Metodologia de Ensino do Futsal Prof. Célio Roberto Souza
O ser é cultivado através de exposições a múltiplas experiências, desafios e ações concretas. Perfil da Criança e do Adolescente
MODIFICAÇÕES CORPORAIS COMO O CRESCIMENTO
INICIAÇÃO E APRENDIZAGEM Linha Didática. Quando Iniciar. Formação x Competição. Metodologia com Iniciantes. Fundamentos de Ataque e Defesa. Jogos Técnicos/Táticos.
QUANDO INICIAR? Maturação – Diferenciações estruturais e funcionais do organismo. Desenvolvimento Motor – Referente ao aprendizado dos fundamentos e aprimoramentos das qualidades físicas. Desenvolvimento Cognitivo – Referente ao conhecimento do jogo, do grupo, reconhecimentos dos líderes, influências, etc...
O QUE ENSINAR ? Formação do Caráter da Criança Disciplina Organização Auto-conhecimento do corpo, seu funcionamento e limitações Interação Social Função no Grupo (titular/reserva)
COMO ENSINAR ? Aprender brincando – O Lúdico Estímulos diversificados. Raciocinar / resolver problemas. Jogos com todos.
QUAIS OS OBJETIVOS ? Noção de Espaço e Temporal Identificação dos Espaços de Quadra e Posições Táticas Básicas Flexibilidade das Regras Com+Viver = compartilhar e respeitar.
DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE Esquema Corporal Tempo Espaço Ritmo Raciocínio Lateralidade Equilíbrio Audição Visão Coordenação Motora
ESTRATÉGIAS NAS AULAS Informar os objetivos. Exercícios com maior número de participantes. Não participe (observe e corrija). Uso relativo do apito. Aulas mescladas (homens e mulheres). Uso de circuitos para correção técnica.
O QUE É O ATAQUE? É Toda a Ação Com Posse de Bola. Busca de Superioridade Numérica. Elaboração Para Atingir o Maior Objetivo, O GOL.
O QUE É A DEFESA? É Toda a Ação Sem a Posse da Bola. Marcar é Desarmar. Busca da Superioridade Numérica. Elaboração Para Evitar o Maior Objetivo do Adversário, O GOL.
FUNDAMENTOS DA MARCAÇÃO Olhar a Bola e o Homem, Se For Perder, Perca a Bola. Manter uma Certa Distância. Fazer o Triângulo Homem-Bola e Fechar o Meio. Defesa Sempre Atrás da Linha da Bola. Tempo de Abordagem.
FUNDAMENTOS DO ATAQUE Linha de Passe. Jogar na frente da Linha da Bola. Contra-Ataques – Homem da Bola Levar o Mais Próximo do Primeiro Marcador e os Companheiros Devem Buscar Linha de Passe. No Jogo de Pivô – 1)Dominar a Bola. 2)Buscar Quem Vem para Finalizar (Ou Recomeçar o Ataque). 3)Giro (Surpresa).
CARACTERÍSTICAS EM CADA FASE DO DESENVOLVIMENTO
Diminuição do egocêntrico. SEGUNDA INFÂNCIA (3 A 6 ANOS) Crescente habilidades motoras simples (equilibrar, correr, pular, pegar, lançar, chutar). Diminuição do egocêntrico. Imaturidade cognitiva leva a muitas ideias ilógicas acerca do mundo (imaginação, mentiras, criatividade).
SEGUNDA INFÂNCIA (3 A 6 ANOS) Brincar, criatividade e imaginação tornam-se mais elaborados (cria formas inovadoras de realização e execução). Independência, autocontrole e cuidado próprio aumentam (preocupação com roupas). Família ainda é o núcleo da vida, embora outras crianças comecem a se tornar importantes (formação de grupos).
TERCEIRA INFÂNCIA (6 A 12 ANOS) Força e habilidade física se aperfeiçoam. (relacionar habilidades básicas) Ganhos cognitivos melhoram a capacidade de tirar proveito da educação formal (Memória e habilidades de linguagem – entender sistemas de jogo simples). Auto-imagem se desenvolve, afetando a auto-estima (Vergonha em se expor ou gosta de ser o centro das atenções).
Adolescência (12 a 20 anos) Mudanças físicas são rápidas e profundas. Atinge-se a maturidade reprodutiva (namoro). Egocentrismo adolescente persiste em alguns comportamentos. Busca de identidade torna-se fundamental. Alta valoração de grupos de amigos ajudam a desenvolver e testar a auto-imagem. Questionar os pais.
METAS DE DEFESA PARA CADA CATEGORIA
Sub 7 a sub 11 Marcação Individual. Mínimo de Cobertura (Homem da Bola). O Mínimo de Marcação de Bola Parada (Atrás da Bola).
Sub 13 a sub 15 Relação Bola/Homem/Espaço. Identificações das Linhas de Defesa. Bolas Paradas (Opções Táticas). Coberturas por Setores. Deslocamentos Laterais e de Costas.
Sub 17 a sub 20 Aperfeiçoamento de Coberturas Táticas. Variações de Linhas de Defesa. Leitura do Jogo Bola/Homem/Espaço/Coberturas.
METAS DE ATAQUE PARA CADA CATEGORIA
Sub 7 a sub 11 Noções de Espaço/Tempo. Passes. Não Especificar Posição. Posicionamento em Relação ao Companheiro. Mínimo por Posição. Mínimo de Jogadas Ensaiadas.
Sub 13 a sub 15 Especificar as Posições (Futsal é Dinâmico) Jogadas Combinadas Mais Elaboradas. Relação Companheiro/Adversário. Linhas de Ataque. Sistemas de Ataque Pouco Complexo. Deslocamentos (Paralelas e Diagonais).
Sub 17 a sub 20 Especificar por Posição. Sistemas de Ataques Mais Complexos. Leitura do Jogo.
TENHA EM ATENÇÃO? Não deixar os treinos virarem competição. Combater a Violência. Não deixar que os “melhores” não menosprezem os menos hábeis. Ter cuidados com os goleiros (lesões). Orientação sobre o material esportivo adequado. Não determinar posição.
“Lembre-se Sempre Que Se Ataca Preparado Para Defender, e Defende-se Preparado Para Atacar.”
MAS O QUE SEU ENSINA NESTE ESPORTE? Pesquise de forma individual. Quais os fundamentos técnicos do futsal? (jogador linha e goleiros) Quando deve se usar cada um deles? Como o corpo deve se posicionar para execução de cada fundamento? A regra define a execução de algum fundamento? Descreva como? Entregar na próxima aula (5 pontos)