Ovos Ovos de aves domésticas, usados na alimentação humana: galinha, codorna, pata, ganso fêmea. Ovo pode ser fecundado ou não fecundado: ovo fecundado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REPRODUÇÃO HUMANA.
Advertisements

Informação Nutricional Complementar
Prof. Tereza Cristina Blasi
Anexos Embrionários Conceito: São estruturas que surgem a partir dos folhetos embrionários e dão suporte vital ao embrião até que este possa fazê-lo.
Sistema Excretor O Sistema Excretor tem como função eliminar os resíduos de origem celular e de manter regulação osmótica, isto é, o equilíbrio dos fluídos.
AL IMENTOS NUTR I ENTES CARBOIDRATOS LIPÍDIOS PROTEÍNAS ÁCIDO NUCLÉICO
AL IMENTOS NUTR I ENTES CARBOIDRATOS LIPÍDIOS PROTEÍNAS ÁCIDO NUCLÉICO
Ciclos Biogeoquímicos
EMBRIOLOGIA PROF EDU RABELO.
Disciplina de Biociências I Unidade 3 – Metabolismo Celular
REPRODUÇÃO DAS PLANTAS
Modelo celular e componentes mínimos da célula
A ciência afirma: Ovo é benéfico à saúde!.
Suplementação e Saúde Boa noite a todos!! O objetivo dessa apresentação é falar não de um produto ou de uma indicação específica de suplementação, mas.
Parte 2 pág: 28 O estudo da célula.
Vitaminas Fonte de energia.
9º Ano Escola Correia Mateus Fernando Martins
Embriologia.
Departamento de Biologia Disciplina: Físico-Química
Os 10 Alimentos Mais Saudáveis Do Mundo
LIPÍDEOS.
Ciência da Nutrição É o estudo do processo da nutrição, incluindo o conhecimento dos nutrientes, as quantidades necessárias ao organismo sadio e doente.
Professora: Emanuelle Grace
Professora: Rosana Moraes
EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE
Salada de bacalhau com grão de bico(馬介休、三角豆沙律)
CUIDADOS COM A DIETA A dieta do brasileiro sempre se baseou no arroz com feijão associado a algum tipo de mistura composta por carnes e verduras. Nos últimos.
Quanto ao local do desenvolvimento do embrião, podemos dividir os animais em:
Alimentação - Parte I Julia 23 de outubro de 2011.
Alimentos – nutrientes – função dos nutrientes
Comer bem, para viver melhor!
Fundamentos Químicos da Vida
A Maçã de Alcobaça e os benefícios para a saúde.
A REPRODUÇÃO DAS PLANTAS
Gametas e fecundação.
OS PRIMEIROS VERTEBRADOS TETRÁPODOS BEM-SUCEDIDOS NO MEIO TERRESTRE.
AVICULTURA Aspectos Gerais
Ovos.
UNESP IBILCE – São José do Rio Preto
E Se faltar carne?.
Paula Costallat Cantão
Nutrição animal - Avanços no manejo nutricional -
Carboidratos.
Farmacologia aplicada à Nutrição
Produção de proteína microbiana (SCP)
Pirâmide alimentar e uma boa alimentação
Metabolismo Nutricional
O corpo humano alimentos
Reeducação Alimentar Consciente.
AL IMENTOS NUTR I ENTES CARBOIDRATOS LIPÍDIOS PROTEÍNAS ÁCIDO NUCLÉICO
Conservação de alimentos por fermentação
ABORDAGEM NUTRICIONAL NA LITÍASE RENAL
Comer bem, para viver melhor!
Elementos de Máquinas Fundamentos da Lubrificação.
Vamos estudar…. Os Animais
Inspeção de Ovos Fabiana Leôncio Garro Médica Veterinária
Lipídios.
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
Ovos: Formação, constituição e funções
Professora: Andréa Matta Ristow
Lipídios.
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
A CÉLULA VEGETAL Unidade estrutural e funcional do vegetal;
A CÉLULA VEGETAL Unidade estrutural e funcional do vegetal;
ANFÍBIOS Taís Cristine Ernst Frizzo. Características gerais O “Anfíbio” vem do grego e significa "duas vidas". Um exemplo é o sapo, cujo jovem é o girino,
Lipídios Substâncias orgânicas Insolúveis em água Tipos: Glicerídios
A ciência afirma: Ovo é benéfico à saúde!. Características do Ovo Após o leite materno o ovo é considerado o alimento mais completo: Após o leite materno.
Clivagem O vitelo é uma proteína encontrada no ovo e tem a função de nutrir o embrião. Zigoto: Polo vegetativo: muito vitelo (dificulta a divisão). Polo.
OVOS DE AVES.
Transcrição da apresentação:

Ovos Ovos de aves domésticas, usados na alimentação humana: galinha, codorna, pata, ganso fêmea. Ovo pode ser fecundado ou não fecundado: ovo fecundado é um embrião, ovo não fecundado é um óvulo (célula reprodutora feminina).

Estrutura dos ovos: Célula de ar Casca Membranas da casa Vitelo (gema) Localizada na extremidade mais larga do ovo, entre as duas membranas da casca Forma-se com redução na temp. do ovo Tende a aumentar de volume com envelhecimento dos ovos, por perda de água por evaporação (Contr. Qualid.) Estrutura dos ovos: Coloração varia com variedade genética (raça) e não está relacionada com qualidade nutricional ou sensorial ou com a espessura da casca. Composta por matriz mineral (> 90% carbonato de Ca) e protéica Recoberta por película apolar semi-permeável (cutícula cerosa) Membranas da casa Duas membranas (interna e externa) Localizadas entre a casca e o albúmen fino Função de proteção do ovo contra agentes invasores Vitelo (gema) Embrião do ovo Coloração varia com alimentação da galinha (concentração de xantofilas; carotenóides em altos teores no milho) Contém concentrações elevadas de vitaminas, minerais e lipídios e boa parte da ptn dos ovos Albúmen fino (clara) Mais próximo da casca Espalha-se ao redor do albúmen espesso no ovo fresco. Disco germinal Membrana do vitelo (gema) Albúmen espesso (clara) Chalaza Apresenta maior parte das proteínas e riboflavina do ovo Evidente no ovo fresco (indicador de qualidade) Fica indistinguível do albúmen fino no ovo envelhecido. Fitas retorcidas de proteínas do albúmen Ancoram a gema no centro do ovo Indicam frescor

Aspectos Nutricionais Fonte alimentar de proteínas e vitaminas do complexo B, especialmente B1. Principal proteína da clara do ovo: albumina. Clara apresenta alta capacidade de retenção de água. Avidina: proteína da gema do ovo, propriedades anti-nutricionais. Ligação específica da biotina (vitamina do complexo B) que reduz sua bio-disponibilidade. Fonte alimentar de ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa, especialmente 20:4n-6. Galinhas suplementadas com n-3, ovos ricos em n-3. Gema rica em colesterol, no entanto ingestão de ovos não aumenta risco de desenvolvimento de DCV. Segurança Ovo rico em nutrientes: substrato para crescimento de bactérias Principal problema: salmonelose. Salmonelas presentes nas fezes das galinas podem contaminar os ovos.