Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Assessoria Acadêmica Rafael Ângelo Bunhi Pinto Araldo Fernandes Gardenal Daniela de Campos Oliveira Tiago Alves da Silva.
Advertisements

SISTEMA MUNICIPAL DE SANTA MARIA – RS
PROJETO DE PESQUISA.
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Políticas públicas e indicadores culturais: algumas questões
Balanced Scorecard (BSC)
GESTÃO POR PROCESSOS ESTE MATERIAL FOI PREPARADO ESPECIALMENTE PARA NIVELAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE PROCESSOS E É PARTE DO CURSO GESTÃO POR.
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DE REORDENAMENTO AGRÁRIO
PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
ENEM REDAÇÃO.
MEDINDO O CAPITAL SOCIAL NO CONTEXTO DE UM PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL SILVANA PARENTE Consultora do PNUD e do IADH – Instituto de Assessoria.

O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Gestão Orientada para Resultado
Formação de Docentes de Educação Profissional na área de Saúde na modalidade a distância Resultado do esforço conjunto do Ministério da Saúde, Escola.
Opções Estratégicas para o setor de portas, janelas e esquadrias de madeira de União da Vitória/Porto União: visões estratégicas para construção de uma.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Governança e Transversalidade nas Políticas Sociais de Minas Gerais A experiência do Programa Travessia.
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O REGIME DE COLABORAÇÃO
Avaliação econômica em projetos: o que é, o que requer e como fazer?
CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica Uma Escola do Tamanho do Brasil.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
Programa Reconhe-Ser Portaria-TCU nº 140/2009
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Gestão de Pessoas com Deficiência Trajetória e Desafios
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
5W1H.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
PECO PROGRAMA DE EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DA CAPRINOVINOCULTURA NA REGIÃO SUDOESTE PAULISTA.
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Estado do Meio Ambiente Coordenadoria de Planejamento Ambiental Brasília, 07 de abril de 2009 Zoneamento Ecológico.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO – SEPLAN SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS UNIVERSIDADE.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA EXECUTIVA Plano Plurianual Programas do MMA.
EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Programa de Saúde Mental Comunitária Secretaria Municipal da Saúde
Informação para a Gestão em Saúde: Rede Gaúcha de Informações em Saúde Participação no 1 º Seminário de Disseminação das Experiências Inovadoras no SUS.
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE 2004/2005
Sua concepção é interagir com diversas bases de dados conectadas.
A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA COMO GARANTIA DA QUALIDADE E REGULARIDADE DA OFERTA José Luis Rufino Pesquisador da Embrapa Café Consultor do Projeto Educampo/Sebrae-MG.
MCR CAPÍTULO: : Disposições Preliminares - 1 SEÇÃO: Introdução 2 - São objetivos do crédito rural: d) incentivar a introdução de métodos racionais no sistema.
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
REGIÃO SUDESTE Balanço.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
Componentes Região Sul
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Workshop Nacional Mais Alimentos Centro-Oeste MT MS GO DF Brasília, 25/08/2010.
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
Sistema de Planejamento da Produção
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
PLANO PLURIANUAL GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO
PLANO PLURIANUAL 2012 – 2015 Glória Maria da Silva Melo Gestora Governamental - SEPLAN Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral – SEPLAN-MT.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando - Princípios , referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares Atendimento ao agricultor familiar (beneficiários dos Programas do MDA/SAF); Base Agroecológica; - Educação permanente e continuada; Gestão democrática; Enfoque multidisciplinar e sistêmico (método Participativo); - Controle social.

Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando - Atendimento das demandas da agricultura familiar Valorizando os fóruns já existentes nos estados (Comitês gestores, Colegiados dos Territórios, Câmaras setoriais e Conselhos municipais) como ambiente para identificar, qualificar e priorizar as demandas; - Qualificando previamente as alternativas tecnológicas propostas (ofertas); Focando as cadeias produtivas que compõem seu sistema de produção por meio da integração dos conhecimentos e experiências de todos os atores; - Desenvolvendo pesquisas para atender demandas identificadas.

Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando - Métodos mais apropriados - Considerando os métodos participativos de grande amplitude que promovam a educação permanente com vistas à garantir a apropriação do conhecimento pelos beneficiários com base no referencial teórico do PNATER. -

Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando Gestão dos recursos (estratégia, competências necessárias) Formalizando um convênio entre a Embrapa e as instituições executoras que atenda o cronograma do Programa MA por meio dos PT’s;

Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando Outros Mecanismos de monitoramento, avaliação e impactos Definindo referenciais e indicadores (marco zero) Estabelecendo bases de dados; Propósitos: A integração, os princípios e o referencial teórico estão sendo respeitados? As demandas estão sendo atendidas? Os métodos estão adequados? Os recursos estão sendo utilizados corretamente e eficientemente? Quais os impactos?

Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando Outros 2. Legitimar os Comitês Gestores Definindo responsáveis/Estado; Estalecendo prazos para a definição de agendas de trabalho.

Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando Outros 3. Fortalecimento do sistema de Ater e Oepas Reforçando os quadros de RH.