Metodologia de Ensino do Futsal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Federação Portuguesa de Atletismo
Advertisements

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 6 ANOS
ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
O BLOQUEIO.
PSICOLOGIA.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
LEITURA E IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA DO VOLEIBOL NA ESCOLA:
3ª BIMESTRE FUTSAL 1º Trabalho = Prático Prova Parcial = Prática
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Diferenças e preconceitos nas práticas corporais
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
Mini Curso: A PEDAGOGIA DO TREINO Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013.
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
FUNDAMENTOS BÁSICOS DO JOGO
Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
FUNDAMENTOS DO FUTSAL Passe Drible Chute Condução
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
- Abertura - Penetração - Mobilidade - Profundidade - Apoio - Criatividade/Habilidade.
Caracterização do futsal
Conceitos, princípios e sistemas
BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
Organização e Desenvolvimento Pedagógico do Esporte no
Breve análise de jogo  Napoli (vs Cagliari)  Jogo datado de 6 de Maio de 2014  Análise a 8 de Maio de 2014  Valter Correia.
PSICOMOTRICIDADE.
CONHECENDO O ESPORTE- HANDEBOL
FUTSAL 2012.
PROFª. MARIA HELENA CARVALHO
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH 80h
SITUAÇÕES DE JOGO: 1 CONTRA 1 2 CONTRA 2 3 CONTRA 3
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Prof. Msd. Ricardo Luiz Pace Júnior
SISTEMAS DE JOGO DEFESA Pressão total, e a partir do seu próprio campo
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
FLUMINENSE FOOTBALL CLUB CARLOS CARVALHO
Fase de movimentos especializados
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges
CARACTERÍSTICAS DAS FAIXAS ETÁRIAS PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
VERSATILIDADE DOS ATLETAS
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Arte, Corpo e Aprendizagem Profa. Mônica Riet Goulart
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
O esporte é Handebol? Fone:
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
FORMAÇÃO ESPORTIVA A LONGO PRAZO - ADOLESCENTES
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72h
Conceitos de Treinamento por Categoria.
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH 80h
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
Métodos de treinamento
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
Psicologia Evolutiva I Desenvolvimento Humano
Desenvolvimento motor
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA,
HANDEBOL (DARIDO, 2012; SANTINI;VOZER,2008; MELO, 1999)
Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação
TÁCTICO FUTSAL.
SISTEMAS TÁTICOS DO VOLEIBOL
JOGADORES E SISTEMAS TÁTICOS
MINI - VOLEIBOL seqüência do trabalho.
FUTSAL 2013.
Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências da Saúde
Transcrição da apresentação:

Metodologia de Ensino do Futsal Prof. Célio Roberto Souza

O ser é cultivado através de exposições a múltiplas experiências, desafios e ações concretas. Perfil da Criança e do Adolescente

MODIFICAÇÕES CORPORAIS COMO O CRESCIMENTO

INICIAÇÃO E APRENDIZAGEM Linha Didática. Quando Iniciar. Formação x Competição. Metodologia com Iniciantes. Fundamentos de Ataque e Defesa. Jogos Técnicos/Táticos.

QUANDO INICIAR? Maturação – Diferenciações estruturais e funcionais do organismo. Desenvolvimento Motor – Referente ao aprendizado dos fundamentos e aprimoramentos das qualidades físicas. Desenvolvimento Cognitivo – Referente ao conhecimento do jogo, do grupo, reconhecimentos dos líderes, influências, etc...

O QUE ENSINAR ? Formação do Caráter da Criança Disciplina Organização Auto-conhecimento do corpo, seu funcionamento e limitações Interação Social Função no Grupo (titular/reserva)

COMO ENSINAR ? Aprender brincando – O Lúdico Estímulos diversificados. Raciocinar / resolver problemas. Jogos com todos.

QUAIS OS OBJETIVOS ? Noção de Espaço e Temporal Identificação dos Espaços de Quadra e Posições Táticas Básicas Flexibilidade das Regras Com+Viver = compartilhar e respeitar.

DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE Esquema Corporal Tempo Espaço Ritmo Raciocínio Lateralidade Equilíbrio Audição Visão Coordenação Motora

ESTRATÉGIAS NAS AULAS Informar os objetivos. Exercícios com maior número de participantes. Não participe (observe e corrija). Uso relativo do apito. Aulas mescladas (homens e mulheres). Uso de circuitos para correção técnica.

O QUE É O ATAQUE? É Toda a Ação Com Posse de Bola. Busca de Superioridade Numérica. Elaboração Para Atingir o Maior Objetivo, O GOL.

O QUE É A DEFESA? É Toda a Ação Sem a Posse da Bola. Marcar é Desarmar. Busca da Superioridade Numérica. Elaboração Para Evitar o Maior Objetivo do Adversário, O GOL.

FUNDAMENTOS DA MARCAÇÃO Olhar a Bola e o Homem, Se For Perder, Perca a Bola. Manter uma Certa Distância. Fazer o Triângulo Homem-Bola e Fechar o Meio. Defesa Sempre Atrás da Linha da Bola. Tempo de Abordagem.

FUNDAMENTOS DO ATAQUE Linha de Passe. Jogar na frente da Linha da Bola. Contra-Ataques – Homem da Bola Levar o Mais Próximo do Primeiro Marcador e os Companheiros Devem Buscar Linha de Passe. No Jogo de Pivô – 1)Dominar a Bola. 2)Buscar Quem Vem para Finalizar (Ou Recomeçar o Ataque). 3)Giro (Surpresa).

CARACTERÍSTICAS EM CADA FASE DO DESENVOLVIMENTO

Diminuição do egocêntrico. SEGUNDA INFÂNCIA (3 A 6 ANOS) Crescente habilidades motoras simples (equilibrar, correr, pular, pegar, lançar, chutar). Diminuição do egocêntrico. Imaturidade cognitiva leva a muitas ideias ilógicas acerca do mundo (imaginação, mentiras, criatividade).

SEGUNDA INFÂNCIA (3 A 6 ANOS) Brincar, criatividade e imaginação tornam-se mais elaborados (cria formas inovadoras de realização e execução). Independência, autocontrole e cuidado próprio aumentam (preocupação com roupas). Família ainda é o núcleo da vida, embora outras crianças comecem a se tornar importantes (formação de grupos).

TERCEIRA INFÂNCIA (6 A 12 ANOS) Força e habilidade física se aperfeiçoam. (relacionar habilidades básicas) Ganhos cognitivos melhoram a capacidade de tirar proveito da educação formal (Memória e habilidades de linguagem – entender sistemas de jogo simples). Auto-imagem se desenvolve, afetando a auto-estima (Vergonha em se expor ou gosta de ser o centro das atenções).

Adolescência (12 a 20 anos) Mudanças físicas são rápidas e profundas. Atinge-se a maturidade reprodutiva (namoro). Egocentrismo adolescente persiste em alguns comportamentos. Busca de identidade torna-se fundamental. Alta valoração de grupos de amigos ajudam a desenvolver e testar a auto-imagem. Questionar os pais.

METAS DE DEFESA PARA CADA CATEGORIA

Sub 7 a sub 11 Marcação Individual. Mínimo de Cobertura (Homem da Bola). O Mínimo de Marcação de Bola Parada (Atrás da Bola).

Sub 13 a sub 15 Relação Bola/Homem/Espaço. Identificações das Linhas de Defesa. Bolas Paradas (Opções Táticas). Coberturas por Setores. Deslocamentos Laterais e de Costas.

Sub 17 a sub 20 Aperfeiçoamento de Coberturas Táticas. Variações de Linhas de Defesa. Leitura do Jogo Bola/Homem/Espaço/Coberturas.

METAS DE ATAQUE PARA CADA CATEGORIA

Sub 7 a sub 11 Noções de Espaço/Tempo. Passes. Não Especificar Posição. Posicionamento em Relação ao Companheiro. Mínimo por Posição. Mínimo de Jogadas Ensaiadas.

Sub 13 a sub 15 Especificar as Posições (Futsal é Dinâmico) Jogadas Combinadas Mais Elaboradas. Relação Companheiro/Adversário. Linhas de Ataque. Sistemas de Ataque Pouco Complexo. Deslocamentos (Paralelas e Diagonais).

Sub 17 a sub 20 Especificar por Posição. Sistemas de Ataques Mais Complexos. Leitura do Jogo.

TENHA EM ATENÇÃO? Não deixar os treinos virarem competição. Combater a Violência. Não deixar que os “melhores” não menosprezem os menos hábeis. Ter cuidados com os goleiros (lesões). Orientação sobre o material esportivo adequado. Não determinar posição.

“Lembre-se Sempre Que Se Ataca Preparado Para Defender, e Defende-se Preparado Para Atacar.”

MAS O QUE SEU ENSINA NESTE ESPORTE? Pesquise de forma individual. Quais os fundamentos técnicos do futsal? (jogador linha e goleiros) Quando deve se usar cada um deles? Como o corpo deve se posicionar para execução de cada fundamento? A regra define a execução de algum fundamento? Descreva como? Entregar na próxima aula (5 pontos)