CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA MUNICIPAL DE SANTA MARIA – RS
Advertisements

Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
Propostas de mudanças curriculares na graduação e novas tecnologias no ensino de Física E. A. Veit Instituto de Física – UFRGS 08/2002.
E. A. Veit Instituto de Física - UFRGS -Brasil 07/2002
Modelagem computacional no ensino de Física
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM NA DIDÁTICA CRÍSTICA
ENTRE EDUCAÇÃO, ECOSOFIA, INVENÇÃO: OUTROS MUNDOS SÃO POSSÍVEIS Emerson Biernaski Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) Orientadora: Kátia Maria Kasper INTRODUÇÃO:
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
26/03/2017 DRE - ARAGUAÍNA Avançar.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Os dez mandamentos para o bem planejar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
Formação Continuada DRE - Araguaína.
Aprendizagem Psicologia da Educação Profª Dinamara Selbach Turmas 301N – 302N Março/2013.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
FUNDAMENTOS AXIOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
1 PESQUISA QUALITATIVA 1. Falsas dicotomias 2. Quantidade e qualidade 3. Matéria e espírito 4. Dimensões da realidade 5. Complexidade.
Formação de Docentes de Educação Profissional na área de Saúde na modalidade a distância Resultado do esforço conjunto do Ministério da Saúde, Escola.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE LABORATÓRIO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA AS CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS.
Seminário Internacional sobre Formação dos Trabalhadores Técnicos em Saúde no Brasil e no Mercosul - Rio de Janeiro, 24 a 26/11/2008 DISCUTINDO REFERENCIAIS.
ESTÉTICA Arte e realidade O belo e a questão do gosto Arte e Técnica
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O REGIME DE COLABORAÇÃO
Introdução à Economia 2ª AULA.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
COLÓQUIO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica Uma Escola do Tamanho do Brasil.
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
LITERATURA NA ESCOLA.
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
LDB 9394/96 Art A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
RELAÇÕES HUMANAS Ética.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
Gênese: Universidade do Paraná Parcerias: Governo Federal, Governo Estadual, Governos Municipais Estruturação do Projeto: Pró-reitoria de Graduação.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
Paulo Freire e Infância: amorosidade e construção da Paz
PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO PARA A PAZ: Perspectivas na Formação Docente
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Medicina UFSCAR BOTUCATU, 2006.
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 5
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO Marise Ramos UERJ e EPSJV/FIOCRUZ

Antecedentes histórico-políticos Década de 1980 (perspectiva de nova LDB) - a luta pela escola: Unitária - superação da dualidade da formação para o trabalho manual e para o trabalho intelectual; Politécnica - superação da cisão entre trabalho, ciência e cultura na formação básica e profissional e garantia dos fundamentos científico-tecnológicos da produção moderna na formação dos sujeitos.

O 1o. sentido da integração: a formação omnilateral Educação que integre as dimensões fundamentais da vida na práxis social: TRABALHO: realização humana inerente ao ser (sentido ontológico) e prática econômica (sentido histórico associado ao modo de produção); CIÊNCIA: conhecimentos produzidos pela humanidade que possibilita o contraditório avanço produtivo; CULTURA: valores éticos e estéticos que orientam as normas de conduta de uma sociedade.

O princípio da formação omnilateral (integral): o trabalho O trabalho como princípio educativo: 1a. mediação entre homem-natureza-homem Práxis econômica: fundamento da profissionalização de pessoas na sociedade moderna. A profissionalização, sob essa perspectiva, se opõe à simples formação para o mercado de trabalho, mas incorpora valores ético-políticos e conteúdo histórico-científico que caracteriza a práxis humana.

O 2o. Sentido da integração: educação básica indissociável da educação profissional Formas: Integrada: corresponde às necessidades e aos direitos dos trabalhadores; Concomitante: limites das redes públicas; Subseqüente: educação profissional como educação continuada e não como alternativa excludente ao ensino superior.

Diretrizes ético-políticas da formação integrada Integração de conhecimentos gerais e específicos; Construção do conhecimento pela mediação do trabalho, da ciência e da cultura; Utopia de superar a dominação dos trabalhadores e construir a emancipação – formação de dirigentes.

A especificidade do ensino médio e a profissionalização O ensino médio é a etapa da educação básica em que a relação entre ciência e práticas produtivas se evidencia na formação. Etapa biopsicológica e social de seus estudantes, que inclui o planejamento e a necessidade de inserção no mundo do trabalho; no mundo adulto. Disto decorre o compromisso com a necessidade dos jovens e adultos de terem a formação profissional mediada pelo conhecimento.

O resgate do debate sobre a escola unitária e politécnica exige recolocar as possibilidades abertas pelo artigo 36 da LDB. Disto decorreu o Decreto n. 5.154/2004, considerando, ainda, o respeito à diversidade e às experiências sociais.

O 3º. Sentido da integração: a integração de conhecimentos na totalidade Linguagens Linguagens Físico-Ambiental SUJEITOS Econômico- Produtiva Sócio-histórica Cultural Política Processo de produção SUJEITOS Técnico- Organizacional Linguagens Linguagens

Proposta de currículo integrado na perspectiva da totalidade 1. Problematizar o processo de produção da área profissional como objeto de conhecimento, buscando compreendê-lo em múltiplas perspectivas: tecnológica, econômica, histórica, ambiental, social, cultural.

Perspectiva metodológica: proposta de currículo integrado 2. Explicitar teorias e conceitos fundamentais para a compreensão do objeto e localizá-los nos respectivos campos da ciência, identificando suas relações com outros conceitos do mesmo campo (disciplinaridade) e de campos distintos do saber (interdisciplinaridade).

Perspectiva metodológica: proposta de currículo integrado 3. Situar os conceitos como conhecimentos de formação geral e específica, tendo como referência a base científica dos conceitos e sua apropriação tecnológica, social e cultural.

Perspectiva metodológica: proposta de currículo integrado 4. A partir dessa localização e das múltiplas relações, organizar os componentes curriculares e as práticas pedagógicas, visando a corresponder, ao pressuposto da totalidade do real como síntese de múltiplas determinações.

Desenvolvimento Curricular Deseja-se que a proposta demonstre: identidade e unidade metodológica; participação ativa dos sujeitos; construção coletiva do conhecimento; organização integrada e abordagem histórico-dialética de conteúdos. Integrando trabalho, ciência e cultura.

Desenvolvimento Curricular Espera-se possibilitar um percurso formativo coerente com a concreticidade da vida dos sujeitos, tomando as contradições como marco na análise crítica do conhecimento e da sociedade.

Abordagem Pedagógica Procura: Articular experiências e conhecimentos científicos; Viabilizar a construção participativa e coletiva do conhecimento ; Considera a diversidade do público quanto ao gênero, etnia, escolaridade, idade .

Material de apoio pedagógico Deseja-se que: Seja coerente com as perspectivas epistemológica e pedagógica; Ofereça referenciais e conceitos ´teóricos; Permita ao educador fazer mediações com a realidade concreta; Sejam de boa qualidade.

Formação de Professores Busca levar o educador a refletir criticamente sobre suas relações sociais, econômicas, culturais e políticas; Constitui-se num espaço permanente de troca, avaliação e produção de conhecimentos.