Mario H. Marins 981774 Natália Fialho 981844 Refeições Coletivas Revista: Cozinha Industrial nº78 Entrevista: Wagner Sturion com Rogério da Costa Silveira (presidente da Aberc) Mario H. Marins 981774 Natália Fialho 981844
Aberc O que é? Qual o objetivo? Quando foi criada? Associação Brasileira das Empresas de refeições coletivas; Qual o objetivo? Reunir os empresários do setor e defender seus interesses; Quando foi criada? Em 1988.
Associados à Aberc Crescimento do número de associados em 460% O segmento ultrapassa o número de 1.000 clientes no Brasil.
Divisão do Mercado 93% do mercado é dominado pelas empresas associadas à Abec 7% do mercado é disputado pelas outras empresas; as não associadas à Aberc
Mercado de Refeições Coletivas Merenda escolar ainda é um grande mercado pouco explorado, representando apenas 11% de participação no mercado;
Novos Nichos do Mercado Mercado dentro das universidades; Praças de alimentação dos Shoppings; Cantinas e comercialização de pratos prontos; Eventos de cunho esportivo, social ou religioso.
Defendendo a Atividade Nos últimos 2 anos- crescimento de 55% das matérias-primas; Necessidade de busca de melhores índices de produtividade, além de renegociação de preços com os parceiros tomadores de serviços.
Mercado em Constante Movimento ANTIGAMENTE Mão de obra intensiva; - cozinhar - “delivery” dos alimentos HOJE Capital intensivo; - alta taxa de investimentos para se fazer a negociação de contrato;
Dificuldades do Setor No Brasil: uma empresa chega a reduzir o nº de funcionários em 50% em 2 mês; O primeiro faturamento da empresa: empregado como investimento inicial, antes da prestação do serviço; Nascimento já deficitário do negócio: equilíbrio após anos de boa rentabilidade
Superando as Dificuldades Descobrir quais são os mercados futuros – os portadores de desenvolvimento; Focar as contas nestes segmentos; SAQ – Selo Aberc de Qualidade Empresarial
SAQ Origem: PNQ (Prêmio Nacional de Qualidade); Objetivo: Fomentar autodesenvolvimento das prestadoras de serviços de alimentação. Satisfação dos usuários e Satisfação dos tomadores de serviços; Expansão do mercado de coletividades – “solidificação” dos serviços.
Expectativas para o Futuro Crescimento de 10,6% em 2003 : 5,2 milhões de refeições/dia Em momentos de crise a solução é terceirizar; Crescimento da receita em 19%: R$ 5 bilhões Problema: barganha por preços muito baixos (a competitividade está no número de refeições).
Impostos Atividade impossibilitada de pagar 6-8% de impostos; O ideal, para a situação brasileira, está em torno de 2,8-3,6%; fazendo o segmento sobreviver de maneira que todos paguem impostos.