MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema de Informação Gerencial
Advertisements

ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
O Início da Comunicação
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
Gerência – Sistemas – Conceitos, tipos, parâmetros, caracteristicas.... Alan de Matos Souza.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Estudo da pág. 31 a 38. FARAONI,Alexandre.Sociologia no ensino médio:volume único – 1º ed. – São Paulo: Edições SM,2010. – Coleção Ser protagonista.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
BEM-VINDO À DISCIPLINA
4. Eu nos contextos Modelo ecológico do desenvolvimento
A Rede Social.
Disciplina: FCA II Aula 9: Teoria Sistêmica
PERSONALIDADE E TRABALHO
Escola Superior de Guerra
Dimensões da Globalização
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
PERSONALIDADE E TRABALHO
PERSONALIDADE E TRABALHO
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Introdução a Microeconomia
Sociologia e sociologia e senso comum
Conceito de Grupo.
O DIREITO NO PENSAMENTO SOCIAL CONTEMPORÂNEO. O pensamento social contemporâneo está cada vez mais confuso em relação à idéia do que seria o direito,
Emile Durkheim e o fato social
TEORIA GERAL DE SISTEMA
DOS SISTEMAS ECOLÓGOCOS, DE URIE BRONFENBRENNER
DESENVOVIMENTO HUMANO (DH)
A Sociedade humana: generalidades
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Bronfenbrenner e os contextos
O homem, ser sociocultural
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Teoria Geral dos Sistemas
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Estruturas Organizacionais
Teoria de Sistemas Leila Queiroz Brasília, 11 de agosto de 2010.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Antes de ser grupo, somos individuais.
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Apresentação Multimédia #24 Tema IV | EU NOS CONTEXTOS capítulo 1 | O MODELO ECOLÓGICO DE DESENVOLVIMENTO → OS DIFERENTES CONTEXTOS DE EXISTÊNCIA DOS.
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
BH 0203 PMCS Sociologia e História O uso da História na metodologia da pesquisa em Ciências Sociais.
Urie Bronfenbrenner e a Ecologia do Desenvolvimento Humano
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
A FAMILIA SISTEMA VIVO.
Satisfação Cristina Gama Guerra. Satisfação Comportamento organizacional.
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 10
Habilidades e características do líder
Psicologia da Educação
Abordagem Sistêmica e os Fenômenos Sociais
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Somos todos seres sociais
PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO

O responsável por esta teoria foi Urie Bronfenbrenner. O desenvolvimento do ser humano depende, não só das caraterísticas biopsicológicas, mas também das caraterísticas dos contextos; a isto se chama perspetiva ecológica do desenvolvimento. O responsável por esta teoria foi Urie Bronfenbrenner.

MICROSSISTEMA Os microssistemas são os contextos mais imediatos e de maior proximidade em que os indivíduos participam diretamente. Daí o serem os mais importantes no desenvolvimento do indivíduo. Fazem parte dos microssistemas a família, os colegas, a escola, o grupo religioso, a vizinhança próxima…

MESOSSISTEMA O mesossistema não tem existência própria, isolada. É constituído pelas interações entre os microssistemas. Pode dizer-se que é um sistema de microssistemas. As possibilidades de relação entre contextos são inúmeras para cada pessoa, e conduzem ao estabelecimento de relações e comunicações.

EXOSSISTEMA No exossistema reporta-se a contextos que não implicam a participação ativa do sujeito mas que o afetam. A acção do exossistema pode ser decisiva quando as pessoas vivem situações difíceis (ex: subsídios…). Podem fazer parte do exossistema as autarquias, a assistência social, os serviços jurídicos, o local de trabalho…

Todos estes aspetos têm influência no macrossistema e influenciam-nos. O macrossistema constitui o sistema mais alargado. Dele fazem parte os padrões socioculturais, instituições políticas e sociais, os valores, as crenças e os estilos de vida. Todos estes aspetos têm influência no macrossistema e influenciam-nos.

CRONOSSISTEMA O cronossistema permite incorporar no contexto da vida uma dimensão temporal. Dada a passagem do tempo, e as mudanças que nesse tempo ocorrem, a configuração dos diversos sistemas, as suas relações e influências podem ser alteradas. Ex: a influência do microssistema família não é a mesma para uma criança ou para um adolescente.

O CONTEXTO DE CADA UM O contexto de cada um é um sistema muito amplo, afetado pelo que se passa em cada um dos seus lugares, elementos e subsistemas. As mudanças que ocorrem influenciam continuamente o que se passa. As influências que o contexto tem em cada um de nós são profundamente dinâmicas. As ações e reações das pessoas são uma consequência de uma configuração de influências mútuas que vão determinar as características de cada um.

Para Bronfenbrenner o desenvolvimento é “o conjunto de processos através dos quais as propriedades das pessoas e o ambiente interagem para produzir continuidade e mudanças nas carate-rísticas da pessoa no decurso da vida”.

REDES SOCIAIS Uma rede social é o conjunto de ligações de uma ou mais redes pessoais. Nas redes estão presentes três elementos: As pessoas que as constituem. As funções que elas exercem. As situações em que as funções são desempenhadas.

REDES SOCIAIS Os apoios das redes podem ser: Instrumentais/materiais: ajuda financeira, partilha de responsabilidades, execução de tarefas. Apoio afetivo/emocional: compreensão, empatia, disponibilidade com que se é acolhido.

O PAPEL DOS CONTEXTOS NO COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS Bronfenbrenner, posteriormente, vai sublinhar o papel do indivíduo nos contextos e a importância no desenvolvimento dos processos proximais. PROCESSOS PROXIMAIS: “formas particulares de interacção entre os organismos e o ambiente que operam ao longo do tempo e compreendem os primeiros mecanismos que produzem o desenvolvimento humano”. Em conclusão, o indivíduo tem um papel central no seu processo de desenvolvimento.

O PAPEL DOS CONTEXTOS NO COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS A influência efetiva dos processos proximais implica, entre outras coisas, que: Os indivíduos se comprometam com empenho em atividades. As relações entre indivíduos e contextos sejam regulares. Haja reciprocidade nas relações interpessoais.

A relação entre indivíduo e contexto é dinâmica, estando dependente da forma como as suas caraterísticas interagem. Este ajuste dinâmico é algo que se deve ter em conta quando se procura compreender como somos. Assim, cada um de nós realiza um caminho único através dos vários lugares, participando nas relações e interações que propiciam, das oportunidades e recursos, sempre com referência a valores e normas. É assim que cada um de nós se vai encontrando e vai construindo enquanto ser humano situado e singular.

RESILÊNCIA RESILÊNCIA: capacidade encontrada por algumas pessoas de encontrarem forças e recursos no seu mundo pessoal que lhes permitem enveredar por caminhos positivos, mesmo em condições adversas de privação e de risco. O fenómeno da resiliência é um processo ativo; são pessoas que conseguem agir nos e sobre os contextos de forma a protegerem-se das conse-quências adversas que certos fatores poderiam conter.