IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Advertisements

Aberta a participação pública Estudantes, pais, educadores...
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
Submersa na obscuridade do Universo a Terra é simplesmente encantadora…
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
Participação de Crianças e Adolescentes em processos de incidência em políticas públicas Ação Educativa, 27 de abril de 2011 Experiência das Conferências.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA ORIENTAÇÕES PARA A IV CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE NAS ESCOLAS DEMGC MARÇO DE 2013.
Quem são vocês, os Interlocutores de EA????
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia Maria Rios Ribeiro Aluna:
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
CAOP-Consumidor (MPPE)
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
TEMA: ESCOLAS SUSTENTÁVEIS
SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA ARAGUAÍNA, 27 E 28 DE AGOSTO DE 2009.
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
PNEDH e compromisso do Estado
CAOP-Consumidor (MPPE)
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
PASSO A PASSO PARA FAZER A CONFERÊNCIA NA ESCOLA*
Cursos de Formação Continuada da DPEDHUC/SECADI
IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
PROGRAMA VAMOS CUIDAR DO BRASIL Promoção dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente. Parceria com os estados e o Distrito Federal.
OFICINA DE CONFERÊNCIA
VARIÁVEL AMBIENTAL POLÍTICAS PÚBLICAS SETORIAIS. NÚCLEOS DE GESTÃO AMBIENTAL São estruturas institucionais criadas pelo Decreto n° /2003 e implantadas.
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2014
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
Giselly Rodrigues das Neves S. Gomes
1º Encontro Preparatório IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Educando-nos para pensar e agir em
Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplará projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais.
Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Programa Juventude e Meio Ambiente São Cristóvão, 10 de março de 2010.
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente mudanças ambientais globais Relatório Final.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
5 a 10 de junho de 2010 – Brasília Conferência Internacional Infanto-Juvenil Vamos Cuidar do Planeta Circuito de Aprendizagem confint2010.mec.gov.br.
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
OBJETIVO: Fomentar a discussão com as Comunidades Escolares de temas específicos que contribuam para o desenvolvimento da Educação do Estado da Bahia.
Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC.
PDDE SUSTENTÁVEL O Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE) Escolas Sustentáveis prevê recursos a serem empregados:   •para a melhoria da qualidade.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis Diretoria de Ensino – Região Bauru 1 1 1

Objetivos Contribuir para tornar as escolas participantes da IV Conferência em espaços educadores sustentáveis. Fortalecer a escola e a comunidade para influir nas políticas locais em favor da sustentabilidade socioambiental. 2 2 2

Breve Histórico 1ª CNIJMA – 2003 1760 escolas da rede estadual Conferência na Escola: abril a junho 2013 Conferência Estadual: a ser definida Conferência Nacional: : a ser definida

Grupos de Apoio COLETIVO JOVEM Grupos informais de jovens e organizações juvenis que se mobilizam em torno da temática socioambiental. REJUMA Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente na Escola A comunidade escolar elencará os problemas socioambientais mais urgentes e definirá como agir, na medida do possível, em cada escola e no seu entorno.

Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente na Escola Propõe-se que gestores e professores de todas as disciplinas se envolvam com a Conferência, inclusive definindo um período de preparo e uma data para sua realização.

Escola Sustentável Promove a saúde ambiental e das pessoas. Cultiva a diversidade biológica, social, cultural, etnicorracial e de gênero. Respeita os direitos humanos (em especial a criança e o adolescente). Favorece o exercício da participação e o compartilhamento de responsabilidades.

Sentir – Pensar - Fazer Escola Sustentável Físico Espaço Gestão Democrática Currículo Escola Sustentável

Currículo Saberes e fazeres que fomentem e estimulem culturas pró- sustentabilidade Gestão Gestão democrática Projeto Político Pedagógico, consumo, saúde, alimentação, resíduos sólidos, justiça ambiental - Com-Vida - Espaço Físico Adequações de acordo com premissas da sustentabilidade socioambiental (edificações, energia, água, área verde) Ministério da Educação 9 9 9

Como realizar a Conferência na Escola? O MEC enviará direto para as escolas, até abril, um “Passo a Passo” com todas as instruções para a realização da conferência.

Em linhas gerais... Antes da conferência: Conhecer: O que é uma conferência? A que ela se destina? Pesquisar: Estudar o tema e desenvolver trabalhos durante as aulas. Divulgar: Motivar os alunos e envolver a comunidade

Em linhas gerais... Durante a conferência: Apresentação dos trabalhos pelos alunos. Escolha do trabalho que vai representar a escola. Eleição do delegado e suplente. Elaboração do produto final.

Em linhas gerais... Depois da conferência: Envio dos dados do delegado e o produto final para o órgão responsável.

CRONOGRAMA Entrega dos materiais da IV CNIJMA nas escolas:O MEC estará enviando até o mês de Abril.  Conferências nas Escolas: Deverão ser realizadas entre o mês de Abril e 30 de Junho de 2013.  Cadastramento dos projetos de ação: Deverá ser feito pelo site da conferência entre 1º e 7 de Julho.  Conferências Municipais, Regionais e Estaduais: Deverão ser realizadas entre 1º de Agosto e 06 de Outubro.  Cadastramento dos projetos de ação: Entre 7 e 14 de Outubro.  Divulgação da delegação estadual: Será feita pelo site da conferência no dia 25 de Outubro.  Realização da Conferência Nacional em Brasília: 13 à 18 de Novembro de 2013. 

“Se não for agora, quando? Se não formos nós, quem?”