Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Assessoria Acadêmica Rafael Ângelo Bunhi Pinto Araldo Fernandes Gardenal Daniela de Campos Oliveira Tiago Alves da Silva.
Advertisements

SISTEMA MUNICIPAL DE SANTA MARIA – RS
Conferência Nacional da Educação
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Metas de Atividade Física Health People 2010 Efetividade da intervenção.
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
Se Toque, Hanseníase tem Cura!
NUNES, Laís S.C. ¹; SILVA, Caroline O. 2 e ANARUMA, Silvia Marina³ 1,2 Estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
ENTRE EDUCAÇÃO, ECOSOFIA, INVENÇÃO: OUTROS MUNDOS SÃO POSSÍVEIS Emerson Biernaski Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) Orientadora: Kátia Maria Kasper INTRODUÇÃO:
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
Aguardando foto oficial Carlos Henrique Gaguim Governador Suzana Salazar de Freitas Morais Secretária da Educação e Cultura.
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
O trabalho da SDH/PR para apoiar os prefeitos e prefeitas na promoção dos direitos humanos das crianças e adolescentes nos municípios Angélica Moura Goulart.
AÇÃO BRASIL CARINHOSO Secretaria de Educação Básica.
Corrupção e Concorrência Cartel em Licitações Fernando de Magalhães Furlan Conselheiro 21 de outubro de 2010.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Desafios da Educação Brasileira
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente Região do Seridó 15 e 16 de Junho / Caicó-RN EIXO 2: Proteção e Defesa no enfrentamento das.
Formação de Docentes de Educação Profissional na área de Saúde na modalidade a distância Resultado do esforço conjunto do Ministério da Saúde, Escola.
CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
COLÓQUIO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE DIRETORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS EDUCACIONAIS – DIRPE TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS PARA O TERCEIRO.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE DIRETORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS EDUCACIONAIS – DIRPE TERCEIRO SETOR.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica Uma Escola do Tamanho do Brasil.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
PAED Programa de Complementação
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Educação Ambiental como Políticas Públicas Coordenação-Geral de Educação Ambiental Departamento de Educação Integral Secretaria de Educação Continuada,
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - SESu PRIORIDADES PARA O ANO DE 2004 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - SESu.
CAE.
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA Francisca Aracelis de Carvalho Sousa Antônio Francisco Soares.
Adriano de Sousa Modesto Crato - CE TRABALHO - Inclusão social Inclusão de Surdos no Ensino Fundamental das escolas públicas da rede estadual e municipal.
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
Secretaria de Comunicação
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
Projetos Apoiados Entre 1990 e 2003 foram apoiados 225 projetos em Educação Ambiental nas cinco regiões do Brasil.
LMQM-2002 PROJETO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NO SUS.
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. A TEIA É O ENCONTRO DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA, QUE REVELA AO BRASIL A RICA PRODUÇÃO CULTURAL DOS PONTOS.
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
Paulo E. Lovato; Jacinta V. Soares
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade

O Burrinho Verde

“A diversidade humana é representada, principalmente, por origem nacional, sexual, religiosa, de gênero, cor, idade, raça e deficiência - todos tem direito a educação independente de suas diferenças.” (SASSAKI, 1999, p. 41-2).

Educação Especial; Educação e Relações Étnico-Raciais; Educação Ambiental; Educação do Campo; Educação Escolar Indígena; Gênero e Diversidade Sexual; Crianças e Jovens em situação de rua; Educação Profissional; Políticas de Ações Afirmativas; A Pós-Graduação, Produção e a Socialização do Conhecimento Científico.

Educação Especial Garantir as condições políticas pedagógicas e financeiras, para uma Política Nacional de Educação Especial Inclusiva, assegurando o acesso à escola aos alunos de estimulação precoce, com deficiência,transtornos globais do desenvolvimento,altas habilidades,superdotação na educação

Educação e Relações Étnico-Raciais Formação de especialistas - Mestres e Doutores em cultura afro-brasileira; Realização de campanhas educativas étnico-racial; Análise de material didático; Efetivação da Lei 10.639/2003.

Educação Ambiental Intensificação de projetos de educação ambiental; Inserção dos saberes da EA nos cursos de licenciatura; Implementação da Lei 9.795/99.

Educação no Campo Superar as discrepâncias e desigualdades educacionais entre o urbano e o campo,mediante políticas educacionais de caráter afirmativo.

Educação Indígena Garantir o cumprimento da Lei 11.645/08 no que concerne ao estudo dos diferentes povos indígenas nas escolas de educação básica públicas e privadas.

Crianças e jovens em situação de risco Garantia políticas públicas de inclusão e permanência,em escolas, de adolescentes que se encontram em regime de liberdade assistida e em situação de rua

Diversidade Sexual Desenvolver e ampliar programas de formação inicial e continuada em sexualidade e diversidade sexual, garantindo a inclusão e a superação de preconceitos,discriminação e violência.

o sonho de muitas pessoas pela construção de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática por meio de uma escola inclusiva e de qualidade ainda está longe de acontecer. Ainda persiste a problemática do acesso e permanência, e alunos de 07 a 14 anos, que no final do ensino fundamental não sabem ler ou escrever.

Conforme Carvalho, “Muitos dos nossos professores do Ensino Fundamental alegam que não se sentem “preparados” e motivados para a docência de grupos tão diversificados”. (Carvalho, 2003, p. 113)

vídeo

15

Concluindo! Existência de salas de aulas com espaços dignos, suficientes, em sua estrutura física e de recursos materiais. Investimento na formação dos professores em sua formação continuada. Defendemos o direito de ser Diferente das pessoas, suas preferências e escolhas e que sejam de fato incluídas.

Obrigada!