Banco Travessia – Capacitação 2013

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Transcrição da apresentação:

Banco Travessia – Capacitação 2013 Dia 19/03/2013

Banco Travessia – Capacitação 2013 Boas vindas! Apresentação do conteúdo programático da capacitação do Banco Travessia

Dinâmica Apresentação

O que é o Banco Travessia? O Banco Travessia é um banco especial, um banco de desenvolvimento social para as famílias mineiras que mais precisam investir em seu futuro. O Projeto estimula a inclusão social e produtiva de famílias com privações educacionais por meio do incentivo financeiro para a elevação da escolaridade e para a profissionalização. Fazer um curso profissionalizante, concluir mais um ano escolar, tornar-se alfabetizado, essas e outras conquistas são premiadas com depósitos em uma poupança que depois se transformam em benefício financeiro.

Vídeo Institucional

Porta a Porta e o Banco Travessia Iniciado em 2011, o Porta a Porta é um dos projetos estratégicos do Programa Travessia; Trata-se de um diagnóstico censitário que localiza pessoas que vivem privações sociais no seu dia a dia; O Projeto realiza visitas, porta a porta, nas casas dos municípios onde o Programa Travessia está presente; Através do Porta a Porta é possível identificar as famílias com privação em educação, público alvo do Banco Travessia.

O Programa Travessia: conceito de Pobreza Multidimensional Dimensão Indicador Há privação se... Educação Anos de Estudos Pelo menos um membro com 15 anos ou mais não completou 5 anos de estudos Matrícula das crianças Pelo menos uma criança em idade escolar (6 a 14 anos) não está frequentando a escola Saúde Mortalidade Infantil Pelo menos uma criança de 0 a 5 anos morreu nos últimos 5 anos Nutrição Pelo menos uma pessoa desnutrida Padrão de Vida Eletricidade Não possui energia elétrica Sanitários Não possui banheiro ou possui banheiro com ausência de pia, vaso ou chuveiro, e ainda, se possui banheiro de uso compartilhado. Água Não possui acesso a água potável ou/e o acesso fica a mais de 30 minutos a pé de casa Piso É de terra, areia ou esterco Combustível p/ cozinhar Utiliza lenha, carvão e ou esterco Bens Domésticos Não tem carro ou trator e possui apenas 1 dos elementos: rádio, televisão, telefone, geladeira, bicicleta ou moto

Banco Travessia – Capacitação 2013 O Banco Travessia pode atuar nas privações da dimensão educação. Sendo elas: Anos de estudos - quando pelo menos uma pessoa do domicílio, com 15 anos ou mais, não completou 5 anos de escolaridade; Matrícula das crianças - quando pelo menos uma criança em idade escolar do domicílio não está frequentando a escola. Por isso, as famílias beneficiadas pelo Banco Travessia devem estar dentro deste perfil.

Que travessia o Banco propõe realizar? Vamos formar 6 grupos. Os grupos receberão revistas, papéis, canetas, canetinhas e lápis. Os grupos devem debater sobre o questionamento “que travessia o banco propõe realizar?” a)Grupo 1 e 2- Discutir e representar por meio de um desenho; b)Grupo 3 e 4- Discutir e sintetizar em um frase; c)Grupo 5 e 6- Discutir e apresentar em uma palavra.

Banco Travessia – Capacitação 2013 Vídeo

Procedimentos do Banco Travessia O que entendemos por família? Unidade nuclear eventualmente ampliada por outros indivíduos que com ela possuam laços de parentesco ou de afinidade, que forme um grupo doméstico, morando em um mesmo domicílio e que se mantém pela contribuição de seus membros.

Procedimentos do Banco Travessia A iniciativa de se tornar acionista do Banco Travessia deve ser da família, porém temos o dever de divulgar o Projeto em todas as localidades do município. Quando qualquer pessoa vai até o Banco, deve-se explicar como o projeto funciona, deixando claro os seguintes itens: Objetivos Regras de aquisição e perda de travessias Público atendido

Procedimentos do Banco Travessia Primeiro contato com a família: 1) Esclarecer que para participar do projeto é necessário que a família apresente ao menos uma das seguintes privações: a) pelo menos um integrante da família com quinze anos ou mais não tenha completado cinco anos de escolaridade; e b) pelo menos uma criança ou adolescente da família, de 6 a 14 anos, não frequenta a escola. 2) Verificar se aquela família pode ser beneficiária (acionista);

Procedimentos do Banco Travessia Primeiro contato com a família: 3) Explicar as regras para aquisição e para a perda de travessias, mostrando o anexo do Termo de Adesão, onde constam estas informações. 4) Explicar o funcionamento da Caderneta Travessia. 5) Explicar sobre o prazo do contrato. 6) Informar que é o responsável familiar que deve assinar o contrato.

Procedimentos do Banco Travessia Caso a família não possua privação entre seus integrantes, deve-se prestar todas as informações solicitadas, agradecer a visita e encerrar o atendimento.

Procedimentos do Banco Travessia Se a família estiver em privação: Informar quais são os documentos necessários para assinatura do Termo de Adesão. -Documento de identidade; -CPF; -Número de Identificação Social (NIS), quando a pessoa tiver; -Comprovante de residência; A agente deve ter uma cópia de todos os documentos arquivados na pasta da família. As cópias dos documentos devem estar legíveis.

Procedimentos do Banco Travessia Se a família não tiver algum destes documentos, o cadastro não poderá ser realizado.

Procedimentos do Banco Travessia Caso responsável não possua Carteira de Identidade e CPF, o mesmo deve ser orientado a providenciar esta documentação, pois estes documentos não podem ser substituídos por outros. Quando na Carteira de Identidade estiver descrito o CPF, a cópia deste único documento (CI) é suficiente. A Carteira de Identidade somente será substituída pela a Carteira de Trabalho, se neste documento estiver descrito o número da carteira de identidade. Caso contrário, a Carteira de Trabalho não é válida. A Carteira de Identidade pode ser substituída pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Procedimentos do Banco Travessia -Comprovante de residência; O comprovante de endereço que não estiver no nome do responsável não tem problema. Nos cadastros já existentes na agência que a família não possui este comprovante, solicitamos que façam um levantamento de qual contrato se trata, e o motivo pelo qual a família não possui tal comprovante, para avaliarmos as exceções.

Procedimentos do Banco Travessia - Número de Identificação Social (NIS), quando a pessoa tiver; para pagamento das “travessias”, este documento servirá para a identificação da família, por isso é importante solicitar ao Responsável Familiar este número.

Procedimentos do Banco Travessia Se o integrante familiar for o responsável pela família e estiver de posse dos documentos necessários, deve-se preencher o Formulário de Cadastro da Família. Esse formulário é muito importante para verificar a composição familiar e as privações educacionais.

Procedimento Banco Travessia Após o preenchimento do Formulário, deve ser preenchido o Termo de Adesão. O agente deve explicá-lo para o integrante familiar presente. O Termo de Adesão é o documento legal por meio do qual a família garante o resgate das travessias ao fim do contrato. Deve ser preenchido em duas vias, assinadas pela família. Uma via fica com a família e a outra na agência.

Procedimentos do Banco Travessia A Caderneta Travessia deve ser preenchida com os dados da família e carimbada com T$ 200,00, pela abertura da conta. Em seguida, a Caderneta Travessia deve ser entregue para o responsável familiar. Orientar o responsável para sempre levar a Caderneta Travessia juntamente com os comprovantes quando do seu retorno à agência.

Procedimentos do Banco Travessia A cada comprovante recebido, as “Travessias” equivalentes devem ser carimbadas na Caderneta Travessia da família. Uma cópia do comprovante deve ser autenticada pelo agente e arquivada na pasta da família. Em breve, as travessias deverão também ser registradas no sistema de gestão do banco.

Procedimentos do Banco Travessia As “travessias” devem ser carimbadas sempre que a família trouxer um comprovante, até a data final do Termo de Adesão. As “travessias” deverão ser canceladas sempre que algum integrante familiar abandonar algum curso ou por reprovação. Caso o agente erre ao carimbar as travessias na Caderneta, essas também deverão ser canceladas.

Procedimentos do Banco Travessia Quando o Termo de Adesão chegar ao fim, deve ser apurado o saldo de “travessias” acumulado pela família. Devem ser comparados o saldo existente no sistema de gestão com os comprovantes físicos arquivados na pasta da família.

Banco Travessia – Capacitação 2013 Estudo de Caso Preenchimento dos Instrumentais do Banco Travessia

Banco Travessia – Capacitação 2013 ATENÇÃO! O Formulário de Cadastro da Família e o Termo de Adesão não podem conter RASURAS, por serem instrumentos legais que garantem o resgate das “travessias” ao fim do contrato. Na Caderneta Travessia, não pode conter RASURAS, por ser um instrumento, onde a família acompanha a aquisição e perda de “travessias”.

Preenchimento Formulário de Cadastro Preencher com a data em que está sendo preenchido o formulário. Lembrar que a Data do Formulário deverá ser a mesma do Termo de Adesão. Escrever por extenso o nome do município. Não escrever nomes de comunidades rurais ou abreviar nome do município.

Preenchimento Formulário de Cadastro Preencher com o nome da pessoa responsável pela família. Esta deve ser a pessoa que está na agência para abertura da conta. O nome do responsável familiar não pode ser abreviado. Escrever conforme documento apresentado para o cadastro. Todas as informações devem ser preenchidas, com exceção do telefone e do NIS, pois existe a possibilidade da família não possuir. A informação do endereço não pode estar incompleta ou divergente do comprovante de residência arquivado.

Preenchimento Formulário de Cadastro Preencher a tabela com o nome de todos os integrantes da família. Não pode haver abreviatura dos nomes. O primeiro deve ser o responsável familiar. Os demais devem ser relacionados com o parentesco em relação ao responsável.

Preenchimento Formulário de Cadastro A escolaridade deve ser informada pela família, de acordo com ano (série) educacional, que o membro se encontra, informando se é Ensino Fundamental ou Ensino Médio, confirmando se está completo ou incompleta. A escolaridade é importante para saber se a família está em privação.

Preenchimento Formulário de Cadastro Na coluna: Está estudando atualmente? Escrever sim ou não. Na coluna: Está em privação? Escrever sim ou não. Lembrando que nestas colunas, a informação não pode ser marcada com “X”, deve estar escrito a palavra “SIM” ou “ NÃO”. Data de Nascimento deve contar as informações do dia/mês/ano. Ex: 18/03/13

Preenchimento Formulário de Cadastro Preencher o nome do CRAS que acompanha a família. O Banco Travessia deve ter os telefones dos CRAS do município, uma vez que são parceiros fundamentais para o trabalho do Banco. A responsável familiar assina o formulário e o agente do Banco Travessia escreve por extenso seu nome e assina também o documento. No local nome do atendente não pode ser rubrica. O agente deve ficar atento no momento da assinatura, para que a família não assine no local do CRAS ou no local do Agente.

Preenchimento Cadastro Os Termos de Adesão deverão ser numerados da seguinte forma: Número da cidade (3 dígitos).número do contrato (4 dígitos). Exemplo: Arinos – código 001. Primeiro contrato. Número: 001.0001/2011 Observe a lista com o código da sua cidade que você recebeu. O Termo de Adesão não pode estar sem número ou numerado de forma incorreta. Não pode haver erro no número da agência, e números do Termo de Adesão em duplicidade.

Preenchimento Termo de Adesão Preencher todos os dados, estes são fundamentais para o pagamento das travessias no fim do termo de adesão. Nome do responsável familiar deve ser escrito de acordo com o documento apresentado, sem ter abreviatura. Atentar para que a escolaridade do responsável, não seja divergente da escolaridade apontada no Formulário de Cadastro.

Preenchimento Termo de Adesão CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA: O presente beneficiário assume o compromisso de permanecer no projeto Banco Travessia pelo período de: ______________. Neste momento, a família deve optar pelo prazo em que permanecerá como acionista do Banco Travessia. 2 ou 3 anos. Este campo não pode ficar sem preenchimento.

Preenchimento Termo de Adesão CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA: Fica eleito o foro da comarca de Belo Horizonte para dirimir qualquer questão derivada deste termo. Por estarem de acordo, as partes assinam o presente Termo de adesão em duas vias de igual teor, para os devidos fins de direito. Belo Horizonte, 20 de março de 2013 .   ___________________________________ Responsável legal pela família Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social Governo de Minas Gerais

Preenchimento Termo de Adesão   A data deve ser a mesma para o Termo de Adesão e Formulário de Cadastro. Termo de Adesão obrigatoriamente deve ter a assinatura do Responsável familiar. No mesmo núcleo familiar não pode ter mais de um cadastro. O agente deve ficar sempre atento para não cadastrar responsáveis diferentes, morando no mesmo endereço. Não pode ter rasuras no Termo de Adesão.

Preenchimento Caderneta Preencher com os dados do responsável familiar, de acordo com o Formulário de Cadastro e Termo de Adesão. Colocar nº do CPF conforme apresentado no documento pelo responsável familiar. A informação do nome do município sem abreviação. No campo contrato, colocar o número do contrato / duração do contrato. Exemplo: 004.0005/2013 - 2 anos

Preenchimento Caderneta Para a aquisição de “travessias”, colocar na caderneta a data do dia em que o comprovante está sendo entregue pela família ao agente. Carimbar o valor correspondente à aquisição de travessias com tinta de carimbo azul ou preto. Referente à: colocar o tipo completo da aquisição e o nome do integrante familiar a que se refere. Ex. Matrícula de João Silva no 6º ano Ensino Fundamental. Não pode ter rasuras.

Preenchimento Caderneta Para a perda de “travessias”, colocar a data do dia em que essa informação foi verificada. Carimbar o valor correspondente a perda de travessias com tinta de carimbo vermelha. Referente à: colocar o tipo completo da perda e o nome do integrante familiar a que se refere. Ex. Abandono de João Silva no 6º ano do Ensino Fundamental. Reprovação de Maria Cecília no 1º ano do Ensino Médio Não pode ter rasuras.

Preenchimento Caderneta Caso ocorra a inclusão de “travessias” que não são válidas na Caderneta, solicitar à responsável familiar que traga até a agência a caderneta para o cancelamento. Antes do cancelamento é importante comunicar a família porque as travessias estão sendo canceladas.

Preenchimento Caderneta O Agente terá uma cópia da página de controle de aquisição e perda de travessia. Sempre que carimbar travessias na caderneta da família, deve-se carimbar também nessa cópia, que deve ser arquivada na pasta da família.

Banco Travessia – Capacitação 2013 Dia 20/03/2013

Vídeo Institucional (Dona Margarida)

Apresentação do Gestor e Agente

Banco Travessia O Projeto Banco Travessia estimula a inclusão social e produtiva de famílias com privações educacionais por meio do incentivo financeiro para a elevação da escolaridade e para a profissionalização. O Banco Travessia pode atuar nas privações da dimensão educação. Sendo elas: Anos de estudos - quando pelo menos uma pessoa do domicílio, com 15 anos ou mais, não completou 5 anos de escolaridade; Matrícula das crianças - quando pelo menos uma criança em idade escolar (6 a 14 anos) do domicílio não está frequentando a escola.

Banco Travessia Se a família estiver em privação: Solicitar os documentos necessários para assinatura do Termo de Adesão. -Documento de identidade; -CPF; -Número de Identificação Social (NIS), quando a pessoa tiver; -Comprovante de residência; O Agente prossegue com o preenchimento do Formulário de Cadastro, Termo de Adesão e Caderneta.

Caderno de Oportunidades para as famílias do Banco Travessia e Plano de Acúmulo de Travessia

Caderno de Oportunidade O que é? O Caderno de Oportunidades para as famílias do Banco Travessia é um documento de grande utilidade para o trabalho da equipe do Projeto. Ele relaciona os serviços educacionais e de profissionalização disponíveis no município. As famílias acionistas do Banco Travessia precisam obter informações sobre esses serviços para poderem acionar os ativos educacionais que são convertidos em travessias. Quando deve ser usado? Desde o primeiro contato das famílias com o Banco, é preciso apresentar a elas as oportunidades disponíveis apresentadas no Caderno. Por isso, ele deve ser usado sempre que os agentes estiverem cadastrando uma nova família no Projeto. Para auxiliar o uso, o agente vai construir o Plano Familiar de Acúmulo de Travessias, conforme modelo anexo. É importante também usar o Caderno sempre que alguma família buscar informações sobre as escolas, cursos e oportunidades.

Caderno de Oportunidade O Caderno deve ser atualizado? Sim. O Caderno não está acabado, ou seja, deve ser constantemente atualizado pelas equipes quando forem surgindo outros serviços educacionais e de profissionalização no município. O que é o Plano Familiar de Acúmulo de Travessias? É um planejamento de acúmulo de Travessias que deve ser feito junto com as famílias acionistas do Banco. A partir do perfil escolar de cada membro da família, deve ser informado que oportunidades educacionais podem ser acionadas por eles, de acordo com as informações disponíveis no Caderno. Com isso, a família sai da agência sabendo que tipo de serviço deve procurar, onde procurar e quanto poderá acumular de “travessias” se cada um de seus membros acessarem as oportunidades educacionais e de profissionalização disponíveis.

Plano de Acúmulo de Travessias Município: Nome do responsável da família: Nº de ordem Nome Código Grau de Parentesco Escolaridade Está estudando atualmente? Data de Nascimento Está em privação? Oportunidades disponíveis: tipo, endereço, telefone (conforme Caderno)   Quantidade de Travessias Acumuladas 1 Paula Silva 4 ano ensino fundamental incompleto Não 07/12/1976 Sim EJA – Escola Estadual Jacinta Eneias Orzil 200 Adesão Matrícula EJA 2 Vitor Mendes Silva 3 Ensino médio completo 02/02/1974 Curso de Qualificação Travessia Renda Qualificação Profissional 500 Firmou contrato de Trabalho. Total 1050

Dinâmica Vamos formar 5 grupos. Os grupos receberão um papel com informações das atividades que devem ser realizadas pelos Gestores e Agentes. Cada grupo receberá tarjetas com informações das responsabilidades. Cada grupo tem que identificar a qual atividade a responsabilidade está vinculada, e informar se a responsabilidade é do Gestor responsável pelo Banco no município ou do Agente. Apresentação das responsabilidades.

Responsabilidades Gestor e Agente Atendimento à Família Atividade: Atendimento às Famílias Periodicidade Responsabilidade do Gestor Responsabilidade do Agente Reunião entre agente e gestor para alinhamento sobre as tarefas do banco travessia. Mensal Organizar o horário e data para a realização da reunião de alinhamento com o agente. Apresentar todas as informações, pendências de cadastros realizados no mês. Recepção, Cadastramento das famílias, Elaboração do Plano de Acúmulo de Travessias Diário Acompanhar as atividades dos agentes para melhor atendimento às famílias. Avaliar mensalmente se os cadastros das famílias e documentação estão corretos e arquivado de forma adequada. Informar o funcionamento do projeto. Verificar se a família está em privação educacional. Cadastrar as famílias que possuam toda a documentação obrigatória. Preencher Formulário de Cadastro , preencher Termo de Adesão, preencher a Caderneta. Arquivar Formulário de Cadastramento, 1 via do Termo de Adesão e cópias dos documentos de Identidade, CPF e Comprovante de Endereço na Pasta da Família. Orientar a família sobre o Plano de Acúmulo de Travessia. Preencher junto com a família o Plano de Acúmulo de Travessia. Informar à família que se trata apenas de possibilidades de aquisição.

Responsabilidades Gestor e Agente Atividade: Atendimento às Famílias Periodicidade Responsabilidade do Gestor Responsabilidade do Agente Preenchimento das Cadernetas Diário Avaliar mensalmente se os comprovantes arquivados nas pastas das famílias são válidos. Receber e verificar a validade dos comprovantes entregues pela família. Arquivar uma cópia dos comprovantes na pasta da família após autenticá-los. Carimbar as travessias de aquisição e perda na Caderneta da família e carimbar na cópia que ficará na agência. Lançar Cadastros e as aquisições e perdas no Sistema de Gestão Banco Travessia Disponibilizar acesso à internet na agência para o acesso ao Sistema. Conferência dos comprovantes de travessia e validação no Sistema de Gestão do Banco. Inserir os Cadastros no Sistema de Gestão, atentando para numeração correta dos cadastros e aos dados das famílias. Inserir no sistema as aquisições e perdas de travessias. Cadastramento itinerante (em escolas e associações do centro, escolas e associações da zona rural) Mensal Planejar e organizar as visitas dos agentes nas comunidades selecionadas. Disponibilizar recursos necessários para o acesso dos agentes as localidades (transporte). Informar as visitas dos agentes nas localidades (contato com as escolas, associações, envio de convites) Planejar quais comunidades serão visitadas. Organizar materiais para levar no dia do cadastramento (Termo de Adesão, Ficha de Cadastro e Caderneta). Realizar os procedimentos de cadastro das famílias.

Responsabilidades Gestor e Agente Atividade: Atendimento às Famílias Periodicidade Responsabilidade do Gestor Responsabilidade do Agente Contato com as famílias em privação educacional identificadas pelo porta porta (contatos telefônicos, visitas domiciliares) Diário Disponibilizar recursos necessários como telefone, transporte, carro de som, faixas para a divulgação para estas famílias. Realizar o contato com as famílias em privação de acordo com a lista do Porta a Porta. Realizar a divulgação para as famílias em privação. Priorizar o cadastros das famílias em privação identificadas pelo Porta a Porta. Identificar as famílias cadastradas no Banco Travessia que foram identificas pelo Porta a Porta. Informação sobre os cursos de elevação de escolaridade e qualificação profissional Identificar os projetos de elevação de escolaridade e de qualificação profissional disponíveis e repassar ao agente. Disponibilizar os recursos necessários para que o agente informe as famílias dos projetos (Telefone, transporte, cartaz, faixas e carro de som) Informar às famílias sobre os projetos de elevação de escolaridade e de qualificação profissional existes no municípios. Atualizar o Caderno de Oportunidades para as Famílias Banco Travessia. Monitoramento do acúmulo de Travessias Trimestral Repassar a lista elaborada pelo agente para os parceiros, nas reuniões de rede, para que ajudem no contato com essas famílias. Elaborar listas contendo os endereços das famílias que não trouxeram nenhum comprovante de aquisição de travessias nos últimos três meses.

Responsabilidades Gestor e Agente Atividade: Atendimento às Famílias Periodicidade Responsabilidade do Gestor Responsabilidade do Agente Levantamento de pendências com as famílias Mensal Encaminhar as informações de pendências das famílias à rede Identificar as pendências das famílias quanto ao cadastro e acúmulo de travessias Sistematizar as informações e repassar para o gestor e gerência Estadual Reunião de acionistas Semestral Planejar Organizar Convidar as famílias Realizar a reunião

Responsabilidades Gestor e Agente Divulgação e parceria Atividade: Divulgação e Parceria Periodicidade Responsabilidade do Gestor Responsabilidade do Agente Parceria com a Educação, Saúde e Assistência Social (CRAS, CREAS, Bolsa Família), EMATER e Associações Mensal ou Bimestral Receber as demandas dos agentes. Entrar em contato com a rede local para agendar a reunião. Realizar reuniões com a rede local. Repassar as informações para a rede solicitando a parceria para minimizar as demandas. Encaminhar demandas do projeto (divulgação do projeto, pendências das famílias, informação das famílias que não retornaram a agência para trazer comprovantes.) para o Gestor. Participar das reuniões. Divulgação do Projeto Banco Travessia (Nas escolas, Parceria com Associações, Sindicatos rurais, Conselhos de Políticas Públicas, famílias não cadastradas, Rádio, Carro de Som, Folders, Faixas, Cartazes, Informativos em igrejas, em festas tradicionais e outros eventos) Semanal Realizar o contato com os parceiros informando o dia da visita do agente para a divulgação. Organizar a ida dos agentes para os locais da divulgação de acordo com o cronograma. Informar as famílias as localidades e dias da divulgação. Realizar a gestão do recurso previsto no Convênio para divulgação Planejar e Organizar cronograma da divulgação (Parceiro, Local, Dia, horário). Encaminhar para o Gestor o planejamento. No dia da Divulgação preparar Material necessário para realizar a divulgação e cadastramento seguindo o cronograma.

Responsabilidades Gestor e Agente Contato SEDESE Atividade: Contato com a SEDESE Periodicidade Responsabilidade do Gestor Responsabilidade do Agente Planilha de Acompanhamento mensal de Cadastros Mensal Encaminhar à SEDESE todo mês até o 3º dia útil. Preencher a planilha com as informações dos cadastros referentes aquele mês e repassá-lo ao gestor Planilha de Acompanhamento de Travessias acumuladas. Validar as informações da planilha. Encaminhar à SEDESE sempre até o 3º dia útil do mês seguinte.  Preencher a planilha com as informações de aquisição e perda de travessias de acordo comprovantes válidos entregues pela família. Encaminhar planilha para validação do gestor. Planilha de Registro das Ações de Divulgação realizadas Encaminhar à SEDESE Preencher a planilha com as informações das divulgações realizadas no mês. Planilha de acompanhamento do convênio Trimestral Preencher e enviar à SEDESE Solicitação de material Sempre que necessário Realizar a solicitação

Responsabilidades Gestor e Agente Atividade: Contato com a SEDESE Periodicidade Responsabilidade do Gestor Responsabilidade do Agente Boletim Informativo Mensal Acompanhar as atividades de Boas Práticas realizadas pelos agentes Enviar fotos, boas práticas para serem divulgadas no Boletim. Ler semanalmente os boletins enviados para se atualizar de todas informações repassadas pela SEDESE Novos cursos educacionais e de qualificação disponíveis no município Sempre que houver Encaminhar à SEDESE e ao agente informação de locais, horários e tipo de curso. Receber as informações e divulgar para as famílias cadastradas no Banco Travessia. Esclarecimento de dúvidas via email, telefone, boletins informativos, gmail Entrar em contato sempre que necessário para sanar as dúvidas. Repassar para o agente todas as informações recebidas da SEDESE. Entrar em contato sempre que houver dúvidas, questionamentos, sugestões Visita da equipe do Estado ao município. Sempre que necessário

Fluxos Banco Travessia FLUXO DE ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS BANCO TRAVESSIA FLUXO CONTATO COM A SEDESE FLUXO DE DIVULGAÇÃO DO BANCO TRAVESSIA

Instrumentos de Acompanhamento

Validação de Travessia

Validação de Travessia Tipos de Aquisição de Travessias: Adesão Matrícula Aprovação Frequencia Conclusão Contrato de Trabalho Importante: As datas de todos os comprovantes tem que estar dentro do período de vigência do Termo de Adesão da Família. Ex. Cadastro realizado em 22/02/2013, com duração de 2 anos: comprovantes válidos tem que ter a data compreendida entre 22/02/2013 a 22/02/2015.

Validação de Travessia Matrícula Alfabetização, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e EJA Documento exigido: Comprovante de matrícula fornecido pela instituição de ensino O que deve ter nesse comprovante? -Nome da instituição -Nome completo do integrante -Nome do curso (Para o Ensino Superior) -Série matriculada -Data da MATRÍCULA (não é a data da Declaração) -Timbre da instituição -Assinatura do Diretor ou Secretário Escolar (se possível, carimbar)

Validação de Travessia Matrícula Alfabetização, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e EJA OBS. 1) Matrículas com Dependência: Carimbar as travessias de “Matrícula” normalmente, mas não carimbar a “Aprovação Escolar” da série anterior. 2) Declaração de Transferência não vale Travessias 3) Comprovante emitido por outra instituição que não aquela que oferece o curso não vale travessias (ex. comprovante do Travessia Nota 10 elaborado pelo alfabetizador) 4) Requerimento de matrícula não vale travessias

Validação de Travessia Aprovação Escolar Séries do Ensino Fundamental e Médio e EJA Documento exigido: Declaração de Aprovação ou Boletim Escolar fornecido pela instituição de ensino O que deve ter nesse comprovante? -Nome da instituição -Nome completo do integrante -Série Aprovada -Data da Aprovação -Timbre da instituição -Assinatura do Diretor ou Secretário Escolar (se possível, carimbar) OBS. Declaração de Transferência não vale Travessias

Validação de Travessia Frequencia Séries do Ensino Fundamental, Médio, Alfabetização e EJA Documento exigido: Comprovante de Frequencia fornecido pela instituição de ensino O que deve ter nesse comprovante? -Nome da instituição -Nome completo do integrante -Série em curso -Mês/ Ano de referência -Percentual de Frequencia no mês (em porcentagem ou através do nº total de aulas do mês e o nº de aulas que o aluno frequentou) -Assinatura do Diretor ou Secretário Escolar (se possível, carimbar) -Timbre da instituição OBS: 1) Lista de chamada não vale travessias 2) Comprovante emitido por outra instituição que não aquela que oferece o curso não vale travessias (ex. comprovante do Travessia Nota 10 elaborado pelo alfabetizador)

Validação de Travessia Conclusão Ensino Fundamental (9º ano), Ensino Médio (3º ano) Documento exigido: Diploma ou comprovante fornecido pela instituição que ateste a conclusão do curso, ou a aprovação no 9ºano E.F ou no 3º ano E.M O que deve ter nesse comprovante? -Nome da instituição -Nome completo do integrante -Especificar se a conclusão é do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio -Data da conclusão -Timbre da instituição -Assinatura do Diretor ou Secretário Escolar (se possível, carimbar) OBS. Um comprovante de aprovação no 9ºano E.F gera: 75 travessias referentes à Aprovação Escolar Direta + 250 travessias referentes à conclusão do E.F = 325 T. O mesmo procedimento vale para o Ensino Médio.

Validação de Travessia Conclusão Alfabetização Documento exigido: Diploma ou comprovante fornecido pela instituição que ateste a conclusão do curso O que deve ter nesse comprovante? - Nome da instituição promotora do curso - Nome completo do integrante - Data do curso - Assinatura de representante da instituição promotora (se possível, carimbar) -Timbre da instituição OBS. Alfabetização do Travessia Nota 10: O Curso é oferecido pelo estado; Os documentos de conclusão, matrícula e frequencia tem que ser emitidos pelo estado.

Validação de Travessia Conclusão Curso de Qualificação Profissional e Curso Técnico de Formação Profissional Documento exigido: Certificado ou Comprovante de Conclusão fornecido pela instituição de ensino O que deve ter nesse comprovante? - Nome da instituição promotora do curso - Nome completo do curso - Nome completo do integrante - Carga horária cursada - Data do curso - Assinatura de representante da instituição promotora (se possível, carimbar) - Timbre da instituição

Validação de Travessia Conclusão Curso de Qualificação Profissional e Curso Técnico de Formação Profissional OBS: 1) Palestra, Seminário, Curso de prevenção contra as drogas, Participação no PROJOVEM não são considerados cursos de Qualificação Profissional nem Técnico de Formação Profissional. 2) Curso de Magistério => Curso Técnico de Formação Profissional. 3) Curso de inglês => Curso de Qualificação Profissional

Validação de Travessia Contrato de Trabalho Documento exigido: Regra Geral: Carteira de trabalho e previdência social assinada (arquivar cópia da parte de identificação do empregado (foto) e cópia da folha contendo os dados da admissão) Setor público: Contrato de trabalho formal OBS. Renovação de contrato (mesmo empregador, mesma função) não vale travessias.

Modelos de Certificados

Validação de Travessia Declaração de Matrícula

Validação de Travessia Declaração de Frequencia

Validação de Travessia Aprovação Escolar

Validação de Travessia Diploma de Conclusão Ensino Fundamental CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL O ensino fundamental

Validação de Travessia Certificado de Curso de Qualificação Profissional

Validação de Travessia Certificado de Curso Técnico Profissionalizante VVALÉRIA FURTADO

Validação de Travessia Contrato de Trabalho

Validação de Travessia Contrato de Trabalho

Validação de Travessia Para o pagamento das travessias: - Será realizada conferência com o NIS da família beneficiária; - Caso a família não tenha NIS, o município deve encaminhar à SEDESE declaração contendo informações necessárias sobre essa família. (Obrigação prevista no Convênio de custeio)

Validação de Travessia Outras obrigações do Município: Manter por 5 (cinco) anos após o término da adesão do beneficiário os documentos comprobatórios que respaldaram os créditos de travessias em processo específico por beneficiário em boa ordem, arquivados em ordem cronológica. Tais processos poderão ser objeto de inspeção in loco e auditoria; Zelar pela fidedignidade das informações registradas no Sistema de Gestão que somente poderão ser lançadas após apresentação do original pelo beneficiário e arquivo de cópia autenticada por servidor público municipal; O município se responsabilizará por quaisquer lançamentos que ocasionarem créditos de travessias;

Sistema de Gestão do Banco Travessia

www.social.mg.gov.br/banco/ Endereço para acesso O sistema é “online” o que significa que deverá haver uma conexão com a internet para que ele funcione.

Acesso ao Sistema

Acesso ao Sistema Digitar CPF (apenas números) Digitar senha Digitar caracteres

Verificar a Privação Familiar Conversar com a família para verificar se há privação familiar Relembrando Conceitos Família em privação educacional é aquela que pode participar do Projeto Banco Travessia, por apresentar alguma das seguintes situações: - Possuir pelo menos um integrante com quinze anos ou mais que não tenha completado 5 anos de escolaridade; - Possuir, pelo menos, uma criança ou adolescente, entre 6 e 14 anos, que não frequente a escola.

Módulo: Cadastramento das Famílias

Cadastramento Clicar em Adesão, caso haja privação educacional Clicar em Visitas Sem Adesão, se não tiver privação

Para iniciar um cadastro, clicar em “NOVO” Cadastramento Para iniciar um cadastro, clicar em “NOVO”

Cadastramento

Abas que devem ser preenchidas Cadastramento Abas que devem ser preenchidas

Cadastramento Após preencher a aba “CRAS”, é necessário Salvar o Registro, antes de iniciar a inclusão dos integrantes da família.

Cadastro de integrantes da Família Cadastramento Cadastro de integrantes da Família

Cadastro de integrantes da Família Cadastramento Cadastro de integrantes da Família

Abrir conta para Família e finalizar o cadastro Cadastramento Abrir conta para Família e finalizar o cadastro

Cadastramento

Imprimir T.A e Formulário de Cadastro Cadastramento Imprimir T.A e Formulário de Cadastro

Capacitação dos Agentes para a Reunião de Acionistas Dia 21/03/2013

Objetivo Orientar os gestores e agentes no planejamento, organização e realização da reunião com os acionistas.

Reunião de Acionistas 1º passo: Planejamento (Reunião entre agentes e gestor) Definir data e horário da reunião de acionistas; Definir local (o mais próximo possível para facilitar o deslocamento da família); Definir objetivos e pauta; Definir os papeis dos agentes e gestor; Preparar a programação da reunião; Convidar e mobilizar os acionistas (carta-convite, rádio, carro de som, etc); Preparar equipamentos e material a ser entregue para os acionistas; Definir como será fornecido o lanche;

Reunião de Acionistas 2º passo: Organização da reunião Organizar o local (cadeiras, mesas, equipamento, material); Recepcionar a família; Apresentar a equipe do Banco Travessia; Informar o objetivo da reunião; Fazer dinâmica; Conduzir reunião de acordo com a programação; Encerramento com lanche de confraternização.

Reunião de Acionista 3º passo: Realização da reunião Objetivo da reunião: Apresentar o Banco Travessia, incentivar os membros das famílias em privação a voltarem a estudar, conscientizar a importância de levar os comprovantes na agência do Banco Travessia.

Quebra-gelo – promover a integração entre os participantes. Reunião de Acionista Dinâmica Quebra-gelo – promover a integração entre os participantes.

Reunião de Acionistas 3º passo: Realização - Assuntos a serem tratados O que é o Banco Travessia? “O Banco Travessia é um banco diferente e especial. Ele promove a inclusão social e produtiva de famílias com privações educacionais, por meio do incentivo financeiro à elevação de escolaridade. As pessoas voltam a estudar, têm uma vida melhor e ainda ganham por isso.”

Reunião de Acionistas 3º passo: Realização - Assuntos a serem tratados Critérios de privação educacional: - Quando pelo menos um membro da família, com 15 anos ou mais, não completou 5 anos de escolaridade; - Quando pelo menos uma criança em idade escolar (06 a 14) está fora a escola.

Reunião de Acionistas 3º passo: Realização - Assuntos a serem tratados As razões do Banco Travessia: Por que se cadastrar? O Banco Travessia é uma oportunidade única, onde a família ganha dinheiro por todos integrantes da família que evoluir nos estudos, fazer curso de qualificação profissional, conseguir emprego formal e com isso ter mais dignidade e adquirir conhecimentos.

Reunião de Acionistas 3º passo: Assuntos a serem tratados Como funciona o Banco Travessia: A família deve procurar a agência do Banco Travessia e fazer sua adesão. A partir daí, a família acumula Travessias quando algum integrante da família matricular na escola, frequentar ou concluir cursos da educação básica, técnica profissionalizante ou superior, ou inserir no mercado de trabalho formal. A cada avanço nos estudos, a família vai na agência do Banco Travessia e leva os comprovantes para acumular novas Travessias. Ao final do período de adesão, as Travessias adquiridas são convertidas em moeda corrente (reais) e a família pode receber até R$5.000,00 (cinco mil reais) referentes às Travessias acumuladas.

Reunião de Acionistas 3º passo: Assuntos a serem tratados Como acumular de Travessias: Cadastro; Estudos; Qualificação profissional; Emprego formal; Para acumular travessias a família deverá apresentar os comprovantes. Detalhamento dos comprovantes

Reunião de Acionistas 4º passo: Avisos finais Convocação das famílias para atualizar cadastros: Quem precisa comparecer à agência. Quais documentos são necessários. Caderno de Oportunidades: Apresentar o Caderno e distribuir às famílias. Plano de acúmulo de Travessias: Orientar os acionistas a comparecerem à agência para receberem o Plano.

Reunião de Acionistas 4º passo: Avisos finais Informações sobre a agência do Banco Travessia: Endereço; Horário de funcionamento; Telefones de contatos

Reunião de Acionistas 5º passo: Encerramento Agradecer a presença de todos; Colocar se a disposição para qualquer esclarecimento; Convidar para um lanche de confraternização.

“Estudamos para aprender o que não sabemos “Estudamos para aprender o que não sabemos. E através do estudo, vamos buscar o conhecimento necessário. Quando adquirimos saberes, ninguém nos tira, é eterno.”