humanos não podem ser vistas como desigualdades.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ESTUDO DA HISTÓRIA E A ORGANIZAÇÃO DAS PRIMEIRAS SOCIEDADES
Advertisements

Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
Comunicação e Animação de Grupos
O QUE É ÉTICA?.
MACEDO, E. A DIFERENÇA NOS PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL In LOPES, A.C. E MACEDO, E. Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006,
Cultura da Convergência
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)
1.2 – Pessoa e cultura.
ANTROPOLOGIA, CULTURA E EDUCAÇÃO
POWER POINT.
I- Concepção de Educação
Teorias Pós-críticas do Currículo
Alteridade.
DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO - DRP
A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação
EDUCAÇÃO POPULAR: Desafio à Democratização da Escola Pública
Dinâmica de Grupo: Para o desenvolvimento do potencial humano.
O que é se colocar no lugar do outro?
HUMANIZA CEPAC.
Diferenças e preconceitos nas práticas corporais
Dimensões da Globalização
O Currículo e as Teorias Críticas
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
“O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO”
A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
Vamos refletir sobre a Educação Infantil!
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
“Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.”
Dimensões da Rede de Atenção à Saúde:
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
Projeto Esperança Cintia Dener Juari Marcela
. I SEMINÁRIO DO PROINFÂNCIA DO TOCANTIS VIII ENCONTRO REGIONAL DO MIEIB – NORTE Período de 05, 06 e 07/05/2014 “Educação Infantil: 100°/° Inclusiva” CRIANÇAS,
Interpretando as Escrituras Sagradas
As relações entre tecnologias e educação ALGUNS COMPONENTES PARA MIRAR.
Introdução a Questão Social
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Proposta Curricular de Santa Catarina: fundamentos
GT Formação continuada e mediação cultural COORDENADORA Professora Dra. Rôssi Alves (UFF) Aluna responsável: Mayra Andrade NÚMERO DE PARTICIPANTES: 37.
IDENTIDADE CULTURAL: IDENTIDADE E GLOBALIZAÇÃO
Profa. Rita de Cassia Fernandes
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.
CULTURA O QUE É?.
CURSINHO POPULAR PAULO FREIRE Sociologia. Pontos de enfoque: O homem é um animal diferente dos outros porque não age instintivamente mas necessita de.
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
SOCIOLOGIA “A certeza absoluta é um privilegio das mentes não educadas dos fanáticos. Para as mentes científicas, a certeza é um ideal inatingível” (CJ.
Territórios Educativos: Limites e Possibilidades
A formação das teorias a partir de concepções antropológicas Teorias da Personalidade I Felipe Stiebler Leite Villela.
POR QUE É IMPORTANTE ESTUDAR SOCIOLOGIA? 2 MAS, SE O FOCO AOS POUCOS FOR SE APROXIMANDO... 3 Estrada entre Guaratinguetá e Campos do Jordão.
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
Um outro mundo possível. Duas utopias urgentes para o século XXI.
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
Antropologia Médica: Elementos Conceituais e Metodológicos para uma Abordagem da Saúde e da Doença.
Educação, Tecnologia e Sociedade Docentes: Alexandre Brasil
CRITÉRIOS DE JUSTIÇA PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: reconhecimento, redistribuição, representação e realização. José Henrique de Faria.
Mayara T. Santos - Sociologia
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Escola: Incluir o diverso é possível? PROINAPE – Grupo E.
A arte africana representa os usos e costumes das tribos africanas.
Reinaldo  As eras psíquicas da humanidade têm correspondência com a dinâmica histórica de transformação da psique humana, desde sua concepção, passando.
Transcrição da apresentação:

humanos não podem ser vistas como desigualdades. Para pensar sobre as relações entre a Antropologia e a Educação Física... A antropologia poderá nos auxiliar no sentido de que as diferenças entre grupos humanos não podem ser vistas como desigualdades.

Para pensar sobre as relações entre a Antropologia e a Educação Física... A cultura é o conceito central da antropologia. Não se faz a utilização dos termos culto ou inculto. Sobre as diferentes culturas não fazemos juízos de valor. Todas são diferentes em nível tecnológico ou de integração, mas TODAS POSSUEM CULTURA!

Antropologia e a Educação Física... ALTERIDADE: significa colocar-se no lugar do outro, entender sua DINÂMICA CULTURAL e respeitar as diferenças. DESAFIO: BUSCARMOS O “OLHAR ANTROPOLÓGICO”

AFINAL... Pensando dessa forma, é possível realizar uma pesquisa antropológica a partir de qualquer comportamento que um determinado grupo possa expressar (DAOLIO, 1995, p. 27)