FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação.
Plataforma Ipea de Pesquisa em Rede Biênio 2012/2013
Apoiar: produção científica e tecnológica;
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
Bacharelado em Sistemas de Informação
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UCDB
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Finalidade e Objetivos: Destina-se a apoiar o desenvolvimento de pesquisas inovadoras sobre problemas importantes em ciência e tecnologia, a serem executadas.
Secretaria de Educação Básica
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
Edital de Credenciamento de Instituições Públicas de Educação Superior
CHAMADA UNIVERSAL – MCTI/CNPq N º 14/2012 propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
ASP/CSM 08/11/10 Últimas Atualizações: * Decreto nº7106/10-PR * Resolução nº028/10-COU.
Criação de Grupos de Pesquisas no Campus de Sertãozinho
Agência Operacional Descentralizada do Programa TECNOVA no Paraná TECNOVA PARANÁ.
Bolsas – IC, MS e DR Informações preliminares. Antecedentes  Ano de início da concessão de bolsas: 1962  Desde sua criação, em 1962, até dezembro de.
MEC / SEED / CAPES Coordenação de Programas Especiais – CPE
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
PIBID Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência CAPES – janeiro de 2008.
Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES N º 18/2012 propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico.
Fórum dos Secretários de Educação do Estado do Pará Belém – Fevereiro 2009.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA X ESTÁGIO INICIAÇÃO CIENTÍFICA E ESTÁGIO!
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
UMA PARCERIA.
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Sistema Universidade Aberta do Brasil
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Avaliação da Aprendizagem em Processo
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Programa de Bolsas em C, T & I Tipo 1 - Produtividade Científica e Tecnológica para Pesquisadores/Tecnologistas com vínculo empregatício - Bolsa parcial.
Introdução. Modelo proposto para elaboração de Projeto de Iniciação Científica; Critérios de Avaliação – PIBIC/CNPQ.
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Missão: “Financiar as ações de Educação a Distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB, como também supervisionar a execução dos recursos.
Orientações e critérios para pagamento de bolsas FNDE
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Resultados do ENEM 2014 à luz dos indicadores contextuais Brasília-DF | Julho 2015.
Processo de construção com a participação da Comunidade CPII PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2015 COLÉGIO PEDRO II.
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
BASE LEGAL + Prevista no Art.210 da Constituição Federal: "Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação.
André Cypriano M. Costa Coordenador de Estágio Supervisionado
PIBID Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência CAPES.
1 Agosto de 2013 Programa Educação: Compromisso de São Paulo Valorização dos quadros da Secretaria da Educação.
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Eduardo Deschamps, Dr.Eng. Secretário de Estado da Educação – SC com.
Introdução à Metodologia de Projetos Não -Reembolsáveis.
“Título”. Coordenador: Instituição: Edital: Data da Apresentação: 1.
Definição O Programa Universidade para Todos (ProUni),criado em 2004, pela Lei nº /2005, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais.
Transcrição da apresentação:

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT Andrea Noleto de Souza Stival Presidente Vilma Perini Diretora Técnica

EDITAL FAPT 18/2012 PROGRAMA THEOTÔNIO SEGURADO - PESQUISA NO ENSINO MÉDIO FAPT/SEDUC/CNPq Financiar projetos inovadores de pesquisa que envolvam a articulação entre instituições de Ensino Superior, públicas ou privadas, e escolas públicas do Estado do Tocantins, visando:

promover o desenvolvimento de experiências pedagógicas para ensino e aprendizagem no campo das Ciências e a resolução de problemas concretos do Ensino Médio em escolas públicas estaduais; complementar a formação continuada do professor das escolas públicas estaduais;

despertar a vocação científica, incentivando talentos potenciais entre estudantes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual.

PROPOSTAS ELEGÍVEIS Por parte da Instituição Proponente : estar sediada no Estado de Tocantins; ser instituição de Ensino Superior se comprometer a propiciar condições adequadas de espaço, infraestrutura, pessoal de apoio técnico e administrativo para o desenvolvimento do projeto proposto

Por parte do Coordenador ser docente efetivo de instituição de Ensino Superior do Estado do Tocantins ser mestre ou doutor, em qualquer área do conhecimento dispor de produção científica ou tecnológica relevante, nos últimos três anos, na área específica do projeto;

Por parte da Proposta Contemplar uma das seguintes linhas temáticas: Ciências da natureza; Ciências Humanas; Linguagens e Códigos; Matemática;

Por parte da Proposta ter na equipe três professores de escola pública estadual que atendam a todos os requisitos abaixo: ser docente efetivo de Ensino Médio da Rede Pública Estadual; orientar, cada qual, três bolsistas, alunos do Ensino Médio de escolas públicas;

Por parte da Proposta Ter na equipe nove alunos de Ensino Médio da Rede Pública Estadual que atendam a todos os requisitos abaixo: estar cursando a 1a ou 2ª série; ser, preferencialmente, estudante com boa habilidade de leitura e escrita, além de bom desempenho escolar em todas as disciplinas;

não encontrar-se recebendo bolsa, de qualquer modalidade de auxílio, de agência de fomento pública nacional; ter disponibilidade para dedicar-se 12 horas semanais nas atividades previstas no projeto, sob orientação do pesquisador/orientador.

EDITAL FAPT /2012 PROGRAMA THEOTÔNIO SEGURADO - PESQUISA NO ENSINO MÉDIO FAPT/SEDUC/CNPq

RECURSOS FINANCEIROS O valor dos recursos de custeio solicitados à FAPT, em cada projeto de Pesquisa, será de até R$ 20.100,00 (vinte mil e cem reais).

BOLSAS bolsa de produtividade destinada ao coordenador; três bolsas de estudo ao professor de Ensino Médio; nove bolsas de iniciação científica júnior a aluno de Ensino Médio, sendo três bolsistas por professor desse nível escolar.

VIGÊNCIA O prazo de execução de cada proposta contratada será de até 36 (trinta e seis) meses, contados a partir da data de assinatura do Termo de Outorga (TO), cujo extrato será publicado no Diário Oficial do Estado do Tocantins.

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO As propostas deverão conter ainda, as seguintes informações: documento formalizando a parceria entre a instituição proponente e a(s) escola(s) pública(s) participante(s) do projeto; definir as atribuições e contrapartidas de cada instituição, se houver PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

indicar o responsável pela execução da proposta na escola pública e apresentar um termo de compromisso, assinado pela direção superior da respectiva unidade escolar, confirmando sua participação e a aceitação de seu papel na parceria.

Informações complementares Credenciamento das Instituições; Cadastramento dos pesquisadores; http://fapt.to.gov.br/cadastro-e-credenciamento/; Informações sobre o conteúdo dos editais: Central de Informações – ci@fapt.to.gov.br www.fapt.to.gov.br

Obrigada!