Existem três tipos de pessoas: as que deixam acontecer, as que fazem acontecer e as que perguntam o que aconteceu. (John M. Richardson Jr.)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Palestra / Aula – Identificando as diferenças
Perfil do Ensino Médio Perfil do Ensino Médio Mudanças e novidades para o ano de 2009.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ESPECIALIZADO Profa. Dra. Nely Garcia
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
Orientação para a vida Alian Silva Couto Objetivos Buscar o aperfeiçoamento elaborando planos, determinando com clareza o caminho a seguir a fim de chegar.
Avaliação Mediadora.
Evasão em Cursos A Distância.
Interação com os Alunos
Estratégias de Sucesso
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Disciplina no Clube.
UNIDADE I - Metodologia Científica
Ensinar leitura e escrita com o gênero como instrumento: uma proposta "Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino"
Ajude – me!!.
Preparação Emocional para Concursos Ênio Cavalcanti, esp.
Quando falamos em aprender...
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Escola Comum e Inclusão
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Formas de Interação.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Planejamento Vamos recordar... Prof. Luciene Santoro.
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
O que é ensinar história?
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
Educação Especial e Inclusiva I Prof. Gilca
Uma abordagem curiosa e divertida
O BOM ENSINO É UMA ARTE. SEJAMOS, POIS, ÓTIMOS ARTISTAS.
SILVANA BERBEL FERNANDES
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Pauta de reunião pedagógica em 9/5/08.
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
SAI – SISTEMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ETE ALCÍDIO – 79,1% PROCESSO - 82,7% PROCESSO - 82,7% PRODUTO - 72,8% PRODUTO - 72,8% BENEFÍCIO - 82,2%
Sequência Pedagógica da Dança
REDE SINODAL – Gramado - RS
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - PEAD REFLEXÃO-SÍNTESE
Marta Fioravanti Carpes
Você está prestes a conhecer um lindo lugar ! Escola Municipal De Ensino Fundamental José Felipe Schaeffer.
Profª. Especialista Mirian Leite
1 & P rocessos B ibliotecas Técnicas de ensino = Aula expositiva.
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Comunicação e Negociação
PLATAFORMA ADAPTATIVA DE APRENDIZAGEM
Encontro 2: Planejando Encontros que Edificam
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
Windyzferreira-capesp2007 PRINCIPIOS DA PRATICA DE ENSINO INCLUSIVA.
Professor(es) Apresentador(es):
O que o aluno precisa saber para estudar na modalidade EaD:  Ele é o principal responsável pelo seu aprendizado.  As disciplinas são ofertadas em um.
NOVAS ABORDAGENS DA ADMINISTRAÇÃO
Conscientização sobre a importância do SARESP
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Aluno : FERNANDO DA SILVA FERREIRA Caso de Estudo.
Processamento de Informação
COMO AVALIAR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS NIVELAMENTO 17/03
Transcrição da apresentação:

COMO FAZER UMA AULA INTERATIVA, COM MÁXIMO RENDIMENTO, SEM PERDER O FOCO E PONTUANDO TODOS OS INTENS

Existem três tipos de pessoas: as que deixam acontecer, as que fazem acontecer e as que perguntam o que aconteceu. (John M. Richardson Jr.)

APRENDIZAGEM EM UM AMBIENTE DE MOTIVAÇÃO E INTERAÇÃO A interação saldável só ocorre em um ambiente de pessoas motivadas. Você motivado: este é o elemento fundamental para uma turma motivada. Crie um ambiente de descontração. Faça com que cada aluno se sinta reconhecido e importante dentro do grupo.

AULA INTERATIVA Estimular o raciocínio Ensinar a aprender Desenvolver a concentração Desenvolver a percepção

AULA INTERATIVA Desenvolver a compreensão da leitura Desenvolver o potencial intelectual Desenvolver o sentido de autonomia

NÃO PERCA O FOCO

NÃO PERCA O FOCO Todos devem ter espaço para participar, mas o controle é do orientador. Incentive e dê liberdade quando o rumo estiver correto. Seja gentil, mas não dê espaço a desvios para assuntos sem pertinência. Corrija as distorções e erros.

ESTEJA SEMPRE BEM PREPARADO

Planeje a aula e defina o que deve ser pontuado Objetivos da aula e conclusões devem estar bem definidos Visão abrangente e domínio sobre o tema são fundamentais