branco e vermelho). O piso será no padrão do calçadão de Copacabana. - O interior será de cor branca e terá o hino da cidade descrito com letras vermelhas e azuis, em 3 idiomas. O piso será no padrão do calçadão de Copacabana.
Modelo: Evidencias Físicas
Preço Valor percebido pelo cliente O principal benefício percebido pelos clientes é a flexibilidade de poder embarcar e desembarcar nos pontos turísticos escolhidos de acordo com o tempo disponível e interesse de cada cliente. Demanda A demanda esperada para os nossos serviços está diretamente relacionada a quantidade de turistas que visitam a cidade do Rio de Janeiro Concorrência/Substitutos Nossos concorrentes são: - Empresas de ônibus que circulam na cidade e prestam serviços de transporte público; - Táxis; - Metrô; - Empresas que prestam serviços de transportes particulares;
Preço Custos operacionais: - Combustível - Salários - Manutenção - Reposição da Frota - Escritório e garagem - Depreciação
Premissas operacionais km/percurso74 km/l3 Preço diesel R$ 2,00 Percursos/dia5 Idade máxima da frota (anos)5 Funcionários90 Custo/funcionário R$ 3.000,00 Manutenção/ônibus/mês R$ 4.000,00 Custo de escritório e garagem R$ ,00 Preço médio da passagem R$ 30,00 Premissas de investimento Número de ônibus14 Preço/ônibus R$ ,00 Ônibus - preço de venda R$ ,00 Finanças
Custos Combustível R$ ,00 Salários R$ ,00 Manutenção R$ ,00 Reposição da Frota R$ ,00 Escritório e garagem R$ ,00 Custo mensal R$ ,00 Depreciação R$ ,67 Receita Venda de Passagens R$ ,00 Receita Total R$ ,00 LAIR R$ ,00 IRPJ R$ ,50 ISS R$ ,50 Lucro R$ ,00 ROI11% Custos Combustível R$ ,00 Salários R$ ,00 Manutenção R$ ,00 Reposição da Frota R$ ,00 Escritório e garagem R$ ,00 Custo mensal R$ ,00 Depreciação R$ ,67 Receita Venda de Passagens R$ ,00 Receita Total R$ ,00 LAIR R$ ,00 IRPJ R$ ,00 ISS R$ ,00 Lucro R$ ,00 ROI91% Pessimista (4% dos turistas) Simulações Otimista (8% dos turistas)
Promoção conjunta em pontos de informação turística – associação com RioTur e Embratur. Venda de bilhetes, com comissão para o estabelecimento vendedor, em hotéis, albergues, portos e aeroportos. Contato com editoras de guias de viagem (Lonely Planet, Frommers, Michelin, Rough Guides). Produtos: CDs com as músicas do Rio, camisetas do RioBus Tur, canecas. Relacionamento com funcionários de hotel e guias turísticos. Associações com agências de viagens. Promoção
Cidade em momento de expansão do turismo Grande público potencial não servido Mercado altamente regulado/fechado Prestação de serviço diferenciado Impacto amplo na cidade Indicadores financeiros favoráveis Conclusão