MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
A Gestão Social pode ser vista como...
TERRITÓRIO CENTRO SERRA OFICINA TERRITORIAL ORGANIZAÇÃO COMO ELEMENTO DA GESTÃO SOCIAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Justiça juvenil sob o marco da doutrina da proteção integral Desafios político-institucionais para a garantia do pleno desenvolvimento.
A Trajetória da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Ana Cristina Ghisleni
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
PNEDH e compromisso do Estado
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Plano Nacional de Educação
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Ministério da Cultura.
Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica
Programa de Educação Ambiental da Bahia
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Educação Ambiental.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Atuais Propostas Curriculares.
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
“Pensar Globalmente... Agir localmente”
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
Educação Ambiental & Sustentabilidade
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O SANEAMENTO
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de.
1 O que é o COMUSAN: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Discute políticas públicas para segurança alimentar e nutricional.
A construção da Base Nacional Comum
O EDUCADOR AMBIENTAL NA CIEA: um recorte histórico.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA: Base Nacional Comum Curricular (BNC)
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC.
O papel pedagógico do órgão gestor
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA

Histórico da EA no MEC Introdução dos Temas Transversais - Parâmetros Curriculares Nacionais em 1995. Lei nº 9.795, de 27 de Abril de 1999, instituiu a Política Nacional Educação Ambiental - PNEA. Criação em junho de 1999, da Coordenação Geral de Educação Ambiental-COEA dentro da Secretaria da Educação Fundamental (SEF). Decreto nº. 4.281 (junho de 2002) regulamentou a referida lei, criando o Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental. Em 2002, a Coordenação Geral de Educação Ambiental-COEA sai da Secretaria de Educação Fundamental. Em 2003, a COEA é reestruturada na Secretaria Executiva do Ministério de Educação e Cultura e o Órgão Gestor é constituído .

Objetivos Institucionais Reestruturar a Coordenação Geral de Educação Ambiental-COEA, que será membro do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental-PNEA, em parceria com Ministério do Meio Ambiente-MMA. Oportunizar o enraizamento da Educação Ambiental e sua transversalidade institucional na estrutura do Governo. Ampliar o âmbito da Educação Ambiental para todos os níveis e modalidades de ensino. Priorizar a parceria com o setor público e privado como estratégia privilegiada do trabalho da COEA, levando em consideração diferentes propostas para a Educação Ambiental.

Principais Pressupostos da COEA na Condução da EDUCAÇÃO AMBIENTAL Educação Ambiental entendida como: Componente essencial e permanente do processo de educação e de formação da cidadania plena; de mudança de valores, percepções e comportamentos; e de preparação para a gestão ambiental, elementos fundamentais para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Elemento fundamental para a construção, a expansão e a consolidação de espaços de descentralização e de participação da sociedade civil, nas discussões sobre as questões e problemas contemporâneos e nos encaminhamentos e gestão de políticas públicas. Instrumento essencial para a troca de saberes e de práticas voltadas à sustentabilidade.

Principais Princípios 1) INTEGRAÇÃO E TRANSVERSALIDADE Princípio baseado na visão sistêmica que concebe a Educação Ambiental como abrangente, integradora, interdisciplinar e transversal, que perpassa todas as dimensões da vida individual e coletiva, bem como os saberes e práticas que alicerçam as relações entre sociedade e natureza. 2) DESCENTRALIZAÇÃO ESPACIAL E INSTITUCIONAL Princípio que privilegia a importância da participação democrática na partilha do poder decisório e da gestão entre diferentes atores e segmentos, e evidencia a força da sociedade civil organizada e o local como lugar de construção de identidades e de exercício da cidadania. 3) UNIVERSALIZAÇÃO DOS DIREITOS Princípio pautado na idéia de que todos os indivíduos têm direito de acesso à informação e à formação ambiental em linguagem adequada (papel dos tradutores: formadores ambientais).

Eixos de Atuação da COEA Formação Ambiental Continuada e Inicial de Professores; Acompanhamento e Avaliação de Programas, Projetos e Demandas; Projetos e Experiências Inovadoras em Educação Ambiental; Projetos de Pesquisa, Estudos, Dissertações e Teses; Organização de Eventos, Produção e Divulgação de Material Educativo para professores e alunos; Parcerias Nacionais e Internacionais;

Perspectiva para o condução da Educação Ambiental no atual Contexto Nacional Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental: MEC e MMA