Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo
APRESENTAÇÃO DO SISTEMA DE JOGOS DIDÁTICOS (SJD) SUMÁRIO Introdução Histórico Propósitos Concepção Futuro Conclusão
Introdução A simulação de operações militares, apesar de não dispensar exercícios de campo, racionaliza custos no adestramento do pessoal A simulação pode servir como ferramenta em diversos campos da área militar: Ferramenta de adestramento; Ferramentas de apoio a decisão.
Histórico 1991/92: parque computacional básico 1993/96: desenvolvimento/primeiros resultados 1996: reavaliação 1997: convênio com a TeCGraf - PUC-Rio 1998: homologação da versão 1.0 1999: desenvolvimento da versão 2.0
Propósitos do SJD Área de Operações Auxiliar o adestramento do Controle da Ação Planejada, em apoio aos exercícios do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Corpo de Fuzileiros Navais, complementando os instrumentos clássicos de avaliação da aprendizagem Acessoriamente, permitir o adestramento de oficiais da FFE no controle das ações em curso e dos comandantes de Unidades no confronto dos exercícios programados. Área de Operações
Concepção
Concepção ForDbq ForDef Grupo de Controle
Concepção GruCon ForDef / ForDbq Apoio ao GruCon IMAGENS E INFO GEOGRÁFICAS GruCon Apoio ao GruCon
Concepção O Terreno é simulado em alto grau de detalhamento: Tipos de solo; Vegetação; Declividade; 3Dimensões.
Futuro Necessidade da manutenção da consultoria; Manutenção do sistema para a manutenção do acompanhamento tecnológico; Aprimoramento dos modelos, conforme os relatórios dos usuários; Necessidade de verbas
Conclusões SJD é uma poderosa ferramenta que possibilita a prática do controle da ação em curso de operações anfíbias e terrestres, em um ambiente computacional pelos oficiais do CFN.
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O Sistema em 1999
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CAIXÕES DE AREIA