Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados Reunião Ordinária audiência pública março de 2005.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desafios da Agricultura Familiar frente à crise econômica atual
Advertisements

A América do Sul na relação de oferta/demanda e formação de preço Jun/2011.
As conseqüências do avanço da cana
Rumos e caminhos do agronegócio A competitividade como alternativa
Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural Reunião Ordinária Audiência Pública 15/09/2004.
O novo ciclo de expansão do agronegócio. Safra 2010/11 O novo ciclo de expansão do agronegócio Abr/2011.
TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
Sistemas Integrados de Manejo da Produção Agrícola Sustentável
cana-de-açúcar no Mato Grosso do Sul
OS IMPACTOS ECONÔMICOS DA GRIPE AVIÁRIA
CUSTO DE PRODUÇÃO E METODOLOGIA DE FIXAÇÃO DE PREÇOS MÍNIMOS Audiência Pública Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvovimento Rural.
Audiência Pública: Crise do Setor Leiteiro Nacional
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Preço do óleo diesel e seus impactos na agropecuária
COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, ABASTECIMENTO E DESENVOLVIMENTO RURAL Audiência Pública Câmara dos Deputados,
A política climática paulistaq e o contexto nacional
SEMINÁRIO BM&F – MAPA – ABAG PERSPECTIVA PARA O AGRIBUSINESS
CAPACIDADE INSTALADA DE SÍNTESE LOCAL.
Área de Operações Indiretas
CÂMARA TÉCNICA DE GRÃOS
Dep. Federal HOMERO PEREIRA
ABAMEC Nacional São Paulo, 16 de maio de 2000.
APRESENTAÇÃO DA ANUT A ANUT – Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga é uma entidade associativa que congrega confederações e empresas.
AGRONEGÓCIO.
EA B CD F G H. Justificativas CLIENTELA (A) –Para o setor de transportes, quanto maior a clientela, maior o impacto, mas o grau de incerteza não é afetado.
NOSSA FORÇA AO SEU LADO Projeções Econômicas para Forte retomada de crescimento com duas principais fontes de incerteza: as eleições (câmbio e inflação)
A GRANDE QUESTÃO É … Como as aplicações dos conceitos logísticos poderiam dinamizar nossas exportações e tornar nossos custos logísticos compatíveis com.
AGRONEGÓCIO Fórum de Tendências Aliança do Brasil Amaryllis Romano
SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA - SINICON
JULIO FONTANA.
A CRISE E O ENDIVIDAMENTO NO CONTEXTO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS Brasília, 26 de fevereiro de 2009.
TREM, BARCO OU CAMINHÃO? Uma estrutura adequada de transportes reduz o preço final das mercadorias e auxilia os países no avanço na disputa pelo comércio.
Ano II Dezembro de 2009 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
PLANEJAMENTO E A ESTRUTURA TRIBUTÁRIA E LOGÍSTICA DE MATO GROSSO
Logística e realidade brasileira
Logística e a realidade brasileira
XXXV Seminário de Fusão, Refino e Solidificação dos Metais e V Seminário de Fundição O CRESCIMENTO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CARGA NO BRASIL E.
Multi-modalidade no transporte siderúrgico “Grande Oportunidades, Grande Desafios” Marcos Tadeu Arante.
Fonte: CONAB. Ano III Fevereiro de 2010 Balanço Mundial - Exportação, consumo mundial, estoques finais, exportações e importações (Milhões de t). Custos.
Teste título Teste corpo do texto Mais testes Só pra ter certeza que ficou legal Oportunidades e Incentivos Setor Sucroalcooleiro EUDORO PEDROZA Secretário.
Parcerias Embrapa – Exemplos
Fonte: CONAB. Ano IV JUN/JUL de 2010 Balanço Mundial - Exportação, consumo mundial, estoques finais, exportações e importações (Milhões de sacas de 60.
"Comercialização de Soja" Gerente Comercial de Grãos
DESAFIOS DO CENÁRIO ECONÔMICO EM UM ANO ELETORAL
2012.
Painel do agronegócio I Congresso de Inclusão Digital
Ano III Fevereiro de 2010 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
Rio de Janeiro Pólo do Agronegócio Sustentável do Brasil.
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Comissão Nacional e Cana-de-Açúcar Rogério Avellar – Assessor Técnico Potencial de investimentos da cadeia.
Audiência Pública Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural Preço do óleo diesel e seus impactos na agropecuária e no setor.
Logística no Brasil.
Potencial de investimentos na
GESTÃO DE RISCOS NO MERCADO DE BIODIESEL
Ano II Dezembro de 2009 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
Concessões de Algodão em Moçambique Comentarios sobre o relatório da KPMG de 2007/2008 e seguintes discussões entre o IAM, AAM e os representantes dos.
MERCADO DO MILHO Robson Mafioletti
Ano IV – JUN/JUL 2010 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
Necessidade de Eliminar Gargalos Acesso ao Porto de Santos - SP
PROPOSTAS PARA O SETOR TRITÍCOLA BRASILEIRO ELABORAÇÃO: OCB CNA OCEPAR FAEP SEAB/PR FECOAGRO FARSUL FETAG Março de 2007.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Wagner Gonçalves Rossi Diretor Presidente MERCADO E PERSPECTIVAS PARA A PRODUÇÃO DE TRIGO SAFRA 2009/10.
2º ENCONTRO ESTADUAL DA CADEIA PRODUTIVA DO MILHO Realização: Secretária da Agricultura do Paraná Resultados da Safrinha de Milho 2003/04 no Brasil Apresentação:
Principais Análises do Panorama Instituto ILOS “Operadores Logísticos e Ferrovias: Os Melhores na Percepção dos seus Usuários” 2009.
Agronegócio no Brasil e em Mato Grosso
AGRICULTURA BRASILEIRA EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO E O CRESCIMENTO DOS DEMAIS SETORES;EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO.
Desenvolvimento do Agronegócio José Gerardo Fontelles.
MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS GEOPOLÍTICA DE TRANSPORTES
A CONTRIBUIÇÃO DO AGRONEGÓCIO NA BALANÇA COMERCIAL
Desafios da Logística Brasileira
CAP. 9 – MEIOS DE TRANSPORTE E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
1. 2 REUNIÃO BID - Agenda Logística no Brasil Perfil ALL Carga Industrializada Perspectivas Visão ALL.
Transcrição da apresentação:

Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados Reunião Ordinária audiência pública março de 2005

Agronegócio : inserção comercial do Brasil no mercado mundial Geração de Superávits 1. As exportações praticamente dobraram nos últimos quatro anos 2. O processo nào tem retorno 3. O agronegócio é o caminho para a inserção comercial do Brasil no mundo globalizado 4. Temos de nos preparar para um novo salto para a casa dos US$ 200 bilhões Fonte:SECEX/MDIC Agronegócio : inserção comercial do Brasil no mercado mundial

Exportação Diversificada Entre as Cadeias Produtivas Exportação diversificada por cadeia produtiva e por região de destino

Brasil:Exportação do agronegócio por região

Importância econômica do agronegócio Nos últimos anos o agronegocio tem crescido acima da evolução do PIB

Fonte: CEPEA/USP

Gargalos pós porteira e custo Brasil Interiorização da produção Deficiência de infraestrutura

Novo patamar da produção O grande crescimento da produção de grãos exige mais capital de giro e investimento Área cresce no Brasil central. Temos problemas da armazenagem e transporte Incorporação de 11,1 milhões de hectares depois da safra 2000/01

Br: Taxa % de investimento em relação ao PIB Banco Mundial: Taxa ideal para países em desenvolvimento= 25%

Importância das PPP’s para atrair investimentos

Região Centro-Oeste – CERRADO 40% 8% 46% 1% 5% Interiorização da produção 36% 7% 51% 23,6 milhões t 35,5 Produção de Soja 2004 2007 Região CO Fonte: CONAB Fonte: ABIOVE A expansão e interiorização do agronegócio e as deficiências atuais do sistema logístico podem levar a uma “crise de abundância”, com prejuízos ao setor e ao País.

BR: defasagem na armazenagem de grãos - mil toneladas Total = 37.785 Maranhão = 1.150 Tocantins =963 Mato Grosso = 7.628 Bahia = 2.906 Goiás = .1125 Minas Gerais = 5.698 Mato Grosso do Sul = 889 São Paulo = 1.753 Santa Catarina = 1.984 Paraná = 10.309 Rio Grande do Sul = 1.984

Matriz de transporte no agronegócio soja Brasil: Matriz de transportes inadequada Predominância do modal rodoviário para longas distâncias. Sub-utilização do potencial hidroviário. CONCLUSÃO: Os custos com transporte nos EUA e Argentina são mais baixos que os do Brasil. Distância Média até o Porto (km) 250 a 300 Mais de 1.000 Mais de 1.000 Uso intensivo de hidrodovia Distâncias curtas viabilizam rodovias

EXPORTAÇÃO DE SOJA EM GRÃO Maiores Produtores / Exportadores (US$/t) EUA e Argentina : economizam US$ 24 por tonelada exportada Brasil: custo adicional de US$ 864 milhões/ano

Balanço do Transporte Ferroviário no Complexo Soja Exportação no complexo soja Gap logístico 62% 48% Oferta de transporte ferroviário ** Definidas com base nas metas de crescimento da produtividade (TKU-tonelada útil x quilômetro) acordadas com as concessionárias e definidas pela ANTT para o período 2004/2007

(Principais Deficiências) O Modal Ferroviário (Principais Deficiências) Obsolescência e precariedade das vias permanentes: Eleva tempo de trânsito ( cerca de 40%) Baixa capacidade por eixo Insuficiência de investimentos no material rodante: Desequilíbrio entre a oferta e a demanda de transporte O agronegócio investe em material rodante e firma contratos de exportação de longo prazo Os acordos de direito de passagem e tráfego mútuo entre ferrovias não funcionam de forma eficiente.

O Modal Hidroviário Principais Vantagens Principais Problemas País das hidrovias = enorme vantagem competitiva. Há 43 mil quilômetros de vias navegáveis no país Reduz entre 40% e 60% o custo de movimentação de cargas como grãos. Mais baixo custo de implantação e manutenção Principais Problemas Baixa oferta do Modal no país; transportar 15 milhões de toneladas por Hidrovias. “O Conflito das Águas”. A Questão Ambiental: Licenciamento Falta prioridade política

O Modal Rodoviário Principais Deficiências A falta de manutenção das rodovias provoca: Aumento do tempo de trânsito de caminhões (40%) Aumento dos custos de manutenção dos veículos Explosão dos fretes rodoviários e ferroviários = pressão no preço do alimento e redução da renda dos produtores agrícolas Criação de novos corredores de exportação ( BR-163 e BR-158);

Custo médio de implantação hidrovia ferrovia rodovia US$ 34 mil/km US$ 440 mil/km US$ 1,4 milhão/km Fonte: Departamento Hidroviário da Secretária dos Transportes do Estado de São Paulo

Saturação dos portos Perdas de US$ 1,2 bilhão em pagamento de multas por atrasos no embarque e desembarque de mercadorias ( ANUT) “Agenda Portos” : R$ 56 milhões em recursos adicionais para solucionar os gargalos do setor

desestimula a agregação de valor nas exportações Custo Brasil impactos do ICMS (US$/t) * Previsão de perda com ICMS inter-estadual (deságio pela venda do crédito tributário (20%) + Custo Financeiro por 1 ano (Taxa SELIC ) Política tributária desestimula a agregação de valor nas exportações

Os agricultores plantam sem preocupação de risco de mercado pois contam com generosos subsídios Se a excesso de produção o governo garante a renda do agricultor

Soja: US$ 5,80/bushell - US$ 12,80/saca Farm Bill Os bons preços da soja estimularam o plantio entre os principais países produtores: EUA, Brasi le Argentina Os preços despencaram Com a seca no bBasil os preços melhoraram Soja: US$ 5,80/bushell - US$ 12,80/saca Farm Bill Milho : US$ 2,60/ bushell - US$ 6,40/saca

Quebra da safra 2004 /05

Safra 2004/05 Previsão inicial: pressão nos custos de produção safra acima de 130 milhões de toneladas enfraquecimento dos preços = rentabilidade em baixa intervenção do governo: enxugar 15 milhões de toneladas Realidade atual forte quebra na safra e comprometimento da renda preços em recuperação menor intervenção do governo taxa de câmbio desfavorável QUEBRA NA RENDA: R$ 7,5 BILHÕES