Razões e Proporções Profª: Taiana Tavares.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução As frequentes operações aritméticas são modelos matemáticos usados para vários tipos de contagens e situações de medida com que nos deparamos.
Advertisements

MATEMÁTICA 7.º ANO Razões E  Proporções
Matemática Financeira Razão e proporção
Prof. MSc. Eng. Houari Cobas Gomez
NÚMEROS DECIMAIS Trabalho realizado por professora Filipa Albuquerque.
Adaptado por: Carina Jegundo, Catarina Pratas e Susana Costa 2006/2007.
Unidade 2.2 – Razões e Proporções
Formação continuada 4 série
Velocidade Média CINEMÁTICA vm vm
SEGMENTOS PROPORCIONAIS
Razão: comparação de quantidades usando uma divisão.
Razão e Proporção Razão: é o quociente indicado (exato) entre dois números racionais, sendo que o segundo número é diferente de zero. Como você pode perceber,
NÚMEROS DECIMAIS Mas afinal o que vamos hoje aprender?
Professor João Gilberto
PROPORÇÃO. PRELIMINARES: Para se compreender o que vem a ser uma proporção é necessário ter idéia a respeito do que seja uma razão.   RAZÃO Razão é uma.
Regra de Três Simples e Composta
PRO PROPORÇÕES POR ÇÕES.
MATÉRIA E ENERGIA.
Passos utilizados numa regra de três simples:
Razão e Proporção.
Razões e Proporções Raquel FernandesAno Lectivo 2007/08.
MEDIÇÃO 2 Prof. Cesário.
Razão, Proporção e Regra de Três
Propriedades gerais da Matéria
Matemática Financeira Razão e proporção
Matemática Financeira Razão e proporção
MATEMÁTICA APLICADA REVISÃO BÁSICA.
PROPORCIONALIDADE 6ª série
PA (somente conceitos básicos)
ÁREAS DAS FIGURAS PLANAS
MATEMÁTICA BÁSICA - (9º ANOS – COLÉGIO MOTIVA)
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SEQUEIRA - GUARDA
Capítulo 1 MATEMÁTICA COMERCIAL
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP
Exercícios de Matemática
PROPORCIONALIDADE DIRECTA
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Um mar de fracções.
Tecnologias - Matemática Circunferências: arco; medida dos arcos
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Matemática Básica Introdução
RAZÃO E PROPORÇÃO GIOVANNI ÁVILA.
Engenharia Civil Pré-cálculo
AULA 3 Professor: Sérgio.
Prof.ª Regente:. Maria Aparecida Progetec: Júnior.
AMIGOS, QUEREM AJUDAR OS COELHINHOS A RESOLVER UNS PROBLEMITAS DE ÚLTIMA HORA? ENTÃO, CABEÇA A PENSAR E VAMOS AO TRABALHO.
Razões e Proporções Amintas Paiva Afonso.
PORCENTAGEM E DILUIÇÕES
EXERCÍCIOS RAZÃO PROPORÇÃO REGRA DE TRÊS
Trabalho efectuado pelos alunos do 6º ano /07 CONCEITOS Sair do programa Apoio da Informática à disciplina de Matemática.
PROPORÇÃO.
É EXERCÍCIO PARA O CÉREBRO
É EXERCÍCIO PARA O CÉREBRO
FAÇA OS CÁLCULOS EM SEU CADERNO VALE VISTO
RAZÃO O conceito de razão é a forma mais comum e prática de fazer a comparação relativa entre duas grandezas. Ao dividir uma grandeza por outra, estamos.
RAZÃO O conceito de razão é a forma mais comum e prática de fazer a comparação relativa entre duas grandezas. Ao dividir uma grandeza por outra, estamos.
Razão e proporção.
Matemática Renato Tognere Ferron.
Razões e Proporções Razão, Proporção, Grandezas Direta e Inversamente Proporcionais e Regras de três Simples e Compostas.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
PROPORCIONALIDADE DIRECTA. Razão As canecas A, B e C têm sumo de laranja. Na caneca A deitaram-se 2 copos de concentrado de sumo e 3 copos de água. Na.
CONHECIMENTOS NUMÉRICOS Professor TIO CHICO.
Escola Básica Vasco da Gama de Sines
As latas amarelas e a vermelha têm a mesma capacidade. Para se obter a tinta cor de laranja que está na lata, misturam-se duas partes de amarelo com uma.
As latas amarelas e a vermelha têm a mesma capacidade. Para se obter a tinta cor de laranja que está na lata, misturam-se duas partes de amarelo com uma.
RAZÃO A razão consiste no cociente formado por dois números (ou grandezas) diferentes de zero. A “velocidade média”, por exemplo, corresponde à razão entre.
Razões e Proporções.
Razão e Proporção Matemática Prof. Alisson Ferreira.
Razões e proporções Professor João Gilberto. Razões e proporções 1) O conceito de razão A razão entre dois números a e b é o quociente entre eles, o seja,
Transcrição da apresentação:

Razões e Proporções Profª: Taiana Tavares

-”Mas, o que significa na razão de 80 para 2?!!!!” A Renata queria fazer um bolo de chocolate, mas perdeu a receita e não sabia quantas gramas de açúcar eram precisas para 2 ovos. Por isso, pediu a ajuda da sua mãe. Ela respondeu-lhe: -“ Tem de misturar o açúcar e os ovos na razão de 80 para 2” -”Mas, o que significa na razão de 80 para 2?!!!!”

RAZÃO é o mesmo que DIVISÃO, - A razão é uma forma de comparar duas “coisas”- medidas ou grandezas. RAZÃO é o mesmo que DIVISÃO, QUOCIENTE OU FRAÇÃO Neste caso a razão de 80 para 2, significa que serão utilizados 80 gramas de açúcar para cada 2 ovos. Rrepresenta-se por: 80 : 2 ou

No geral: Definição de Razão Dados dois números a e b (com b 0 ), a razão entre a e b é o quociente entre eles, ou seja, o resultado da divisão entre eles, e é representado por a : b ou Lê-se: a está para b

Notação: Antecedente Termos Consequente

Para cada uma das seguintes situações indica a razão entre os elementos que vês : 1) 2)

Razão entre grandezas de mesma espécie A razão entre duas grandezas de mesma espécie é o quociente dos números que expressam as medidas dessas grandezas numa mesma unidade Exemplo: Numa sala de 30 alunos, 28 são destros e 2 são canhotos. A razão entre o número de canhotos e o total de alunos é: Podemos perceber que nesta razão as duas grandezas utilizadas são iguais, ou seja, número de alunos. 2)

Atividade 69, pg 199

Número de Ouro- Razão Especial

Razão entre grandezas especiais : PERÍMETRO, ÁREA E VOLUME.

Razão entre grandezas de espécies diferentes 1) Escala Vamos calcular a razão do comprimento no desenho para o comprimento real. Lembre-se que 4 metros equivalem a 400cm (mesma unidade): Esse tipo de RAZÃO é chamado de ESCALA. A escala 1:50 significa que 1 cm no desenho equivale a 50 cm na figura real.

2) Velocidade Média Isso significa que, a cada hora, o carro percorreu, em média,62,5 Km. É óbvio que durante o trajeto a velocidade do carro ás vezes foi maior ou menor que 62,5 Km. Podemos perceber que nesta razão as duas grandezas utilizadas são diferentes, e neste caso específico, recebe o nome de velocidade.

3) Densidade demográfica

Em uma turma de 25 alunos, apenas dois usam óculos Em uma turma de 25 alunos, apenas dois usam óculos. Escreva a razão entre a) o número de pessoas que não usam óculos em relação ao total de alunos. b) o número de pessoas que não usam óculos em relação ao total de alunos.

“3 está para 2 assim como 6 está para 4” Repare no seguinte: “3 está para 2 assim como 6 está para 4”

A esta igualdade chama-se Proporção Proporção é uma igualdade entre duas razões

Uma proporção tem quatro termos. Podemos escrevê-la na forma: No geral: Uma proporção tem quatro termos. Podemos escrevê-la na forma: Extremo Meio Meio Extremo com b=0 ed=0

Voltando à proporção inicial: Repare que: O produto dos extremos, 3×4=12, é igual ao produto dos meios 2×6=12.

No geral: a×d=b×c Propriedade fundamental das proporções Numa proporção, o produto dos meios é igual ao produto dos extremos. Em a×d=b×c Propriedade fundamental das proporções

E agora vamos praticar:

Um cesto tem 5 laranjas e uma pêra. Escreva cada a razão entre: O número de laranjas e o número de peras O número de peras e o número de laranjas O número de peras e o número total de frutos O número de laranjas e o total de frutos

Escreve 3 razões equivalentes a:

Observe a informação que se segue: Substral “Alimento para plantas” Misturar 20 ml com 1 litro de água Com 5 litros de água que quantidade de “alimento para plantas” se deve misturar? Escreve na forma mais simples a razão alimento para plantas:água

Para António chegar ao emprego demora 20 minutos se for de bicicleta e uma hora se for a pé. Escreve a razão, na forma mais simples entre o tempo da viagem a pé e de bicicleta. Escreve a razão, na forma mais simples entre o tempo da viagem de bicicleta e a pé.

O Antunes e o Manuel dividiram 32 000 reais na razão 3:2 Quanto recebeu o Antunes? Quanto recebeu o Manuel?

A Ana e a Inês dividiram um prémio na razão 2:3 A Ana recebeu 1 600 reais. Quanto recebeu a Inês? A Paula e a Ana pagaram um jantar na razão 2:3 O jantar custou 110 reais. Quanto pagou cada uma?

Qual foi o valor do prémio? O Pedro e a Carla compraram um bilhete de lotaria e pagaram-no na razão 2:5 O bilhete foi premiado. Depois de dividirem o prémio a Ana recebeu mais 3 600 reais que o Pedro. Qual foi o valor do prémio?