The dialetics of sketching

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A construção da Ciência
Advertisements

Os projetos.
QUANTIFYING QUALITATIVE ANALYSES OF VERBAL DATA: A PRACTICAL GUIDE
Sumário Aula n.º 18 Formatações Tamanho Cor Parágrafos Alinhamento
Especificação de Requisitos
Joseph J. Pear A social constructivist approach to computer- mediated instruction.
Como fazer uma apresentação oral
3. O léxico 3.1. Léxico mental.
SEMIÓTICA Charles S. Peirce
Recursividade Conceitos e Aplicações.
David Latch Craig Metodologia - Review
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Aplicação de computação gráfica
Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 3 Fernanda Campos
20 anos Servindo você !.
Apresentação de Resultados de Pesquisa
O QUE EU TENHO NÃO ME PERTENCE.
Introdução à Prática da Pesquisa I
em sistemas escolares e não escolares
Unidade III Racionalidade Argumentativa e Filosofia Sub-unidade I Argumentação e Lógica Formal Lógica Proposicional.
ROUGH E SKETCH.
Clique com o mouse O QUE EU TENHO NÃO ME PERTENCE.
Algoritmos 1º Semestre Materia: Informática Profº: Cristiano.
Fase de Elaboração: Fluxo de Análise Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
Teoria e prática da argumentação
Prof. Silvestri – todos os direitos reservados SISTEMAS DISTRIBUIDOS Aula 5 Eduardo Silvestri
TÍTULO: Subtítulo RESUMO 1. INTRODUÇÃO 4. CONCLUSÃO
Modularização Dividir um problema em subproblemas Módulos menores facilita a depuração Dividir o desenvolvimento entre vários programadores “Reutilização”
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA
Relatório de Proposta de Projeto
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
Aquisição de Conhecimento
1º - Você não é completamente inútil ...
GRÁFICO DE CORRELAÇÃO É um método gráfico de análise que permite verificar a existência ou não de relação entre duas variáveis de natureza quantitativa,
Pode ser que um dia deixemos de nos falar
SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2014 TÍTULO: Subtítulo
REALIZAÇÃO: Nojfsdjff Santos OLIVEIRA 1 ; SaLfjfsdhgdjk Silva PAIVA 2 1. Mestrando, Instituto Federal de xxx, Ciência e Tecnologia do XXXX– Campus XXXXXX,
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Modulo I Princípios e Padrões de Projeto de SW em Java Professores Eduardo Bezerra –
Desenvolvimento Global de Software Mestrado de Informática / UFPB Francilene Procópio Garcia, D.Sc. Configuração do Processo - Parte.
Linha de Produção de Jogo Móveis Danilo Cavalcanti Torres - dct.
Frameworks e Componentes Daniel Fernando Pavelec.
Informática na Educação
Almas que se encontram... Transição Automática.
Tudo tem seu tempo.
O trabalho em Marx A ontologia do ser social
Vamos fazer juntos um Mapa Mental?
TÍTULO DO TRABALHO SOBRENOME, Nome do autor1; SOBRENOME, Nome do autor 2; SOBRENOME, Nome do autor 3 ;SOBRENOME, Nome do autor 4 1Titulação, Instituição,
Design cognition: results from protocol and other empirica studies of design activity CROSS, N. In: Design Cognition, Design Knowing e Learning. Editado.
Macroscopic analysis of design processes based on a scheme for coding designers’ cognitive actions Suwa, Purcell e Gero Design Studies 19 (1998) 455–483.
Rosana Santos OLIVEIRA 1 ; Sandro Sampaio ALBUQUERQUE 1 ; Thiago Augusto de Sousa CASTRO 2 1. Alunos do curso de Geografia da faculdade Castelo Branco,
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-PSICOLOGIA
Hoje eu só pensei em você Pensei em tudo que vivemos juntos Imaginei tudo que poderíamos ter vivido Hoje eu só pensei em você Pensei em tudo que vivemos.
Introdução: A imag A tradição a imagem Introdução: A imagem (lat. Imago) – Antiguidade Romana: máscara mortuária e espectro ou alma do morto No começo.
O Ensino Médio do Colégio Maria Imaculada possui uma carga horária estendida, superior ao previsto em lei, visando cada vez mais um ensino de excelência.
Orientador1; Turma ou autores2
Capítulo 7 Arthur J. Klas. Design Digital. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
O novo cenário de pensamento Ou a ciência da natureza humana.
NomeAlunoCompleto 1,2 ; NomeAlunoCompleto 1,3 NomeOrientadorCompleto 1,4 1. Faculdade de Tecnologia de Jales 2. 3.
Autor 1 ; Autor 2 1. Prof. do, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Salvador, xxx.com.br; 2. Bolsista, Instituto.
Como fazer uma apresentação oral? Maria Eugénia Cunha,"Que fazer na biblioteca da escola",(adaptado)
W ORKSHOP MAPAS MENTAIS Marcelo Leite. INTRODUÇÃO 1. O que é um Mapa Mental ? São um método de armazenar, organizar e priorizar informações, usando palavras-chave.
Lógica de Programação – Forbellone / Eberspacher Lógica de Programação Capítulo 6 Modularizando Algoritmos.
Arte - Física Iane Ohanna de Araújo Labre e Myller Medeiros.
O PERÍODO SENSÓRIO MOTOR: DESENVOLVIMENTOS ESPECIAIS A Imitação Estágio 01- Nulidade em termos comportamentais. Estágio 02 - Assimilação Reprodutiva.
Introdução Coloque o texto aqui coloque o texto aqui coloque o texto aqui coloque o texto aqui coloque o texto aqui coloque o texto aqui coloque o texto.
Técnicas de Avaliação de Interfaces Prof. Jorge Cavalcanti.
Transcrição da apresentação:

The dialetics of sketching Gabriela Goldschmidt Creativity Resarch Journal, 4 (2), 123-143, 1991

Objetivo Identificar padrões de raciocínio numa atividade específica de um domínio: o skecthing no início do processo de criação; É importante pontuar que Goldschmidt está ciente que o métodolo think-aloud coloca design como problem-solving, mas que ela deixa esta discussão (uso do método vs. natureza do design) para outra hora.

A importância do skecth como subsídio para raciocínio imagístico A minipulação mental de imagens é feita a partir de coisas que lembramos. Porém, no caso do design, como uma coisa que não existe (que nunca foi percebida) pode ser imaginada?

A importância do skecth como subsídio para raciocínio imagístico A hipótese de Goldschmidt é: O designer gera imagens parciais de aspectos possíveis da entidade a ser projetada Tais imagens são recoleções que servem de referência Mas eleger imagens adequadas é tão complexo que não pode ser feito de uma vez só, e precisa ser feito em partes. Através de sketching, se prepara um conjunto que enriquece o espaço de busca do designer. Por isso “ to sketch” é “to think”

Seeing as, seeing that Seeing that Sugere duas modalidades para o raciocínio pictórico (em oposição à proposicional) enquanto sketching: Seeing as Seeing that Este seria um processo dialético. Os argumentos dos moves (ver mais adiante) são classificados desta forma

Quem e como Think aloud com referências cruzadas de desenhos. Sessões duravam de 1 a 2 horas 7 arquitetos experientes e 1 estudante A tarefa era uma biblioteca (arquitetura).

Como: mais detalhadamente Divide os protocolos nas “menores unidades de raciocínio”: moves e arguments. MOVES -> ato d eraciocínio que apresenta uma proposiçao coerente sobre uma entidade que está sendo projetada (designed) ARGUMENTS -> Menor declaração que estão junto com os moves.

Como: mais detalhadamente O mesmo é aplicado para as análises com sketches: Feitos enquanto desenhando Feitos enquanto contemplando ou “lendo” Moves sem input gráfico.

Moves, arguments: resultados