UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
Advertisements

APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
O Ensino Superior na Europa de hoje Universidade de São Paulo A USP e a internacionalização da formação universitária 10 de Novembro de 2004 Pedro Lourtie.
Aplicações da informática na administração e assistência
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
SOFTWARE DE VULNERABILIDADE NATURAL À POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE
MEDINDO O CAPITAL SOCIAL NO CONTEXTO DE UM PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL SILVANA PARENTE Consultora do PNUD e do IADH – Instituto de Assessoria.

DITEC/CGSOA/COARI/DIRIS
Gestão Orientada para Resultado
Conectando pessoas, tecendo redes:
Formação de Docentes de Educação Profissional na área de Saúde na modalidade a distância Resultado do esforço conjunto do Ministério da Saúde, Escola.
Centros colaboradores da OMS: breve introdução
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PPGEP - Jornalismo On-line Base de Dados na Economia do Conhecimento: A questão da qualidade PROFESSORA: Rita Paulino.
1 Evento Comemorativo ao Dia do Bibliotecário Brasília, 10 de março de 2006 Novos paradigmas: estamos preparados? Maria Carmen Romcy de Carvalho, PhD Diretora.
Governança e Transversalidade nas Políticas Sociais de Minas Gerais A experiência do Programa Travessia.
Arquitetura de Sistemas de Informação
CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
SUAS Rede SUAS Sistemas da Rede SUAS. SUAS Rede SUAS Sistemas da Rede SUAS.
SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Curitiba outubro de 2009.
Secretaria de Comunicação
Erivelton Pires Guedes Técnico de Planejamento e Pesquisa - Ipea Brasília - DF.
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
Programa Nacional de Telessaúde Francisco Campos Ana Estela Haddad
PECO PROGRAMA DE EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DA CAPRINOVINOCULTURA NA REGIÃO SUDOESTE PAULISTA.
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Estado do Meio Ambiente Coordenadoria de Planejamento Ambiental Brasília, 07 de abril de 2009 Zoneamento Ecológico.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO – SEPLAN SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS UNIVERSIDADE.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
ProNEA – Programa Nacional de Educação Ambiental – MMA.
Ministério do Meio Ambiente 28, 29 e 30 de novembro Brasilia Fortalecendo o Sistema Nacional do Meio Ambiente Ministério da Educação.
. MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação, Avaliação e Controle Coordenação Geral de Sistema de Informações.
Informação para a Gestão em Saúde: Rede Gaúcha de Informações em Saúde Participação no 1 º Seminário de Disseminação das Experiências Inovadoras no SUS.
LMQM-2002 PROJETO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NO SUS.
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE 2004/2005
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
Sua concepção é interagir com diversas bases de dados conectadas.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. A TEIA É O ENCONTRO DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA, QUE REVELA AO BRASIL A RICA PRODUÇÃO CULTURAL DOS PONTOS.
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
Administração de Sistemas de Informação
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
REGIÃO SUDESTE Balanço.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
          Coordenador: Paulo Tromboni S. Nascimento (ANPAD e FEA/USP)
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde Pública (Brasília/DF 4 e 5/2/09)

Dados do seminário Estrutura do evento –1 Conferência inicial –6 painéis temáticos –1 Sessão plenária 7 coordenadores de painéis 23 palestrantes Público (participantes) –125 convidados 112 participantes entre os dois dias –14 instituições representadas: OPAS –Brasil, Escritório Central (Washington), Panamá (Campus Virtual) e BIREME Setor Saúde: –Ministério da Saúde: SE, SVS, SGTES, SGEP, SCTIE –FIOCRUZ: ENSP, ICICT e Manaus, FUNASA, ANVISA, INCA, –SES/BA, SES/MA e SMS/Olinda Universidades: UFMG, UFBA e UNB Organismos internacionais: UNFPA e OTCA

Indicadores de Saúde – dados e estatísticas Evidências – constatação científica (Gestão da Informação) livros, artigos, documentos técnicos, arquivos etc. Ensino à distância Tecnologia da Informação Bases e sistemas informacionais Redes e Comunidades de Prática INFORMAÇÃO – DIMENSÃO EXPLÍCITA CONHECIMENTO – DIMENSÃO TÁCITA

Nivelamento conceitual – Ciência da Informação e Gestão do Conhecimento Intercâmbio de experiências Visibilidade às atividades das contrapartes da OPAS/OMS no Brasil Identificação de oportunidades de fomentar a cooperação técnica Estreitamento de ações da OPAS Brasil com o KMC/WDC, Campus Virtual em Saúde Pública e BIREME Recomendações sobre Informação, Conhecimento e Comunicação em Saúde Resultados alcançados

Recomendações Identificar, conhecer e apoiar iniciativas de gestão da informação e do conhecimento desenvolvidas pelas instituições parceiras da OPAS/OMS; Estimular a produção, sistematização, intercâmbio e uso da informação estratégica para subsidiar políticas públicas de saúde no âmbito do SUS; Divulgar e estimular a gestão da saúde com base em recomendações técnicas e científicas; Fortalecer parcerias entre instituições com ascendência na produção, análise e disseminação de informações e gestão de conhecimento; Fomentar o registro e a ampliação ao acesso à informação técnico- científica e institucional em saúde no cenário internacional, a exemplo do trabalho desenvolvido pela BIREME, com ênfase no Modelo BVS e GHL; Incentivar a expansão do modelo BVS no Brasil, com destaque ao Portal Nacional da BVS Brasil e à Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (BiblioSUS); Fortalecer a percepção da população sobre a saúde como um bem público mediante ações de cooperação em prol da valorização e da disseminação da História e do Patrimônio Cultural.

Conhecer, incentivar e articular nos estados e municípios os processos de cooperação técnica mediados pelas tecnologias de informação e comunicação em saúde, à exemplo do Programa de Telessaúde de Minas Gerais; Estimular o uso dos modelos de aprendizagem em rede, a exemplo do Campus Virtual em Saúde Pública; Conhecer, incentivar e articular os processos mediados pelas tecnologias de informação e comunicação em saúde nas instituições e organizações parceiras, à exemplo do Ministério da Saúde; Participar e difundir a UNASUS; Conhecer e incentivar a formação de redes colaborativas em saúde, à exemplo do Observatório de Recursos Humanos e da Ripsa; Conhecer, divulgar e promover a troca de experiências relacionadas à Sala de Situação em Saúde, empreendendo um evento específico para tratar sobre o tema; Estimular e divulgar a realização de análise de situação de saúde, à exemplo da publicação de Saúde Brasil 2007; Conhecer, incentivar e articular entre os países da América Latina e Caribe e países de língua portuguesa os processos de cooperação técnica mediados pelas tecnologias de informação e comunicação em saúde, à exemplo da Rede Interagencial de Informações para a Saúde; Promover, participar e incentivar a realização de espaços de troca de experiências em gestão da informação e do conhecimento, a exemplo do Fórum de Informação em Saúde (FIS).