PESQUISA DOCUMENTAL Ana Beatriz Hermínio Michele Cristina Pedroso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O método científico em Psicologia
Advertisements

Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PROJETO DE PESQUISA.
Metodologia Científica
Sérgio Elias Vieira Cury
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
IMPORTÂNCIA E MODELO DE ESTRUTURA
Metodologia Científica
Metodologia Da Pesquisa Científica
O papel do conteudista.

Pesquisa: Conceitos e Definições
Pesquisa em Comunicação
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
19ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
PLANEJAMENTO DA PESQUISA. 1. Planejamento da pesquisa/ Fases da pesquisa (projeto). 2. Execução da pesquisa. 3. Relatório final da pesquisa. 4. Exposição.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Pesquisa Documental Disciplina: Pesquisa Educacional: Abordagens Qualitativas e Quantitativas. Docente responsável: Profa. Dra. Regiane Helena Bertagna.
Iniciação Científica º Série/EM.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Pesquisa Científica – Partes constituintes
Monografia Adirleide Greice Carmo de Souza
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Forma Canônica e Definições
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
Programa de Pesquisa ao Alcance de Todos. Oficina 3: Pensares e Reflexões sobre referencial teórico. Coordenadoras: Patrícia Moura, Jonelle Niemann, Luana.
MARIA MARGARIDA DE ANDRADE
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
TEMA E PROBLEMA.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
OS PASSOS DA PESQUISA MIRIAN GOLDENBERG p
INTRODUÇÃO Na introdução devem constar: problema, delimitação do assunto, justificativa, hipóteses, além de outros elementos necessários para situar o.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Documentação direta e indireta e técnica do fichamento
O que é pesquisa científica?
Tcc- Artigo Científico
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-PSICOLOGIA
Relatórios José Maria da Silva Emerson Sena da Silveira.
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
FICHAMENTO.
Trabalho de Conclusão de Curso
Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia O Delineamento daPesquisa.
PESQUISA DE CAMPO Definição Objetivo Fases da Pesquisa
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Finalidades da pesquisa científica
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
O PROJETO DE PESQUISA Uma pesquisa é um todo integrado e suas partes devem estar intrinsecamente correlacionadas formando uma unidade em que cada uma delas.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Projeto Integrador PASSO A PASSO Roberto Akitoshi Komatsu.
Transcrição da apresentação:

PESQUISA DOCUMENTAL Ana Beatriz Hermínio Michele Cristina Pedroso Patrícia Adriana Abdalla Suelen Maria Ritter 3.º ano- Pedagogia

Definições: Pesquisa: “1- ato ou efeito de pesquisar; 2- investigação e estudo, minuciosos e sistemáticos, com o fim de descobrir fatos relativos a um campo do conhecimento”. (Dicionário Aurélio)   “[...] procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. A pesquisa só é requerida quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema, ou então quando a informação disponível se encontra em tal estado de desordem que não possa ser adequadamente relacionada ao problema.” (GIL, 2008, p.17)

Definições: Documento “qualquer escrito utilizável para consulta, estudo, prova, etc.”(Dicionário Aurélio) “Quaisquer materiais escritos que possam ser utilizados como fonte de informação sobre o comportamento humano.” (PHILLIPS 1974, p.87 apud LÜDKE e ANDRÉ, 1986, p. 38).

O que é uma pesquisa documental? Com isso... O que é uma pesquisa documental?

Pesquisa documental É semelhante a pesquisa bibligráfica, mas apresenta sua singularidade: documentos. Seu desenvolvimento da pesquisa documental utiliza diversificadas e dispersas fontes. Nem sempre fica clara a distinção entre a pesquisa bibliográfica e a documental, já que, a rigor, as fontes bibliográficas nada mais são que documentos impressos para determinado publico. Alem do mais, boa parte das fontes usualmente consultada nas pesquisas documentais, tais como jornais, boletins e folhetos, pode ser tratada como fontes bibliográfica. Nesse sentido, é possível ate mesmo tratar a pesquisa bibliográfica como um tipo de pesquisa documental, que se vale especialmente de material impresso fundamentalmente para fins de leitura. (GIL, 2008, p. 46)

Vantagens: fonte rica e estável de dados; subsistem ao decorrer do tempo; custo baixo; não exige contato com os sujeitos da pesquisa. Desvantagens: não-representatividade e subjetividades dos documentos “Ainda em relação a esse problema, convém lembrar que algumas pesquisas elaboradas com base em documentos são importantes, não porque respondem definitivamente a um problema, mas porque proporcionam melhor visão deste problema ou, então, hipóteses que conduzem a sua verificação por outros meios.” (GIL, 2008, p. 47)

Delineação da Pesquisa Documental determinação dos objetivos: objetivos específicos e teste de hipóteses. elaboração do plano de trabalho: levantamento de aspectos que serão abordados nos documentos. identificação das fontes: levantamento dos documentos.

localização das fontes de obtenção do material: seleção dos materiais úteis a pesquisa; tratamento dos dados: primeiro a pré-análise na qual se faz a escolha dos documentos, se formula hipóteses e se prepara o material para analise. A segunda consiste na exploração do material que se dá na escolha, classificação e enumeração das unidades. Por fim, a terceira etapa é a o tratamento, análise e interpretação dos dados.

confecção das fichas e redação do trabalho: se aplicam no caso de pesquisas qualitativas. Nas pesquisas quantitativas, são elaboradas geralmente tabelas; construção lógica e redação do trabalho: nas pesquisas quantitativas, os dados são organizados em tabelas e permitem o teste de hipóteses estatísticas. Nas pesquisas qualitativas se costuma ter uma movimentação entre observação, reflexão e interpretação de acordo com o andamento da análise.

Cadernos de Pesquisa, n.° 114, p. 179-195, novembro/2001 Exemplo de artigo: “O método de análise documental: seu uso numa pesquisa bibliográfica” PIMENTEL, A Cadernos de Pesquisa, n.° 114, p. 179-195, novembro/2001

Objetivos: compreender a relação entre psicologia e educação, entre as décadas de 50 e 80. Foi desenvolvida uma análise documental de atuação e produção da coordenadora do Programa Alfa – Ana Poppovic A primeira etapa da pesquisa teve como objetivo encontrar as fontes e os documentos. Para cada documento foi criada uma ficha de leitura contendo resumo, referencia bibliográfica e transcrições de alguns trechos que poderiam ser utilizados depois. Qualitativamente, foram identificadas as influências teóricas de pautaram sua produção.

Posteriormente o material foi reorganizado conforme a leitura dos documentos, e esta seguiu o critério de assunto, separando-os por aspectos de tema e conceitos das publicações. Depois de toda a organização e sua reorganização, foram feitos quadros de autores e palavras-chave Quantitativamente, foi analisada a freqüência com que os autores eram citados nas obras de Poppovic, e como apresentavam alterações referenciais no decorrer delas.

Primeiramente foram grifadas no texto, conceitos que resumiam, mostravam ou definiam idéias relevantes do assunto, que representavam uma classe desses conceitos. O tratamento dos dados se deu de forma de empregamento de técnicas para desvendar o aspecto principal que servisse para a pesquisa Possibilitando estabelecer a compreensão da obra de Poppovic.

Portanto a realização de um trabalho sobre Poppovic mostra-nos como foi o inicio da pesquisa no passado recente, principalmente da aprendizagem no inicio da escolarização na qual ao realizar projetos de intervenções foi possível transcrever a dicotomia entre a teoria e a prática que esta presente na ação educacional no campo do conhecimento psicológico, tal como no programa Alfa.

Trabalho de Conclusão de Curso Escola Estadual “Brasil”: entre memórias e imagens – Wilson Ricardo Antoniassi de Almeida.

Não parece haver alguma especificação do que é pesquisa documental e o porquê da preferência do autor por essa metodologia. “Embora pouco explorada não só na área de educação como em outras áreas de ação social, a análise documental pode-se constituir numa técnica valiosa de abordagem de dados qualitativos, seja complementando as informações obtidas por outras técnicas, seja desvelando aspectos novos de um tema ou problema.” (LÜDKE e ANDRÉ, 1986, p.38)

Metodologia Análise documental Iconografia História Oral

Objetivos Conhecer e compreender a escola com mais profundidade; Estrutura física, planejamento, profissionais e seu cotidiano; Remontar sua história desde 1935 até 2006; Analisar as mudanças da educação brasileira nesse período.

Dificuldades “Constituir o registro dos fatos dessa escola foi uma tarefa prazerosa, porém nada simples. Devido à ausência de fontes bibliográficas, tivemos que juntar a sua história que estava fragmentada como um quebra-cabeça em que cada peça estava representada por fotos e relatos de cada um dos integrantes desse jogo [...]” (p. 289)

Conclusão do TCC “De todo o registro dessa história, empenhamo-nos primeiramente em demonstrar a origem da escola e, posteriormente, o “porquê” de sua denominação “BRASIL”. Certificando-nos de sua origem e das razões de seu nome, concentramos nossos esforços em interrogá-la ao longo de todos esses anos [...]” (p. 287)

Bibliografia ABREU, S. E. A. Pesquisa e Análise Documental. In: XVI Seminário de Práticas Docentes: competências docentes no século XXI e em outros também, 2008, Anápolis. Anais do XVI Seminário de Atualização de Práticas Docentes. Anápolis: Centro Universitário de Anápolis, 2008. p. 26-28. ALMEIDA, W. R. A. Escola Estadual “Brasil”: entre memórias e imagens. 1. ed. Limeira: Editora e Gráfica Expressão, 2007. GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª edição. São Paulo. 2002. LÜDKE, M. e ANDRÉ, M. E. D. A., Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. São Paulo. E.P.U., 1986. PIMENTEL, A. “O método de análise documental: seu uso numa pesquisa bibliográfica”. Cadernos de Pesquisa, n.° 114, p. 179-195, novembro/2001 SILVA, E. L. e MENEZES, E. M. “Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação”. UFSC, Florianópolis 2001. p.41-42.