SUPERDOTAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
Advertisements

PROJETO DE PESQUISA.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática.
Metas de Atividade Física Health People 2010 Efetividade da intervenção.
Aspectos psicossociais da atividade física e saúde
Disciplina: Atividade Física Relacionada à Saúde
Qualidade de vida relacionada à saúde
NUNES, Laís S.C. ¹; SILVA, Caroline O. 2 e ANARUMA, Silvia Marina³ 1,2 Estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
Custos XP x Custos Tradicionais André Chinvelski.
Extreme Programmig Programação em Duplas Dificuldades e Benefícios.
O conhecimento de universitárias sobre o câncer de mama em mulheres: curso de nutrição Gisele Basso Zanlorenzi IC PIBIC/CNPQ Prof a Dr a Marilene Loewen.
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
Psicologia do Desenvolvimento Uma área da psicologia
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Os dez mandamentos para o bem planejar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
JOGO DO MITO OU FATO MITOS: ESTÃO RELACIONADOS COM O GRAU DE INFORMAÇÃO PESSOAL, MAIS PRINCIPALMENTE COM A CULTURA E VALORES PREDOMINANTES NA SOCIEDADE.
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
Amor pela vida: herança ou aprendizado? Por Adriana Couto Pereira-Rocha.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
Qual é a função de um texto literário?
Luiz Carlos Lisboa Gondim
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
1ª Reunião Extraordinária do 1º semestre de 2007 PAUTA: ENADE 2006.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Convergência ao Centro “A VERDADE DA VIDA” , vol. 38.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Diretoria de Ensino – Região de Mogi Mirim. Questões de múltipla escolha: elaboradas por professores e analisadas por especialistas; pré-testadas; realiza.
LIDERANÇA Exercícios.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Trabalho Infantil no Brasil
NR 07 - PCMSO Portaria 24 de 29/12/94 Portaria 08 de 08/05/96.
Os 20% de disciplinas virtuais em cursos universitários Cedido por Mauro Pequeno – UFCE (2002)
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
ESTÉTICA Arte e realidade O belo e a questão do gosto Arte e Técnica
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
CONSTRUÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS
Ibn sina (Avicena ) Necessidade e contingência.
- 1 - Instituto Serzedello Corrêa Resultados Globais.
AUTO-ESTIMA E MOTIVAÇÃO NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO.
SOCIOLOGIA Prof. Gildo Júnior
BATALHA ESPIRITUAL NO LAR: IDENTIFICANDO OS PERIGOS
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Matemática e Educação Ambiental.
Segurança de Dados no MAER.
Definindo princípios norteadores para o ensino da ortografia.
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
LIDERANÇA.
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
PROGRESSÃO PARCIAL PADRONIZAÇÃO DE REGISTROS PELAS UNIDADES ESCOLARES
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS I: uma revisão conceitual
FREQUÊNCIA CARDÍACA EXERCÍCIO FÍSICO
ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições.
Colégio PORTINARI 2011 Educação Física BEM ESTAR!!!!!!!
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INGESTÃO ALIMENTAR DE ATLETAS POR MEIO DO ÍNDICE DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ADAPTADO (IASA) Viviane Mariotoni.
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
MATO GROSSO: ASPECTOS SOCIAIS - UM OLHAR REGIONAL EDMAR AUGUSTO VIEIRA GESTOR GOVERNAMENTAL - SEPLAN
Transcrição da apresentação:

SUPERDOTAÇÃO

Antecedentes Históricos Platão interessava-se por descobrir jovens mais capazes F. Galton (1896) pesquisas genéticas e estatísticas : concluiu que os elementos principais contribuíram para a realização eram “capacidade, o zelo e a disposição para o trabalho” Acreditava que cada um desses fatores eram em parte, resultante da hereditariedade, mas o fato mais importante era o “dom da capacidade elevada”

Antecedentes Históricos Reconheceu dois tipos de capacidade : “capacidade geral” = fundamental para todos os pensamentos e ações “aptidões especiais” Possuem quantidade maior de aptidões específicas. Possuem as mesmas qualidades que os demais, porém em quantidades maiores.

Antecedentes Históricos L.M. Terman (1904 a 1906) relatórios sobre a liderança, a saúde mental e a capacidade e a genialidade foi apresentada como capacidade mental superior. Testes de Binet > pessoas com escores elevados eram excepcionais

Problemas de Definição A maneira como a inteligência é definida constitui ao menos um determinante parcial > não uniformidade de definição Método comum > testes de inteligência Terman utilizou o QI (teste de Stanford e Binet) > escore mínimo 140, embora escore inferior de 135 e QI 125 para classes de indivíduos intelectualmente superiores, QI 120 para classes especiais.

Problemas de Definição Teste de QI vantagem da objetividade e poder ser aplicado cedo, antes da conclusão e treinamento da educação e ter atingido posição de destaque na profissão Tem sido alvo de graves ataques. Algumas crianças provenientes de meio sócio-econômico inferiores e com certos antecedentes étnicos não alcançam bons escores verbais. Algumas tendem mais tarde se destacar na música e nas artes.

Problemas de Definição Para incluir esses indivíduos a definição de superdotado foi ampliada para : “talentosos” > desempenho notável em algumas atividades potencialmente valiosa. Acriatividade como parte da dotação excepcional tornou-se popular. W. Abraham > 113 definições diferentes. O QI elevado tem sido a referência prática As palavras superdotado, brilhante e excepcional serão empregadas indistintamente.

A identificação dos Superdotados Requerem currículos e métodos de instrução diferentes, para seu bem estar acadêmico O mesmo se aplica no âmbito pessoal e social Programa preliminar de triagem > testes padronizados de desempenho = escores suficientemente superiores à norma de sua faixa etária ou série escolar a ponto de serem considerados incomuns podem se submeter a exame adicional.

A identificação dos Superdotados Testes grupais de inteligência > recurso rudimentar, que não estão conseguindo um desempenho em nível elevado, ao mesmo tempo, os que estão conseguindo, mas que não atingem escores elevados nos testes grupais > investigação mais aprofundada Testes individuais de inteligência > administrado por pessoas treinadas; preparo especial para interpretação e uso dos escores e procedimentos a serem usados Notas escolares > recurso rudimentar; preponderância de notas entre 8 a 10; podem ser tendenciosas, servem para aumentar motivação, passível de imiscuir-se na situação(fatores de personalidade, sociais, culturais envolvidos na complexa situação da sala de aula)

A identificação dos Superdotados Avaliação dos professores > não exatidão quando livres para o julgamento pessoal – 55% das crianças posteriormente consideradas superdotadas não se referiram a elas, Se fornecidas características comportamentais as avaliações dos professores se aprimoram : precocidade áreas físicas e intelectuais combinada a uma vasta gama de atividades e interesses > indicação de brilhantismo.

A identificação dos Superdotados Para a cultura, o valor da estimulação, orientação e educação das pessoas brilhantes é tão grande, que a importância da tarefa de identificá-las não deve ser subestimada.

Características dos Superdotados Muitas diferenças que não devem ser ignoradas ao se considerar o grupo de superdotados Variabilidade em outros fatores que não a inteligência : indivíduos baixos, altos, ativos e letárgicos, assim como realizadores ou não.

Características dos Superdotados: Físicas Desenvolvimento corporal superior à média, capacidade neuromuscular superior e os Defeitos físicos pouco freqüentes Saúde física geral tanto da criança quanto dos pais acima da média Peso ligeiramente superior ao nascer 1º dente cerca de 2 meses mais cedo Andavam e falavam ~ 2 meses mais cedo Precoce na fala Desenvolvimento ulterior acelerado = puberdade atingida mais cedo

Características dos Superdotados: Sexo A maior frequência ocorrer nas meninas ou nos meninos não esclarecida Algumas investigações > nº mais elevado de meninos Adequação de procedimentos questionável As proporções encontradas por sexo dependiam do conteúdo do teste empregado

Aproveitamento Educacional Altos níveis na maioria das áreas Não tendem a uma unicidade de interesses, são extraordinariamente versáteis > tendências à universalidade Refuta a suposição de compensação de aptidões

Aproveitamento Educacional Terman (1920) : 1 em cada 10 foi colocado na 2ª série para começar a escolarização, 1 em cada 5 pulou metade da 1ª série, Ao término do curso elementar o grupo havia pulado uma série inteira e ainda estavam abaixo da colocação que poderíam 2º sua IM. Se fossem promovidos > 2,8 anos adiantados ao atingir a idade de 7 anos, e 5 anos ou mais ao atingir 11 anos de idade.

Atividades Extracurriculares As crianças superdotadas aprendem a ler mais cedo que as crianças de capacidade média, ≈ metade das crianças estudadas aprendeu a ler antes de ingressar na escola. A leitura é passatempo favorito e uma das disciplinas escolares prediletas. Pesquisa : leram duas vezes mais livros que um grupo de controle, num período de 2 meses. (Terman, 1925)

Atividades Extracurriculares Expressam agrado por jogos e brincadeiras tanto quanto os meninos(as) médios. É provável preferência por companheiros um pouco mais velhos. Gastam um pouco menos tempo do que a média em brincadeiras ativas com outras crianças e um tempo um pouco maior com jogos que envolvem leitura e maior maturidade mental

Atividades Extracurriculares Menos freqüência a certos tipos de jogos físicos vigorosos, empenhando-se mais amiúde em jogos e atividades dos quais a leitura seja um elemento. Jogos e atividades favoritos praticados, são mais ou menos idênticos aos da criança média, havendo entre eles uma predileção pelos jogos de raciocínio e pelos que tendem a ser moderadamente sociais.

Atividades Extracurriculares Exibem um gosto muito acentuado pela escola, são ativas nos vários clubes e organizações. Apreciam os jogos e esportes e lhes atribuem elevada importância como atividades escolares, contrariando a noção tradicional da natureza solitária e sedentária dos superdotados

Características Pessoais e Sociais Terman : Têm um nº maior de características sociais favoráveis, Menor tendência ao exagero pretencioso e a trapaça e maior confiabilidade em situações de tensão, Estavam mais livres de tendências psicopáticas, significativamente mais estáveis emocionalmente, o que se manteve por vários anos

Características Pessoais e Sociais Os professores relatam que situam-se acima da média quanto a muitos traços desejáveis : gentileza, a cooperação, a disposição de aceitar sugestões e o senso de humor. Mesmo as colocadas adiantadas na escola e que eram muito jovens para a série foram consideradas bem ajustadas

Antecedentes Sociais e Culturais Tendem a provir de de famílias em que o nível sócio-cultural é superior à média, Se encontram com frequência nos grupos de profissionais liberais e de executivos Comprovou o status ocupacional dos pais tinha uma correlação positiva com as realizações da prole, embora essa medida tenha sido tomada nos primeiros anos da infância sem refletir os resultados cumulativos da oportunidade de realização na vida adulta

Características Pessoais e Sociais Valores a serem atribuídos aos efeitos genéticos e ambientais, indicam que a hereditariedadde é mais importante que o meio na produção de diferenças individuais de Q.I. Que o históricop social, educacional e ocupacional exercem , efetivamente, uma profunda influência sobre o seu aproveitamento adulto não pode ser negado, mas a medida de sua contribuição permanece desconhecida.

Características Pessoais e Sociais Pais com nível universitário e grau de doutoramento completos Renda familiar média duas vezes superior, As casas eram superiores a outras da vizinhança A incidência de divórcios e separações era menor Tendem a provir, em medida desproporcionalmente maior de zonas urbanas do que ambientes rurais (maior estimulação intelectual) Provêm de pais que têm bom nível de educação e ocupam posições de elevado prestígio Ambientes mais estimulantes intelectualmente : lêem em maior quantidade melhores livros e revistas, viajam mais,têm grande energia e estabilidade.

Características Pessoais e Sociais Os antecedentes sócio-econômicos, devem ser uma área a considerar nos programas educacionais, vistas individualmente O estilo de aprendizagem dos superdotados economicamente desfavorecidos têm sido descrito como passível de centrar-se no conteúdo,ser orientado para o exterior, ter um caráter físico, ser voltado para os problemas, lento e paciente. Superdotados economicamente desfavorecidos têm sido descritas como dotadas de aprendizagem visual em contraposição às de aprendizagem abstrata.

Características Pessoais e Sociais Os professores de crianças superdotadas devem estar cientes das várias características dos vários grupos de superdotados, assim como informados sobre os procedimentos preferenciais ao trabalhar com eles.

A Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação e do Desporto propõe a seguinte uniformização terminológica e conceitual

Notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos isolados ou combinados:

Capacidade intelectual geral; Aptidão acadêmica específica; superdotação Capacidade intelectual geral; Aptidão acadêmica específica; Pensamento criativo ou produtivo; Capacidade de liderança; Talento especial para artes; Capacidade psicomotora.