ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 04

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
Advertisements

GEDM, ESTAL, 17/12/2004 Gestão Estratégica de Design Multimédia Gestão Estratégica de Design Multimédia Aula 9, 17/12/2004 > Introdução ao Marketing [1/2]:
Como selecionar, avaliar e desenvolver pessoas
PLANEJAMENTO PROGRAMA E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PPCP) AULA 2
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Técnicas de Previsão Técnica Benefícios Limitações
Profª. Selma Maria da Silva
PREVISÕES DE DEMANDA PROF. PAULO ROBERTO LEITE
PROJETO SINTONIA COM MERCADO - FESP 2004 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS
FUNDAMENTOS DE MARKETING –conceitos básicos
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS
Previsão de Demanda para a Região de Araçatuba
Professor : Fábio Pizzato
Planejamento de Marketing e Estratégia Organizacional
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
Ambiente.
Balanced Scorecard BSC
A Contribuição da Econometria para a Análise Econômica
Aula 7 Objetivos Analisar as informações dispostas em diferentes tipos de gráficos. Perceber a importância dos gráficos na comunicação de informações.
Estratégias do agronegócio
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 07
O que é um Mercado? Um mercado diz respeito a um conjunto de compradores e vendedores que interagem e à possibilidade de compras e vendas resultantes dessa.
Pesquisa de mercado e comportamento
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
A experiência do Estado de Minas Gerais
O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
ANÁLISE DE MERCADO AULA 13
Cenários - Componentes do Ambiente Operacional
Análise fundamentalista de Ações
METODOLOGIAS DE PESQUISA
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
CESUSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
AULA 03: ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO
O COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES X IDENTIDADE CULTURAL
Sistema de Previsão Financeira Tendências e medidas de probabilidade.
MENSURAÇÃO E PREVISÃO DE DEMANDA
Planejamento Estratégico
FMU PROFESSORA: SANDRA MARA TENCHENA FERRAMENTAS DE MARKETING
Previsões e gestão de demanda em produção e operações
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
Função Planejamento GUI I
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
MARKETING BÁSICO Módulo X – Metodologias de Pesquisa
Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.
Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 1 Orçamentos Capítulo 2.
GameF61: um jogo envolvendo a cadeia logística internacional
Disciplina: Controladoria
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
Professora Michelle Luz
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Aula 5. Projeto de pesquisa
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
Gerenciamento de riscos
MARKETING SISTEMAS DE INFORMAÇÕES DE MARKETING 1.
Aula 1.  “conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho superior de uma empresa longo prazo”  administração do.
PREVISÃO E MENSURAÇÃO DA DEMANDA EM MARKETING
Logística Empresarial
LOGÍSTICA-FABRICIO RIBEIRO
1 PREVISÃO DE DEMANDA. 2 Previsão da Demanda É essencial para o planejamento estratégico das empresas, seja em vendas, produção, logística, materiais,
AULA 15 – turma T Gestão de Operações Prof. Ms. Teodoro Guimarães (19)
TIPOS DE SOCIEDADES, CONCEITO DE TECNICA COMERCIAL E MARKETING
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Contabilidade Gerencial
Transcrição da apresentação:

ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 04 ORÇAMENTO DE VENDAS ARQUIVO c:\Apresent\DIA1-K1.ppt CURSO DE UM DIA: 8:30 ÀS 9:30 32 TRANSPARÊNCIAS: Média de 1.88 minutos por transparência PUC – MINAS PROFESSOR: MAURÍLIO DA SILVA E-mail: maurilio@pucminas.br Transparências utilizadas em sala de aula com fins exclusivamente didáticos.

ORÇAMENTO DE VENDAS MÉTODO DE PREVISÃO Definição e condicionantes estratégicas Previsões referem-se a estudos ou exames feitos com antecedência, a partir da utilização de instrumental de avaliação da realidade e de suas tendências, consistidos, sintetizados e descritos de forma qualitativa e ou quantitativa, sobre o comportamento ou tendência de situações ou fenômenos num momento futuro determinado, exprimindo probabilidade.

ORÇAMENTO DE VENDAS De acordo com o SANCHES (1997) “De modo geral as previsões derivam de quatro recursos básicos”: Disponibilidade de dados expressivos e fidedignos sobre a realidade presente e sobre sua evolução no passado recente; Capacidade para identificar as variáveis que mais afetam o comportamento do fenômeno ou situação estudada; Acesso às informações sobre as perspectivas de mudança nas variáveis identificadas como relevantes; Habilidade, capacitação e experiência para combinar tais elementos de modo a inferir os cenários futuros mais prováveis,e, com base nestes, formalizar previsões (hipóteses de futuro).

ORÇAMENTO DE VENDAS Escolha do método: Algumas Considerações há vários métodos de previsão. Escolher qual deverá ser adotado dependerá de vários fatores: Contexto de previsão; Relevância dos dados históricos ; Disponibilidade dos dados históricos; Grau de precisão desejado; Prazo que se tem para elaborar a previsão; Importância da previsão para a empresa; Período de abrangência da previsão (horizonte de projeção proposto) Existência de informações suficientes para utilização na previsão; Custo a que se pode incorrer na projeção;

ORÇAMENTO DE VENDAS Circunstância em que não se deve efetuar uma previsão com elevado grau de precisão, e portanto de elevado custo: Quando sua importância para empresa não exige elevado grau de precisão; Quando não há informações suficientes. Cada empresa deve escolher o(s) método(s) mais adequado(s) para elaborar suas previsões, balanceando custo para realização da previsão e o grau de precisão

ORÇAMENTO DE VENDAS Os métodos de previsão usualmente utilizados na elaboração do orçamento de vendas seguem uma classificação efetuada por KOTLER (1996) quanto às fontes de informações e são: Método baseado no que se diz; Método baseado no que se faz; e Método baseado no que se fez. Métodos baseados no que se diz Intenções dos compradores: Tal método consiste em perguntar aos consumidores suas intenções de compra do produto para o período orçado ou, de outra forma, as previsões de vendas de seus próprios produtos, com o quê nossa empresa deduziria volumes de vendas.

ORÇAMENTO DE VENDAS Métodos baseados no que se diz Opiniões de vendedores ou de executivos da área: Consiste em perguntar os vendedores e executivos de vendas buscando estimativas de consumo junto aos clientes da empresa. Especialistas: Aqui, entram em ação os consultores externos especializados, que conheçam as matrizes de consumo de bens por diferentes segmentos produtivos e de consumo. Métodos baseados no que se faz: Constitui-se em caso bastante específico, onde se processe um teste de mercado numa dada região e cujos resultados serão projetados para o mercado total

ORÇAMENTO DE VENDAS Métodos baseados no que se fez: Referem-se a análise de dados históricos ou seja em fatos concretos. Pode-se citar como exemplo de métodos baseados no que se fez, às análises estatísticas como as derivadas de regressões lineares, as analises de tendências, dentre outras.