Linha de Financiamento do BNDES para Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos - BNDES PMAT e BNDES PMAT Automático.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política Nacional de Meio Ambiente
Advertisements

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs)
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
SRP - Sistema de Registro de Preços
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
Aguardando foto oficial Carlos Henrique Gaguim Governador Suzana Salazar de Freitas Morais Secretária da Educação e Cultura.
Microcrédito Produtivo Orientado CRESCER CAIXA.
Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas CAIXA ECONOMICA FEDERAL BRASÍLIA - JANEIRO 2013.
PROGRAMA MINHA CASA, MINHA
Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades Recursos FDS
PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA
AÇÃO BRASIL CARINHOSO Secretaria de Educação Básica.
Gestores Eleitos e Reeleitos 2012 Obtendo o Certificado de Regularidade do FGTS - CRF Brasília, 29/01/2013.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
Programa Fundo Clima Janeiro de Fundo Nacional sobre Mudança do Clima Objetivo do Fundo Clima Apoio a projetos ou estudos e financiamento de empreendimentos.
SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL Encontro SUDEL Gerente Nacional de Programas e Políticas Públicas Arq. Maria Teresa Peres.
Assembléia Distrital Gov Eleito Wellington Gov Felipe ASSEMBLEIA DISTRITAL SECCIONAL TESOURARIA.
Programa de Incentivos a Investimentos no Setor de Tecnologia da Informação na Cidade do Rio de Janeiro Wanderley Mariz Secretário Municipal de Trabalho.
A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
Arquitetura de Sistemas de Informação
Seminário 3 Direito e Gestão urbana: novas possibilidades e impasses; crise dos paradigmas de público e privado; gestão democrática; financiamento do desenvolvimento.
TCU - Ciclo de Palestras 2011 Papel da Alta Administração na Governança de TI.
Controladoria-Geral da União 1 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal DIÁLOGO PÚBLICO 2005.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Mato Grosso Falhas Freqüentes em Procedimentos de Licitação e Contratos.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Controladoria-Geral da União 1 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal DIÁLOGO PÚBLICO 2005.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
FUNDEF CONTROLE SOCIAL. INOVAÇÕES DO FUNDEF REDISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS (EQUALIZAÇÃO) CRITÉRIO EDUCACIONAL (Nº DE ALUNOS) ACOMPANHAMENTO SOCIAL (CONSELHOS)
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: Atuação dos agentes do controle social Por: Séfora Alice Rôla.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica Uma Escola do Tamanho do Brasil.
Controladoria-Geral da União DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
29 de novembro de 2006 Painel 3 – Mecanismos de Financiamento para o Setor Seminário Desenvolvimento de Infra- Estrutura de Transportes no Brasil – Perspectivas.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Conhecendo o Tribunal de Contas da União João Manoel da Silva Dionisio Secretário de Controle Externo Santa Catarina João Manoel da Silva.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
O TCU e o controle dos gastos públicos
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão O controle externo na visão da Universidade Federal do Amapá Macapá, AP- 19 e 20/08/ 2004 Por: João Brazão.
CONTROLE EXTERNO Convencionou-se denominar de Controle Externo a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, patrimonial e operacional da Administração.
Lei de Responsabilidade Fiscal
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
Lei de Responsabilidade Fiscal Lei /00
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA CGU.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
“Missão Institucional”
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade.
Analista de Controle Externo
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SECEX-TO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
SUAS Rede SUAS Sistemas da Rede SUAS. SUAS Rede SUAS Sistemas da Rede SUAS.
Agência de Fomento, controlada pelo Governo Estadual, integra o Sistema de Desenvolvimento do Estado coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção.
Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento GSAN
Organização e Redução de Custos
Diretoria Operacional Diretoria Administrativa
II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica.
O BANCO DO AGRONEGÓCIO FAMILIAR
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Seminários Regionais sobre o Anteprojeto de Lei da Política Nacional de Saneamento Ambiental.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL FINANCIAMENTO À PRODUÇÃO
MCR CAPÍTULO: : Disposições Preliminares - 1 SEÇÃO: Introdução 2 - São objetivos do crédito rural: d) incentivar a introdução de métodos racionais no sistema.
ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO - SEAGRI.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Apoio à Inovação Tubarão/SC - Maio Agenda Informações Institucionais Política de Inovação do BNDES Instrumentos de Apoio à Inovação Linhas Programas.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
(FINEP/MCT) Financiadora de Estudos e Projetos Agência Brasileira de Inovação setembro/2004.
O RI e sua relação com a Responsabilidade Social e Ambiental O Caso da Sadia.
Transcrição da apresentação:

Linha de Financiamento do BNDES para Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos - BNDES PMAT e BNDES PMAT Automático

Apresentação do Programa BNDES PMAT Apresentação do Programa 2

O que é o PMAT? É uma modalidade de financiamento do BNDES que apoia projetos voltados à: Modernização da Administração Tributária Melhoria da Eficiência, Qualidade e Transparência da Gestão Pública Melhoria da Qualidade do Gasto Público, Aumento das Receitas e Redução do Custo Unitário dos Serviços

/PMAT O que apoiamos? Administração Geral Administração Tributária Projetos de investimentos para o fortalecimento das capacidades gerencial, normativa, operacional e tecnológica Administração Geral Administração Tributária Administração Financeira e Patrimonial Administração da Saúde e Educação Gestão de Recursos Humanos, licitações e Compras, gestão de Contratos, protocolo e Controle de processos Arrecadação, cobranças Administrativa e judicial, Fiscalização, estudos Econômicos e tributários, Central de Atendimento Ao Contribuinte Orçamento, Execução Financeira, Contabilidade, e Dívida Pública, Auditoria e Controle Interno, Gestão e Segurança do Patrimônio Organização e gerência, Sistemas e Tecnologia da Informação

Quais itens podem ser adquiridos? São passíveis de financiamento os itens a seguir relacionados, não isoladamente, e associados aos empreendimentos apoiáveis estabelecidos (Áreas e Ações): Obras civis, montagem e instalações; Capacitação Técnica e Gerencial de servidores públicos efetivos (limitado a 25% do total do projeto); Gastos voltados para Qualidade e Produtividade, Pesquisa e Desenvolvimento, Estudos e projetos de engenharia relacionados ao investimento (limitado a 20% do total do projeto); Gastos com Atualização e Modernização de Cadastros e Tecnologia da Informação (limitado a 30% do total do projeto);

Quais itens podem ser adquiridos? Móveis e utensílios; Máquinas e equipamentos novos credenciados no BNDES ou que possuam o PPB, aí incluídos: - Equipamentos de informática - Equipamentos de apoio à operação e à fiscalização Softwares nacionais e customizações; Motos de até 300 cc e automóveis com motorização de até 1.000 cc (valor limitado a 10% do total do projeto e quantidade total limitada a 25% do número de fiscais do município). Os itens deverão estar incluídos em um PROJETO de modernização da Gestão Pública Municipal

Exemplos de Ações Financiáveis Cadastro Multifinalitário: Aproveitamento do Potencial de Arrecadação Elaboração de Políticas Públicas Atualização de logradouros Implantação de telefonia IP; Projeto Cidades Digitais do Ministério das Comunicações; Implantação de sistemas de gestão de compras, saúde e educação; Melhoria da Central de Atendimento ao Cidadão; Modernização ou criação do site da Prefeitura; Gestão de Recursos Humanos; Programas de Capacitação.

Operações de PMAT são descontingenciadas Contingenciamento de Crédito ao Setor Público Resolução nº 2.827/2001 Conselho Monetário Nacional redefine e consolida as normas de contingenciamento de crédito ao setor público Resolução nº 43/2001 Senado Federal dispõe sobre as operações de crédito interno e externo dos Municípios Operações de PMAT são descontingenciadas

1 2 3 4 Fluxo Operacional Prefeitura Agente financeiro Dirige-se à instituição financeira credenciada de sua preferência (para operações acima de R$ 10 milhões, o financiamento pode ser pleiteado diretamente ao BNDES) Prefeitura Analisa a operação Analisa documentação do MIP Declara que o Município possui limite (Art. 1º Res. Nº 2.827 / 01 da CVM) Preenche e envia FRO Agente financeiro 2 Homologa a operação 3 Encaminha a documentação do MIP à STN 4 Agente financeiro

5 6 + 7 8 Fluxo Operacional Autoriza a contratação - Contratam a operação - Município realiza as licitações - Solicitam as liberações Agente financeiro 6 Prefeitura + Libera os recursos 7 Prefeitura 8 Executa o projeto e comprova a aplicação dos recursos ao Agente Financeiro

Condições Operacionais BNDES PMAT Condições Operacionais 11

Remuneração da Instituição Financeira Condições Operacionais Taxa de Juros Operações com Intermediação de Agente Financeiro (aproximadamente 70 Bancos) Custo financeiro BNDES Remuneração Básica Remuneração da Instituição Financeira + + TJLP (Atualmente 5,0% a.a.) 0,9% a.a Negociada + + Garantia: Cotas-parte do Fundo de Participação dos Municípios – FPM e/ou receitas provenientes do ICMS ou ICMS-Exportação. 12

+ + Taxa de Juros Condições Operacionais Operações Diretamente com o BNDES (atualmente acima de R$ 10 milhões) Custo financeiro BNDES Remuneração Básica Taxa de Risco de Crédito + + TJLP (Atualmente 5,0% a.a.) 0,9% a.a 1,0% a.a + + Garantia: Cotas-parte do Fundo de Participação dos Municípios – FPM e/ou receitas provenientes do ICMS ou ICMS-Exportação. 13

Participação Máxima do BNDES Indiretas Não-Automáticas e Diretas Condições Operacionais Prazos CARÊNCIA até 24 meses AMORTIZAÇÃO até 72 meses PRAZO TOTAL até 96 meses Participação Máxima do BNDES Automáticas Indiretas Não-Automáticas e Diretas Aquisição de máquinas e equipamentos 100% 90% Demais Itens 95%

BNDES PMAT Antes e Depois

Antes e Depois do PMAT Antes: DEPOIS: Plantas em papel vegetal Plantas após trabalho de Aerofotogrametria e geoprocessamento

Antes e Depois do PMAT Antes: Depois: Documentação da Prefeitura estocada em via física Depois: Documentação após digitalização

Antes e Depois do PMAT Antes: DEPOIS: Sala do Arquivo Geral da Prefeitura DEPOIS: Sala do Arquivo Geral após aquisição de armários deslizantes

Sede da Prefeitura ANTES do PMAT

Sede da Prefeitura DEPOIS do PMAT

Atendimento ao cidadão ANTES do PMAT

Atendimento ao cidadão DEPOIS do PMAT

Obrigada Central de Atendimento: 0800 70 26337 faleconosco@bndes.gov.br www.bndes.gov.br