Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014 Nas Ondas do Vídeo
Material (Ideal) de todos os encontros: Máquinas fotográficas, celulares, tablets com respectivos cabos USB, adaptadores e cartão de memória universais, notebook, pen drives, fone de ouvido; lanternas e objetos diversos).
DINÂMICA OBSERVAÇÃO
E02 – RETOMADA APRESENTAÇÃO MOVIE MAKER Retomada E.01; Estudo de Planos e Luzes; Conhecer o uso de equipamentos – máquinas fotográficas e celulares; Conhecendo e exercitando Movie Maker; Apreciar experiência de curso audiovisual com alunos em escola pública – Cidade Tiradentes - vídeo GEC Escola.
ESTUDO DE FORMAS E LUZES 04 05
E03 – Produção e Narrativas Apreciação dos resultados do encontro anterior; Fases de Produção Audiovisual; Técnicas de elaboração de narrativas; Criação de cenas e captação de imagens; Planejamento, produção e apresentação de vídeos.
“DIFERENTE MAS IGUAL” DE ALEX MOLETTA QUAIS AS FUNÇÕES? QUAIS OS PROFISSIONAIS? 06
O QUE É PRODUÇÃO? Entende-se por produção a capacidade de fazer acontecer, pôr em prática as principais etapas para a realização de obra audiovisual: definição do projeto; roteiro, seleção do equipamento, processo de filmagem e edição de áudio e vídeo. 07
PRÉ-PRODUÇÃO (DESENVOLVIMENTO E PREPARAÇÃO) Ideia Pesquisa de conteúdo e referências Argumento Roteiro escrito e lapidado Escolha do elenco Agendamento de locais Equipamentos de vídeo Figurino, objetos e utilitários de cena Pré-ensaio Preparação do cenário Orçamento
PRODUÇÃO (GRAVAÇÃO DAS CENAS) Luz, Câmera e Ação. PÓS PRODUÇÃO (EDIÇÃO E FINALIZAÇÃO) Roteiro de edição; Trilha sonora e narrações; Títulos e créditos; Animação, gráficos, design, ou efeitos especiais; Edição final; Divulgação.
ESTUDO DE FORMAS E LUZES 08 09
O QUE É NARRATIVA: Narrativa é originária do latim e quer dizer conhecer,transmitir informações. A narrativa cerca as pessoas desde o momento que consegue compreender a fala e fornece aos indivíduos uma ferramenta, para aprender e ensinar uns aos outros. Estamos constantemente narrando acontecimentos, contando sobre eventos que assistimos ou participamos ou sobre os quais ouvimos falar. 10
ELEMENTOS BÁSICOS DA NARRATIVA Fato - corresponde à ação que vai ser narrada (O quê?); Tempo - em que linha temporal aconteceu o fato (Quando?); Lugar - descrição de onde aconteceu o fato (Onde?); Personagens - participantes ou observadores da ação (Com quem?); Causa - razão pela qual aconteceu o fato (Por quê?); Modo - de que forma aconteceu o fato (Como?); Consequências - Resultado do desenrolar da ação que provoca um determinado desfecho.
A AÇÃO PODE SER DIVIDIDA EM QUATRO PARTES: Apresentação ― Nesta parte da ação, vários elementos como as personagens, cenário, tempo são apresentados pelo narrador, para enquadrar o leitor relativamente aos fatos. Desenvolvimento ― Aqui o conflito tem origem havendo o confronto entre dois personagens ou entidades. Desta forma a ação é desenvolvida através do conflito. Clímax ― Este é o expoente máximo do conflito, existindo uma enorme carga dramática e onde algum acontecimento importante deve acontecer para resolver a situação em questão. Desfecho ― Esta parte final da narrativa revela o resultado do clímax, sendo que o conflito pode ou não ter sido resolvido.
PERSONAGENS: Protagonista: É a personagem principal ou herói, que tem o papel mais importante no desenrolar da ação. Antagonista: É aquele que se opõe ao protagonista, sendo o seu inimigo. Muitas vezes só é revelado como antagonista durante o clímax. Personagem secundária: Apesar de ter um papel menos importante que o protagonista, é também importante para o desenvolvimento da ação. Figurante: Tem como função ajudar a descrever um ambiente ou espaço do qual faz parte. O seu papel não tem influência na ação.
LANCHE COMUNITÁRIO 11 12
Referências Fontes: (Acervo de vídeos) FERRÉS, Joan; Vídeo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, LEONEL, Juliana de Melo; MENDONÇA, Ricardo Fabrino. Audiovisual comunitário e educação: histórias, processos e produtos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
Imagens usadas 01, 02, 03, 04, 05, 08, 09, 11 e 12 Imagens cedidas pelos participantes NOV – DRE Ipiranga 06 – 07 – qm3xzHf-HdVRzsIDR3yPQ2-ReQl8ASGZN-ylJP1CliQ JVfCNFd6PqXUoRjaErsDYO_yqV3tiHjjejUIoKPAgQx