Núcleos de Extensão e Relações Comunitárias da UNISC Núcleo de Gestão Pública Núcleo de Arte e cultura Núcleo de Educação Básica Núcleo de Ciências e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definição do público-alvo:
Advertisements

Encontro com professores
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
O Professor de Educação Física e os
A Atuação do Serviço Social
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Profª Carmen Lúcia de Lima Helfer Pró-Reitora de Graduação
Núcleos de Extensão e Relações Comunitárias da UNISC
Álamo Pimentel. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-doutor em Sociologia do Conhecimento pelo Centro de Estudos Sociais.
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
ATIVIDADES COMPLEMENTARES E SOCIAIS
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Rede de Solidariedade Coelhos, Coque/Joana Bezerra
Formação de Professores na UFMS:
Coordenação: Luciana Marcassa (UFSC)e Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES E SOCIAIS
Universidade de Brasília – Faculdade UnB Planaltina
FORMAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM PARA PESSOAS DE COMUNIDADE COM VULNERABILIDADE SOCIAL: Relato de experiência AUTORAS: Lorena Macedo Oliveira,
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DO CAMPO DOCENTE: LUDIMILA HOLANDA EQUIPE: ACRYA SOUZA CESIANE.
INSERÇÃO SOCIAL E INSTITUCIONAL APOIO DO GOVERNO FEDERAL À EXTENSÃO NAS IES DA ABRUEM COMO ESTRATÉGIA Fernando Arthur de Freitas Neves.
INTERNACIONALIZAÇÃO ACADÊMICA NO MERCOSUL CAMINHOS QUE SE CRUZAM NA PROCURA DA EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO SUPERIOR, CONTRIBUINDO DIRETAMENTE PARA DINAMIZAR.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) tem como missão formular, gerenciar e executar a política de Assistência Social no município de Porto.
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
Projetos Comunitários Lilian Kelian
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DIRETORIA DE POLÍTICAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE APOIO À GESTÃO ESCOLAR.
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
PLANO DE USO E OCUPAÇÃO Luís Roberto Takiyama, Uédio Robds Leite da Silva / Revista de Gestão Costeira Integrada 9(2):33-45 (2009) 1º. Diagnóstico participativo.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
Coordenação Geral de Programas Especiais e Complementares
Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplará projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais.
Luana Rêgo Colares de Paula Orientadora:
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Formação Integral : um diferencial na formação acadêmica
1 Núcleo de Psicologia Comunitária da UFC: espaços de co-construção do psicólogo e do sujeito comunitário a partir de uma práxis de transformação Autores:
Quem Somos A Incubadora do UNILASALLE, é atualmente financiada pelo Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq, que constitui-se.
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
IEP - EXTENSÃO Universidade Metodista de Piracicaba Assessoria da Reitoria - Área de Extensão e de Assuntos Comunitários Prof. Dr. Ismael Forte Valentin.
Encontro Aflatoun no Brasil, Educação Social e Financeira “Experiências com crianças e adolescentes participando de programas orientados à cidadania financeira”
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Formação continuada ANO 2015
I Encontro Catarinense de Fortalecimento dos Conselhos Escolares A Atuação dos Programas Educacionais Conselhos Escolares Secretaria Municipal de Educação.
1 Saúde, Extensão e Psicologia Comunitária: trilhando caminhos de vida, libertação e cidadania no Grande Bom Jardim. Autores: Delnise Silva Francisco Weslay.
Transcrição da apresentação:

Núcleos de Extensão e Relações Comunitárias da UNISC Núcleo de Gestão Pública Núcleo de Arte e cultura Núcleo de Educação Básica Núcleo de Ciências e Tecnologia Núcleo de Saúde Coletiva Núcleo de Ação comunitária

NÚCLEO DE AÇÃO COMUNITÁRIA Programa Vivências Comunitárias PAC SOCIAL Projetos financiados por Edital de Horas Projetos com apoio financeiro externo Projeto COPAME Programa de Inserção Comunitária Projeto Rondon Programa Vivências Comunitárias - FOREXT

Equipe Profª Ana Luisa Teixeira de Menezes – Pró Reitora de Extensão e Relações Comunitária Prof. José Antônio Pastoriza Fontoura - Coordenador do Núcleo de Ação Comunitária Elisabeth Garcia Costa– Coordenadora do Programa Inserção Comunitária Professores com horas atividades dedicadas ao Programa: Paula Camboim Silva de Almeida e Maira Pinto Meira Elisa Wachter - Bolsista Local de referência: sala 2710 Telefone:

OBJETIVOS Oportunizar ao estudante da UNISC a possibilidade de se inserir num outro universo, que não o acadêmico, como forma de participar de ações com as comunidades, desenvolvendo seu conhecimento social, sua cidadania e visão humanista; Fortalecer a relação de cooperação entre universidade e comunidade; Aproximar ciência e formação acadêmica com a realidade social;

CARACTERÍSTICAS Abrangência: Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari. INSCRIÇÕES : 11/07 À 26/08/2011 Início das atividades: agosto de 2011 Término das atividades: dezembro de Carga horária: 48 horas (8 horas para formação e 40 para campo)‏ Vagas disponíveis: 111

1. ABRAÇO/RS-ASSOC. BRASILEIRA DE RADIODIFUSÃO COMUNITÁRIO 2. APAE de Santa Cruz do Sul 3. ASSOC CULTURAL E RECREATIVA UNIDOS - SCS 4. ASSOC. CULTURAL DE INTEGRAÇÃO COMUNITÁRIA DE SANTA CRUZ DO SUL-ACICOM 5. ASSOC. DE DESENVOLVIMENTO ESPORTIVO– ADESVA –Projeto Bom de Bola – Venâncio Aires 6. COOP. TRABALHADORES B. JESUS LTDA-UNIFORTE - SCS 7. ESCRITORIO DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER - SCS 8. MOV NACIONAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS-MNCR - SCS 9. MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TERRA - MST - Encruzilhada do Sul 10. PARCEIROS DA ESPERANÇA - PARESP – Venâncio Aires 11. PROJETO DE EXTENSÃO SEMEAR AMIGOS - SCS 12. SOCIEDADE CULTURAL E BENEFICIENTE UNIÃO – SCS 13. COMPEDE SANTA CRUZ - CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA 14. CODESC – Centro Ocupacional de Deficientes de Santa Cruz 15. ASAN – Asilo dos Idosos 16. PROJETO REDENÇÃO – UNISC 17. CASA DA CRIANÇA – AEFS 18. OASE – PROJETO ALEGRIA E ESPERANÇA Instituições/ Organizações Sociais parceiras

áreas de inserção por escolha do estudante Cidadania Comunicação Cultura Direitos Humanos Educação Educação em Arte e Cultura Empreendedorismo Geração de Renda Gênero Lazer e Recreação Mobilização Mobilização Comunitária

identificação e escolha dos Sujeitos Crianças / adolescentes Comunidade Cooperados Idosos Mulheres Outros

As atividades que serão desenvolvidas representam as demandas apresentadas pelas Organizações Parceiras; É fundamental o uso de para comunicação entre os participantes e a equipe do Programa (mx2) O Programa em breve terá uma página em EAD para comunicação e postagem de material As atividades no campo devem ser agendadas junto com a Organização Parceira para execução ao longo do semestre Ao final do período deverá ser entregue - relatório avaliativo e documento de frequência; O roteiro para a avaliação final será encaminhado posteriormente Alguns lembretes

O que são instituições comunitárias? O que é a comunidade? Como escutar a comunidade? Como observar a realidade? Mobilização comunitárias Participação comunitária / participação social Controle social Cidadania Diversidade sócio-cultural Interatividade Dialogicidade Organização e funcionamento de círculos de cultura (Paulo Freire) Metodologias de trabalho comunitário Educação Popular e Biocêntrica Alguns pontos para reflexão e aprofundamento ao longo da inserção

CIDADANIA TRABALHO COMUNITÁRIO DIVERSIDADE CULTURAL TEMAS QUE SERÃO TRABALHADOS NESTE MOMENTO DE FORMAÇÃO