Propostas para o PDI 2009-2014 Reitoria, Pró-Reitorias e Diretorias Sistêmicas (84) 4005-2670 Natal, 16 e 18 de junho de 2009 Mossoró

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA MUNICIPAL DE SANTA MARIA – RS
Advertisements

Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
Avaliação Institucional Orientações Gerais para a Avaliação Externa Prof Hélio Nogueira da Cruz São Paulo, 12 de maio de 2004.
UAB UFSC.
Balanced Scorecard (BSC)
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
26/03/2017 DRE - ARAGUAÍNA Avançar.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
MEDINDO O CAPITAL SOCIAL NO CONTEXTO DE UM PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL SILVANA PARENTE Consultora do PNUD e do IADH – Instituto de Assessoria.
Formação de Docentes de Educação Profissional na área de Saúde na modalidade a distância Resultado do esforço conjunto do Ministério da Saúde, Escola.
Opções Estratégicas para o setor de portas, janelas e esquadrias de madeira de União da Vitória/Porto União: visões estratégicas para construção de uma.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Núcleo de Educação a Distância Campos de Jordão Janeiro de.
Arquitetura de Sistemas de Informação
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica Uma Escola do Tamanho do Brasil.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
Programa Reconhe-Ser Portaria-TCU nº 140/2009
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
Secretaria de Comunicação
Segurança de Dados no MAER.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
LDB 9394/96 Art A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
PECO PROGRAMA DE EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DA CAPRINOVINOCULTURA NA REGIÃO SUDOESTE PAULISTA.
EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Programa de Saúde Mental Comunitária Secretaria Municipal da Saúde
Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFRN. POR QUE METODOLOGIA?
Gênese: Universidade do Paraná Parcerias: Governo Federal, Governo Estadual, Governos Municipais Estruturação do Projeto: Pró-reitoria de Graduação.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
REGIÃO SUDESTE Balanço.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Medicina UFSCAR BOTUCATU, 2006.
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

Propostas para o PDI Reitoria, Pró-Reitorias e Diretorias Sistêmicas (84) Natal, 16 e 18 de junho de 2009 Mossoró e Ipanguaçu, 17 de junho de 2009 Currais Novos, 18 de junho de 2009

Onde Estamos Quanta responsabilidade temos para alterar o quadro de desenvolvimento do nosso Estado

O que é um Plano de Desenvolvimento Institucional? O PDI é um instrumento de gestão planejada que tem como objetivo nortear o Instituto nos próximos 5 anos, em suas ações estratégicas, definir suas metas e como alcançá-las É flexível e poderá sofrer ajustes ao longo de sua implementação Sua construção requer maturidade e um grande conhecimento da sociedade em que está inserido Pretende consolidar ações de EDUCAÇÃO, de qualidade, voltadas para o desenvolvimento científico e tecnológico, integradas com o desenvolvimento LOCAL O PDI de cada Campus, focado para o desenvolvimento de seu polo, deve ser orientado em políticas de ESTADO. Prazo legal de conclusão: 29 de junho de 2009

Estrutura Geral do Documento PERFIL INSTITUCIONAL – Função social – Histórico de implantação e desenvolvimento da instituição – Finalidades, características e objetivos da instituição DESAFIOS INSTITUCIONAIS DIMENSÕES (objetivos, ações e indicadores) – Administração – Ensino – Extensão – Gestão de atividades estudantis – Gestão de pessoas – Gestão de tecnologia da informação – Pesquisa e inovação – Planejamento e desenvolvimento institucional

Focos Tecnológicos prioritários de atuação dos Campi Campus Natal-Central: Educação, Indústria, Construção Civil, Recursos Naturais e Informática – Cidade Alta: Cultura e Serviços – Nova Cruz: Construção Civil – Parnamirim: Manutenção de Aeronaves e Turismo Campus Natal-Zona Norte: Eletrônica e Gestão e Negócios Campus de Apodi: Agroindústria Campus de Caicó: Indústria Têxtil Campus de Currais Novos: Mineração e Alimentos Campus de Ipanguaçu: Agroecologia e Cerâmica Campus de João Câmara: Agronegócio Campus de Macau: Pesca e Química Campus de Mossoró: Indústria do Petróleo Campus de Pau dos Ferros: Informática e Serviços Campus de Santa Cruz: Mecânica e Serviços

Desafios Institucionais A educação tecnológica deve ser realizada de forma indissociada entre E-P-Ext e em atmosfera que preserve as idéias de autonomia e a liberdade acadêmica; Preservar ambiente de convivência e integração entre os níveis para contribuir com a construção de uma visão de responsabilidade social e de desenvolvimento do país; Um modelo acadêmico integrado motivará a comunidade e elevará os seus indicadores desempenho; Identificar necessidades de ofertas associada às demandas sócio-econômicas do pólo, bem como os novos horizontes econômicos e sociais apresentados para o desenvolvimento do RN;

Desafios Institucionais Áreas importantes - turismo, agricultura, mineração, construção civil, pesca, química, energia, indústria de petróleo e gás, indústria eletrônica, meio ambiente, serviços, cultura, cerâmica, formação de professores para a atuação no ensino de ciências, entre outros; Funcionar em campi especializados; Modelo pedagógico em constante atualização e de estrutura flexível, associado à ampliação de educação à distância e implantação de ofertas utilizando práticas de multimídia, teleconferência e interação didática na aprendizagem presencial e semipresencial dará aos campi a possibilidade de ofertar sua especialidade em outros campi do Instituto;

Desafios Institucionais Apropriar-se do conhecimento sócio-econômico e da realidade educacional de cada pólo para a definição de suas ações, as quais devem estreitar diálogos com a sociedade para pautar o seu desenvolvimento, sendo este acompanhado de análise de indicadores; Os cursos devem estar associados à demanda da sociedade e sua continuidade analisada através de indicadores de desempenho, tais como taxa de sucesso, de evasão, de relação aluno por docente; A verticalização será autorizada de acordo com o desempenho no curso existente, infraestrutura, docência, justificativa socioeconômica e inserção em pesquisa e em extensão.

Desafios Institucionais O PPP deve ser concluído até o segundo ano do PDI, através da consulta à comunidade e com o apoio dos grupos de pesquisa envolvidos com a temática; Se caracterizar em suas ações por estar atento às mudanças do setor produtivo e assimilar suas transformações; Ampliar o ambiente para o empreendedorismo como elementos geradores de empreendimentos tecnológicos e sociais, os quais levam ao desenvolvimento econômico regional; Ampliar a qualificação docente que deve nos próximos cinco anos atingir nos campi XX% do seu quadro com título de doutorado e XX% com título de mestrado;

Desafios Institucionais Associar à identificação das reais necessidades dos campi e os projetos devem ser validados pelo plano de desenvolvimento institucional do campus; Um programa de curto, médio e longo prazo deve ser traçado com este objetivo - inclusive com a discussão de temáticas de desenvolvimento de projetos a desenvolver para orientar a escolha de projetos de pesquisa; Cria rede de cooperação entre especialidades dos campi do IFRN e Institutos, bem como das Instituições brasileiras que desenvolvam atividades correlatas visando a construção de trabalhos de pesquisa em rede para a construção de soluções conjuntas de problemas, de formação de pessoal qualificado e a busca de mobilidade acadêmica.

Desafios Institucionais Elevar os indicadores do envolvimento docentes em pesquisa de 50 para 65% e de publicação de 0,9 para 1,2; Levantar os dados de educação, ciência e tecnologia da área de sua especialidade, analisá-los e em forma de seminário discutir com a sociedade; Observar a influência do Campus nos indicadores de desenvolvimento na região;

Objetivos :: Administração Ampliar e melhorar a infraestrutura e instalações dos campi Aperfeiçoar os métodos da gestão no tocante a autonomia e execução orçamentária e financeira dos campi, bem como Auditoria interna Aperfeiçoar os processos de comunicações, com o objetivo de melhorar a divulgação das ações no âmbito da Instituição Melhorar a segurança interna das pessoas e patrimonial, dos campi Otimizar os processos administrativos visando garantir uniformidade, eficácia e agilidade no desenvolvimento das ações

Objetivos :: Ensino Aprimorar e criar mecanismos para uma formação científica humanística, ética, política, artístico-cultural e desportiva, articulada com conhecimentos multidisciplinares, possibilitando a educação no âmbito do conhecimento científico e tecnológico Realizar o acompanhamento e o aperfeiçoamento contínuo do currículo e do processo ensino-aprendizagem Avaliar e aperfeiçoar o processo de gestão educacional Desenvolver articulação com as instituições públicas de ensino de níveis médio e superior Diversificar as formas de acesso discente para promover a inclusão social e estender as oportunidades de formação profissional

Objetivos :: Ensino (cont.) Elevar os índices de eficiência acadêmica das ofertas educacionais Ampliar e diversificar a oferta educacional, em ação integrada com a pesquisa e a extensão, desenvolvendo sintonia de ações com o desenvolvimento socioeconômico local e regional Ampliar e fortalecer a Educação à Distância, como oportunidade para integração, difusão e ampliação das ofertas educacionais, com a consolidação da oferta institucional própria, nas formas presencial e via internet, e com desenvolvimento prioritário nos campi como pólos especializados (em função do foco estratégico) Realizar acreditação e certificação de conhecimentos e competências em pelo menos uma área ou eixo tecnológico

Objetivos :: Extensão Fortalecer as ações institucionais sintonizadas com a Política Nacional de interiorização da acessibilidade à Educação Profissional, Científica e Tecnológica para a sociedade brasileira Implementar as políticas de Extensão, em consonância com a Política Nacional de Extensão e a Política do Fórum de Pró- Reitores de Extensão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, em sintonia com os arranjos sociais, culturais e produtivos locais Participar ativamente de forma crítica e construtiva da elaboração e implementação de políticas públicas para o desenvolvimento local, regional e nacional, visando também à formação de profissionais com consciência cidadã Promover e valorizar a Extensão de modo a reconhecê-la como parte do pensar e do fazer acadêmico visando à formação integral do sujeito estudante

Objetivos :: Gestão de Atividades Estudantis Desenvolver programas e projetos de apoio aos estudantes Expandir o quantitativo de bolsas de iniciação ao trabalho, no âmbito de todos os campi, observada a situação socioeconômica do estudante Ofertar alimentação escolar gratuita e com qualidade a todos os estudantes que, comprovadamente, necessitem permanecer dois turnos na instituição Propiciar atendimento educacional, médico-odontológico, fisioterápico, psicológico e social a todos os estudantes nos diversos campi Apoiar e valorizar os órgãos de representação estudantil Apoiar eventos desportivos e culturais nos diversos campi

Objetivos :: Gestão de Pessoas Fortalecer as comissões de apoio e aperfeiçoar os mecanismos de avaliação do desempenho dos servidores, visando garantir a eficácia da atuação profissional Realizar estudos e levantamento do dimensionamento da força de trabalho na instituição, com o objetivo de atender as demandas administrativas e das atividades de ensino, pesquisa e extensão Fomentar programas de capacitação e estabelecimento de convênios e intercâmbios com instituições de ensino nacionais e internacionais, de modo a elevar a titulação de docentes e técnico-administrativos Desenvolver programas relacionados à melhoria da qualidade de vida do servidor

Objetivos :: Gestão de Tecnologia da Informação Atualizar o parque de equipamentos Desenvolver e executar o projeto de conectividade dos campi Desenvolver e implantar um programa de legalização de softwares Contribuir para o aperfeiçoamento da gestão organizacional, através da informatização de todos os processos administrativos Implantar uma Central de Serviços de TI nos campi Implantar o sistema de telefonia VoIP e de videoconferência nos campi Desenvolver e implantar o Plano de Segurança da Informação do Instituto

Objetivos :: Pesquisa e Inovação Sistematizar a avaliação da pesquisa e inovação no Instituto visando sua responder as ações especializadas dos campi Fortalecer os grupos de pesquisa especializados no foco do campus e induzir a formação de outros Intensificar as ações de empreendedorismo nos vários níveis ofertados Prospectar áreas estratégicas de pesquisa e inovação de forma a consolidar as ações dos campi e dos seus grupos de pesquisa Intensificar e aprimorar a produção técnico-científica nos campi de forma a contribuir para o desenvolvimento regional Construir, ampliar e fortalecer parcerias com instituições e agencias de fomento à pesquisa para o desenvolvimento de ações conjuntas e captação de recursos Ampliar a divulgação dos resultados da pesquisa

Objetivos :: Planejamento e Desenvolvimento Institucional Atuar institucionalmente, com vistas à estruturação de projetos de captação de recursos extraorçamentários Consolidar o plano de expansão e de interiorização institucional Desenvolver ações de planejamento estratégico e orçamento participativo, no nível central e das administrações dos campi Estimular a prática de políticas de planejamento, a médio e longo prazo Fortalecer os princípios da nova realidade organizacional, de uma única Instituição composta de várias organizações

O que fazer agora? Coordenação da Comissão do Campus A partir do documento básico do PDI reunir a comissão e propor alterações no documento Participar na segunda feira próxima de grupo de trabalho de sistematização de versão com as contribuições dos campi Encaminhar documentos com dados de titulação e infraestrutura do campus Definir dia para retorno e aprovação do documento final