TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO NOS DETERGENTES EM PÓ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Advertisements

Política Nacional de Meio Ambiente
Curso Técnico Subseqüente em Agroindústria Profª. Carolina P. Porto.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
OGMs na Agricultura Mundial e Brasileira
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Economias de Escala e Comércio Internacional
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
Implantação do Sistema MRP II
Fármacos e Medicamentos Prospecção em Fármacos e Medicamentos : respondendo aos desafios Competitividade e padrão de inovação: desafios, obstáculos e barreiras.
A INDÚSTRIA QUÍMICA CONSTRUINDO A RIQUEZA DO BRASIL Apresentação de Nelson Brasil de Oliveira no I Encontro Regional de Química – RJ/ES Agosto/20051/10.
MEDINDO O CAPITAL SOCIAL NO CONTEXTO DE UM PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL SILVANA PARENTE Consultora do PNUD e do IADH – Instituto de Assessoria.
Aplicação de Técnica Fuzzy em SIG como alternativa para o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) Maria Isabel Sobral Escada.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar."
Arquitetura de Sistemas de Informação
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
TA 713 ANÁLISE DE ALIMENTOS PROF. RESPONSÁVEL: Dra. HELENA GODOY AUXILIARES: MARCELO PRADO.
ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO EMERGÉTICO DE DUAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO SUDOESTE DE GOIÁS: UHE Caçu e UHE Barra dos Coqueiros, no rio Claro, afluente do rio.
“Novas Tecnologias para a Produção de Refeições Coletivas: Recomendações de Introdução para a Realidade Brasileira” Revista Nutr. Jan/Abr 1999 Estela Deyrmendjan.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise do Meio Ambiente
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Estado do Meio Ambiente Coordenadoria de Planejamento Ambiental Brasília, 07 de abril de 2009 Zoneamento Ecológico.
Impactos Sócio-econômicos causados pela substituição do STPP por outro builder.
Destinação Adequada de Pneus Inservíveis
ALTERNATIVAS TECNOLÓGICAS EM SUBSTITUIÇÃO AO STPP Profa. Dra. Luiza Girard Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
AVALIAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL DO FÓSFORO DOS DETERGENTES EM PÓ Conclusões.
Avaliação da contribuição do P-detergente cenário crítico (dados IBOPE) População estimada: 600 mil 1)Quanto da carga sub-total urbana é proveniente do.
DETERGENTES Principal função
Grupo de Fósforo Subgrupo de Normatização Internacional e o Estado da Arte Abril/2004.
Redução do Enxofre no Diesel Secretaria de Estado do Meio Ambiente Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB Eng. Olimpio de Melo Álvares.
PREVALÊNCIA DE ENTEROPARASITOSES NA POPULAÇÃO HUMANAE A PRESENÇA DE PATÓGENOS NO LODO DE ESGOTO.
1 COMPARATIVO BUILDERS Propriedades e Características CitratoNTAZeólitosSTPP Capacidade para seqüestrar íons Cálcio na água Sim Sim. Necessita aquecimento.
TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO NOS DETERGENTES EM PÓ
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
AVALIAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL DO FÓSFORO DOS DETERGENTES EM PÓ
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE MENTAL EXPERIÊNCIA INOVADORA SEGUIMENTO E AVALIAÇÃO DA.
Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
José Eduardo Bevilacqua Divisão de Qualidade das Águas
Paulo E. Lovato; Jacinta V. Soares
INDÚSTRIA DO COURO / MEIO AMBIENTE
Administração de Sistemas de Informação
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ELETROBRÁS - PROCEL
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
The Data Warehouse Toolkit
ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições.
© O processo empreendedor nas empresas incubadas de base tecnológica José Dornelas Pesquisa financiada pelo Arthur Blank Center for.
PROTEÍNAS.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
O RI e sua relação com a Responsabilidade Social e Ambiental O Caso da Sadia.
Transcrição da apresentação:

TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO NOS DETERGENTES EM PÓ Grupo de Fósforo TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO NOS DETERGENTES EM PÓ

DIVISÃO DE MÓDULOS ABIPLA GRUPO DE FÓSFORO COMPOSIÇÃO DOS DETERGENTES BUILDERS STPP EUTROFIZAÇÃO IMPACTOS PROPOSTA TÉCNICA

Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins Fundação: 1976 Associadas: 44 empresas Faturamento do setor: R$ 6,2 bilhões (2002) Empregos diretos: 15 mil (2002)

Grupo de Fósforo Um dos oito grupos técnico de trabalho, criado para a discussão do tema com a CETESB Reunindo a experiência de mais de 20 técnicos e consultores especialistas nos assuntos relacionados ao tema

Parecer CETESB Inconsistências observadas: 600.000 ton de STPP vs. 600.000 ton de detergentes redução de fósforo em estações de tratamento primário: ex.: ABC : entrada 4 a 5 ppm vs. saída 0,5 a 1 ppm Estudo europeu WRc rejeitado pela CSTEE

Compromisso da indústria Experiência de 30 anos substituição precipitada gastos em P&D estudo das consequências ambientais dos substitutos

utilização do detergente no do detergente no Brasil DETERGENTE EM PÓ 1950 Início da utilização do detergente no Brasil (importado) > >>>>>>> >>>>>>> Antiguidade Produto existente desde a Grécia Antiga 1956 Início da produção do detergente no Brasil

DETERGENTE EM PÓ Função Benefícios Remove as sujeiras e manchas das roupas Benefícios Conserva os tecidos das roupas Melhora a qualidade de vida da população com reflexos positivos na Saúde Pública

DETERGENTE EM PÓ Composição média Surfactantes (Tensoativo) 20% Remover a sujeira e aumentar a “molhabilidade” dos tecidos Builders 15% Facilitar o processo de retirada da sujeira Ingredientes Auxiliares 23% Branquear, perfumar, manter a cor e regular espuma Auxiliares de Produção 42% Dar volume - formado por sais inorgânicos (sulfato de sódio) e água

Sequestrar ions de Ca e Mg BUILDERS Função Sequestrar ions de Ca e Mg Ca Mg Ca Mg

Builder STPP (Tripolifosfato de Sódio) Elaborado à base de FÓSFORO Seguro ao ser humano e ao meio ambiente Conserva as fibras dos tecidos Não danifica as peças internas das máquinas de lavar

FÓSFORO Elemento vital para a vida Plantas Seres humanos Animais 12 % da estrutura do DNA humano Plantas Animais

FÓSFORO E STPP Outras aplicações O fósforo está presente: Medicamentos para osteoporose Alimentos Infantis (papinhas) Fertilizantes Ração Animal Trigo Leite Salsicha

FÓSFORO E STPP Outras aplicações

STPP Motivos da escolha Condições sócio-econômicas: Apenas 33% da população da região Sudeste possui máquina de lavar Adequado às condições ambientais e de saneamento do País

STPP Motivos da escolha Hábitos de lavagem: Água fria Tanque Sabão em pedra Roupa “de molho” em baldes

STPP Vantagens Aumenta a eficiência do surfactante (tensoativo) Evita que a sujeira retirada das roupas retorne aos tecidos Torna o pH da água mais adequado para as lavagens É o único capaz de agir isoladamente, sem outros componentes químicos

15% 26,5% Máximo Permitido pelo Ministério da Saúde: STPP Legislação Máximo Permitido pelo Ministério da Saúde: Média do detergente em pó no Brasil: 26,5% 15%

BUILDERS Principais tipos: TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO (STPP) Zeólito Ácido Nitrilo Triacético (NTA)

STPP Vantagens em relação aos demais builders STPP NTA Zeólito Remove a sujeira Reduz o uso de surfactante Torna o tecido mais úmido Promove a emulsão e a dispersão da sujeira Controla a alcalinidade da água     

EUTROFIZAÇÃO O QUE É: Excesso de nutrientes nas águas, que provoca a proliferação de algas Nutrientes: Nitrogênio, fósforo, oxigênio e carbono

EUTROFIZAÇÃO FATO: Surgimento de algas nas águas superficiais dos mananciais da RMSP, principalmente nas represas Billings e Guarapiranga

EUTROFIZAÇÃO DISCUSSÃO: Origem dos nutrientes responsáveis pela eutrofização na RMSP Análise sobre a participação de cada fonte contribuidora de fósforo Discussão por meio do Grupo de Fósforo

EUTROFIZAÇÃO Grupo de Fósforo CETESB INDÚSTRIA DE DETERGENTES EM PÓ FORNECEDORES DE MATÉRIA-PRIMA

EUTROFIZAÇÃO Fontes de fósforo (Brasil) Fonte: Abipla, IBGE, IPT, Anda e CENA/USP

EUTROFIZAÇÃO Fontes de fósforo (RMSP) Dados existentes sobre o fósforo presente nos mananciais da RMSP são insuficientes Diferentemente das informações sobre as fontes contribuidoras no Brasil Abipla está propondo à Cetesb a criação de um programa ambiental destinado a diagnosticar as fontes de fósforo e suas respectivas contribuições

Indústria alimentícia Indústria farmacêutica CONSUMO DE FÓSFORO 95% Para sabão em pó STPP Ração animal Indústria alimentícia Indústria farmacêutica Fertilizantes

EUTROFIZAÇÃO Experiência brasileira Fato: Lago Paranoá (Brasília) em estado hipereutrófico, na década de 80 Medidas: Implementação de sistema de coleta e tratamento tercíário de esgoto, que possibilita a retirada de fósforo Resultados: Melhora significativa na qualidade das águas Utilização do Lago Paranoá para o lazer

EUTROFIZAÇÃO Experiências internacionais Fato: Lagos da Europa em estado hipereutrófico, a partir dos anos 70 Medidas Adotadas: Restrição ou limitação do STPP no detergente em pó Adoção de outro tipo de builder Resultados: Problema da eutrofização não foi solucionado Qualidade das águas não registrou melhora Vários países da União Européia estudam a volta do STPP nos detergentes em pó

EUTROFIZAÇÃO Situação do STPP no mundo Banimento: Japão, Holanda, Suíça e Noruega Limitação: Brasil, Áustria, França, Alemanha, Hungria, Itália, Polônia, Canadá, EUA (parte) Estudam a Retomada: União Européia (parte) Sem Restrição: Argentina, México, Venezuela, Paraguai, Chile, EUA (parte)

EUTROFIZAÇÃO Situação do STPP no mundo “WRc Report on the Impact on the Environment (reduction in eutrophication) that would result from substituting phosphates in household detergents” – WRc Ref: UC4011 – June 2002 ↳sugere a retirada total de fosfatos de detergentes

EUTROFIZAÇÃO Situação do STPP no mundo Revisado pela European Comission – Health & Consumer Protection Directorate-General – Opinion of the Scientific Committee on Toxicity, Ecotoxicity and the Environment (CSTEE) ↳”A opinião da CSTEE é de que a informação e a ciência presentes no estudo não são nem completas nem balanceadas para substanciar as conclusões colocadas neste relatório”. ↳”Embora a redução de fósforo em detergentes POSSA contribuir para diminuir a ocorrência de eutrofização na Europa, ela pode não ser suficiente para resolver o problema de eutrofização. Mais informação além daquilo colocado no relatório da WRc deve ser coletada e analisada antes de se responder a esta questão.”

EUTROFIZAÇÃO Situação do STPP no mundo Selos verdes para detergentes para lavar roupas ❊ “White Swan” Escandinavo ❊ “Selo Verde” Tailandês ❊ “Ecolabel” da União Européia - revisto em 1999 (Commission Decision 1999/476/EC) ✔ Incluem o STPP na concentração de até 27 % de fosfatos.

EUTROFIZAÇÃO Impactos Econômicos Indústrias de detergentes em pó de outros países promoveram grandes investimentos para mudar a formulação do detergente em pó - Estados Unidos: Investimentos de aproximadamente US$ 11 milhões em pesquisas sobre NTA Modificação das instalações industriais demandou recursos de cerca de US$ 6,8 milhões Investimentos realizados na década de 60 nos estados norte-americanos que baniram o STPP

IMPACTOS ECONÔMICOS Adoção de um outro tipo de builder na composição do produto - como ocorreu no exterior - provocaria: Perdas de US$ 298 milhões (1º Ano) Redução de 400 postos de trabalho Aumento de até 30% no custo do detergente em pó

IMPACTOS ECONÔMICOS Aumento de até 30% no custo do produto: Desenvolvimento de uma nova formulação Adaptação das fábricas existentes Desenvolvimento de novos fornecedores Custo da matéria-prima adicional para uma nova formulação

IMPACTOS ECONÔMICOS Importação de substância para substituição do STPP Acréscimo de aproximadamente US$ 78 milhões nos gastos com importação

PROPOSTA ABIPLA Nas reuniões de trabalho e seminários foi constatado: Experiências internacionais mostram que a retirada isolada de fósforo foi ineficaz Ausência de dados sobre a fonte de fósforo dos mananciais da RMSP Baseada em dados apurados nas reuniões e seminários, a indústria criou proposta técnica

PROPOSTA ABIPLA 1º Passo Conhecimento qualitativo e quantitativo das fontes que contribuem para o fósforo nas águas Processos físicos, químicos e biológicos 2º Passo Implantação de um programa de gerenciamento diagnóstico / avaliação execução / operação (ações de curto, médio e longo prazos) garantia de controle preventivo

PROPOSTA ABIPLA Etapas do Programa de Gerenciamento Definição do problema associado à eutrofização Avaliação dos nutrientes limitantes e suas fontes Avaliação da trajetória no ambiente e da biodisponibilização dos nutrientes

PROPOSTA ABIPLA Etapas do Programa de Gerenciamento Avaliação dos fatores ambientais que atuam na eutrofização Desenvolvimento da relação de resposta entre os fatores ambientais e a eutrofização

PROPOSTA ABIPLA Etapas do Programa de Gerenciamento Definição da taxa de recuperação esperada Avaliação das alternativas para a alteração do estado trófico das águas que pode ser pela: redução de nutrientes condições ambientais

PROPOSTA ABIPLA Etapas do Programa de Gerenciamento Implementação de projetos e ações de controle. Adoção de ações de curto, médio e longo prazos Estratégia de controle estruturado Nível de conhecimento consistente Fixação de metas e objetivos de recuperação Prioridades de atuação Parceria da ABIPLA com a CETESB Órgãos e instituições de pesquisas

Conclusões Risco de uma decisão precipitada Compromisso da indústria Experiências internacionais

TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO NOS DETERGENTES EM PÓ Grupo de Fósforo TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO NOS DETERGENTES EM PÓ