Recursos em espécie. Apelação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Recurso Especial.
Advertisements

Efeitos dos Recursos.
Efeitos dos Recursos.
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
AÇÃO BRASIL CARINHOSO Secretaria de Educação Básica.
ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DO PROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL Londrina, 5 de outubro de 2012 Márcia Cotta Procuradora-Chefe da Fazenda Nacional no Paraná
JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE PERANTE A TURMA NACIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS: COMPETÊNCIA DO PRESIDENTE DA TNU.
Workshop REGULAÇÃO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL E O CONTENCIOSO NA JUSTIÇA FEDERAL TRF/4°Região Porto Alegre, 20 de junho de 2008.
Seminário sobre Execução Fiscal
IV Seminário de Direito à Saúde Boas Práticas em Termos de Demandas Judiciais Experiência do Comitê Executivo do Paraná do Fórum Nacional de Saúde.
PODER JUDICIÁRIO CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL TURMA NACIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS PRESIDENTE DA TURMA Ministro.
1 GOMES, FAM – FAJ – Jaguariuna - SP. 2 FUNÇÕES JURÍDICAS DO ESTADO Legislação estabelece as normas que regem a sociedade. O que pode e o que não.
Haga clic para modificar el estilo de subtítulo del patrón Objeções Fundamentos.
VI – Responsabilidade administrativa - Autoridade administrativa : cumprir a lei de ofício -Antes da Lei 9605/98 (Art 25 e 70) e Dec 3179/99 / Art 14 da.
Processo no Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União.
Processo no Tribunal de Contas da União
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 Processo.
Processo no Tribunal de Contas da União (Lei n.º 8.443, de 16/07/ Lei Orgânica do TCU) Milton Gomes da Silva Filho Analista de Controle Externo do.
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
Processo no Tribunal de
O Processo no Tribunal de Contas da União (T C U).
FUNDO NACIONAL DE SAÚDE
no Tribunal de Contas da União
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. FRACIONAMENTO u AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO ANUAL DAS AQUISIÇÕES DE MATERIAIS / COMPRAS, DAS AQUISIÇÕES DE MATERIAIS / COMPRAS,
1 LICITAÇÕES E CONTRATOS Jansen de Macêdo Santos.
Processo no Tribunal de Contas da União Fabiano de Oliveira Luna.
Processo no Tribunal de Contas da União. 1.Noções Gerais, 2.Relatoria, 3.Processos, 3.1.Fluxo, 3.2.Contas, 3.3.Fiscalizações, Instrumentos, Resultados,
O controle do Ministério Público como fiscal da lei Junho/2005.
O Ministério Público no controle da Administração Paulo Gustavo Guedes Fontes Procurador da República Mestre em Direito Público.
Estrutura do Controle: organização do sistema de controle no Brasil e o papel de órgãos incumbidos da fiscalização de recursos públicosEstrutura do Controle:
O CONTROLE DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO COMO FISCAL DA LEI MAURO CICHOWSKI DOS SANTOS Procurador da República.
CONVÊNIOS Fernando Camargo Analista de Controle Externo/TCU Secex/MS.
Processo no Tribunal de Contas da União. Noções Gerais No TCU, como em todo o serviço público, praticamente todos os fatos são tratados mediante a formalização.
Controle de Gastos Públicos
O Processo no Tribunal de Contas da União
Julgamento do processo.. Processo é um caminhar para um fim. Assim, processo é uma sucessão ordenada de atos com o intuito de entrega do direito material.
Recursos no Processo Civil brasileiro. Prof. Marco Félix Jobim.
EMBARGOS INFRINGENTES.
Aula III Fontes no Processo Civil Brasileiro. O direito processual e suas fontes.
Responsabilidade civil e penal.
Argüição de descumprimento de preceito fundamental. Lei 9.882/99.
Objeto da prova. Imagine-se chegar a um processo judicial querendo provar simplesmente tudo durante a instrução do feito, mesmo fatos totalmente impertinentes.
Ação direta na Constituição e na legislação infraconstitucional.
Procedimento ordinário. Petição inicial. Aula IV.
Aula V Obrigação de fazer e não fazer
Aula III. Parte Geral.. Quanto ao nome. Medidas cautelares nominada (ou típicas). Medidas cautelares inominadas (ou atípicas).
Demais defesas..
Processo de Execução – Aula IV Prof. Dr. Marco Félix Jobim.
Processo do Trabalho: aula IV
Aula 1. Da Tutela antecipada. Marco Félix Jobim.
Atos processuais..
Aula II A tutela cautelar.. Onde encontrar? CPC – arts. 796 a 889.
5W1H.
Disciplina: CIÊNCIAS DO AMBIENTE
QUESTÃO 01 Quando a lei deixa certa margem para atividade pessoal
TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO NOS DETERGENTES EM PÓ
JOSÉ DAMASCENO SAMPAIO1 A NOVA RECEITA FEDERAL DO BRASIL A NOVA RECEITA FEDERAL DO BRASIL REALIZAÇÃO: ADASP APOIO: EQUIFAX.
CURSO DE POLÍCIA JUDICIÁRIA ELEITORAL ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL Dra. JOANA DOS SANTOS MEIRELLES Diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Amazonas.
4 – Estudo do ITCMD.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
APELAÇÃO Profa. Denise S. S. Garcia.
Aula 08 – EFEITOS DOS RECURSOS
Aula 07 – Recurso Adesivo. Princípios recursais.
Efeitos dos Recursos. 1.Efeito suspensivo Impedimento da produção (imediata) dos efeitos da decisão Ferramenta estratégica para o advogado – sentenças/decisões.
APELAÇÃO.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
Agravo em Recurso Especial e em Recurso Extraordinário
Processo Civil III Recursos em Espécie Apelação Cível.
Formação, suspensão e extinção do processo
Formação, suspensão e extinção do processo
Transcrição da apresentação:

Recursos em espécie. Apelação. É o recurso por excelência no processo civil brasileiro. Limitação: sentenças (267 e 269). Remédio jurídico para discutir a validade e a qualidade das sentenças proferidas. Cuidados com a expressão sentença: Art. 395 (incidente de falsidade, v.g.). Exclusão de litisconsortes? Resp 113.443. Julgamento de parcela da causa? Sentença parcial de mérito? Mas e aí? Qual recurso cabe? Apelação por instrumento?

Modelo híbrido: juiz a quo e juiz ad quem. Prazo? Art. 508 CPC. Autos: prazo comum – Reabertura de prazo? Início? Leitura da sentença ou publicação em órgão oficial. Exclui-se (?) e Inclui-se (?). Recurso dirigido a quem? Requisitos: 1. nome e qualificação; 2. os fundamentos de fato e direito; 3. o pedido de nova decisão. Dialeticidade.

Sentença: invalidada ou reformada. Juízo de admissibilidade: bipartido. Rejeição do recurso por inadmissível? Cabe recurso do apelante? Recurso apto ao julgamento: recurso do apelado? Juiz recebe e declara os efeitos. Após: contrarrazões: prazo? Cuidar: §2º, art. 518: Apresentada a resposta, é facultado ao juiz, em cinco dias, o reexame dos pressupostos de admissibilidade do recurso. Admitido: remessa ao Tribunal.

Apelação: conhecimento da matéria impugnada. (art. 515 do CPC). Julgamento persaltum. Diligências para julgamento da apelação? Questões de fato podem ainda ser objeto de suscitação na apelação? Não recebimento quando contrário às súmulas do STJ e STF. (o juiz não receberá?) – divergência? Recurso? Persaltum? Nancy Andrighi. Deserção e nova oportunidade? Importante: decisão irrecorrível da abertura do prazo para o preparo. Qual motivo? Quais efeitos são recebidos a apelação?

Art. 520. A apelação será recebida em seu efeito devolutivo e suspensivo. Será, no entanto, recebida só no efeito devolutivo, quando interposta de sentença que: I - homologar a divisão ou a demarcação; II - condenar à prestação de alimentos;  IV - decidir o processo cautelar; V - rejeitar liminarmente embargos à execução ou julgá-los improcedentes; VI - julgar procedente o pedido de instituição de arbitragem. VII - confirmar a antecipação dos efeitos da tutela; Qual a oportunidade que tem a parte de fazer quando recebida só no efeito devolutivo a apelação?

Indeferimento liminar do processo. Causas: Art. 295 do CPC. Apelação: juiz pode se retratar? 48 h. Réu Participa? Julgamento liminar de improcedência. Inovação. Artigo 285 – A do CPC. Sentença de improcedência. Mérito – sentença extintiva. Apelação? Retratação? 5 d. Réu? Adin 3695

Questão importante: PROCURADOR DF. Ao réu assiste interesse em apelar da sentença que extingue o processo sem julgamento de mérito, objetivando obter a sentença de improcedência? PROCURADOR – DF. Além da matéria impugnada pela apelação (tantum devolutum quantum appellatum), sobe ao conhecimento do tribunal todas as questões de ordem pública que podem ser reconhecidas de ofício. É o que se denomina efeito translativo do recurso? ANALISTA JUDICIÁRIO – TJDF. A apelação será recebida só no efeito devolutivo quando interposta de sentença que julgar procedente o pedido de instituição de arbitragem ou confirmar a antecipação dos efeitos da tutela. PROCURADOR – AL. No recurso de apelação o seu prazo para interposição é de quinze dias. PROCURADOR – AL. O recurso de apelação será sempre recebido nos efeitos devolutivo e suspensivo. JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO TRF 5ª REGIÃO. A respeito dos meios de impugnação dos provimentos jurisdicionais, julgue: Poderão as partes, nas razões ou contra-razões de apelação, alegar questão de fato não suscitada na ação, ainda que tal alegação altere a causa de pedir ou o pedido, desde que seja provado que deixaram de fazê-lo antes por motivo de força maior e sejam garantidos o contraditória e a ampla defesa.

DEFENSOR PÚBLICO – ES. O juiz receberá o recurso de apelação quando a sentença estiver em conformidade com súmula do STJ ou do STF, cabendo ao 1. vice-presidente do tribunal de origem realizar o juízo de admissibilidade. PROCURADOR – AL. O recurso de apelação é cabível contra decisão que indefere liminarmente a petição inicial. ESCREVENTE JUDICIÁRIO – TJGO. Assinale a alternativa correta: A) dos despachos de mero expediente cabe recurso de agravo de instrumento; B) Na apelação, o prazo para interpor e para responder é de 15 dias; C) A interposição de recurso extraordinário e recurso especial impedem a execução de sentença. D) O recurso adesivo é desvinculado do recurso principal.