Plano de Uso Racional de Medicamentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Serviço Farmácia I.F.F./FIOCRUZ
Advertisements

GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
FACULDADE METROPOLITANA
Gerência Geral de Sangue, outros Tecidos e Órgãos
COMISSÃO DE PADRONIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS - COMEDI
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
Resultados e Ações Pré-Certificação
Vera Lúcia Regina Maria
GUANAMBI Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu O Processo de Avaliação na -
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Prefeitura Municipal de Lajeado Secretaria Municipal da Saúde
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
DESAFIOS NA OPERACIONALIZAÇÃO HOSPITAL PEQUENO PRÍNCIPE
14OVEMBRO 2008I Encontro Nacional de Gestão do Risco e FarmacovigilânciA ORDEM DOS FARMACÊUTICOS PLANOS DE GESTÃO DE RISCOS : PERSPECTIVAS E EXPECTATIVAS.
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
Auditoria Operacional
Presidente: Conselheiro Renato Martins Costa
Farmacologia Aula inaugural
Gestão da Inovação Tecnológica
45ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
A Evolução da Assistência Farmacêutica no SUS - Paraná
Manual de Qualidade Procedimento Operacional Padrão
Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Dra. Valéria Martins Pires Gerente Farmacêutica Administrativa
Promovendo Soluções Sociais
Estratégias ao Atendimento Farmacêutico e Fluxo de Informações
Plano de Desenvolvimento Francisco Caniçali Primo.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES E SOCIAIS
Hospital São Paulo, HU da Universidade Federal de São Paulo SPDM – Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina IV Congresso Brasileiro de Hospitais.
Seleção de medicamentos
HOSPITAL GETÚLIO VARGAS –TERESINA-PI IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO SENTINELA - GERÊNCIA DE RISCO GILCA MEDEIROS.
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CAJURU
VII Encontro Nacional de Gerentes de Risco Rede Sentinela GRUPO 6 Ciclo do Medicamento Da Distribuição à Utilização.
Projeto Hospitais Sentinela Uso Racional de Medicamentos 7 Encontro Nacional de Gerentes de Risco Porto Alegre, 10 a 12 de outubro 2005 Clarice Alegre.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
As ações de Farmacovigilância nos Hospitais Sentinelas
Laboratório de Ensino a Distância
Antonio Garcia Reis Junior
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
Programa EESC Sustentável USP Recicla
Grupo 2 Farmacovigilância
I Encontro de Gerentes de Risco Sanitário Hospitalar GRUPO V Elisabete Rocha de Souza (Coordenadora) Jorge Yuichi Takata Silva José Victor Miranda Pedroso.
INTRODUÇÃO A preocupação com a segurança do paciente relacionado com o número de eventos adversos da terapêutica medicamentosa, como se observa no Gráfico.
FARMACOVIGILÂNCIA: UM ESTUDO CLÍNICO DAS RAM NO HUOL
Farmácia Hospitalar – Centro de Informações de Medicamentos (CIM)
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Unidade de Farmacovigilância 1 Mesa-redonda: Diferentes Estratégias para Uso Racional de Medicamentos.
22 de Novembro de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Fórum experiências exitosas em 2013 Fórum experiências exitosas em 2013 Título da experiência:
Introdução à Farmácia Hospitalar
VII ENCONTRO NACIONAL DOS GERENTES DE RISCO REDE SENTINELA Apresentação da Oficina Grupo 5 Área Temática: Ciclo do Medicamento (Programação, Aquisição.
HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUCRS
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
GOVERNO DA BAHIA Secretaria de Saúde do Estado da Bahia RESME 2008 O processo de atualização Relação Estadual de Medicamentos Essenciais RESME 2008 O processo.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
VII ENCONTRO NACIONAL DOS GERENTES DE RISCO REDE SENTINELA APRESENTAÇÃO DA OFICINA GRUPO I ÁREA TEMÁTICA GESTÃO CLÍNICA.
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
Distribuição de medicamentos
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
Farmácia Hospitalar– Farmacovigilância
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SAÚDE Uma experiência em Unidades Básicas de Saúde do município do Rio de Janeiro.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH Comissão de Hospitais.
UNIR-UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. CAMPUS DE CACOAL. ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. DISCIPLIN: ADMIMINISTRAÇÃO DA INFORMÁTICA NA EMPRESA PROFESSOR DR.
Transcrição da apresentação:

Plano de Uso Racional de Medicamentos Farm. Ma. Elizete Almeida Gerente de Risco – HUGV/UFAM Manaus/AM Plano de URM - HUGV/AM

Área de Abrangência Multidisciplinar, contemplando três eixos do ciclo do medicamento: Seleção/ Prescrição; Aquisição/ Armazenagem/ Dispensação; Administração/ Utilização. Plano de URM - HUGV/AM

Planejamento e Resultados OBJETIVOS PROPOSTOS OBJETIVOS ALCANÇADOS SIM NÃO PARCIAL Seleção/ Prescrição Implementar a comissão de Farmácia e Terapêutica, treinar e capacitar com a finalidade de revisar o padrão de medicamento de forma sistemática;   X Promover estudo de utilização para os medicamentos de alto custo institucional; Organizar uma sistemática para implantação dos protocolos clínicos de forma documentada, e disponibilizar para as clínicas do hospital; Plano de URM - HUGV/AM

Aquisição, Distribuição, Dispensação OBJETIVOS PROPOSTOS OBJETIVOS ALCANÇADOS SIM NÃO PARCIAL Aquisição, Distribuição, Dispensação Modernizar o processo de trabalho, através da aplicação de projetos de Informática (software de gestão: administrativa e clínica)   X Implementar os Procedimentos Operacionais Padrão -POP’s, referente às etapas de Aquisição, Distribuição, Dispensação; Conseguir avaliar toda a prescrição médica no ato da dispensação quanto à interação, Reação Adversa a Medicamento, estabilidade, incompatibilidade, e os erros de prescrição. Plano de URM - HUGV/AM

Administração/ Utilização OBJETIVOS PROPOSTOS OBJETIVOS ALCANÇADOS SIM NÃO PARCIAL Administração/ Utilização Prover à Equipe de Enfermagem, através da Educação Continuada, cursos para atualização de conhecimentos na utilização dos medicamentos; X   Orientar o descarte dos resíduos com critérios da RDC 306; Implementar ações de auditoria de Administração e utilização de medicamentos na equipe de enfermagem; Plano de URM - HUGV/AM

Planejamento e Resultados OBJETIVOS PROPOSTOS OBJETIVOS ALCANÇADOS SIM NÃO PARCIAL Ações Paralelas Farmacovigilância: Revisão da metodologia X   Central de manipulação estéril: NPT,QUIMIO, ANTB, Farmacotécnica Plano de URM - HUGV/AM

PROTOCOLOS ASSISTENCIAIS 1a. tentativa: R1- designados para colaborar com os preceptores na elaboração dos protocolos assistenciais; Alternativa: contratar médicos, com experiência clínica, em regime de bolsa, a fim de elaborar os protocolos e submetê-los à avaliação e implementação pelos serviços. As atividades dos médicos serão supervisionadas por preceptores. Término em março/ 2007. Plano de URM - HUGV/AM

CAPACITAÇÃO Capacitação da enfermagem para o Uso Racional de Medicamento: Ação de extensão – UFAM Interna- 60 profissionais Externa – 150 profissionais (palestrante USP) Capacitação de alunos, bolsistas e farmacêuticos para o Uso Racional de Medicamento. Apoio de professores do Curso de Farmácia Farm. Daiandy Silva – HC Porto Alegre Plano de URM - HUGV/AM

Parceria com a faculdade de Farmácia Projeto de extensão de Estudo de utilização de medicamento: Estudo do perfil farmacológico dos antimicrobianos no HUGV Estudo qualitativo, quantitativo e econômico das drogas inibidoras da secreção gástrica e antiulcerogênicas no HUGV. Envolvimento dos acadêmicos com o tema URM Apresentação de diagnóstico importante. Plano de URM - HUGV/AM

FARMACOVIGILÂNCIA REVISÃO DA METODOLOGIA Implantação da ficha do perfil farmacoterapêutico; Discusão dos casos clínicos; Cartão de alerta de RAM. Plano de URM - HUGV/AM

Ações pararelas Conclusão da central de manipulação estéril; Viabilização de participação no III SINCAL (Simpósio Internacional de Controle de Contaminação Ambiental) Visita técnica à Farmoterápica - RS e SP. Plano de URM - HUGV/AM

Plano de URM - HUGV/AM

Obrigada! hugvsentinela@ufam.edu.br hugv.ufam.edu.br Plano de URM - HUGV/AM