Contabilidade, por Frederico Herrmann Júnior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contabilidade Geral Profª. Cristina.
Advertisements

Contabilidade Pública e Governamental
CENTRO DE GESTÃO TÉCNICA DE PERNAMBUCO – GETEC
Administração Financeira e Orçamentária III
Módulo 1 – Estrutura das Demonstrações Contábeis
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
CONTABILIDADE PÚBLICA E ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
LANÇAMENTOS CONTÁBEIS
Contabilidade Aplicada ao Setor Público =
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
CONTABILIDADEI Estrutura Conceitual
Profº André Augusto.
Aula 08 Revisão para AV1.
Faculdade de Ciências Aplicadas - FASA Curso de Administração PLANO DE AULAS 4. Estática patrimonial 4.1 Patrimônio; conceito; aspectos quantitativos.
Contabilidade intermediária i
“Um sistema que valoriza a Contabilidade e o seu objeto, o Patrimônio
PLANO DE CONTAS   Os elementos que formam o patrimônio e suas alterações são controlados por meio de conta. A função das contas é registrar e expor os.
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
CONTABILIDADE PÚBLICA
REFLEXOS DA AUDITORIA SOBRE A RIQUEZA PATRIMONIAL:
CURSO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS III
Contabilidade, por Frederico Herrmann Júnior
PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Escola de NEGÓCIOS Finanças e Contabilidade Pública Lei de Responsabilidade Fiscal – L.C.101/2000 Art.
Dividendo Obrigatório
CURSO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS
CONCEITOS. “A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza.
Princípios de Contabilidade de Contabilidade Aplicada ao Setor Público
RECEITAS PÚBLICAS Receitas públicas são todos os ingressos de caráter não devolutivo auferidas pelo poder público, em qualquer esfera governamental, para.
Contabilidade Empresarial
Planejamento na Gestão Pública
1-Demonstrativos contábeis básicos
Planejamento na Gestão Pública
IMPOSTO Código Tributário Nacional Art. 16
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
Controle da Destinação de Recursos
1) Etapas: empenho, liquidação e pagamento
Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, campo de aplicação;
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DISCIPLINA: Prof. Vitor Maciel.
Levantamentos de Balanços
Uma Abordagem sob a Ótica da Responsabilidade Fiscal
Contabilidade Básica Bibliografia:
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 30 de Setembro de º QUADRIMESTRE.
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. Lançamentos Contábeis Típicos da Administração Pública - PCASP.
TRIBUTO e suas espécies
Contabilidade Aula 1.
Aula 2.  Unidade 2: Introdução ◦ 2.6 Dissolução, liquidação e extinção.
Contabilidade Aula 1.
Contabilidade Aula 3.
AUDITORIA II PROF.: ANDRÉ FERNANDES
Professora Rachel Monroe Prefeitura de São Gonçalo Audiência Pública dia 06/05/11.
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
ORLANDO ALVES DA SILVA Conselheiro Substituto GESTÃO E CONTROLE PATRIMONIAL PROCEDIMENTOS PARA CONVERGÊNCIA CONTÁBIL.
SEMINÁRIO DE CONTROLE INTERNO Ricjardeson Dias Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Plano de Contas Aplicado ao Setor Público.
CONTABILIDADE APOSTILA N.º 1
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
TRIBUTOS PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR.. CONCEITO.
Regime de Competência. Receitas e Despesas devem ser consideradas em função do seu fator gerador, independentemente dos recebimentos ou pagamentos. Receitas.
CONTABILIDADE PÚBLICA Ramo da Contabilidade que tem por objetivo aplicar os conceitos, princípios e normas contábeis na gestão orçamentária, financeira.
PCASP. Navegando na sala virtual Nome do Treinamento.
Transcrição da apresentação:

Contabilidade, por Frederico Herrmann Júnior MPE/AP Contabilidade, por Frederico Herrmann Júnior “Contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio, a disposição das aziendas, em seus aspectos estáticos e em suas variações para enunciar por meio de fórmulas racionalmente deduzidas, os efeitos da administração sobre a formação e a administração dos réditos”

MPE/AP AZIENDA O que é? Entidade que se caracteriza pela autonomia administrativa, financeira e contábil, que se movimenta aparentemente como entidade personalizada, sem, entretanto, constituir autarquia e não estar separada da entidade administrativa a que pertence.

MPE/AP RÉDITO O que é? Rendimento ou produto do capital ou do trabalho. Lucro

Contabilidade Aplicada a Administração Pública MPE/AP Contabilidade Aplicada a Administração Pública

Conceito, Objeto e Objetivo da Contabilidade Pública MPE/AP Conceito, Objeto e Objetivo da Contabilidade Pública É a aplicação das regras da Contabilidade, para registrar as receitas e despesas de uma administração patrimonial pública, segundo as normas de direito financeiro. Portanto, o objeto da contabilidade pública é o Patrimônio Público e suas variações. Ela serve-se das contas para os registros, os controles e as análises de fatos administrativos ocorridos na Administração Pública bem, como para resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações orçamentárias, financeiras e patrimoniais dessas entidades;

PATRIMÔNIO PÚBLICO O que é? MPE/AP É o conjunto dos bens próprios de uma entidade pública, que os organiza e disciplina para atender à sua função e produzir utilidades públicas que satisfaçam as necessidades coletivas.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA O que é? MPE/AP ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA O que é? Conjunto de poderes criados, distribuídos e dirigidos pelo governo, e cuja atividade na execução dos serviços públicos – empregados para atender às necessidades e interesses coletivos, e conveniência do Estado – determina a perfeita harmonia de suas funções, para atingir fins específicos.

Legislação Aplicável MPE/AP A legislação aplicável à Contabilidade na esfera pública obedece a Constituição Federal, em especial o art 37 (que trata da administração pública) e os artigos 145 a 169 (destinados à tributação e orçamento), a Lei 4.320/64, Lei Complementar 101/2000 (LRF) e a Lei 8.666/93, que regulamenta o art.37 da constituição federal;

Campo de Atuação MPE/AP É um dos ramos mais complexos da ciência contábil e atua especificamente no âmbito das entidades de direito público interno, utilizando-se de contas escrituradas nos seguintes sistemas:

ENTIDADE DE DIREITO PÚBLICO INTERNO MPE/AP ENTIDADE DE DIREITO PÚBLICO INTERNO O que é? União, Estados, Distrito Federal, Territórios, Municípios, Autarquias e Entidades de caráter público criadas por lei.

MPE/AP a) Sistema Orçamentário: Evidencia o registro contábil da receita e da despesa, de acordo com o que determina a lei do orçamento;

MPE/AP b) Sistema Financeiro: Engloba todas as operações que resultem débitos e créditos de natureza financeira, apresentando no final do exercício o resultado financeiro apurado;

MPE/AP c) Sistema Patrimonial: Registra analiticamente todos os bens de caráter permanente, além de manter registro sintético dos bens móveis e imóveis. As alterações na situação líquida patrimonial serão apuradas anualmente assim como o resultado da gestão econômica;

MPE/AP d) Sistema de Compensação: Registra e movimenta as contas representativas de direitos e obrigações, em geral decorrentes de contratos, convênios ou ajustes. Embora independentes, seus resultados, obrigatoriamente, constarão no balanço do sistema patrimonial.

Regimes Contábeis MPE/AP É o sistema de escrituração contábil que em geral é fruto do consenso profissional, de tal modo que seu uso seja constante e até obrigatório.

MPE/AP a)     Regime de Caixa – É aquele em que a receita é reconhecida no período em que é arrecadada e a despesa paga nesse mesmo período. Portanto, compreende, exclusivamente, todos os recebimentos e pagamentos efetuados no exercício, mesmo aqueles relativos a períodos contábeis anteriores Pelo regime de caixa a receita por arrecadar, ainda que lançada e as despesas empenhadas e as liquidadas, porém não pagas, devem ser transferidas para o orçamento do exercício financeiro seguinte, sem deixar resíduos ativos ou passivos;

EXERCÍCIO FINANCEIRO O que é? MPE/AP Período de tempo compreendido entre duas épocas prefixadas para balanço de uma administração, ou entre dois orçamentos da receita e despesa pública.

MPE/AP b)     Regime de Competência – É aquele em que as receitas e as despesas são atribuídas aos exercícios de acordo com a real incorrência, isto é, de acordo com a data do fato gerador e não quando são recebidos ou pagos em dinheiro. Pelo regime de competência toda receita e toda despesa do exercício pertencem ao próprio exercício, embora já empenhadas; uma vez terminada a vigência do orçamento, passam para o exercício seguinte, a fim de serem arrecadas ou pagas, vinculadas, entretanto ao orçamento que lhes deu origem.

FATO GERADOR O que é? MPE/AP É o ato, ou fato que dá origem ao tributo ou imposto. Pode ser Principal ou de Obrigação Acessória.

Princípios Básicos da Administração Pública MPE/AP Princípios Básicos da Administração Pública A constituição de 1988 faz menção expressa a alguns princípios a que se submete a administração publica, que estão no caput do artigo 37, a saber:

MPE/AP Princípio da Legalidade – Ao agente público, só lhe é permitido agir naquilo que a lei permite; Princípio da Impessoalidade – A administração não pode agir para prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas; Princípio da Moralidade Administrativa – O conjunto de regras de conduta, éticas e morais que norteiam a administração pública; Princípio da Publicidade – Exige a ampla divulgação dos atos praticados pela administração pública, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas em lei.

Dúvidas? Contribuições? Críticas? jro.mcp@hotmail.com