REFLEXÕES DA DOCÊNCIA TEOREMA DE PITÁGORAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. M. Altina Olívia Gonçalves
Advertisements

“Nosso objetivo na vida deveria ser não ultrapassar os outros,mas
Cálculo Comprimento de Arco Amintas Paiva Afonso
1º encontro de formação – 23/03/2010
Áreas de Figuras Planas
A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
EBI c/ JI Santa Catarina
Universidade Bandeirante de São Paulo Fundamentos da Álgebra
Aparentemente, existe uma dificuldade inerente ao ser humano em compreender que uma soma infinita de termos não nulos possa resultar em um número finito.
DISCIPLINA DE DESENHO II ARQUITETURA E URBANISMO FAG
O que você deve saber sobre
QUESTÕES de 01 a 03 INSTRUÇÃO: Para responder a essas questões, identifique as afirmativas verdadeiras e, em seguida, marque na Folha de Respostas a alternativa.
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
Centro Universitário Franciscano
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Matemática - Trigonometria
Trigonometria e aplicações
Exercício de Matemática
Teorema de Pitágoras a2 = b2 + c2.
Tecnologias - Matemática Equações da circunferência
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
Portfólio de matemática
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
Elementos de um triângulo retângulo
Congruência de triângulos
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA:
Professor Clístenes Cunha
CONHECENDO O TEOREMA DE PITÁGORAS
LISTA DE EXERCÍCIOS – TEOREMA DE PITÁGORAS / POLÍGONOS
Trigonometria 19/11/2009.
Exemplos Resolvidos pág. 145
Grandezas Escalares e Vetoriais
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA
Professor Clístenes Cunha
Objetivo Nosso objetivo é desenvolver uma proposta de aula simples, utilizando alguns recursos do software graphmatica (na verdade o utilizaremos apenas.
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Ler, escrever e resolver problemas Contribuições de Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz Santos, 2009.
Matemática e suas Tecnologias – Matemática
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
Aula de Matemática TRIÂNGULOS Razão de semelhança
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
TRIGONOMETRIA TRIÂNGULO RETÂNGULO.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Teorema Fundamental da Trigonometria
A TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
Semelhança de Triângulos
O que é o Cabri-Géomètre?
Demonstrações do Teorema de Pitágoras
Perímetros e Áreas.
Professora autora: Elenyr Garrafa - Colégio Gauss
AULA 3 Professor: Sérgio.
TRIGONOMETRIA Professor: Sérgio.
MATEMÁTICA E ESPAÇO Formação Geral Componente Curricular: 2ª Semana
Revisão de Geometria Plana
As folhas de papéis gráficos e a semelhança de polígonos
EXERCÍCIOS.
Os pitagóricos e os irracionais
PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA: UMA TENDÊNCIA EDUCACIONAL.
Quem foi Pitágoras? Qual é o famoso teorema de Pitágoras?
FORTALECIMENTO DE APRENDIZAGEM RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
ENSINO FUNDAMENTAL RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
FORTALECIMENTO DE APRENDIZAGEM RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS FUNDAMENTAL
O Sr. António, pai da Maria e do Manuel decidiu oferecer aos dois filhos, os três terrenos que possui.
Tangram.
Teorema de Tales e suas aplicações
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Ensino Médio, 3º Ano
TEOREMA DE PITÁGORAS. Podemos dizer que Pitágoras foi um destes homens que tinha grande preocupação em solucionar os problemas, foi assim que surgiu o.
Oficina 2: Espaço e Forma 4º e 5º anos
Transcrição da apresentação:

REFLEXÕES DA DOCÊNCIA TEOREMA DE PITÁGORAS Mestrado Profissionalizante em ensino de Física e Matemática REFLEXÕES DA DOCÊNCIA TEOREMA DE PITÁGORAS Aluna do Mestrado: LAURA MOREIRA BORDIN Professora EMEF Rejane Garcia Gervini da cidade de Santa Maria – RS 2009

TEOREMA DE PITÁGORAS

Proporcionar aos alunos do 9º ano uma aprendizagem construtiva do Teorema de Pitágoras, tendo por mediação o uso de material concreto, possibilitando, assim sua compreensão. OBJETIVO

JUSTIFICATIVA Com vistas aos alunos compreenderem o Teorema de Pitágoras, procurou-se evidenciar sua importância e possíveis aplicações no dia-a-dia. Para tanto foi proposta a construção do triângulo retângulo com o uso de material concreto e a apresentação de um vídeo “O barato de Pitágoras” onde é explorada uma das demonstrações conhecidas deste teorema.

CONTEXTUALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES A turma era composta por 11 alunos, que foram dispostos em 4 duplas e 1 trio. O trabalho foi realizado em 11 aulas, nas quais foi desenvolvida a temática proposta.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Construção do triângulo retângulo Dupla/ Trio Medida do barbante Medida de um dos lados do triângulo A 24 cm 6 cm B 36 cm 9 cm C 60 cm 15 cm D 48 cm 12 cm E 72 cm 18 cm Cada dupla recebeu: barbante de tamanhos variados e uma folha na qual deveria ser construído o triângulo e o valor da medida de um de seus lados Após a construção da figura os alunos mediram os demais lados do triângulo.

Medida de um dos lados do triângulo Construção de uma tabela das medidas encontradas Dupla/ Trio Medida do barbante Medida de um dos lados do triângulo A 24 cm 6 cm B 36 cm 9 cm C 60 cm 15 cm D 48 cm 12 cm E 72 cm 18 cm

Objetivo da Atividade: Descobrir e desenhar o ângulo reto com auxílio do transferidor e construir do triângulo retângulo com barbante. Alunos desenhando o ângulo reto, para depois construir o triângulo retângulo com o barbante.

Finalização da atividade de construção do triângulo retângulo.

Verificou-se que alguns alunos apresentavam bastante dificuldade em construir o ângulo reto, bem como fechar e triângulo com o restante do barbante. O interessante foi que eles realmente se envolveram na realização da atividade. Ao final da segunda aula a professora fez o seguinte questionamento abaixo com intuito de incentivar os alunos para a realização das atividades posteriores. Considerações:

Filme: O Barato de Pitágoras Atividade 2: Clique para ver o filme Filme: O Barato de Pitágoras O dvd de número 21 da Coleção distribuída pelo MEC para as escolas, tem o filme de curta duração – 25 min. o qual foi visto pelos estudantes e serviu de referência para a atividade 3. vídeo. Objetivo da Atividade: Mostrar aos alunos uma demonstração do Teorema de Pitágoras, a qual será realizada por eles na próxima atividade. Considerações: os estudantes demonstraram interesse no filme e fizeram perguntas pertinentes ao tema.

Construindo quadrados: Atividade 3: Construindo quadrados: Construir três quadrados, de cores diferentes, sendo que a medida do lado de cada quadrado deve ser igual a medida de cada lado do triângulo retângulo feito de barbante. Dividir os quadrados em quadradinhos de 1cm de lado e calcular a área dos quadrados maiores, verificar se o valor encontrado é igual ao número de quadradinhos. Recortar os quadrados que representam a medida dos catetos do triângulo retângulo.

Objetivo da atividade: Compreensão, por parte dos alunos, da relação existente entre os lados do triângulo retângulo, cuja fórmula h²=a²+b² representa que a hipotenusa ao quadrado é igual a soma dos quadrados dos catetos.

Realização da atividade 3, item 1

Realização da atividade 3, item 2 e 3.

Considerações: A dedicação das duplas nessa atividade foi completa, pois eles já sabiam o motivo pelo qual estavam realizando o trabalho e não foi preciso a explicação da professora sobre os nomes especiais que os lados do triângulo retângulo recebem, porque eles viram no filme e conseguiram transferir essa informação para o trabalho.

Atividade 4: Sobreposição Sobrepor os quadradinhos que representam as áreas dos quadrados menores no quadrado maior. Objetivo da atividade: Representar de forma concreta que o quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos.

Os alunos validando o Teorema de Pitágoras

Finalização da atividade 4 Considerações: Pode-se perceber que os estudantes compreenderam o teorema e trabalharam de maneira colaborativa, pois todos se ajudaram no momento de confeccionar os cartazes com os triângulos e os cálculos realizados.

Atividade 5: Confecção de cartazes: Elaboração dos cálculos e as conclusões sobre o Teorema de Pitágoras

Preparação do problema Atividade 6: Preparação do problema Com o intuito de aplicar o conhecimento construído, cada dupla recebeu um problema, o qual foi apresentado e explicado aos demais colegas. Objetivo da atividade: Compreender a possível aplicação desse conteúdo matemático no dia-a-dia e também sistematizar o conhecimento apreendido nas aulas anteriores.

A água utilizada na casa de um sítio é captada e bombeada para uma caixa-d’água, a 50 metros de distância da bomba. A casa está a 80 metros de distância da caixa – d’água e o ângulo formado pelas direções bomba-caixa-d’água e caixa-d’água e casa é reto. Se pretende bombear água do mesmo ponto de captação até a casa, quantos metros de encanamento serão necessários? (Veja o esquema a seguir)

Uma torre vertical é presa por cabos de aço fixos no chão, em um terreno plano horizontal, conforme mostra a figura. Se o ponto A está a 15 metros da base B da torre e o ponto C está a 20 m de altura, o comprimento do cabo AC é: C A B

O esquema seguinte representa os quarteirões de uma cidade e a linha subterrânea do metrô ligando a estação A à estação B. a) Quantos metros uma composição do metrô percorre para ir da estação A até a estação B? b) Sabendo que a velocidade média = distância tempo e que a velocidade media de uma composição é tempo de 40 m/s, em quantos segundos a composição vai da estação A até a estação B?

Utilizam-se 39 metros de fio de aço para ligar um ponto A, do solo, até o ponto mais alto de uma torre (ponto C). Se a torre tem 15 m de altura, a que distância da base da torre (ponto B) se encontra o ponto A?.

2ª situação: A figura abaixo representa um teleférico que leva você do ponto A (no solo) até o ponto B, ponto mais alto de uma torre que tem 300 m de altura. Sabendo que o ponto A está distante 225 m da base da torre, quantos metros de fio de aço há do ponto A até o ponto B? B A

Considerações: No momento da resolução dos problemas surgiu a dificuldade de interpretação textual e decomposição em fatores primos para encontrar o valor da raiz quadrada. Outra dificuldade percebida foi na resolução das equações nas quais a variável era um dos catetos. Apesar da resistência em apresentar e explicar para os colegas, os alunos conseguiram atingir os objetivos da explanação e houve bastante cooperação entre eles.

Avaliação A avaliação dos alunos foi realizada diariamente, em todas as fases do projeto. Houve também uma auto-avaliação, na qual eles escreveram como realizaram o trabalho, e como ele foi desenvolvido.

Auto-avaliação dos alunos

Considerações finais O envolvimento e dedicação dos alunos na realização das atividades propostas possibilitou a compreensão do Teorema de Pitágoras. Eles também demonstraram gosto em realizar o trabalho. Portanto, pode-se afirmar que por meio de um trabalho diferenciado os alunos são capazes de construir o conteúdo a ser apreendido em interação com os demais colegas e a professora. Dessa forma o processo de ensino-aprendizagem ocorre mais facilmente.

Referências : BRASIL. Ministério da Educação. Matemática dvd nº 21. Brasília GIOVANNI, José Ruy; GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. Matemática: pensar e descobrir. Nova ed. São Paulo:FTD, 2005