Universidade Federal de Santa Catarina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Assessoria Acadêmica Rafael Ângelo Bunhi Pinto Araldo Fernandes Gardenal Daniela de Campos Oliveira Tiago Alves da Silva.
Advertisements

ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA REDE E-TEC BRASIL
Política Nacional de Meio Ambiente
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
DIVISÃO INFECÇÃO HOSPITALAR HISTÓRICO E ATIVIDADES
Avaliação Institucional Orientações Gerais para a Avaliação Externa Prof Hélio Nogueira da Cruz São Paulo, 12 de maio de 2004.
Treinamento GP3 USP – GEFIM Abril de 2004 Alcides Pietro, PMP.
IV Encontro de Avaliação Institucional da USP
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.
1 III Encontro de Avaliação Institucional da Universidade de São Paulo Hélio Nogueira da Cruz Comissão Permanente de Avaliação - CPA 30/09/2004.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins.
Aguardando foto oficial Carlos Henrique Gaguim Governador Suzana Salazar de Freitas Morais Secretária da Educação e Cultura.
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
NR 07 - PCMSO Portaria 24 de 29/12/94 Portaria 08 de 08/05/96.
Stoa A Rede de Colaboração da USP Ewout ter Haar Instituto de Física – USP dezembro de 2012.
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O REGIME DE COLABORAÇÃO
Arquitetura de Sistemas de Informação
Controladoria-Geral da União 1 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal DIÁLOGO PÚBLICO 2005.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Maria Salete Fraga Silva Palma Secretária.
O CONTROLE NA VISÃO DOS GESTORES A experiência do Ministério Público da União Brasília, 09/09/2004.
Controladoria-Geral da União 1 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal DIÁLOGO PÚBLICO 2005.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL TCU – agosto/2011 A importância da Alta Administração na Segurança da Informação e Comunicações.
Conhecendo o Tribunal de Contas da União João Manoel da Silva Dionisio Secretário de Controle Externo Santa Catarina João Manoel da Silva.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
Perspectivas e Desafios ao Desenvolvimento da Infra-estrutura de Transportes no Brasil Painel 3 - Mecanismo de Financiamento para o Desenvolvimento do.
O controle do Ministério Público como fiscal da lei Junho/2005.
O TCU e o controle dos gastos públicos
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão O controle externo na visão da Universidade Federal do Amapá Macapá, AP- 19 e 20/08/ 2004 Por: João Brazão.
CONTROLE EXTERNO Convencionou-se denominar de Controle Externo a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, patrimonial e operacional da Administração.
Estrutura do Controle: organização do sistema de controle no Brasil e o papel de órgãos incumbidos da fiscalização de recursos públicosEstrutura do Controle:
Lei de Responsabilidade Fiscal Lei /00
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA CGU.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
“Missão Institucional”
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social Paulo Roberto Wiechers Martins - Secretário-Geral de Controle Externo.
Programa Reconhe-Ser Portaria-TCU nº 140/2009
Controladoria-Geral da União Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal DIÁLOGO PÚBLICO 2005.
Controladoria-Geral da União 1 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal DIÁLOGO PÚBLICO 2005.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública A Experiência do TCU junto aos CAEs no Estado de Minas GeraisEXPOSITOR: José
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
Secretaria de Comunicação
PROJETO DE CADASTRAMENTO DO PATRIMÔNIO IMOBILIÁRIO
Segurança de Dados no MAER.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO – SEPLAN SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS UNIVERSIDADE.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Seminários Regionais sobre o Anteprojeto de Lei da Política Nacional de Saneamento Ambiental.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
Conselho Nacional do Meio Ambiente Lei nº 6938/81 - Artigos 6º e 8º
Programa de Capacitação em Projetos Culturais. O QUE É? Capacitação continuada de agentes culturais dos setores público e privado, para a elaboração e.
PL 757/2011 Política Nacional de Cultura Viva Contribuições da SCDC/MinC e IPEA set/2012.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
SIMONE SCHOLZE Superintendente Executiva Salvador/BA
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Apresentação de Estágio Supervisionado
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE ENGENHARIA
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
Relatório de Gestão do Governo do Estado de Mato Grosso 2003 – 2009
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Santa Catarina Gabinete do Reitor Prof. José Carlos Cunha Petrus Chefe do Gabinete petrus@reitoria.ufsc.br 01/08/2011

Universidades Universidade Federal de Santa Catarina - 1960 Universidade de Salamanca – 1218 Universidade de Coimbra - 1290

Histórico O ensino superior do Estado de Santa Catarina iniciou-se com a criação da Faculdade de Direito, em 11 de fevereiro de 1932. Organizada inicialmente como instituto livre, foi oficializada por Decreto Estadual em 1935. Na Faculdade de Direito germinou e nasceu a idéia da criação de uma Universidade que reunisse todas as Faculdades existentes na Capital do Estado. Pela Lei 3.849, de 18 de dezembro de 1960, criou-se a UFSC com o nome de Universidade de Santa Catarina. O primeiro Reitor da nova universidade, o Professor João David Ferreira Lima, foi escolhido de lista tríplice e tomou posse em 25/10/1961. A Universidade contava, então, com 847 alunos e 49 docentes provindos de sete faculdades isoladas que inicialmente a compuseram, junto com uma nova faculdade.

Histórico Criou-se a Universidade de Santa Catarina, reunindo as Faculdades de Direito, Medicina, Farmácia, Odontologia, Filosofia, Ciências Econômicas, Serviço Social e Escola de Engenharia Industrial, sendo oficialmente instalada em 12 de março de 1962. Posteriormente iniciava-se a construção do "campus" na ex-fazenda modelo "Assis Brasil", localizada no Bairro da Trindade, doada à União pelo Governo do Estado (Lei 2.664, de 20 de janeiro de 1961). Com a reforma universitária, foram extintas as Faculdades e a Universidade adquiriu a atual estrutura didática e administrativa (Decreto 64.824, de 15 de julho de 1969).

Histórico Em 1990 o Ministério da Marinha transferiu a guarda da Fortaleza de Santo Antônio, localizada na Ilha de Ratones Grande. A UFSC assumiu, também, em 1992 a Fortaleza de São José da Ponta Grossa ao norte da ilha de Santa Catarina. Em 2009 foram criados os Campi da UFSC em Joinville, Curitibanos e Araranguá e a UFSC foi tutora na criação da UFFS.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Deliberativos Centrais ORGANOGRAMA GABINETE DO REITOR Secretaria dos Órgãos Deliberativos Centrais Reitor Ouvidoria Chefe do Gabinete do Reitor Audin CAMPI Vice-Reitor Hospital Universitário AGECOM + TV UFSC Subchefe do Gabinete do Reitor Assessor do GR Assessor do GR Secretária Geral do GR Assistente da Assessoria do GR Assistente da Assessoria do GR Assistente do Reitor Assistente da Secretaria Geral Chefe da Divisão de Adm. Geral Auxiliar de Apoio Auxiliar de Apoio

Administração Superior da UFSC Reitor Prof. Alvaro Toubes Prata Vice-Reitor Prof. Carlos Alberto Justo da Silva

Secretarias e Pró-Reitorias SEPLAN - Secretaria de Planejamento e Finanças SECARTE - Secretaria de Cultura e Arte SINTER - Secretaria de Relações Institucionais e Internacionais PRAE - Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis PRDHS - Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social PROINFRA - Pró-Reitoria de Infra-Estrutura PREG - Pró-Reitoria de Graduação PRPG - Pró-Reitoria de Pós-Graduação PRPE - Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão

EQUIPE Chefe de Gabinete Prof. José Carlos Cunha Petrus Secretário de Planejamento e Finanças - SEPLAN Prof. Luiz Alberton Secretário de Rel. Institucionais e Internacionais - SINTER Prof. Enio Luiz Pedrotti Secretária de Cultura e Arte - SECARTE Profa. Maria de Lourdes Borges

Pró-Reitora de Ensino de Graduação - PREG Profa. Yara Maria Rauh Muller Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão - PRPE Profa. Débora Peres Menezes Pró-Reitora de Pós-Graduação - PRPG Profa. Maria Lúcia de Barros Camargo Pró-Reitor de Desenvolvimento Humano e Social - PRDHS Serv. Luiz Henrique Vieira Silva

Pró-Reitor de Infraestrutura - PROINFRA Serv. João Batista Furtuoso Pró-Reitor de Assuntos Estudantis – PRAE Prof. Claudio José Amante

Site do Reitoria

CUn – Conselho Universitário

Conselho Universitário Compete ao Conselho Universitário: exercer como órgão deliberativo, consultivo, normativo, a jurisdição superior da Universidade em matéria de ensino, pesquisa, extensão e administração; julgar, em grau de recurso, os processos originários das Câmaras de Ensino de Graduação, de Pós-Graduação, de Pesquisa e de Extensão, quando argüida a infringência à Lei; aprovar as normas e diretrizes sobre o regime de trabalho do pessoal docente; aprovar o Calendário Escolar;

Conselho Universitário Compete ao Conselho Universitário: apreciar o relatório anual de atividades, apresentado pelo Reitor; deliberar sobre a concessão de dignidades universitárias; das decisões do Conselho Universitário caberá recurso ao Conselho Nacional de Educação, por argüição de ilegalidade.

Conselho Universitário O Conselho Universitário é o órgão máximo deliberativo e normativo. Compõe-se: do Reitor, como Presidente; do Vice-Reitor, como Vice-Presidente; dos Pró-Reitores das atividades de Ensino, de Pesquisa e de Extensão; dos Diretores das Unidades Universitárias; de 3 (três) representantes da Câmara de Ensino de Graduação;

de 3 (três) representantes da Câmara de Pós-Graduação; .....continuação de 3 (três) representantes da Câmara de Pós-Graduação; de 3 (três) representantes da Câmara de Pesquisa; de 3 (três) representantes da Câmara de Extensão; de 6 (seis) representantes do Corpo Discente, indicados pelo Diretório Central dos Estudantes, para um mandato de 1 (um) ano, permitida uma recondução;

.....continuação de 6 (seis) representantes da Comunidade Externa, sendo 3 (três) indicados, respectivamente, pelas Federações da Indústria, do Comércio e da Agricultura; de 2 (dois) indicados pelas Federações dos Trabalhadores do Estado de Santa Catarina e de 1 (um) indicado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Santa Catarina, para um mandato de 2 (dois) anos, permitida uma recondução; de 1 (um) Professor representante de cada Unidade Universitária, eleito pelos seus pares, através de eleições diretas, para um mandato de 2 (dois) anos, permitida uma recondução;

.....continuação de 1 (um) Professor representante dos Professores de Educação Básica da UFSC, eleito pelos seus pares, através de eleições diretas, para um mandato de 2 (dois) anos, permitida uma recondução; de 6 (seis) representantes dos Servidores Técnico-Administrativos da UFSC, eleitos pelos seus pares, através de eleições diretas, para um mandato de 2 (dois) anos, permitida uma recondução;

Disponibilização de documentos e vídeos

Ciclovia Ecoeficiente da UFSC

Títulos expedidos e concedidos pela UFSC Título Professor Emérito: 28 Título Professor Emérito “Post-Mortem”: 03 Título Benemérito da Universidade: 01 Título Mérito Universitário: 04 Título Mérito Cultural: 03 Título Professor Ex Honoris Causa: 01 Título Doutor Honoris Causa: 18 Título Professor Honoris Causa: 03 Título Doutor Honoris Causa “Post-Mortem”: 03 Construção de monumentos e bustos: 03 Total: 67 Títulos concedidos por Reitor Prof. João David Ferreira Lima: 05 Prof. Roberto Mündell de Lacerda: 01 Prof. Caspar Erich Stemmer: 02 Prof. Ernani Bayer: 07 Prof. Bruno Rodolfo Schlemper Júnior: 04 Prof. Antônio Diomário de Queiroz:09 Prof. Rodolfo Joaquim Pinto da Luz: 22 Prof. Lúcio José Botelho: 02 Prof. Alvaro Toubes Prata: 12 Total: 64 (3 a serem entregues)

Conselho de Curadores O Conselho de Curadores é o órgão deliberativo e consultivo em matéria de fiscalização econômica e financeira da Universidade, compõe-se: . de 4 (quatro) membros da carreira do magistério, escolhidos pelo Conselho Universitário, que não o integram, observada a natureza especializada nas matérias de competência do órgão e, sempre que possível, o sistema de rodízio entre as diversas Unidades; . de 1 (um) representante dos empregadores e de 1 (um) representante dos empregados, indicados em sistema de rodízio pelas respectivas Federações Sindicais que tenham sede em Santa Catarina; . de 1 (um) representante indicado pelo Ministério da Educação, mediante solicitação do Reitor;

Conselho de Curadores de 1 (um) representante do Corpo Discente; de 1 (um) representante dos Servidores Técnico-Administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina, eleito por seus pares em eleição direta e secreta; O Presidente do Conselho de Curadores será eleito por seus pares, dentre os representantes a que se refere o inciso I, por maioria de votos e terá mandato de 1 (um) ano, podendo ser reconduzido por idêntico período.

Ouvidoria Criação: A Ouvidoria da UFSC foi instituída pela Portaria nº 671/GR/96, de 28 de maio de 1996. Objetivo: Constituir-se um canal oficial de recebimento de críticas, reclamações, sugestões e elogios da comunidade interna e externa da UFSC. http://www.ouvidoria.ufsc.br

Ouvidoria Atribuições: A Ouvidoria da UFSC deve ser uma forma acessível e direta, sem burocracia, à disposição da comunidade geral e universitária, de injustiçados e queixosos, identificando os problemas sistêmicos ou injustiças, e atuando, face aos resultados, como agente de mudanças. Deste modo, a Ouvidoria pode ser classificada como órgão responsável pelo controle de qualidade dos serviços oferecidos pela Universidade. Ao Ouvidor cabe ouvir e registrar as reclamações, críticas, elogios e sugestões, procurando reagir como mediador das questões. http://www.ouvidoria.ufsc.br

Site da Ouvidoria

Auditoria Interna Atribuições: A Auditoria Interna da Universidade Federal de Santa Catarina é vinculada diretamente ao Reitor, e tem por finalidades básicas: fortalecer a gestão; racionalizar as ações de controle e prestar apoio aos órgãos do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. Atribuições: Assessorar, orientar, acompanhar e avaliar os atos de gestão administrativa, contábil, orçamentária, financeira, de material, patrimonial, operacional e de pessoal, objetivando a eficiência, a eficácia, a efetividade e o cumprimento da legislação pertinente; Acompanhar a implementação das recomendações e determinações de medidas saneadoras apontadas pelos órgãos/unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal e do Tribunal de Contas da União; http://www.audin.ufsc.br/

Auditoria Interna Atribuições: Auxiliar o Reitor na elaboração de relatórios e expedientes, relacionados com as diligências promovidas pelos órgãos/unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal e do Tribunal de Contas da União; Elaborar o Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna – PAAAI; Elaborar o Relatório Anual de Atividades da Auditoria Interna – RAAAI; Examinar e emitir parecer sobre a prestação de contas anual da Universidade e tomadas de contas especiais; Executar outras atividades inerentes à área ou que venham a ser delegadas pelo Reitor.

Site da Auditoria interna http://www.audin.ufsc.br

Hospital Universitário Profº Polydoro Ernani de São Thiago

Hospital Universitário Alguns dados 270 leitos, sendo que 247 deles estão ativos. 58 salas de consultório, 8 salas de cirurgia, 1 sala de reanimação, 3 salas de parto, 1 sala de gesso e 1 sala de recuperação. Em 2010, realizou 222.754 atendimentos de emergência, ambulatório e internações, resultando numa média de 18.500 atendimentos/mês. Em 2010 realizou 6.906 cirurgias no Centro Cirúrgico e nos Ambulatórios; 30 Transplantes de córnea em 27 pacientes; 1.831 partos normais e cesarianas, de baixo e alto risco. Em 2010 foram realizados 629.982 exames, sendo 184.637 em pacientes internados e 445.345 em pacientes ambulatoriais. Além de 16.340 procedimentos no setor de Quimioterapia e na Unidade de Tratamento Dialítico – UTD.

AGECOM Agência de Comunicação da UFSC A Agência de Comunicação da UFSC é responsável pela comunicação institucional. Também integram a Agecom o Sistema de Identidade Visual da UFSC e o Acervo Fotográfico. É de responsabilidade da agência o conteúdo e a produção de materiais institucionais como a página da UFSC na internet, o Jornal Universitário, folderes, revistas, vídeos e agenda de programação semanal (enviadas a professores e servidores). A Agecom também envia para a mídia releases divulgando as atividades realizadas, incluindo pesquisas. www.agecom.ufsc.br

Site da UFSC

TVUFSC Implantação da programação 24 horas; Reestruturação técnica (Sistema de exibição automatizada com capacidade de 8 Tbytes) e administrativa e criação de um corpo técnico permanente; A TVUFSC participa do processo de reativação da TV Cultura canal 2 Criação de programas: Universidade Já; Agenda Semanal; Reorganização do UFSC entrevista, Primeiro Plano (TCC dos alunos do Jornalismo e Cinema) Parceria com o Ministério Público para gravação e exibição do Programa ALCANCE (entrevista)

Campi da UFSC Araranguá – Joinville - Curitibanos

Campus da UFSC em Araranguá Prof. Sergio Peters Diretor Geral Cursos e período de implantação 2009-2 . Tecnologias da Informação e Comunicação 2010-1 . Engenharia de Energia 2011-1. Fisioterapia 2011-1. Engenharia de Computação Situação em junho/2011 Docentes: 22 STAE: 9 Alunos: 370 + 150 (matriculados para início em 2011.2)

Campus da UFSC em Joinville Prof. Acires Dias Diretor Geral Curso: Engenharia da Mobilidade Segundo Ciclo: Tecnologia Veicular e Tecnologia de Transportes Terceiro Ciclo: Naval e Oceânica; Aeronáutica e Espacial; Automobilística: Ferroviária; Mecatrônica; Infraestrutura; Tráfego e Logística Situação em junho/2011 Docentes: 23 STAE: 08 Alunos: 695 + 200 (matriculados para início em 2011.2)

Campus da UFSC em Curitibanos Prof. César Damian Diretor Geral Curso: Ciências Rurais Situação em junho/2011 Docentes: 12 STAE: 08 Alunos: 261 matriculados