Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente Região do Seridó 15 e 16 de Junho / Caicó-RN EIXO 2: Proteção e Defesa no enfrentamento das.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência Nacional da Educação
Advertisements

Política Nacional de Meio Ambiente
PLANO ESTADUAL DE PREVENÇÃO E CONTROLE DAS HEPATITES VIRAIS B E C
CAMPANHA HANSENÍASE, TRACOMA E GEO-HELMINTÍASE
Poder constituinte, estado de exceção e direito de resistência: olhando os recentes movimentos de insurreição Aluno: Allan Mohamad Hillani Vínculo: PIBIC/Fundação.
O SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda I FÓRUM DE COMBATE.
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
Controle Jurisdicional de Políticas Públicas Eduardo Vilar.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
Encontro de Prefeitas e Vice-PrefeitasMunicípios e Políticas Públicas para as Mulheres Brasília, 28 de janeiro de 2013 Eleonora Menicucci Ministra de Estado.
Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos.
SAÚDE DA MULHER Ministério da Saúde
O trabalho da SDH/PR para apoiar os prefeitos e prefeitas na promoção dos direitos humanos das crianças e adolescentes nos municípios Angélica Moura Goulart.
AÇÃO BRASIL CARINHOSO Secretaria de Educação Básica.
Desafios da Educação Brasileira
MEDINDO O CAPITAL SOCIAL NO CONTEXTO DE UM PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL SILVANA PARENTE Consultora do PNUD e do IADH – Instituto de Assessoria.
Trabalho Infantil no Brasil
Governança e Transversalidade nas Políticas Sociais de Minas Gerais A experiência do Programa Travessia.
Resolução SES 3.560/2012 Institui incentivo financeiro complementar para os municípios beneficiados pelo Programa Estruturador Travessia Duplicação do.
CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
FINANCIAMENTO E RECURSOS HUMANOS: DESAFIOS PARA CONSOLIDAR O SUAS
Controle social dos recursos públicos
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Gestão da politica pública de Assistência Social em São Luís/MA Diálogo Publico São Luis, 24 de agosto/2006 Maria de Jesus Bonfim de Carvalho.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica Uma Escola do Tamanho do Brasil.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Situação de Abrangência Brasil crianças (média mensal de crianças menores de 6 anos acompanhadas) gestantes (média mensal de gestantes.
Controle Social Palestrante: Dra. Zilda Arns Neumann
O CHAMADO TERCEIRO SETOR E O CONTROLE SOCIAL ABONG – Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais.
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
“Missão Institucional”
CAE.
1.
Conselho Regional de Psicologia Minas Gerais
SUAS Rede SUAS Sistemas da Rede SUAS. SUAS Rede SUAS Sistemas da Rede SUAS.
Secretaria de Comunicação
O PAPEL DOS CONSELHOS NA ARTICULAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS.
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
Curso de Desenvolvimento de Servidores - CDS
Eduardo José Oliveira Dias
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO – SEPLAN SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS UNIVERSIDADE.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
ESPAÇOS CULTURAIS NAS PERIFERIAS URBANAS:
A OPERACIONALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE.
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Paulo Freire e Infância: amorosidade e construção da Paz
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
4ª - CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO Novembro/2009 Lema: CIDADE PARA TODOS E TODAS COM GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPATIVA.
Lema: Cidade para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social Tema: Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente Região do Seridó 15 e 16 de Junho / Caicó-RN EIXO 2: Proteção e Defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes. Coordenação: Késsia Roseane de Oliveira França – IFRN Campus Caicó

REAFIRMANDO OS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES BRASILEIROS: Marco legal: reconhece que CRIANÇAS e ADOLESCENTES são portadores de direitos; Universalizar DIREITOS em um contexto de desigualdade social significa promover a inclusão de segmentos historicamente excluídos; Romper com as condições que reproduzem a miséria, a VIOLÊNCIA e a discriminação.

NESTE CONTEXTO, O ESTADO, A SOCIEDADE E A FAMÍLIA POSSUEM PAPEL ESTRATÉGICO NO ENFRENTAMENTO DAS SITUAÇÕES DE VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A violência prejudica o aprendizado, as relações sociais e o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes e, ainda, pode se manifestar na reprodução de práticas de violência intergeracionais

AVANÇOS NOS ÚLTIMOS ANOS: As questões relacionadas às crianças e adolescentes vêm sendo pautadas pelos segmentos progressistas a partir da ótica dos DIREITOS HUMANOS; Redução do número de crianças submetidas ao trabalho infantil; Criação dos Conselhos de Direitos e Conselhos Tutelares; Redução da taxa de mortalidade infantil; Elaboração de Planos e implementação de programas e projetos, na perspectiva da garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Porém, nossa realidade evidencia que inúmeras crianças e adolescentes cotidianamente estão submetidos a variadas formas de violência: negligência, violência doméstica, abuso e exploração sexual, o trabalho infantil, o envolvimento no tráfico de drogas, maus tratos, tráfico de seres humanos, dentre outros.

Cabe à Conferência Regional: apontar DIRETRIZES para a POLÍTICA e o PLANO DECENAL, tendo como referência: - O que a realidade dos municípios aqui presente pode indicar para a construção da Política e do Plano? - Que indicação podemos apontar para pensarmos a articulação das diversas políticas públicas nas ações de enfrentamento à violação dos direitos das crianças e adolescentes (saúde, assistência social, educação, dentre outros)?