Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014 Nas Ondas do Vídeo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

Coordenação dos vários elementos que compõem uma Montagem Teatral
O texto original É aquele texto que tem origem no indivíduo que o produziu. Não existe originalidade absoluta, pois a produção textual pressupõe intertextualidade.
O GÊNERO CONTO Para o teórico Soares Amora:
Linguagem Audiovisual
Tutorial Movie Maker Live
Agências de Notícias Imprensa Jovem
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Categorias da Narrativa
Produção de texto e roteiro audiovisual
Definições de Roteiro “Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.
Categorias da narrativa
Curso: Tecnologias na Educação: Mídias em Ação.
Produção de texto e roteiro audiovisual
Elementos da Narrativa
Elementos da Narrativa
AULA PRÁTICA EP 347 ROTEIRO UNICAMP- 2010
Ciclo de Oficinas sobre Tecnologias Educacionais
PLANIFICAR E PRODUZIR UM TEXTO ESCRITO.
Professora Francisca Barros
TEATRO.
Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.
Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.
Produção de Audiovisual
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Os elementos da narrativa: o enredo, o tempo e o espaço
Elementos da narrativa
Possibilidades pedagógicas das ferramentas de edição e publicação de imagens e vídeos Leonardo Drummond.
Elementos da Narrativa
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DRAMÁTICO.
Narração: personagem/ espaço/ enredo
Capacitação em Educação Ambiental e Cidadania 2011.
GÊNEROS LITERÁRIOS.
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
O CONTO e seus elementos
Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014 Nas Ondas do Vídeo.
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
Categorias da Narrativa Sistematização
Produção Eletrônica Agência ou Produtora?.
Eliane de Medeiros Ramalho O Audiovisual na Educação: Recepção e Produção Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação.
Memoriais e o fortalecimento das identidades
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014 Nas Ondas do Vídeo.
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014 Nas Ondas do Vídeo.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Programa Nas Ondas do Rádio 2014
AS CATEGORIAS DA NARRATIVA
Narração Narrar é o desenrolar de fatos acerca de um acontecimento.
Elementos da Narrativa
Como elaborar um plano de aula
O CONTO O conto é uma narrativa ficcional.
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
Animações quadro a quadro
Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014 Nas Ondas do Vídeo.
NARRATIVA FICCIONAL ELEMENTOS
Artigo: O ensino de História mediado pelo museu: tempos, conceitos e patrimônio. Júlio César Virgínio da Costa Disciplina: Análise e Produção Textual.
FACULDADE DE TECNOLOGIA – FTEC CURSO: PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS DISCIPLINA: CRIAÇÃO E DESIGN DE PERSONAGENS   Prof.: Moreno De Franceschi.
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
ESTRUTURA NARRATIVA DO DOCUMENTÁRIO
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
Fundamentos de Sistemas Multimídia
Narração Ato de narrar, contar estórias, de relatar fatos ou acontecimentos passados , presentes ou futuros.
Métodos e Técnicas de Pesquisa em História Profa. Dra. Ana Barbara Ap. Pederiva.
APRESENTAÇÃO JORNAL NA ESCOLA Prefeitura Municipal de Cabo Frio Secretaria Municipal de Educação Departamento de Formação Continuada Centro de Estudos.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014 Nas Ondas do Vídeo

Material (Ideal) de todos os encontros: Máquinas fotográficas, celulares, tablets com respectivos cabos USB, adaptadores e cartão de memória universais, notebook, pen drives, fone de ouvido; lanternas e objetos diversos).

DINÂMICA OBSERVAÇÃO

E02 – RETOMADA APRESENTAÇÃO MOVIE MAKER  Retomada E.01;  Estudo de Planos e Luzes;  Conhecer o uso de equipamentos – máquinas fotográficas e celulares;  Conhecendo e exercitando Movie Maker;  Apreciar experiência de curso audiovisual com alunos em escola pública – Cidade Tiradentes - vídeo GEC Escola.

ESTUDO DE FORMAS E LUZES 04 05

E03 – Produção e Narrativas  Apreciação dos resultados do encontro anterior;  Fases de Produção Audiovisual;  Técnicas de elaboração de narrativas;  Criação de cenas e captação de imagens;  Planejamento, produção e apresentação de vídeos.

“DIFERENTE MAS IGUAL” DE ALEX MOLETTA ‎ QUAIS AS FUNÇÕES? QUAIS OS PROFISSIONAIS? 06

O QUE É PRODUÇÃO? Entende-se por produção a capacidade de fazer acontecer, pôr em prática as principais etapas para a realização de obra audiovisual: definição do projeto; roteiro, seleção do equipamento, processo de filmagem e edição de áudio e vídeo. 07

PRÉ-PRODUÇÃO (DESENVOLVIMENTO E PREPARAÇÃO) Ideia Pesquisa de conteúdo e referências Argumento Roteiro escrito e lapidado Escolha do elenco Agendamento de locais Equipamentos de vídeo Figurino, objetos e utilitários de cena Pré-ensaio Preparação do cenário Orçamento

PRODUÇÃO (GRAVAÇÃO DAS CENAS) Luz, Câmera e Ação. PÓS PRODUÇÃO (EDIÇÃO E FINALIZAÇÃO) Roteiro de edição; Trilha sonora e narrações; Títulos e créditos; Animação, gráficos, design, ou efeitos especiais; Edição final; Divulgação.

ESTUDO DE FORMAS E LUZES 08 09

O QUE É NARRATIVA: Narrativa é originária do latim e quer dizer conhecer,transmitir informações. A narrativa cerca as pessoas desde o momento que consegue compreender a fala e fornece aos indivíduos uma ferramenta, para aprender e ensinar uns aos outros. Estamos constantemente narrando acontecimentos, contando sobre eventos que assistimos ou participamos ou sobre os quais ouvimos falar. 10

ELEMENTOS BÁSICOS DA NARRATIVA Fato - corresponde à ação que vai ser narrada (O quê?); Tempo - em que linha temporal aconteceu o fato (Quando?); Lugar - descrição de onde aconteceu o fato (Onde?); Personagens - participantes ou observadores da ação (Com quem?); Causa - razão pela qual aconteceu o fato (Por quê?); Modo - de que forma aconteceu o fato (Como?); Consequências - Resultado do desenrolar da ação que provoca um determinado desfecho.

A AÇÃO PODE SER DIVIDIDA EM QUATRO PARTES: Apresentação ― Nesta parte da ação, vários elementos como as personagens, cenário, tempo são apresentados pelo narrador, para enquadrar o leitor relativamente aos fatos. Desenvolvimento ― Aqui o conflito tem origem havendo o confronto entre dois personagens ou entidades. Desta forma a ação é desenvolvida através do conflito. Clímax ― Este é o expoente máximo do conflito, existindo uma enorme carga dramática e onde algum acontecimento importante deve acontecer para resolver a situação em questão. Desfecho ― Esta parte final da narrativa revela o resultado do clímax, sendo que o conflito pode ou não ter sido resolvido.

PERSONAGENS: Protagonista: É a personagem principal ou herói, que tem o papel mais importante no desenrolar da ação. Antagonista: É aquele que se opõe ao protagonista, sendo o seu inimigo. Muitas vezes só é revelado como antagonista durante o clímax. Personagem secundária: Apesar de ter um papel menos importante que o protagonista, é também importante para o desenvolvimento da ação. Figurante: Tem como função ajudar a descrever um ambiente ou espaço do qual faz parte. O seu papel não tem influência na ação.

LANCHE COMUNITÁRIO 11 12

Referências Fontes: (Acervo de vídeos) FERRÉS, Joan; Vídeo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, LEONEL, Juliana de Melo; MENDONÇA, Ricardo Fabrino. Audiovisual comunitário e educação: histórias, processos e produtos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

Imagens usadas 01, 02, 03, 04, 05, 08, 09, 11 e 12 Imagens cedidas pelos participantes NOV – DRE Ipiranga 06 – 07 – qm3xzHf-HdVRzsIDR3yPQ2-ReQl8ASGZN-ylJP1CliQ JVfCNFd6PqXUoRjaErsDYO_yqV3tiHjjejUIoKPAgQx