A situação Ambiental da Área Portuária de Rio Grande

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Assessoria Acadêmica Rafael Ângelo Bunhi Pinto Araldo Fernandes Gardenal Daniela de Campos Oliveira Tiago Alves da Silva.
Advertisements

Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Política Nacional de Meio Ambiente
MÓDULO II- RECONHECIMENTO DOS PROCESSOS NOS RECURSOS NATURAIS Componente Curricular: Uso e conservação dos recursos naturais Profª Drª Vanessa David Domingos.
CLIMATOLOGIA NO BRASIL
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
Fatores de risco para doenças crônicas não-transmissíveis: Inquérito domiciliário no município de São Paulo,
FUNASA Fundação Nacional de Saúde Ministério da Saúde SITUAÇÃO DA VIGILÂNCIA DAS PARALISIAS FLÁCIDAS AGUDAS/POLIOMIELITE - ESTADO DE SÃO PAULO ANO DE 2001.
BOTULISMO - ESTADO DE SÃO PAULO E BRASIL -
Estudo da Influência da Taxa de Resfriamento na Distribuição de Tensões Residuais Durante a Têmpera de um Cilindro de Aço SAE4140H Cristiano Fernandes.
Aspectos morfológicos e bioquímicos dos efeitos do cádmio em embriões de Gallus gallus Gisleine Jarenko Steil Iniciação científica/Fundação Araucária Orientadora:
Avaliação das zonas ripárias da bacia hidrográfica do rio Corredeiras, SC Pedro Thiago Ramin da Silva Orientador: Prof. Dr. Irani dos Santos Colaboradores:
LEITURAS DA SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Bolsista: Vinicius Antonio Banzato.
 MORAL DA HISTÓRIA?? Nesse caso, os e - de maior  contribuição importante   pressão do gás; é a chamada PRESSÃO DE DEGENERESCÊNCIA. ►►
SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE Gestão de Gases de Efeito Estufa MUDANDO O FUTURO - FEA/USP, 24/08/2006 Vicente H. Schmall.
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Objetivo Receber propriedades rurais georreferenciadas e analisar a situação da Reserva Legal - RL, das áreas de Preservação Permanente - APP e das áreas.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
Sociedade e Energia.
1ª Reunião Extraordinária do 1º semestre de 2007 PAUTA: ENADE 2006.
DITEC/CGSOA/COARI/DIRIS
Aplicação de Técnica Fuzzy em SIG como alternativa para o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) Maria Isabel Sobral Escada.
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
Sensor de Proximidade Capacitivo
PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS DE EFEITO GERAL
ESTUDO SOBRE OS PLANOS DE CARREIRA DO BANCO CENTRAL DO BRASIL PROPOSTA DE REVISÃO A SER SUBMETIDA À XXI ASSEMBLÉIA NACIONAL DELIBERATIVA – AND.
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SECEX-RO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS.
- 1 - Instituto Serzedello Corrêa Resultados Globais.
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
“Missão Institucional”
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública A Experiência do TCU junto aos CAEs no Estado de Minas GeraisEXPOSITOR: José
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Função Gráficos. Domínio e imagem no gráfico.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
Materiais Propriedades mecânicas Reologia.
ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO EMERGÉTICO DE DUAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO SUDOESTE DE GOIÁS: UHE Caçu e UHE Barra dos Coqueiros, no rio Claro, afluente do rio.
Governança Costeira A integração da Gestão de Recursos Hídricos com o Gerenciamento Costeiro Jerson Kelman Diretor-Presidente Agência Nacional de Águas.
Procuradora da República
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Estado do Meio Ambiente Coordenadoria de Planejamento Ambiental Brasília, 07 de abril de 2009 Zoneamento Ecológico.
Roberto Alves Monteiro
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO – SEPLAN SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS UNIVERSIDADE.
RESOLUÇÃO CONAMA nº 9, de 31/08/93.
Destinação Adequada de Pneus Inservíveis
EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
Projetos Apoiados Entre 1990 e 2003 foram apoiados 225 projetos em Educação Ambiental nas cinco regiões do Brasil.
PREVALÊNCIA DE ENTEROPARASITOSES NA POPULAÇÃO HUMANAE A PRESENÇA DE PATÓGENOS NO LODO DE ESGOTO.
ESTABELECIMENTO DE VALORES DE ALERTA E LIMITES MÁXIMOS NO LODO DE ESGOTO Eng. Agrônomo Claudio Luiz Dias Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental.
TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO NOS DETERGENTES EM PÓ
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
José Eduardo Bevilacqua Divisão de Qualidade das Águas
RESOLUÇÃO CONJUNTA ANATEL-ANEEL Postes: Preço de Referência e Regras para Uso e Ocupação dos Pontos de Fixação Brasília, 1º de agosto de 2013.
Superintendência de Serviços Públicos Roberto Pinto Martins Salvador, 19 de agosto de
RESOLUÇÃO CONJUNTA ANATEL-ANEEL Postes: Preço de Referência e Regras para Uso e Ocupação dos Pontos de Fixação Brasília, 1º de agosto de 2013.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Estágio Supervisionado – 2011/2 Profº: Luiz Sebastião Aluno: Moisés Silva Queiroz.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Adriano Santiago Wilber Garcia Pereira
The Data Warehouse Toolkit
PREVALÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA EM PROFISSIONAIS MOTORISTAS.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
1 Seja o resultado de um experimento aleatório. Suponha que uma forma de onda é associada a cada resultado.A coleção de tais formas de ondas formam um.
8. Uma Função de duas Variáveis Aleatórias
Transcrição da apresentação:

A situação Ambiental da Área Portuária de Rio Grande Universidade Federal do Rio Grande -FURG A situação Ambiental da Área Portuária de Rio Grande Milton L. Asmus Instituto de Oceanografia Oficina Avaliação Ambiental do Porto de Rio Grande Brasília, 25-26 de agosto 2009 Asmus M.L.

Porto de Rio Grande Asmus M.L.

Porto de Rio Grande Asmus M.L.

Porto de Rio Grande Asmus M.L.

Ocupação da Área Portuária 1947 Asmus M.L.

Ocupação da Área Portuária 1975 Asmus M.L.

Ocupação da Área Portuária 2002 Asmus M.L.

Áreas ocupadas irregularmente Asmus M.L.

Alteração dos Ecossistemas 1947 Asmus M.L.

Alteração dos Ecossistemas 1975 Asmus M.L.

Alteração dos Ecossistemas 2002 Asmus M.L.

Ocupação Área Portuária Asmus M.L.

Efeito aparente nos Ecossistemas Asmus M.L.

Porto de Rio Grande expansão ? Asmus M.L.

Gestão Ambiental Portuária GAP pode ser definida como um processo contínuo e dinâmico de tomada de decisões visando o desenvolvimento e uso sustentável da área portuária e retro-portuária e seus recursos. Asmus M.L.

Gestão Ambiental no Porto de Rio Grande Pública Licenciamento ambiental; IBAMA/FEPAM; Programas SUPRG. Privada Sistemas de Gestão Ambiental; Auditorias/certificação; Questões de mercado. Asmus M.L.

Quais os instrumentos de GAP? Licenciamento Ambiental Zoneamento Ecológico-Econômico da área portuária Monitoramento Ambiental Sistema de Informações Ambientais Portuárias Planos de Gestão (com vários programas) Asmus M.L.

Monitoramento Ambiental Monitoramento emergencial Bahamas (1998); Monitoramento contínuo do ano de 2000; Monitoramento da dragagem de 2000-2001; Monitoramento da dragagem 2003-2004; Monitoramento de dragagem 2006. Monitoramento contínuo 2006-07-08-09 Asmus M.L.

CRONOGRAMA AMOSTRAL - 2009 Hidroquímica: 4 cruzeiros sazonais Geoquímica: 3 cruzeiros sazonais Contaminantes: 3 cruzeiros semestrais Ecotoxicologia: 3 cruzeiros sazonais Macroinvertebrados: 4 cruzeiros sazonais Asmus M.L.

CRONOGRAMA AMOSTRAL - 2009 Ictiofauna: Amostragens mensais (dados históricos) Ornitofauna: Amostragens quinzenais Cetáceos: Amostragens semanais (pontos fixos e cruzeiros) Coleta de organismos bioindicadores Asmus M.L.

 11 Hidroquímica Asmus M.L.

 11 Sedimentos Asmus M.L.

Bentos Asmus M.L.

Botos Asmus M.L.

Principais resultados para 2008 Os resultados desses monitoramentos aqui apresentados indicaram que as águas do Canal do Rio Grande têm a qualidade em conformidade com a legislação ambiental. Casos particulares contrários a isso, em termos de algumas concentrações altas e pontuais, mas não contínuas temporalmente, não foram representativos e não sugeriram a responsabilidade exclusiva das atividades portuárias. Todos os teores dos elementos metálicos Zn, Cd, Cr, Pb e Hg dos sedimentos estudados situaram-se abaixo do Nível 1 referido no CONAMA344/2004. Assim sendo, considera-se que os sedimentos da região portuária - estuarina de Rio Grande estão livres de contaminação significativa por esses metais. Asmus M.L.

Principais resultados para 2008 Os sedimentos de textura mais fina da região portuária - estuarina de Rio Grande são aqueles que requerem um maior cuidado em termos ambientais, pois são os mais contaminados. O As apresenta nível de contaminação, com 63,60% dos valores acima do nível 1 estabelecido pela resolução CONAMA344/2004, requerendo uma maior atenção em termos ambientais. Contudo essa contaminação não atinge o nível 2 da mesma legislação. Os resultados dos ensaios ecotoxicológicos com sedimentos da área de influência do porto do Rio Grande demonstram que quase todas as amostras analisadas apresentaram valores médios de sobrevivência superiores a 80%, a exceção das amostras #3 e #6 (78%). Apesar disso, estas amostras não foram significativamente diferentes do Controle, podendo ser, portanto, consideradas não-tóxicas. Asmus M.L.

Principais resultados para 2008 O registro de exemplares de H. australis na zona de descarte do material dragado (Descarte Oceânico, #11) evidenciou a influência desta atividade na distribuição da espécie. A composição das espécies, o padrão de abundância relativa, a composição de tamanho e a diversidade da assembléia de peixes do estuário durante os meses analisados estão dentro dos limites observados nos dados históricos disponíveis (1997-2006) e também em conformidade com a literatura disponível sobre a ictiofauna estuarina da Lagoa dos Patos. Em face da pequena extensão territorial desta área de estudo, ressalta-se a expressiva representatividade da mesma para a avifauna, devido à grande diversidade de taxa registrados, considerando-se a diversidade da avifauna do conjunto do Estado do Rio Grande do Sul e áreas vizinhas. Asmus M.L.

Principais resultados para 2008 A população de botos que habita o estuário da Lagoa dos Patos é pequena e seu tamanho populacional permaneceu relativamente estável de 2007 para 2008. Da mesma forma, a taxa bruta reprodutiva da população não sofreu alterações de 2007 para 2008 Asmus M.L.

Concluindo... Asmus M.L.