Escola é empresa? Claudio de Moura Castro

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Transcrição da apresentação:

Escola é empresa? Claudio de Moura Castro = Escola é empresa? Claudio de Moura Castro

“É preciso redesenhar a máquina para o homem”

“O processo de trabalho precisa ser estudado científicamente”

“Há uma maneira melhor de se fazer as coisas”

Frederick W. Taylor

Eficiência não é assunto da escola!

Produtivismo é coisa de neoliberal!

Educação não é mercadoria!

Escola não é empresa!

Avaliação discrimina contra os pobres!

Soluços semânticos, nada mais

Parte 1 Sozinho ou acompanhado? "" (Camões) Parte 1 Sozinho ou acompanhado?

Uma pessoa

Pelo menos dois forçudos

Se há vários, é preciso combinar direito. Empurrar ou puxar?

Se são muitos, é preciso boa gerência Empresas, escolas, igrejas, ONGs, clubes... Organizações são cada vez mais complexas e tortuosas É preciso mais competência para obter os resultados desejados

Parte 2 As regras ecumênicas, servem para todos "" (Camões) Parte 2 As regras ecumênicas, servem para todos

Escolas e empresas têm necessidades comuns? Clareza quanto aos objetivos. Se um empurra o piano e outro puxa... Portanto, têm que definir claramente o que querem fazer ONCOTAVA, ONCOTÔ, ONCOVÔ: Só medindo e estabelecendo metas quantitativas

Mais com menos? Todas as organizações querem obter mais resultados com o mesmo esforço Ou o mesmo, com menos esforço Ou resultados melhores Mais pneus? Mais processos julgados? Mais fieis na igreja? Ensino de mais qualidade?

Relação entre esforço e resultado sempre será uma preocupação Produtividade e eficiência são as medidas para avaliar esse nexo Portanto, seja no Vaticano ou na fábrica de Bombril, pensa-se em eficiência e produtividade Escola não é diferente Isso é neoliberal? E Taylor com isso?

Empresas avançaram antes Taylor inaugura as preocupações com a eficiência do trabalho Em 150 anos houve muitos avanços, cria-se a Ciência da Administração Será que essas ideias não servem para escolas?

Cinco regras ecumênicas Definir objetivos claros e mantê-los por muito tempo [piano sobe ou desce?] Quantificar metas [medir, para saber onde estamos] Compartilhar metas Instrumentos para acompanhar Ferramentas para premiar, punir e corrigir desvios

Parte 3 O perfil das melhores escolas "" (Camões) Grande avanço na avaliação Brasil tem hoje o sistema mais abrangente do mundo (PG e provão) Parte 3 O perfil das melhores escolas

Como são as melhores escolas? Pesquisa na Europa: melhores escolas públicas têm objetivos claros, não ficam mudando, todos conhecem e compartilham, administração atenta para identificar e corrigir erros Sem conhecer as 5 regras, é como se as tivessem usando

Ou seja, sem saber, as melhores escolas funcionavam com as regras clássicas da gestão de empresas

Parte 4 Gestão sob medida para escolas "" (Camões) Grande avanço na avaliação Brasil tem hoje o sistema mais abrangente do mundo (PG e provão) Parte 4 Gestão sob medida para escolas

Gestão sob-medida para escolas Ter ou não lucro: mesmas regras Resultados arbitraria e livremente escolhidos pelo responsável IDEB? Deserção? Felicidade? Igualdade? --> Não importa

Muitos modelos, mesmas ideias INDG: Vicente Falcone

Muitos modelos, mesmas ideias TEO (Oderbrecht) Marcos Magalhães TESE -Procentro

Muitos modelos, mesmas ideias Fundação Pitágoras

SGI (Fundação Pitágoras) Gestão de redes municipais Primeiro passo: definir prioridades da Secretaria de Educação Segundo passo: captar prioridades dos diretores, professores e alunos Terceiro passo: vamos compatibilizar Atenção: prioridades demais é fatal!

Metas quantitativas Geralmente IDEB Histogramas comparando: Escola com município, estado e país Turma com outras turmas Alunos com outros alunos Gráficos colados na porta da secretaria Alunos fazem próprias tabelas

Como anda a escola Rotinas para acompanhar desempenhos, sucessos e problemas Murais listam conquistas e dificuldades, em cada sala Alunos sabem como está sua classe

SGI: Agnóstico na pedagogia Apenas pergunta: Onde a escola quer chegar? Como medir o progresso? Como está avançando? Onde chegou? Nada sobre a maneira de ensinar, pedagogia ou filosofia

Implementação 27 R$ /aluno por dois anos, depois não tem custos Relação custo /resultado imbatível Implementação fácil, mas dá trabalho Só funciona se prefeito quiser Vulnerável à mudanças de governo e acidentes de percurso

Resultados do SGI Entre 2007 e 2009: mais quatro pontos decimais É o dobro do avanço brasileiro 43 municípios do Vale do Jequitinhonha: 3,2 para 5,1 Sorocaba: Prêmio P. da Qualidade Sorocaba e S. J. Campos: melhores do Brasil (> meio milhão)

Diferenças: privadas Alunos de famílias mais educadas Ambiente melhor atrai professores melhores Diretor tem mais ferramentas e autonomia Há prêmios e punições Se gestão falhar, fecha

Públicas Regras piores na escolha dos diretores Não escolhe alunos Falta de autonomia e de formas de premiar ou punir Depende de liderança e sedução do diretor

claudiodemouracastro@positivo.com.br www.cmcastro.com.br