Políticas Públicas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROCESSO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
Introdução à Teoria Geral da Administração TGA
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
Administração Estratégica
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
Questões sobre Avaliação e Incorporação de Tecnologias em Saúde
INTRODUÇÃO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
“Duas cabeças pensam mais do que uma”
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
Avaliação de Organizações e Projetos Sociais
POLÍTICAS PÚBLICAS E PROCESSOS DECISÓRIOS
GESTÃO PÚBLICA PLANEJAMENTO E CONTROLE SOCIAL
Gestão por resultados orientada por princípios de Direitos Humanos
Legística I Antecedentes
Governança e Desenvolvimento
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Auditoria da Qualidade
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Funções da Administração
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
FÓRUM DA REDE GOIÁS Avaliação, instrumento estratégico no ciclo de gestão do PPA , Avançar Mais Dra. Maria das Graças Rua.
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
GESTÃO SOCIAL : Desafios e Especificidades
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.)
Capítulo 3 – Ciclo de Políticas Públicas
Profª. Selma Maria da Silva
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
Gestão para resultados Marcos Assis 14/03/2012 Pós-graduação em Gestão do SUAS Pós-graduação em Gestão e Estratégias de Superação da Pobreza.
Avaliação como ferramenta de mudança na rede de atenção a saúde
Lei de Parcerias - Lei nº /14
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Política Arquivística Prof. Dr. Josemar Henrique Aula 6.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Políticas Públicas Profª MSc. Catharina Teixeira MARÇO 2014
Produtividade, Eficiência, Eficácia e Efetividade
TEMA E PROBLEMA.
Função Planejamento GUI I
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Introdução à Administração
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
Atuação dos agentes de Controle Social
BASES METODOLÓGICAS DO CONDICIONAMENTO FÍSICO
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Planejamento Urbano e Plano Diretor
INDICADORES DE DESEMPENHO
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Políticas Públicas para a Cultura Considerações sobre o conceito de “Políticas Públicas”
Comportamento Organizacional
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Oficina de Elaboração de Projetos Sociais
Fases Metodológicas do Planejamento Social
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS DE C&T&I MCSouzaPaula-abril2013.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Transcrição da apresentação:

Políticas Públicas

Definição É a separação entre assessoria independente e responsabilidade política, enraizado na cultura política e a limitação do governo. Popularização do termo: o processo de democratização e institucionalização refletindo a interpretação entre estado e sociedade apontando novos valores na cultura política na tomada de decisões.(Relação entre governo e os cidadãos).

No Brasil A institucionalização do campo das políticas públicas é recente, se detendo basicamente a três áreas: Regime Político – Instituições políticas ou o estado para analisar políticas especificas, estado desenvolvimentista, planejamento econômico, políticas industriais ou políticas de desenvolvimento regional.

No Brasil Políticas Setoriais – Utiliza a análise do processo político com a análise dos problemas internos, maior dialogo com a sociologia e o debate com a ciência política, principalmente, nas questões ligadas à cidadania e aos processos decisórios. Políticas Públicas de Controle Social – Processo de acumulação e legitimação, análise da especificidade do sistema brasileiro de proteção social.

Destaque para Estudos Setoriais Política de Terras Política de Saúde Política de Energia Política de Segurança Política Industrial Política Educacional Planejamento Urbano Política Ambiental Previdência Social Política de Comunicação

Avaliação de Políticas Públicas È a relação com a ciência política associado a contribuição de especialistas setoriais.

Avaliação de Programas Governamentais É a relação estreita com a área de administração pública e a tradição disciplina da sociologia e da economia.

Diferenciação Entre Política Pública – Conceito abrangente. Programa – Desdobramento de uma política. Projeto – Unidade Menor de ação.

Formação de Assuntos Público e de Políticas Públicas É o instante em que as questões públicas surgem e formam corretes de opinião ao seu redor, contribuindo para a formação de agendas com questões de políticas definidas. Formação de políticas públicas – É o processo de elaboração de políticas no executivo, no legislativo e outras instituições públicas.

Formação de Assuntos Público e de Políticas Públicas Definição da Agenda Formação e Assuntos Públicos Formação de Políticas Públicas Processo Decisório

Formulação - Fases Transformação dos dados em informações relevantes. Combinação de valores, idéias, princípios e ideologias com informações factuais para produzir conhecimento sobre a ação. Transformação do conhecimento empírico e normativo em ações públicas.

O processo de formação de políticas públicas deve responder três questões fundamentais: Como os assuntos chamam a atenção dos fazedores? Como são formulados? Como uma determinada proposição é escolhida entre outras alternativas?

Modelos de formulação de políticas públicas 1. Racionalidade econômica: Critérios de escolha pública e de economia do bem-estar social sem entrar no julgamento de valores (maior impacto com mesmo custo).

2. Racionalidade política sistêmica: Acordo entre os atores do jogo do poder. A sociedade e os decisores aceitam o que é viável, não questionando a responsabilidade moral das políticas.

3. Formulação responsável: Processo decisório ao debate e ao escrutínio público, incluindo questões a respeito da igualdade, liberdade, solidariedade e democracia.

O processo decisório envolve duas questões: Onde surge a demanda? Quem participa? Processo decisório: É o produto do livre jogo de influência e de poder entre os grupos de pressão organizados que defendem interesses individuais declarados publicamente.

O processo decisório brasileiro é influenciado por: Prestígio pessoal, reputação, políticas clientelísticas, cooptação e corporativismo. Influência dos economistas, administradores e técnicos. Formular e implementar política não podem estar desconectada do público alvo.

Implementação de políticas públicas: É a fase cuja ação é estipulada durante a formulação das políticas e que produz do mesmo modo certos resultados e impactos. É a elaboração das características mais gerais que envolvem o processo de decisão, que são: Quantidade de mudança envolvida. Extensão do consenso sobre os objetivos e as metas das políticas.

Disposição dos implementadores depende de: Compreensão da política; Resposta (aceitação, neutralidade e rejeição); Intensidade da resposta.

O desempenho da política depende: Das características das agências implementadoras; Das condições políticas, econômicas e sociais; Da forma de execução de atividades.

Avaliação de políticas Apreciam-se os programas já implementados no tocante aos seus impactos. É a analise dos critérios que fundamentam a determinada política.

Analise de políticas públicas Exame da engenharia institucional e dos traços constitutivos dos programas. Avaliação da política pública Objetivo: Atribuir uma relação de causalidade entre um programa (delta) e um resultado “Y” (sucesso, fracasso e impacto sobre o problema anteriormente detectado).

Avaliação da eficiência Tendências A avaliação de políticas públicas utiliza de recursos da distinção entre eficiência, eficácia e efetividade. Avaliação da eficiência Relação do esforço empregado na implementação de uma dada política e os resultados alcançados.

O governo gasta o dinheiro do contribuinte, necessidade de probidade, competência e eficiência para que aja confiança no estado e nas instituições democráticas. O setor público busca reduzir desigualdades e o setor privado busca minimizar custos.

Dificuldade de eficiência Avaliação de eficácia Relação entre os objetivos e instrumentos explícitos de um dado programa e seus resultados efetivos (metas propostas, metas alcançadas e instrumentos previstos). Dificuldade de eficiência Consiste na obtenção de confiabilidade das informações obtidas (pesquisa).

Avaliação da efetividade Exame da relação entre a implementação de um programa e seus impactos e/ou resultados (mudança na população alvo). Ex.: Uma política pública pode ser eficaz mas não efetiva. Atinge um número “X” estimado num prazo determinado, mas não reduz a incidência do problema.

Conclusão: A avaliação bem feita se constitui num importante direito democrático, representa o controle sobre as ações do poder executivo.